Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Casal olhando para o celular e sorrindo. Texto da imagem: marketing de relacionamento
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o espaço. Uma das soluções para esse problema é o investimento em um marketing de relacionamento. 

Leia a seguir tudo o que você precisa saber sobre marketing de relacionamento e como aplicá-lo com sucesso no seu negócio. 

 

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento se diferencia por ter estratégias focadas no relacionamento e proximidade entre clientes e marcas, o que desenvolve confiança e fidelidade. 

Basicamente, marketing de relacionamento é criar relações positivas com clientes, para torná-los fãs da marca.

Segundo o autor da David Kotler, o  “marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo, para reter sua preferência e negócios a longo prazo”.

Portanto, conseguir manter a clientela cada vez mais interessada na sua empresa é importante para alavancar suas vendas, além de proporcionar uma maior credibilidade e força – acarretando, consequentemente, em um aumento de vendas.

Devido à enorme concorrência mercadológica de hoje em dia, que oferece os mesmos produtos ou serviços a preços equivalentes, é necessário se destacar na memória das pessoas. Não dá para ficar na mesmice. Inove.

Para que isso aconteça, a marca deve proporcionar ações que garantirão o sucesso e a satisfação de cada um dos seus consumidores.

Assim, ele se torna um divulgador do seu negócio e defende a sua marca no mercado digital. Isso irá garantir mais visibilidade e credibilidade aos produtos ou serviços ofertados.

 

Quais as diferenças do marketing de relacionamento?

As relações estabelecidas entre as formas de marketing são bem distintas. Enquanto os outros tipos de marketing visam influenciar o público a comprar determinado produto, o marketing de relacionamento busca estabelecer uma relação mais profunda com os seus clientes, melhorando seus serviços e criando fidelidade.

Assim, neste tipo de marketing, os principais diferenciais estão no fato de que o cliente é ouvido com atenção, passa-se uma imagem de confiança da empresa para o cliente e cria-se uma relação de longo prazo. 

É possível dizer que o marketing de relacionamento só não é mais aplicado por causa da maior demanda de tempo e de recursos para colocá-lo, efetivamente, em prática. Contudo, seu resultado final compensa todo o trabalho da aplicação. 

Agora que já definimos alguns pontos importantes para começar a organizar sua marca, vamos entender como tudo isso funciona. 

 

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Prioritariamente, é imprescindível que as empresas tenham conhecimento do que desejam transmitir aos seus clientes, além de traçar um plano estratégico certeiro para atingir seu público-alvo.

Assim, objetivando manter uma ótima comunicação com a clientela, cada marca precisa avaliar qual é o principal estilo de marketing que deseja seguir para crescer e fidelizar os seus consumidores.

Isso porque o grande foco aqui não é exatamente a venda, mas a manutenção do público.

Obviamente, as empresas também buscam atrair novos clientes, porém a estratégia utilizada para chamar a atenção dos não clientes é mais cara do que a usada para manter o seu próprio público.

Essas estratégias permanecem desde a produção/divulgação do produto até o pós-venda. Conheça algumas abaixo:

 

Interação com o público

Mantenha relações próximas em todos os canais de comunicação, como as redes sociais.

Busque desenvolver práticas que aproximem a marca de seus clientes, utilizando cada vez mais os benefícios e recursos trazidos pelas redes sociais.

Ou seja, mantenha sempre uma rede de comunicação ativa e interativa (por meio de enquetes, posts e vídeos), buscando, na medida do possível tirar dúvidas dos consumidores, por meio desses canais,.

copy com chat gpt , herocreator

Isso vai ajudá-lo a desenvolver melhor a confiança entre vocês e aumentar o engajamento, ajudando na divulgação gratuita.

 

E-mail marketing

Enviar um e-mail marketing com promoções e divulgações de novos produtos é uma estratégia interessante, quando falamos de fidelizar os clientes.

É claro que nem todos os produtos vão ser úteis para o público em geral, então será mais do que imprescindível realizar uma segmentação dos clientes.

Isto é, desenvolver vários conteúdos diferentes para cada público.

Nesse momento busque explorar a criatividade e ofereça mais do que simples descontos, tentando, assim, manter seu público cada vez mais perto da sua marca.

 

Atendimento

Tenha um bom atendimento ao público, trate seus clientes de forma amigável e respeitosa.

Isso vai garantir que a sua empresa vá bem no mercado. Muitas marcas não conseguem fidelizar a sua clientela por causa do atendimento negativo e grosseiro.

 

Benefícios

Ofereça vantagens ao adquirir seus produtos. Não adianta, no entanto, oferecer os mesmos benefícios de fidelidade para todo o seu público, pois, como já dito antes, nem todos eles se interessam pela mesma coisa.

Logo, novamente, é preciso que haja uma segmentação, para que, dessa forma, todos os perfis sejam atendidos.

Ofereça programas de fidelidade realmente vantajosos e inovadores. Não tente copiar um método que funcione para outras empresas.

 

Pense no consumidor

São os detalhes que fazem a diferença. Por exemplo, em datas comemorativas, programe e-mails para serem enviados ao seu público.

Dia das mães, dos pais, dia dos namorados, natal e dentre outros, mas foque especialmente nas datas de aniversário.

Busque chamar o seu cliente para mais perto de você, seja simpático ao mandar uma mensagem desejando feliz aniversário e, também, ofereça descontos promocionais para ele utilizar dentro de um prazo específico.

Dessa forma, ele vai se sentir especial e cada vez mais fã da marca. 

 

Por qual motivo devo investir no marketing de relacionamento?

  1. Conexão mais forte, entre a marca e o consumidor: Desenvolver uma boa performance envolve mais do que números de venda. Estar presente de maneira positiva na vida do seu consumidor vai atraí-lo ainda mais;
  2. Aumento das vendas e dos lucros: Estabelecer-se como uma empresa bem relacionada propulsiona as vendas dos produtos, já que a divulgação “boca a boca” continua sendo a melhor forma de manter e gerar novos clientes;
  3. Publicidade gratuita: como já falado acima, o marketing de relacionamento ajuda a tornar sua marca mais conhecida. Fornecer redes de comunicação com o público, por meio das redes sociais já é o começo de uma propaganda, além de melhorar a posição da empresa no mercado digital, de forma natural;
  4. Otimização das vendas: ao conhecer melhor os seus clientes, é possível entender quais os melhores e lucrativos caminhos, os quais levam os consumidores até a sua empresa.

Marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo, mas que tem grande potencial de retorno!

A experiência do cliente é muito importante para qualquer negócio, seja ele digital ou não. Por isso, quanto melhor for, maiores são as suas chances de sucesso.

Se você trabalha com produtos digitais, escolher a plataforma certa influencia positivamente nessa experiência. Por isso, te convidamos a conhecer a HeroSpark, um ambiente completo para hospedar e lançar todos os tipos de produtos digitais, desde e-books até cursos online.

Hospede, crie e venda, tudo em uma única plataforma! Inicie gratuitamente agora mesmo.

 

 

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *