Vendas online para iniciantes: guia completo

Jovem usando o computador ao lado de caixas de vendas online
Vendas online são uma boa oportunidade de receita para empreendedores e iniciantes

Você sabe como realizar vendas online? Para quem não sabe, esse formato de negócio virtual engloba vender produtos ou serviços que você possa negociar e disponibilizar diretamente pela Internet. Inclusive, o pagamento também é feito de forma online.

Entretanto, para que todo o processo funcione bem, é preciso conhecer algumas estratégias para vender online. Assim, você prepara o seu negócio digital para fazer com que a compra do cliente aconteça da melhor maneira possível. 

Portanto, se você ainda não tem muito conhecimento sobre vendas online, mas deseja aprender, veio ao lugar certo. Neste artigo, você encontrará estratégias, plataformas e respostas para perguntas que você possa ter sobre o assunto. Vem conferir!

5 estratégias de vendas online 

Existem muitas estratégias que você pode aplicar no seu negócio virtual. Para isso, é importante ter um bom planejamento e táticas bem estabelecidas. 

Sendo assim, confira abaixo algumas dessas estratégias que você pode aplicar!

 

1. Determine os canais de vendas 

Antes de realizar vendas online, é preciso determinar quais serão os seus canais de venda, ou seja, onde você vai vender seus produtos. Na internet, é possível vender por meio de lojas virtuais e pelas redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp, etc.

Além dessas opções, saiba que também é possível vender por meio de um programa de afiliados. Como é possível perceber, você pode escolher diversos canais ao mesmo tempo. 

Contudo, o ponto mais relevante aqui é você saber definir qual deles se adequa melhor ao seu público e ao seu negócio. Por isso, pesquise quais canais o seu público utiliza mais para, então, definir qual ou quais deles utilizar. 

 

2. Crie landing pages atrativas

Outra estratégia para realizar vendas online é criar landing pages que sejam atrativas. Elas são eficazes porque ajudam a converter em leads os usuários que fazem tráfego nos canais de comunicação do seu negócio. 

Assim, saiba que existem ótimas ferramentas que possibilitam a criação dessas páginas, sendo um exemplo a HeroSpark. A plataforma oferece ao usuário a possibilidade de criar landing pages 100% gratuitas ao disponibilizar templates pré-prontos de alta conversão.

3. Dispare e-mail marketing

O disparo de e-mail marketing é uma ótima estratégia para realizar vendas online. Contudo, o êxito dessa modalidade vai depender muito do seu tipo de abordagem.

Para isso, é essencial saber como abordar os potenciais clientes de forma que não acabe incomodando e nem tomando o tempo deles. A dica é pensar e agir de forma estratégica!

Mas de que forma? Bom, você pode aproveitar datas comemorativas e usá-las a seu favor na hora de disparar e-mails, como Dia das mães, Dia dos Pais, Natal, etc. Essas datas podem ser aproveitadas para fazer um bom marketing de conteúdo.

Por fim, a intenção aqui é aproveitar a oportunidade criada com o contato e realizar uma oferta para o usuário. Inclusive, existem plataformas e ferramentas que auxiliam você na hora de realizar o disparo automático desses e-mails!

4. Conte com um meio de pagamento seguro

Para realizar suas vendas online, é importante contar não apenas com a variedade de pagamentos, mas também com a segurança. 

Afinal, se você deseja oferecer vários métodos de pagamento, é melhor mostrar que seu site virtual está equipado com um sistema de segurança. Para isso, existem sites com selo de segurança para garantir mais proteção para o seu cliente.

Além disso, você deve escolher formas de pagamento que ofereçam praticidade tanto para você, quanto para o seu cliente. Então, vale fazer uma breve pesquisa sobre quais são as preferidas dos seus consumidores.

5. Use iscas digitais

A isca digital pode ser usada como uma troca de favores: você oferece ao cliente um produto digital (e-book, infográfico, planilha, etc.) e ele concede alguns dados informativos para você (e-mail, nome, idade, etc.).

Como o leque de iscas digitais é grande, você pode escolher uma ou até várias ao mesmo tempo, segundo o seu segmento e sua estratégia. Depois disso, você pode estabelecer formas da sua isca ter sucesso.

Em síntese, as etapas para a isca digital são:

  • Criar um funil de vendas;
  • Definir um tipo de isca digital;
  • Otimizar seu formulário de contatos.

É muito importante que você esteja atento ao conteúdo que vai entregar para os seus clientes. Essa é a hora que você vai traçar o caminho para “fisgar” o consumidor. Portanto, a entrega de conteúdo precisa ser valiosa e completa.

Em outras palavras, entregue um material que faça com o que o seu lead tenha interesse em adquirir como uma retribuição por deixar o endereço de e-mail dele.

Qual a melhor plataforma de vendas online? 

Na hora de realizar vendas online, existem algumas plataformas que podem ajudar qualquer empreendedor. Cada uma delas tem suas próprias formas de funcionamento, bem como regras e benefícios.

Portanto, caso esteja em busca de uma plataforma que possa abrir portas para as vendas online do seu negócio, separamos algumas opções. Confira abaixo!

Eduzz 

A Eduzz é uma plataforma que possibilita a realização de vendas online de infoprodutos e produtos físicos. Ela foi criada justamente para competir com outras empresas do mesmo segmento, como a tão conhecida Hotmart.

Essa é uma plataforma que proporciona segurança nas transações e acaba se destacando devido ao seu suporte qualificado. 

Ticto

A Ticto é uma plataforma relativamente nova no mercado de produtores e afiliados de produtos digitais. Ela é voltada exclusivamente para clientes que apresentam alto desempenho em vendas.

Caso você não seja um produtor e deseje ser um afiliado na Ticto, é preciso receber um convite de um produtor, para que, assim, você possa visualizar todos os produtos disponíveis.

Além disso, não é tão simples ganhar dinheiro na plataforma. Caso você queira realizar vendas online por meio dela, primeiro, é preciso passar por uma avaliação bastante rigorosa que analisa qual é o seu faturamento. Apenas depois disso você é aceito.

HeroSpark 

A HeroSpark é uma opção de plataforma bastante completa. Ela dispõe de recursos para você criar, hospedar e vender seus produtos digitais. Ou seja, ela conta com todos os recursos que um empreendedor digital precisa para começar o seu negócio.

A plataforma é 100% gratuita, além de ser a mais indicada para aqueles empreendedores que estão começando a dar os primeiros passos no mercado digital. 

Assim, a Hero possibilita que o usuário:

  • Crie funil de vendas;
  • Crie landing pages a partir de modelos pré-prontos;
  • Faça automação de e-mail marketing;
  • Conte com um checkout próprio;
  • E muito mais.

Dessa forma, você pode centralizar as estratégias de divulgação e vendas online do seu negócio em um só lugar.

Perguntas frequentes sobre vendas online

Que tal conhecer a HeroSpark? Faça o seu cadastro gratuitamente e comece agora mesmo a obter sucesso nas vendas online dos seus produtos digitais na internet! 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *