Teste e-mail: o que é, como fazer e qual ferramenta usar? [GUIA]

Teste e-mail: o que é, como fazer e qual ferramenta usar? [GUIA]
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Realizar uma campanha de teste de e-mail é fundamental para conhecer mais sobre o seu público-alvo e gerar  insights importantes para os ajustes da sua estratégia de e-mail marketing.

Mas você sabe como fazer um teste de e-mail? Conhece os recursos que são possíveis testar durante esses disparos? Caso você não saiba, não se preocupe.

Criamos este guia completo com tudo o que você precisa saber para realizar um teste de e-mail bem sucedido. Aqui você vai descobrir desde o passo a passo para montar seu e-mail até a melhor ferramenta para disparo. 

Quer saber tudo sobre isso? Então continue a leitura!

O que é teste de e-mail?

Quando falamos sobre teste de e-mail, estamos nos referindo ao envio de diferentes versões de e-mail em uma mesma campanha. Esses disparos são realizados a fim de mensurar qual mensagem teve melhores resultados.

Assim, por meio de um teste, é possível verificar a relevância de alguns conteúdos para os seus leads, incluindo:

  • Tom e voz;
  • Preferências de layout;
  • Informações que mais chamam a atenção;
  • Gatilhos mentais de maior impacto.

Esses disparos de teste, que também são conhecidos como teste A/B, são essenciais para que você possa realizar ajustes e garantir o sucesso da sua campanha de e-mail marketing

Páginas de vendas com e-mails automáticos

E-book com tudo o que você precisa saber para vender na internet. Com este guia você venderá qualquer coisa no digital. Baixe já, é GRATUITO!

Quero garantir

Teste de e-mail: por que fazer?

Investir na inclusão de teste de e-mail na sua estratégia de marketing digital permite analisar alguns resultados que podem ser muito importantes para o sucesso de suas campanhas. 

Por isso, é muito importante fazer o teste e definir qual a métrica a ser analisada. Por exemplo: se um modelo tiver mais aberturas do que o outro, você já sabe qual tem o título mais atrativo para o seu público-alvo.

Sem o teste, você não tem perspectiva, não saberá o que esperar de cada campanha e se torna muito mais difícil criar conteúdos de comunicação assertivos.

Sendo assim, o teste de e-mail funciona como um tipo de feedback do seu público, que auxilia na entrega de materiais que respondam às dores dos leads. 

O que é possível testar em um e-mail?

De acordo com o objetivo, é possível analisar diversas variáveis e gerar insights diversos para suas campanhas de e-mail marketing.

Assim, entre os principais pontos que você pode mensurar a partir do seu teste estão:

  • Título mais atrativo: o título é a primeira chamada para o conteúdo, e muitas vezes é o elemento decisivo para que um e-mail seja aberto ou não. Se um e-mail tem mais aberturas do que o outro, se entende que o assunto de um chamou mais a atenção. 
  • Tamanho do e-mail: mensagens curtas e objetivas são mais atrativas para boa parte do público, mas isso pode não ser uma regra dependendo dos hábitos e necessidades dos seus leads. Então é importante perceber o quanto de conteúdo seu público está disposto a consumir.
  • Tom e voz da mensagem: a maneira de se comunicar também pode ser ajustada de acordo com os interesses dos leads. O teste e-mail é uma ótima forma de descobrir qual o tom e a voz que eles preferem. 
  • Modelo de CTA: o tipo de chamada e até mesmo como essa oferta vai ser apresentada nos e-mails é outro ponto que pode ser testado. 
  • Layout da mensagem: o uso de imagens, cores e a apresentação gráfica do e-mail podem ser diferentes para observar qual possui mais interações de conversão. 

Além disso, é muito importante que o seu teste seja enviado para uma porcentagem relevante da sua base. Você pode disparar as mensagens para cerca de 20% dos contatos. 

Como testar um e-mail?

A criação de um teste de e-mail envolve diversas etapas, que vão desde a criação da estratégia até a hora de mensurar os resultados obtidos.

Para lhe ajudar nesse processo, detalhamos o passo a passo para a criação de um teste de e-mail de sucesso. Confira:

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para a criação de um teste de e-mail é o planejamento. Nele, você deve traçar o tipo de conteúdo que deseja criar.

Além disso, é na fase do planejamento que deve ser pensado a porcentagem de contatos da sua base que vão receber suas mensagens.

copy com chat gpt , herocreator

2. Defina os objetivos

Outra etapa que também faz parte do planejamento é a definição dos objetivos, como, por exemplo, se o que será analisado é a taxa de abertura ou a taxa de conversão.

Definir os objetivos é importante porque permite saber o que realmente deve ser levado em consideração na hora de realizar a análise dos resultados. 

3. Crie o conteúdo do teste de e-mail

O terceiro passo para o seu teste deve ser a criação do conteúdo, levando em consideração o tamanho da mensagem e o tom e a voz a serem utilizados.

Além desses aspectos, é nesse momento que você também define os gatilhos mentais a serem incorporados à mensagem e a apresentação da CTA.

4. Escolha a ferramenta para os disparos

Uma das etapas mais importantes é a escolha da ferramenta de envio, pois é por ela que as mensagens podem ser automatizadas e enviadas de maneira mais eficiente.

Uma boa ferramenta de disparo conta com recursos completos, sendo parte de um funil de vendas que facilita a criação e teste de toda campanha de lançamento do produto.

5. Analise os resultados 

Depois das mensagens disparadas, chegou a hora de conferir os resultados dos envios de teste de e-mail.

Leve em consideração os objetivos traçados no planejamento e utilize métricas como a taxa de abertura e taxa de conversão para analisar o sucesso dos disparos 

Teste e-mail: qual ferramenta usar?

Como já citamos, a escolha da ferramenta para realizar seu teste de e-mail é fundamental para garantir bons resultados e até mesmo conseguir uma análise das métricas mais assertiva.

E quando o assunto é a ferramenta mais completa para enviar e-mails e realizar testes, a HeroSpark se destaca por oferecer recursos de ponto a ponta. Quer saber como?

A Hero conta com diferentes opções de funil de vendas automatizados que garantem um processo simples e eficiente na hora de montar uma estratégia de campanha.

print de tela plataforma herospark

Por meio do funil de vendas da HeroSpark, é possível construir um fluxo completo de e-mail marketing com acesso a disparo do teste.

Além disso, a HeroSpark conta com uma funcionalidade poderosa para a criação rápida de página de captura. Assim você garante uma base de leads mais robusta para seus testes.

print de tela plataforma herospark

Outra vantagem de utilizar a plataforma da Hero para disparar seus e-mail é ter acesso a modelos de e-mails editáveis, com títulos de alta conversão que podem ser adaptados ao seu infoproduto.

print de tela plataforma herospark

E é importante ressaltar que você pode criar teste de e-mail para diferentes finalidades, não apenas para vendas.

Isso porque a HeroSpark lhe auxilia em todas as etapas do seu lançamento, seja na fase de atração até a criação de um evento online, como um webinar.

print de tela plataforma herospark

Agora que você já sabe como realizar uma campanha de teste de e-mail e descobriu como as funcionalidades da HeroSpark podem lhe ajudar, que tal começar agora o planejamento dos seus disparos ilimitados?

Não espere mais! Comece agora sua jornada na HeroSpark e monte toda sua estratégia de e-mail marketing com facilidade e eficiência. Dispare seus e-mails e impulsione os seus resultados no mercado digital!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *