A introdução de vídeo é como o segundo nível de atratividade de um conteúdo audiovisual. O primeiro é o título: a audiência bate o olho, lê e decide se o assistirá ou não. Se sim, a introdução é o segundo ponto de escolha, que determinará se vale a pena assistir até o final, ou não.
O lado positivo é que todos nós, como público geral, temos algumas preferências comuns para os trechos iniciais dos vídeos.
Você verá, neste artigo, algumas técnicas que fazem qualquer usuário se prender e conferir o seu conteúdo em vídeo até o final. Leia mais!
Porque investir na introdução de vídeo
Segundo pesquisas, os primeiros 10 segundos de um vídeo, em média, são cruciais para reter a atenção dos usuários. Conheça outros motivos que mostram como vale a pena fazer uma introdução para os seus vídeos:
- Sinaliza mais profissionalismo e dedicação durante a gravação do seu conteúdo.
- Reforça a sua marca, cria familiaridade e aumenta a sua autoridade na plataforma.
- É uma forma de resumir o que você tratará no seu vídeo, além de criar expectativa sobre o que virá pela frente.
Como fazer boas introduções
A regra geral é: evite desperdiçar os primeiros segundos do vídeo com vinhetas prontas, que cobrem a tela toda e utilizam músicas genéricas ou, pior, que são de artistas grandes, fazendo o YouTube, por exemplo, detectar e deletar o vídeo mesmo sem você consentir.
O ideal é que esses primeiros 10 segundos já sejam a sua tela, em que você introduz o assunto do vídeo enquanto, na parte inferior, aparece uma animação com o seu nome e usernames das principais redes sociais.
Além disso, a dica mais importante para fazer uma boa introdução de vídeo, é conhecer as suas introduções favoritas, como inscrito de canais do YouTube e consumidor de conteúdos em vídeo. Estude os elementos que os seus produtores de conteúdo favoritos utilizam e adapte-os para o seu nicho.
Ferramentas para introdução de vídeo
Não precisa se preocupar com os meios para fazer a intro do seu vídeo. Há várias opções gratuitas e de qualidade no mercado, que são um sonho para quem trabalha com Marketing Digital. Confira algumas:
Canva
O Canva é um site e app muito conhecido no meio dos criadores de conteúdo. Basta ir em “Criar design” > “Vídeo” que você chegará à tela de criação audiovisual. No menu da direita, ao deslizar para baixo, rapidamente você encontra os templates e nem todos cobrem a tela toda, você pode inserir o seu vídeo direto no modelo.
Adobe Spark
De forma semelhante, o Adobe Spark permite a utilização de layouts para dar outra cara para a introdução do seu vídeo.
Shotcut
É um ótimo software gratuito, com tecnologia 4K, Chroma Key e amplamente utilizado para introduções de vídeo.
5 ideias de introdução para vídeo que fazem sucesso
Para inspirar você, trouxemos ideias de introduções que dão certo. Acompanhe!
Aposte no bom humor
Comum em entrevistas, palestras e reuniões, as famosas introduções quebra-gelo também funcionam para vídeos de qualquer plataforma. Pense em piadas, analogias inusitadas ou qualquer anedota para ilustrar o tópico que será abordado no conteúdo.
Faça perguntas
Assim como os títulos e as introduções de conteúdos escritos, as perguntas têm o caráter de abrir muito bem um debate. Elas fazem o público refletir sobre o assunto em questão, que normalmente passa batido para eles no dia a dia.
Conte uma história
Compartilha uma história, um fato ou um aprendizado nos 30 a 50 segundos iniciais do seu vídeo. Narrativas, no geral, prendem as pessoas. Você ainda pode utilizar mais um truque: deixar o final ou a moral da história em aberto, para ser discutido ao longo do vídeo.
Cite os tópicos do vídeo
Para os criadores de conteúdo mais objetivos e diretos, uma boa forma de introduzir o vídeo é dar as caras já citando cada ponto que você discutirá no vídeo. O fato é que todos que buscam um vídeo para assistir, buscam aprender, sem enrolação.
Mostre cenas de ação
Mesclar cenas de bastidores ou outra ação é uma forma mais elaborada de introduzir o seu vídeo.
Por exemplo: vamos supor que o seu vídeo será sobre consultoria online de imagem. Em vez de começar já explicando o tema proposto, grave um vídeo, previamente, que mostre o trecho de uma consultoria com uma cliente, exemplificando as colorações pessoais e tudo o mais.
Antes, peça autorização e combine com a outra pessoa que possa aparecer no vídeo. A vantagem desse modelo é que demonstrar, na prática, o que você vai falar ajuda muito na autoridade e na prova social.
Veja no vídeo outras dicas para te ajudar a ter autoridade na internet:
Fazer introdução de vídeo não é nada de outro mundo. Use esse recurso ao seu favor, sendo profissional e contribuindo com a sua autoridade no digital.
Aliás, você conhece o SparkMembers? É nossa plataforma na qual você pode subir os vídeos do seu curso online gratuitamente. Experimente!
1 comment
Poxa! Como é legal encontrar conteúdos de nível!!!
Só tenho a agradecer por compartilhar seus
conhecimentos.
Abraços…