Taxa de abertura de e-mail marketing: descubra como melhorar seus resultados!

Taxa de abertura de e-mail marketing: descubra como melhorar seus resultados!

Métricas como a taxa de abertura de e-mail marketing são muito importantes para mensurar, de forma geral, o interesse da sua audiência pelo seu conteúdo.

Logo, esse conhecimento é o primeiro passo para reverter uma situação de desinteresse do público-alvo para, assim, tornar a sua estratégia de e-mail marketing melhor.

Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre a taxa de abertura de e-mail marketing e damos algumas dicas para melhorá-la.

Boa leitura!

O que é taxa de abertura de e-mail marketing?

A taxa de abertura de e-mail marketing é uma métrica que indica quantas pessoas abriram o seu e-mail, tendo como base a quantidade de pessoas para quem esse foi enviado.

Essa não é a única métrica utilizada em uma estratégia de e-mail marketing, mas é uma das mais importantes, porque ajuda a compreender a atratividade do assunto do e-mail.

E é claro que você já deve saber que, quanto mais vezes o seu e-mail for aberto, maiores são as suas chances de conversão, não é mesmo? 

Por que acompanhar a taxa de abertura de e-mail marketing?

Como já dissemos, a taxa de abertura de e-mail marketing é um ponto de partida para analisar o sucesso do seu trabalho a nível da estratégia de e-mails.

Falamos de ponto de partida justamente porque essa métrica por si só não nos permite analisar se o lead leu todo o e-mail, cumpriu as CTAs ou mesmo converteu. 

Para isso, é preciso um cruzamento de informações, como aqueles que são possíveis graças às plataformas de automação.

Mas a taxa de abertura permite saber o básico, como quem se interessou pelo assunto abordado e quis saber mais sobre o seu infoproduto.

Com uma análise apurada da sua taxa de abertura de e-mail marketing, você pode fazer um ponto de situação e tomar decisões importantes sobre o que deve ser mantido ou revisto na sua estratégia, como:

  • Quais exemplos de copys chamam mais atenção;
  • Se o assunto parece ser interessante para o segmento que recebeu o e-mail;
  • Se o horário em que está enviando os e-mails é adequado;
  • Entre outras conclusões.

Quanto mais análises você fizer e mais atualizar a sua estratégia de e-mail marketing, mais chances você tem de aumentar a sua taxa de abertura de e-mail marketing e ter a certeza de que atingiu o melhor desempenho possível.

A propósito, você sabe qual é a melhor taxa de abertura?

Qual a melhor taxa de abertura de e-mail marketing?

A resposta a esta pergunta pode não ser tão simples, afinal, cada setor têm médias diferentes de taxas de abertura de e-mail marketing.

De modo geral, segundo o MailChimp, a média entre os diferentes setores é de 2,91%, sendo a variação considerável entre os e-mails com assuntos relacionados ao governo e aos hobbies.

Parece muito pouco, não é? Por isso as taxas de 17-28% são consideradas boas e indicam que uma estratégia de e-mail marketing é exemplar.

Mas, afinal, como são calculadas estas porcentagens e como é possível descobrir a taxa de abertura de e-mail marketing do seu negócio? Explicamos tudo a seguir. 

Como calcular essa taxa?

É uma conta bastante simples:

número de usuários que abriram o e-mail / número de usuários que receberam

Ou seja, se você enviou a sua campanha para 100 pessoas e 10 delas abriram, isso quer dizer que a sua taxa é de 10%.

Como já dissemos anteriormente, este valor seria acima da média do mercado, mas ainda muito abaixo da taxa ideal de abertura.

Mas então como é possível aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing e atingir o melhor desempenho com as suas campanhas?

Para garantir o sucesso dessa ação tão importante na sua estratégia de marketing digital, a HeroSpark apresenta algumas dicas práticas logo a seguir.

Como aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails?

1. Faça testes A/B

Testar funcionalidades no e-mail é essencial para descobrir as melhores opções para a sua estratégia de e-mail marketing.

Assim, com os testes A/B, é possível enviar duas ou mais versões de um mesmo e-mail com pequenas diferenças, como: 

acelerador digital
  • Assuntos;
  • Emojis;
  • Nomes de remetentes diferentes;
  • Horários diferentes;
  • Entre outras.

É importante testar vários detalhes do seu e-mail e com consistência, uma vez que o comportamento dos usuários está em constante mudança.

2. Atenção à linha de assunto e ao pré-header

A linha de assunto é a que aparece na notificação do e-mail, sendo, por isso, o primeiro contato do usuário com o conteúdo que você enviou. 

E como já sabemos que a primeira impressão tem um grande impacto, você deve investir numa linha de assunto clara e chamativa.

Para isso, utilize gatilhos de urgência, curiosidade e testemunho para incentivar o usuário a cumprir a ação solicitada no seu e-mail e, mais especificamente, no seu CTA.

Enquanto a linha de assunto deve ser curta e chamativa, no pré-header você vai poder desenvolver a informação um pouco mais.

O pré-header é aquele texto que aparece logo após o assunto, com letras menores e mais opacas, e que vai te ajudar a convencer o lead a abrir o e-mail.

Lembre-se que a quantidade de caracteres que aparecem no dispositivo móvel é menor do que a que aparece no desktop. Por isso, seja sempre o mais objetivo que puder!

3. Crie estratégias conforme a base de leads e segmentações

Se você tiver uma boa estratégia de marketing, vai saber que nem toda a sua base de leads tem interesse nos mesmos assuntos.

Por isso, é importante entregar conteúdos segmentados, de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontra cada usuário.

Com o apoio de uma boa ferramenta de automação, é possível segmentar o e-mail pelo estágio em que o lead se encontra na jornada de compra.

Dessa forma, você pode inserir CTAs que engajam e convencem o cliente a cumprir uma ação muito específica, relacionada com a sua posição nessa jornada.

Por outro lado, quando você entrega um conteúdo que não corresponde à etapa da jornada do lead, é provável que a taxa de abertura do e-mail marketing acabe por diminuir.

Portanto, aborde assuntos interessantes para o seu lead e personalize a sua comunicação tanto quanto o marketing digital te permite. Isso te aproxima do cliente e aumenta as suas chances de conversão.

4. Avalie os melhores dias e horários para enviar e-mails

Como dissemos anteriormente, os testes A/B são essenciais para perceber o comportamento dos usuários e acompanhar as suas mudanças.

E um destes comportamentos que devem ser analisados é o horário de abertura dos e-mails e os dias da semana em que os leads estão mais interessados no seu assunto.

De modo geral, a indicação dos especialistas em marketing digital é que sextas-feiras, vésperas e dias seguintes aos feriados devem ser evitados.

Isso porque são dias em que há mais tarefas acumuladas e, consequentemente, menos margem de tempo para leitura de e-mails.

Quanto à faixa horária, diz-se que as horas laborais (9h às 17h) são também as melhores, pois os usuários estão em trabalho e checam com mais frequência a caixa de e-mails.

Mas para descobrir qual faixa horária é a melhor para a sua estratégia de e-mail marketing, é preciso testar e conhecer o perfil do seu público. 

5. Invista em personalização

O usuário precisa ter a sensação de que aquela mensagem é especialmente direcionada a ele, como se o conteúdo se tratasse de uma conversa entre amigos.

Para isso, existem vários gatilhos que você pode utilizar:

  • Insira o nome do usuário no corpo do e-mail (conte com o apoio de ferramentas de automação para não haver erros nem desculpas para isso!);
  • Utilize sentenças curtas e com verbos no imperativo, para estimular o usuário a realizar uma ação;
  • Copys que engajam e diretas ao assunto são essenciais para prender a atenção do usuário, que já tem centenas de e-mails por abrir.

Sempre que possível, tenha a certeza de que o seu e-mail contém uma mensagem com apenas um objetivo. Afinal, quanto mais específico e claro você for no seu conteúdo e na CTA, maiores são as chances de sucesso.

Agora que já compartilhamos as nossas dicas, queremos saber: você já implementou alguma delas na sua estratégia de e-mail marketing?

Mais do que apenas aumentar a sua taxa de abertura de e-mail marketing, queremos te ajudar a criar e-mails que agreguem valor ao usuário e que vão te ajudar a converter.

E se as dicas são um ponto de partida, o que vai te fazer alcançar o sucesso é a ação! Por isso recomendamos que utilize a ferramenta da HeroSpark para disparar e-mail marketing.

A nossa plataforma te ajuda em todas as etapas do lançamento e da divulgação do seu infoproduto para que você tenha sempre as melhores chances de venda.

Cadastre-se gratuitamente na HeroSpark e faça do seu negócio digital um sucesso!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *