Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Licenciamento de produtos digitais: Como funciona?

Funcionalidade de licenciamento de produtos digitais

Um licenciamento é adquirir direitos sobre determinada obra ou produto. Isso é comum no universo do cinemas e artistas. Quando a pessoa utilizar aquele produto licenciado o detentor da licença é remunerado por isso. No licenciamento de produtos digitais ocorre de forma semelhante.

 

Apesar da gama de opções de licenças oferecidas, vejamos algumas expressões bem conhecidas.

 

Direitos autorais

 

Simbolizados por um C em um círculo e uma legenda: todos os direitos reservados. É a licença mais usada, especialmente por empresas e autores de prestígio, e implica que apenas seu autor pode usar, modificar e distribuir seu conteúdo.

 

Se um terceiro desejar usá-lo, a autorização expressa do autor é essencial para esse fim específico e, em muitos casos, o pagamento pelo seu uso.

 

Qualquer conteúdo disponível na Internet que não especifique um tipo de licença é automaticamente protegido por Direitos Autorais, embora possa ser usado, com limitações, para fins educacionais ou de notícias. Assim pode ser aplicada também para licenciamento de produtos digitais.

 

Com a proliferação de lojas online para baixar conteúdo digital e a fim de manter os direitos de autores e editores, a indústria criou um sistema de gerenciamento de direitos digitais e um programa anticópia conhecido como DRM.

O DRM

 

É uma proteção contra cópia incluída em grande parte dos produtos digitais comerciais, como software, músicas, vídeos, ebooks, etc., e que limita o uso do produto digital adquirido, geralmente vinculado a uma marca de dispositivo ou plataforma, como o número de cópias particulares permitido.

 

A Apple recentemente se distanciou de seu uso para downloads de música de sua loja iTunes, considerando-o prejudicial para seus clientes. Além disso, as entidades de consumo consideram que o DRM viola seus direitos e questiona sua eficácia.

 

Outra variante é a licença implementada pela Associated Press, chamada News Licensing Group, e visa cobrar agregadores, blogs e usuários da Internet pelo uso de suas notícias.

A segunda licença é Copyleft, identificada por um C invertido em um círculo. É um tipo de licença que oferece a possibilidade de usar, copiar e redistribuir uma obra e suas versões derivadas simplesmente reconhecendo sua autoria.

 

Em essência, é o sistema oposto ao direito autoral e não requer autorização do autor para seu uso.

Da Copyleft nascem quase todos os tipos de licenças usadas para a distribuição de conteúdo digital na Internet, entre as mais populares está a Creative Commons (CC).

O Creative Commons

Identificado pelo símbolo CC dentro de um círculo, baseia sua filosofia na distribuição gratuita de produtos digitais, mas permite a incorporação de diferentes limitações ao seu uso.

 

 

Licenciamento de produtos digitais e comercialização

 

 

Existem vários tipos de negócios lucrativos na internet, o licenciamento de produtos digitais é uma dessas opções viáveis.

 

Apesar de pouco conhecido no Brasil, esse ramo movimenta milhões nos Estados Unidos, por exemplo. E a tendência é ganhar cada vez mais espaço em terras brasileiras também.

 

Se tratando de produtos digitais essa opção é muito interessante. Como funciona: você adquire e compra a licença de um determinado produto já pronto e poderá comercializá-lo obtendo total do lucro.

 

Você pagará apenas uma única vez e terá a quantidade de lucro que for obtido com as revendas, ou seja, você irá realizar uma exploração constante daquela marca.

 

Caso não queira desenvolver um produto você poderá escolher um site tanto internacional quanto nacional para comprar seu produto licenciado, ou seja, obter um licenciamento de produtos digitais.

Quando os produtos estão em inglês é necessário que você encontre um profissional para traduzir e adaptar esse produto para o português.

 

Com certeza apesar de ter que buscar uma ajuda profissional será muito melhor do que ter que começar um projeto total do zero.

Guia do planejamento do curso online

 

Onde encontrar esses produtos licenciados para vender?

 

 

localizando produtos licenciados

Apesar de muitas pessoas não conhecerem e achar que é muito complicado vender produtos licenciados, não é tão complicado assim como se pensa.

 

Você primeiro deverá acessar um site que oferece esses produtos, ou seja, licenciamento de produtos digitais. Um exemplo desses sites é o Resellers Superstore. Para adquirir seu produto digital neste site é necessário antes de qualquer coisa realizar o seu cadastro.

 

Efetivando compra de licenciamento de produtos digitais

 

Após realizar o seu cadastramento será necessário informar uma conta de pagamento. Os dados devem ser internacionais, ou seja, caso você tenha um cartão de crédito internacional poderá utilizá-lo.

 

Caso não tenha não se preocupe. Você poderá utilizar uma conta do PayPal onde poderá usar tanto cartão pré-pago ou de crédito, adicionar dinheiro ou fazer transferência.

 

Após realização do pagamento será fornecido um link para que seja baixado o material escolhido. Ah, e claro, você precisará analisar dentro do rol de produtos oferecidos aquele que melhor lhe interessa ou que esteja dentro da sua estratégia. Extraia o produto após baixá-lo. O produto virá com uma página de venda e de confirmação da compra.

 

Você pode realizar alterações que achar necessário. Por exemplo, pode optar por alterar a capa do produto.

 

Caso não queira pagar por uma tradução, poderá você mesmo realizar. Visto que alguns conteúdos são densos, terceirizar esse serviço é a preferência da maioria das pessoas.

 

Após a conclusão e o material estar pronto, você poderá lançá-lo no mercado e divulgá-lo para sua audiência.

 

Outra opção de site é o Exclusive Niches. Ele funciona basicamente como o primeiro exemplo, mas as opções tendem a apresentar valores maiores para aquisição. Esse site conta com uma explicação do conteúdo do produto.

 

Como falamos, existem também sites nacionais para licenciamento de produtos digitais. Neles já possuem inúmeras opções já traduzidas. Isso te dará muita praticidade uma vez que não será necessário encontrar um profissional para fazer a tradução e nem precisar pagar por isso.

 

Onde vender após concluir o licenciamento de produtos digitais

 

 

plataformas de vendas

Bom, depois de adquirir seu produto e após ele estar pronto é hora de lançá-lo ao mercado.

 

Uma das principais plataformas que pode funcionar como seu aliado para licenciamento de produtos digitais é  o SparkMembers, da HeroSpark, uma plataforma em formato de área de membros para divulgação de produtos digitais.

 

Para isso, basta que você se cadastre na ferramenta e configure as opções relacionadas ao seu infoproduto. Nesse caso, você será um produtor de conteúdo. Ambas as opções você obterá remuneração sobre a venda.

 

Depois de ter seu produto você precisa definir quanto irá cobrar por ele. Faça pesquisas e defina o preço.

 

Monte uma estrutura de vendas e invista na divulgação: email marketing; WhatsApp, Facebook, Instagram. Consiga parcerias para que seu produto seja vendido e divulgado. Além disso, invista em tráfego pago para que alcance e seja visto por um maior número de pessoas.

 

Até a próxima!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …