Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Marketing tradicional vs Marketing digital: o que são e quando utilizar cada um

Marketing Tradicional vs Marketing Digital_HeroSpark

Você sabe quando é a melhor hora de usar marketing tradicional vs marketing digital?

 

O marketing é essencialmente saber vender sua marca ou seu produto para o consumidor, assegurando que suas necessidades serão atendidas após seu consumo. Contudo, cada campanha requer uma estratégia e uma abordagem diferente.

 

Continue a leitura e aprenda como diferenciar cada um!

 

Marketing tradicional vs marketing digital

 

A finalidade do marketing é criar um diálogo entre o cliente e o produto para que ambos se beneficiem ao longo da jornada. Essa trajetória tem vários caminhos e o surgimento de novas tecnologias expandiu as maneiras de trabalhar na área.

 

Embora o marketing digital tenha facilitado diversos processos, o marketing tradicional continua sendo relevante como forma de vender seu produto. Então, quando é melhor utilizar cada um?

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Marketing tradicional

 

O marketing tradicional é a forma mais comum de promover sua marca, utilizando televisão, rádio, telemarketing, jornais ou qualquer outro conteúdo impresso. Pode ter a forma de propagandas que passam na TV durante os intervalos ou na distribuição de panfletos durante o semáforo.

 

Tem como objetivo se comunicar com um maior número de pessoas para vender o produto. Por isso, geralmente, funciona melhor com massas. Como não necessita de internet, consegue cobrir regiões onde não tem conexão e é mais convincente para pessoas mais velhas. É mais “tangível” que um produto online. Em alguns casos, também é visto com mais confiança do que anúncios digitais.

 

Embora pareça que marketing tradicional seja mais apropriado para empresas multinacionais, devido ao custo e ter como alvo um grande número de pessoas, também pode ser usado por pequenas empresas dependendo de sua estratégia e do orçamento disponível.

 

As mesmas táticas, como entrega de panfletos no semáforo, postagem de cartazes ou até mesmo o uso de brindes podem ajudar muito se sua estratégia for destinada a um grupo específico, sem deixar de mencionar a um custo baixo.

 

Marketing Digital vs Marketing Tradicional_01_HeroSpark
Cada campanha de marketing requer estratégia e abordagem diferente | Foto: Unsplash

 

Marketing digital

 

O marketing digital foca em ações de divulgação online, utilizando sites, blogs, redes sociais, anúncios digitais e outros meios para vender seu conteúdo. Toda ação tomada no ambiente digital é considerada uma forma de marketing digital, com e-mail marketing, posts nas redes sociais, propagandas em sites ou vídeos.

 

Diferente do marketing tradicional que divulga seus produtos em uma maneira mais simples e genérica, marketing digital pode criar mensagens segmentadas focando na faixa etária, cidade e classe social. Pode até mesmo segmentar a partir dos gostos e preferências de cada pessoa, dando um toque pessoal para o consumidor.

 

O marketing digital também tem um grande alcance com o seu público, pois:

 

  • É mais rápido;
  • Pode gerar resultados instantâneos;
  • É mensurável;
  • Possibilita analisar o perfil das pessoas acessaram o conteúdo;
  • É mais fácil de ajustar caso tenha alguma complicação.

 

Marketing tradicional vs marketing digital: quando usar cada um?

 

Para uma campanha de marketing que visa ter sucesso, uma boa ideia é combinar ações de marketing tradicional e digital para aproveitar as vantagens de cada um e atingir um público maior.

 

As duas técnicas podem complementar a outra e cobrir espaços que a uma só não conseguiria, como uma campanha online aliada às propagandas na televisão e no rádio, por exemplo. Enquanto é mais comum campanhas estarem mais e mais por dentro do meio digital, é importante lembrar que estratégias tradicionais ainda têm credibilidade com as pessoas.

 

Também é válido destacar que estratégias de marketing tradicional levam mais tempo e são preparadas e repensadas antes de sair do papel, em contraste das estratégias de marketing digital que requerem menos tempo de preparo para logo serem usadas.

 

O que é mais importante é saber como ambas possuem técnicas que podem ajudar a sua empresa. Analise os pontos fortes e as possibilidades para que sua marca possa crescer. Uma ferramenta que pode te ajudar é a SparkFunnels!

 

 

Essa ferramenta da HeroSpark te auxilia na criação de funis de venda de alta conversão e contribui para o seu negócio digital com resultados reais. Marketing tradicional vs marketing digital, tanto faz!

 

Com ela, você poderá criar landing pages e transmitir webinars para a geração de leads e vendas, enviar e-mails com um recurso de automação integrado no seu funil de vendas e acompanhar os resultados de suas campanhas em um só lugar. Acesse aqui, é grátis!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …