Biografia para Instagram pronta: 70 ideias + dicas para criar a MELHOR

Biografia para Instagram
Biografia para Instagram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Uma boa biografia para Instagram é essencial para atrair novos seguidores e potenciais clientes. Afinal, se ela não for clara e não dialogar com o seu público-alvo, dificilmente você terá resultados. E isso é bem simples de se entender!

Quando você abre o perfil de alguém, por exemplo, qual é o primeiro lugar que você olha? Na maioria dos casos, é justamente para a biografia, certo?

Dessa forma, separamos algumas ideias e dicas de como criar uma bio para Instagram de influenciadores, produtores, empreendedores visuais e empreendedores individuais bem-sucedidos para inspirar você a criar o seu. Vem conferir!

Em busca de alavancar seu negócio com uma biografia impactante? Com modelos e dicas imperdíveis para se destacar nas redes sociais. Crie sua conta agora, é de graça!

O que é biografia para Instagram?

A biografia do Instagram é a parte do perfil localizada abaixo do seu nome ou do nome do seu negócio. Nela, é possível adicionar algumas informações importantes a respeito da sua marca ou sobre você.

Assim, na bio, você pode inserir uma descrição, contatos, URL do seu site ou de links importantes, além de hashtags e até emojis.

Por que investir em uma boa bio para Instagram?

Segundo os dados do próprio Instagram, em 2019, 90% das contas seguiam pelo menos uma empresa. Ou seja: negócios são notados na plataforma e, portanto, cada detalhe importa para tornar seu perfil mais organizado e atraente.

Por isso mesmo, a biografia para Instagram é importante, uma vez que é um espaço para descrever, de forma sucinta, quem é você/a sua empresa, o que faz, e listar as principais formas de contato. Ou seja, é a oportunidade que você tem de reter os usuários.

Vale dizer ainda que, além do campo de biografia em si, é relevante prestar atenção em outros elementos, como nome, nome de usuário e foto de perfil. Afinal, eles são apresentados todos juntos no topo do perfil. 

Como fazer biografia para Instagram?

Para localizar a sua bio e alterá-la, basta tocar em “Editar perfil”, no app. Ou, então, clicar na sua foto e seguir para “Configurações”, na versão web da plataforma. 

1. Nome de usuário

É o primeiro elemento da biografia para Instagram. O username é a palavra que vem junto com o seu arroba (@). Serve para fazer com que as pessoas achem a sua conta e, necessariamente, deve ser compreensível para a sua persona

Confira algumas dicas que vão te ajudar no nome de usuário:

  • Mantenha o nome de usuário o mais simples possível;
  • Se não quiser usar seu nome, opte por uma frase curta;
  • No caso de você não adotar um username intuitivo (como o seu nome), coloque-se no lugar da sua persona para saber se você entende — mesmo que esse trabalho já tenha sido feito no naming da marca. 

Vamos supor que você trabalha com cursos sobre investimentos e criou a sua conta com um nome de usuário que remete a um jargão financeiro, como ‘@oholderdesucesso’. 

Será que você estará incluindo pessoas iniciantes que não sabem o significado de ‘holder’? Além disso, algumas pessoas não sabem falar inglês.

A não ser que você deseje impactar apenas pessoas com o conhecimento moderado no assunto e que tenham familiaridade com a linguagem, pode ser válido repensar o username.  

2. Nome

O nome deve ser intuitivo o suficiente para fazer com que as pessoas encontrem nas buscas. Em geral, recomendamos três opções:

  • Seu nome;
  • Seu segmento;
  • O que você faz.

Por exemplo: você é dono de uma escola de enfermagem no município de Guarulhos, São Paulo. 

No caso de alguém da cidade digitar no campo de pesquisa ‘escola de enfermagem em Guarulhos’, você vai querer que o seu perfil apareça, não é mesmo? 

Por isso, ao lado do nome do seu empreendimento, especifique-o dessa forma estratégica.  

Além disso, você pode fazer esse direcionamento no caso de trabalhar com especialidades. Exemplo: ‘advogado de startups’, um ramo particular da advocacia.

Agora, se você estiver fazendo seu marketing como um especialista, pode ir pelo básico e usar o próprio nome, ou o nome + segmento.

Este é o caso de Érico Rocha, por exemplo, que utiliza “Érico Rocha Marketing Digital” como nome de perfil.

Por isso, lembre sempre que você pode incluir palavras-chave que vão ajudar no seu perfil.

3. Foto do perfil 

A sua foto de perfil precisa ser bonita, ter qualidade e refletir a identidade da sua marca. Afinal de contas, é o cartão de visitas da sua loja e um recurso visual importante da biografia para Instagram. 

Se você for um perfil de especialista, pode usar uma foto sua, no estilo retrato. Você deve estar bem identificável e, se possível, a foto deve ter algum elemento gráfico que remete para a identidade da sua marca.

O objetivo é fazer com que as pessoas associem o seu rosto com a identidade da empresa.

Se for um perfil empresarial, pode fazer uma foto do logo da sua empresa. 

Em ambos os casos, nossa recomendação é usar uma foto com alta resolução, mas tamanho reduzido, como 720×720. Caso contrário, a plataforma pode ter esforço para diminuir a foto, o que resulta em queda de qualidade. 

4. Biografia

A biografia é o texto de apresentação que está logo abaixo do seu nome. É um espaço de 160 caracteres que a maioria das pessoas lê. Portanto, use sabiamente, pois você só pode adicionar 150 caracteres à descrição. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

Você pode usar diferentes recursos, como hashtags, emojis e um link. Se você quiser colocar links para vários endereços, uma alternativa é criar um Linktree, já que o Instagram permite apontar para apenas um site. 

Como você verá nas próximas seções, existem vários tipos de modelo para escrever a bio. Mas, todas elas compartilham destes elementos:

O que você faz, ou a missão da sua empresa

Escrever em uma frase curta o que você faz é a maneira mais clara de atrair alguma pessoa que não te conhece. Tente ser sucinto e impactante com essa definição. Em alguns casos, os emojis podem ajudar a ilustrar o seu trabalho. 

Um diferencial

Na próxima linha da bio para Instagram, você pode escrever algo que só você tem, como um acontecimento específico ou algum resultado importante da carreira. 

Se quiser utilizar hashtags, priorize as originais, porque colocar hashtags genéricas pode levar alguma pessoa a deixar seu perfil e consumir os conteúdos dos concorrentes.

copy com chat gpt , herocreator

Localização (se aplicável)

Se você tem um estabelecimento físico ou só entrega produtos para uma região específica, esclareça na bio para evitar frustrações de futuros clientes.

Chamada para ação (CTA) + link de contato

Como alguém que gostou da sua bio pode saber mais sobre o seu serviço? Utilize chamadas de ação para conduzir visitantes até o seu site, WhatsApp ou página de vendas.

 

11 exemplos de biografias para Instagram

Agora que você já conhece as biografias para Instagram na teoria, que tal ver na prática como funcionam? 

Separamos dez modelos prontos para você se inspirar – não recomendamos copiar e colar diretamente.

Biografia para Instagram de mentor de marketing

print da biografia do instagram de paulo cuenca

Paulo Cuenca foi o profissional responsável pelos mais de 400 contratos fechados em 8 anos de canal no YouTube da chef Danielle Noce. Com uma frase curta e marcante, o empreendedor afirma que trabalha com marketing de conteúdo, apresenta um resultado e acrescenta um link com CTA no fim da biografia.

Biografia para produtor de conteúdo sobre escrita

biografia viver de blog

Henrique Carvalho escreve para seu blog há muitos anos e hoje ensina várias pessoas a fazerem o mesmo. 

Isso está exposto em sua biografia, que gera autoridade ao falar do número de alunos que já teve/tem. Ele conclui com uma frase de efeito e CTA direcionando para o link.

Biografia para Instagram de professor

print da biografia do instagram do professor nolsen

O Noslen é um dos melhores professores de português do Brasil e soube apresentar sinais disso com a sua bio, apresentando-se como palestrante TEDx e EduTuber.

Dentro dos exemplos de biografia para Instagram esse pode ser uma ótima inspiração.

Biografia para Instagram de profissional da saúde

print da biografia do instagram de sergio bertolucci

O Sérgio Bertoluci é treinador físico e inicia sua bio com esse ponto, de forma objetiva e segue para uma frase curta, mas criativa, “transformo pessoas comuns em Super-Humanos”, concluindo, também, com CTA e link. 

Biografia para Instagram de designer ou profissionais da criação

print da biografia do instagram de nina talks

A Nina fez sua autodescrição focada na sua profissão como UI/UX designer e acrescentou traços mais autênticos ao fazer referência ao universo geek do Star Wars (jedi).

Também incluiu o marco “5x Apple Scholarship Winner” para reforçar sua autoridade no assunto.

Finaliza linkando para o seu perfil pessoal e um site que reúne seus projetos principais.

Biografia para Instagram de loja de roupas

print da biografia do instagram da forum

A Forum inova ao acrescentar na bio seus anos de experiência no mercado de vestuário. A maioria das lojas desse segmento apenas citam promoções ou afirmam que se tratam de perfil oficial.

Biografia para Instagram de serviço digital

print da biografia do instagram da herospark

Por último, para fazer a nossa bio, começamos declarando que somos uma solução digital com ferramentas próprias para quem produz conteúdo.

Nossa CTA é direta e conduzimos os visitantes do perfil para um site com nossos principais links. 

Biografia para Instagram de escola online

print da biografia do instagram da escola conquer

A bio da Escola Conquer é simples e direta: se apresenta como uma escola de Negócios da Nova Economia e utiliza um emoji para chamar a atenção para o link de um dos cursos.

Como trata-se de uma oferta autoexplicativa – “Curso de Produtividade e Gestão de Tempo liberado gratuitamente”, o link é direto, sem CTA. 

Biografia para Instagram de banco

print da biografia do instagram do banco inter

O Inter especifica sua área de atuação no nome de usuário, para evitar confusões, e lista os seus principais serviços na bio. Além disso, complementa com o seu principal valor: oferecer tudo o que o correntista precisa. 

Reforça ainda a autoridade e dá uma prova social, ao listar a quantidade de clientes. Por fim, complementa com uma CTA apontando (literalmente) para uma página de links.

Biografia para Instagram de app de entregas

print da biografia do instagram do app daki

A Daki utiliza duas frases simples curtas que sintetizam sua função – entregar com agilidade e oferecer produtos a preço de mercado. Finaliza com uma CTA convidando para usar o aplicativo. Os emojis servem como quebra de linha e dividem melhor o início e o fim de cada frase. 

 

Biografia para Instagram no nicho de nutrição

print da biografia do instagram da nutricionista fernanda imamura

A nutricionista Fernanda também escolheu os emojis como quebra de linha para dividir o início e o fim de cada frase, além de separar sua descrição de acordo com a sua área de atuação e preferências.

Ela se apresenta como uma profissional focada em nutrição humanizada, reforçando o seu posicionamento. Finaliza com uma CTA convidando para marcar uma consulta.

Essas ideias de bio para Instagram podem ser adaptáveis para qualquer situação. É só você usar e abusar da criatividade!

59 ideias de bio: frases prontas para Instagram

Se você ainda estiver em dúvidas sobre como fazer a sua bio, pode utilizar esta estrutura:

  1. Uma frase curta que represente a sua promessa/proposta de valor;
  2. Uma frase curta do tipo “ajudo você | transformo você | auxilio você”;
  3. Prova social (por exemplo, quantidade de alunos atendidos);
  4. CTA + link.

Agora, vamos te apresentar alguns modelos de frases prontas que você pode usar em alguns segmentos de mercado.

O ideal é você complementar com proposta de valor/transformação que o seu negócio proporciona sempre que possível. 

Mas, caso se encaixe com a sua atuação, pode copiar e colar!

Bio para Instagram de marketing digital

  1. Acredito em ajudar as pessoas a venderem mais com marketing digital.
  2. Ajudo empreendedores a se conectarem com seus públicos.
  3. Criador do método X para vender mais e melhor. 
  4. Colocando os clientes em primeiro lugar desde [ano de criação]
  5. Ensinando empresas a falarem a linguagem dos seus públicos desde… [data]

Bio para Instagram de e-commerce

  1. Ofertas especiais todos os dias da semana.
  2. Entregamos em todo o país. Compre diretamente pelo site 
  3. Frete grátis em compras acima de R$200,00! Compre agora:
  4. As melhores marcas de [seu segmento] em um só lugar. 
  5. O melhor lugar para [produto do seu segmento] é aqui!

Bio para Instagram de especialistas/professores

  1. Especialista em [inclua aqui a sua principal especialista] desde [ano de formação]
  2. Desvendando os segredos de [segmento] todos os dias!
  3. +10000 alunos satisfeitos [insira a quantidade]
  4. Ensino [profissionais do segmento] a faturarem até R$4000 por mês.
  5. Já conferiu meu novo curso? Acesse [NOME DO CURSO] hoje mesmo! 

Bio para Instagram de empresas de app

  1. Desenvolvemos soluções simples e ágeis em [segmento]. 
  2. A sua melhor escolha para elaborar relatórios completos, sem esforço. 
  3. Transformando a vida de jogadores ao redor do mundo. 
  4. Solução em [segmento] presente em mais de 10 países.
  5. +500 mil downloads! Baixe agora e divirta-se! 

Bio para Instagram de escolas de idiomas online

  1. Aprenda [idioma] sem sair de casa!
  2. Alcance a fluência que você tanto procurava.
  3. Domine os idiomas mais falados do mundo sem esforço.
  4. A experiência internacional que você sempre sonhou.
  5. Professores capacitados + estrutura completa para aprender [idioma]

Bio para Instagram de empreendedores digitais

  1. Diretor e sócio-fundador da @[marque a sua empresa].
  2. + 1000 clientes e 1M de faturamento. [atualize para os seus dados]
  3. Pai, advogado e empreendedor digital. [atualize para as suas características]
  4. Falo sobre economia, investimentos e mercado. [atualize para os seus temas]
  5. Pai, ciclista e, no tempo livre, gestor de tráfego. [atualize para seus hobbies + segmento].

Bio para Instagram de loja de moda

  1. Moda confortável para o seu estilo. 
  2. A marca de roupa que combina com você.
  3. O melhor lugar para quem quer andar na moda.
  4. Peças que combinam com seu bolso.
  5. Vista estilo com @[marque o nome da empresa]

Bio para Instagram de influencers

  1. Aqui você descobre tudo sobre [cita com o que você trabalha]
  2. Transformei meus sonhos em minha visão e minha visão em minha realidade.
  3. Mostro meu dia a dia e falo sobre minha história.
  4. Te ajudo a [inserir em que pode ajudar]
  5. Tudo que você precisa saber para [inserir informação]

Bio para Instagram com frases de personalidades

  1. Para ser insubstituível, você precisa ser diferente – Coco Chanel
  2. A imaginação é mais importante do que o conhecimento – Albert Einstein
  3. Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento – Eleanor Roosevelt
  4. Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. – Steve Jobs
  5. Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho. – Cazuza

Bio para Instagram pessoal

  1. Não tem um ponto de vista, não sabe para onde está indo.
  2. Ideologia, quero uma pra viver.
  3. Somos livres como girassóis de Van Gogh.
  4. Sou uma mistura de músicas, livros e Stranger Things.
  5. Sonhando mais do que minha imaginação pode suportar.
  6. Feliz por compartilhar meus momentos com você.
  7. Continuo na missão, continuo por você e por mim.
  8. Longe de toda negatividade. A onda boa se propaga no ar
  9. Fã da marvel e gente boa, me siga.

[BÔNUS] Chamadas de ação de biografia para Instagram

  1. Meus links 
  2. Conheça mais;
  3. Faça seu orçamento;
  4. Faça parte da nossa comunidade;
  5. NOME DO CURSO! 

Neste artigo, você percebeu que existem excelentes ideias de biografia para Instagram que você pode usar. Qual estilo de bio você gostou mais? 

Use essas ideias de bio para instagram para se inspirar, mas lembre-se de sempre dar o seu toque especial! Afinal, seu Instagram deve refletir a sua personalidade e a identidade da sua empresa.

Ter um perfil bonito na rede social certamente soma muitos pontos, mas o importante é que isso faz parte de oferecer uma boa experiência a quem confiar no seu trabalho.

Ou seja: além disso, toda a sua comunicação deve manter a mesma organização, desde o feed até as páginas de vendas.

Por isso, fazemos o convite para que você conheça a HeroSpark. Somos uma plataforma completa para a criação e lançamento de produtos digitais de forma simples e descomplicada.

Temos recursos gratuitos para criação de landing page e para hospedagem de produtos. Comece gratuitamente agora mesmo

Banner_blog_herospark
10 comments
    1. Olá!
      Já tentou usar as frases prontas que deixamos ao longo do texto, adaptando para o seu segmento? 🙂
      Se ainda tiver alguma dúvida, podemos ajudar. Abraços!

    1. Oi, Gabriel!

      Você pode usar esse modelo pronto:

      Pessoa com Deficiência, advogado e empreendedor digital. [atualizando para as suas características]

      Complemente com uma frase sobre quais conteúdos você vai postar e terá uma boa bio!

      Abraços

    1. Oi, Saulo!
      Você pode se inspirar na bio do Sergio Bertoluci, que indicamos aqui.

      Ficaria algo parecido com isso:

      Pai, professor e personal trainer [troque o “pai”por uma característica marcante sua, ou curiosidade]
      Alcance o corpo dos seus sonhos e viva com mais saúde.
      👇 Treine comigo:
      [insira o link para falar com você pelo WhatsApp na parte de link do perfil].

      Abraços!

  1. Adorei o artigo, principalmente porque trás exemplos práticos. Como professora adoro exemplificar tudo rsrsr.
    Gostei demais desta sugestão: Pai, advogado e empreendedor digital. [atualize para as suas características]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *