Realizar uma campanha de teste de e-mail é fundamental para conhecer mais sobre o seu público-alvo e gerar insights importantes para os ajustes da sua estratégia de e-mail marketing.
Mas você sabe como fazer um teste de e-mail? Conhece os recursos que são possíveis testar durante esses disparos? Caso você não saiba, não se preocupe.
Criamos este guia completo com tudo o que você precisa saber para realizar um teste de e-mail bem sucedido. Aqui você vai descobrir desde o passo a passo para montar seu e-mail até a melhor ferramenta para disparo.
Quer saber tudo sobre isso? Então continue a leitura!
O que é teste de e-mail?
Quando falamos sobre teste de e-mail, estamos nos referindo ao envio de diferentes versões de e-mail em uma mesma campanha. Esses disparos são realizados a fim de mensurar qual mensagem teve melhores resultados.
Assim, por meio de um teste, é possível verificar a relevância de alguns conteúdos para os seus leads, incluindo:
- Tom e voz;
- Preferências de layout;
- Informações que mais chamam a atenção;
- Gatilhos mentais de maior impacto.
Esses disparos de teste, que também são conhecidos como teste A/B, são essenciais para que você possa realizar ajustes e garantir o sucesso da sua campanha de e-mail marketing.
Páginas de vendas com e-mails automáticos
E-book com tudo o que você precisa saber para vender na internet. Com este guia você venderá qualquer coisa no digital. Baixe já, é GRATUITO!
Quero garantirTeste de e-mail: por que fazer?
Investir na inclusão de teste de e-mail na sua estratégia de marketing digital permite analisar alguns resultados que podem ser muito importantes para o sucesso de suas campanhas.
Por isso, é muito importante fazer o teste e definir qual a métrica a ser analisada. Por exemplo: se um modelo tiver mais aberturas do que o outro, você já sabe qual tem o título mais atrativo para o seu público-alvo.
Sem o teste, você não tem perspectiva, não saberá o que esperar de cada campanha e se torna muito mais difícil criar conteúdos de comunicação assertivos.
Sendo assim, o teste de e-mail funciona como um tipo de feedback do seu público, que auxilia na entrega de materiais que respondam às dores dos leads.
O que é possível testar em um e-mail?
De acordo com o objetivo, é possível analisar diversas variáveis e gerar insights diversos para suas campanhas de e-mail marketing.
Assim, entre os principais pontos que você pode mensurar a partir do seu teste estão:
- Título mais atrativo: o título é a primeira chamada para o conteúdo, e muitas vezes é o elemento decisivo para que um e-mail seja aberto ou não. Se um e-mail tem mais aberturas do que o outro, se entende que o assunto de um chamou mais a atenção.
- Tamanho do e-mail: mensagens curtas e objetivas são mais atrativas para boa parte do público, mas isso pode não ser uma regra dependendo dos hábitos e necessidades dos seus leads. Então é importante perceber o quanto de conteúdo seu público está disposto a consumir.
- Tom e voz da mensagem: a maneira de se comunicar também pode ser ajustada de acordo com os interesses dos leads. O teste e-mail é uma ótima forma de descobrir qual o tom e a voz que eles preferem.
- Modelo de CTA: o tipo de chamada e até mesmo como essa oferta vai ser apresentada nos e-mails é outro ponto que pode ser testado.
- Layout da mensagem: o uso de imagens, cores e a apresentação gráfica do e-mail podem ser diferentes para observar qual possui mais interações de conversão.
Além disso, é muito importante que o seu teste seja enviado para uma porcentagem relevante da sua base. Você pode disparar as mensagens para cerca de 20% dos contatos.
Como testar um e-mail?
A criação de um teste de e-mail envolve diversas etapas, que vão desde a criação da estratégia até a hora de mensurar os resultados obtidos.
Para lhe ajudar nesse processo, detalhamos o passo a passo para a criação de um teste de e-mail de sucesso. Confira:
1. Faça um planejamento
O primeiro passo para a criação de um teste de e-mail é o planejamento. Nele, você deve traçar o tipo de conteúdo que deseja criar.
Além disso, é na fase do planejamento que deve ser pensado a porcentagem de contatos da sua base que vão receber suas mensagens.
2. Defina os objetivos
Outra etapa que também faz parte do planejamento é a definição dos objetivos, como, por exemplo, se o que será analisado é a taxa de abertura ou a taxa de conversão.
Definir os objetivos é importante porque permite saber o que realmente deve ser levado em consideração na hora de realizar a análise dos resultados.
3. Crie o conteúdo do teste de e-mail
O terceiro passo para o seu teste deve ser a criação do conteúdo, levando em consideração o tamanho da mensagem e o tom e a voz a serem utilizados.
Além desses aspectos, é nesse momento que você também define os gatilhos mentais a serem incorporados à mensagem e a apresentação da CTA.
4. Escolha a ferramenta para os disparos
Uma das etapas mais importantes é a escolha da ferramenta de envio, pois é por ela que as mensagens podem ser automatizadas e enviadas de maneira mais eficiente.
Uma boa ferramenta de disparo conta com recursos completos, sendo parte de um funil de vendas que facilita a criação e teste de toda campanha de lançamento do produto.
5. Analise os resultados
Depois das mensagens disparadas, chegou a hora de conferir os resultados dos envios de teste de e-mail.
Leve em consideração os objetivos traçados no planejamento e utilize métricas como a taxa de abertura e taxa de conversão para analisar o sucesso dos disparos
Teste e-mail: qual ferramenta usar?
Como já citamos, a escolha da ferramenta para realizar seu teste de e-mail é fundamental para garantir bons resultados e até mesmo conseguir uma análise das métricas mais assertiva.
E quando o assunto é a ferramenta mais completa para enviar e-mails e realizar testes, a HeroSpark se destaca por oferecer recursos de ponto a ponta. Quer saber como?
A Hero conta com diferentes opções de funil de vendas automatizados que garantem um processo simples e eficiente na hora de montar uma estratégia de campanha.
Por meio do funil de vendas da HeroSpark, é possível construir um fluxo completo de e-mail marketing com acesso a disparo do teste.
Além disso, a HeroSpark conta com uma funcionalidade poderosa para a criação rápida de página de captura. Assim você garante uma base de leads mais robusta para seus testes.
Outra vantagem de utilizar a plataforma da Hero para disparar seus e-mail é ter acesso a modelos de e-mails editáveis, com títulos de alta conversão que podem ser adaptados ao seu infoproduto.
E é importante ressaltar que você pode criar teste de e-mail para diferentes finalidades, não apenas para vendas.
Isso porque a HeroSpark lhe auxilia em todas as etapas do seu lançamento, seja na fase de atração até a criação de um evento online, como um webinar.
Agora que você já sabe como realizar uma campanha de teste de e-mail e descobriu como as funcionalidades da HeroSpark podem lhe ajudar, que tal começar agora o planejamento dos seus disparos ilimitados?
Não espere mais! Comece agora sua jornada na HeroSpark e monte toda sua estratégia de e-mail marketing com facilidade e eficiência. Dispare seus e-mails e impulsione os seus resultados no mercado digital!