Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Vendas online: O Guia para Iniciantes

Pagina de vendas online

Guia para iniciantes em vendas online

 

Se você não tem muito conhecimento sobre vendas online, você veio ao lugar certo para saber do que se trata.

 

Vendas online são na verdade produtos ou serviços, que você pode oferecer e negociar diretamente pela internet. Inclusive, o pagamento desses serviços também é feito de forma online.

 

Entretanto, para que todo o processo das vendas funcione, é preciso dar bastante atenção ao funil de vendas e a cada uma das etapas envolvidas na compra do cliente. Desse jeito você pode preparar o seu negócio, para fazer com que a compra do cliente aconteça da melhor maneira possível.

 

Se você é iniciante nesse assunto é importante saber que todas as etapas que vão desde a pré-venda, venda e pós-venda devem ter a sua atenção. É importante também que prepare canais de comunicação adequadas para que o cliente se comunique com você.

 

Um exemplo disso é disponibilizar um FAQ ou descrição completa do produto ou serviço, caso o cliente tenha alguma dúvida durante a navegação dele em seu site.

 

Outro ponto importantíssimo é disponibilizar um chat online para que o cliente converse diretamente com um atendente e feche o negócio. Deixar um telefone disponível para central de vendas também é muito interessante, já que muitas pessoas preferem conversar por telefone ao invés de um chat na internet.

 

Temos muitas outras dicas para passar para você que está iniciando nas vendas online, continue acompanhando esse artigo e veja 5 importantes dicas valiosas para começar a vender mesmo sendo iniciante.

 

 

Passos para começar a vender online

 

Se você ainda não teve oportunidade de vender um produto online, acredite: essa é uma boa alternativa. Para começar a vender na internet é necessário que compreenda o cenário no qual estamos vivendo.

 

Para fazer as vendas online você não vai ver o cliente, ainda sim pode conseguir ótimas possibilidades para comercializar o seu produto ou serviço. Você pode utilizar os canais de divulgação dos produtos, sem fazer um alto investimento e ainda conseguir alcançar muitas pessoas e atraí-las ao seu negócio.

 

Você pode conseguir tudo isso utilizando um e-commerce próprio, utilizando sites de classificados (aqueles que já oferecem uma plataforma pronta para utilizar) ou por usar marketplaces e mídias sociais.

 

Seja qual for a opção que você escolheu usar em seu negócio, é importante que siga os 5 passos a seguir para que as suas vendas online, mesmo sendo iniciante, tenha sucesso.

 

  1. Trabalhe a sua mentalidade

O primeiro passo que você deve seguir é começar a trabalhar uma mentalidade mais empreendedora. Tenha total consciência que os desafios para as vendas online existem e que, apesar disso, deve reagir diante desses desafios da melhor maneira possível.

 

É importante que tenha um planejamento e saiba exatamente o que pretende conquistar a curto, médio e longo prazo. Outros pontos também são importantes para que a sua mentalidade empreendedora seja muito bem trabalhada, entre eles estão:

 

1.1 Desenvolva uma visão que seja, além de clara, inovadora;

1.2 Deixe que seus objetivos estejam bem claros;

1.3 Não se deixe levar pelo ego;

1.4 Aceite que, ao longo do processo, você irá cometer alguns erros, mas aceite as dificuldades;

1.5 Comunicação é muito importante, então não deixe ela de lado;

1.6 Perder o foco, jamais! Ter uma rotina para trabalhar é muito necessário.

 

Mesmo que seja difícil para você ser um iniciante e saber exatamente como vender na internet, saiba que existem diversas possibilidades e meios, e cada uma delas tem suas vantagens.

 

SparkStart

  1. Conheça seus pontos fortes

O segundo passo para ter sucesso nas vendas online, mesmo sendo um iniciante, é saber quais são os seus pontos fortes, as suas características e fazer com que esses pontos trabalhem ao seu favor.

 

Estude bastante, não deixe de procurar referências de negócios em vendas online e se inspire! Não deixe de fazer uma identificação das suas características, pontos fortes e fracos para usá-los como seu diferencial.

 

  1. Se organizar financeiramente

Ser iniciante em qualquer coisa pode ser muito difícil, inclusive em vendas online. É por isso que você deve fazer uma boa organização financeira, isso porque muitos negócios acabam indo por água abaixo porque não deram devida atenção a parte financeira.

 

Tenha inteligência ao gastar aquilo que você ganhou, tente fazer um controle de todo dinheiro que entrou ou todo o dinheiro que você tem para investir nesse novo modelo de negócio. Gaste com inteligência esse dinheiro e faça o que puder para evitar gastos desnecessários.

 

É muito importante ter disciplina nesse passo, então cuide bastante da sua saúde emocional e garanta uma reserva de emergência para manter vivo o seu negócio quando tiver que passar por um período de dificuldade financeira.

 

O ideal é que você reserve um valor que seja equivalente a um ano de despesas e aí, o que sobrar, comece a investir. Fazer isso é um meio de ter precaução para os possíveis imprevistos que podem surgir.

 

  1. Trabalhe a competência interpessoal

Para ser um bom vendedor é preciso que tenha a capacidade de influenciar aqueles que estão ao seu redor, isso deve ser bastante trabalhado e aprimorado. Ter boas noções de copywriting vai ajudar bastante.

 

É importante que saiba persuadir e se conectar com outras pessoas, isso vai fazer com que os seus clientes se aproximem cada vez mais de você e sejam fiéis ao contratar sempre os seus serviços ou comprar os seus produtos.

 

Através da persuasão, que você mostra para o seu cliente os seus argumentos e influência eles a tomar decisões, tendo como base fatos verídicos a respeito do seu negócio. Também dessa maneira que você conquista a confiança deles.

 

Até mesmo para lidar com objeções, ser persuasivo vai ajudá-lo, tente se comunicar com os clientes chamando-os pelo nome em uma comunicação personalizada.

 

  1. Seja produtivo

O quinto e último passo para ter sucesso nas vendas online é ser bastante produtivo. Isso é essencial para quem está iniciando nas vendas pela internet.

 

Mesmo que você tenha liberdade no horário para trabalhar, deve sempre cuidar para não cair sobre dois extremos ruins como a sobrecarga de trabalho ou a procrastinação.

 

Você deve separar um tempo para o descanso, fazer uma leitura, ter uma rotina de exercícios e outras coisas mais. Tenha como foco fazer algo que você gosta muito, assim vai ser mais fácil relaxar.

 

Quando chegar a hora de trabalhar tenha total concentração no que está fazendo. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a aprimorar essa habilidade.

 

Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a concentração, são:

 

5.1 Meditação;

5.2 Técnica de pomodoro;

5.3 E muitas outras.

 

Portanto, tente utilizar os mais variados recursos para aumentar a concentração, se possível faça o teste com todos eles e veja qual funciona mais com você.

 

Esse é o melhor jeito de aprender a vender pela internet, seguindo os melhores passos mesmo sendo iniciante.

 

Chegue ao sucesso com esse guia e vire um especialista em vendas online.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …