empreender com a herospark

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes no mercado. Dessa forma, fica mais fácil criar e administrar o seu negócio. Diante disso, que tal saber o que é Análise SWOT?

 

Essa ferramenta é muito útil para você fazer o planejamento estratégico da sua empresa. Já que ela ajuda a coletar dados para elaborar o diagnóstico tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo da organização.

 

Isso facilita o processo de identificação das forças e das oportunidades que podem alavancar o seu crescimento. Assim como das fraquezas e das ameaças que podem atrapalhar o desenvolvimento organizacional.

 

Pensando na importância desse tema para o empreendedorismo digital. Neste texto separamos as principais informações sobre ele para que você consiga compreender o papel dessa ferramenta na gestão da sua empresa.

 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o que é Análise SWOT e por que utilizar ela no seu negócio digital? Então, continue a leitura deste texto e confira todas as informações que reunimos para você. Vamos lá!

 

O que é Análise SWOT?

 

Também conhecida como matriz SWOT ou matriz FOFA, ela é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas. Isso porque ela fornece informações através das quais é possível compreender se a empresa tem ou não vantagens competitivas diante do mercado digital.

 

É possível compreender, ainda, se o negócio vivencia um cenário positivo e favorável ou negativo e desfavorável de acordo com as características do ambiente externo.

 

Vale destacar que essa ferramenta pode ser usada para analisar uma empresa, um projeto ou um produto ou serviço. Ademais, também existe a aplicação dela na vida pessoal, ou seja, no planejamento de carreira. Isso porque ela é muito versátil e fácil de usar.

 

Mas, afinal, como aplicar a Análise SWOT no meu negócio digital? Para isso, você precisa de um papel, uma planilha ou um documento. Em seguida, deve montar uma matriz 2×2 e em cada quadrante deve escrever: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Veja como fica na imagem abaixo:

 

Modelo de análise swot

Veja como fica a estrutura da análise swot

 

O próximo passo é preenchê-los com as informações pertinentes ao seu negócio digital. Lembre-se de que esse é um momento de muita reflexão para que os dados preenchidos estejam de acordo com a realidade. Caso contrário, essa análise não terá validade.

 

Feito isso, é necessário fazer uma correlação entre os elementos da matriz. Ou seja, identificar quais são as forças que podem potencializar as oportunidades ou, ainda, quais são as ameaças que podem ser transformadas em oportunidades e, assim por diante.

 

Após esse processo de análise, chegou o momento de elaborar os planos de ação para alavancar as forças, corrigir as fraquezas, aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças. Por isso, essa ferramenta é essencial no momento de elaborar o planejamento estratégico de um negócio digital.

 

Quais são os elementos da Análise SWOT?

 

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão composta por quatro quadrantes ou elementos: as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades. Cada um deles tem suas características, que, por sua vez, podem impactar a empresa de maneiras diferentes.

 

Por isso, é essencial que você conheça cada um desses elementos. Dessa forma, fica mais fácil compreender o que eles representam para a organização. Assim, o processo de análise do ambiente interno e externo da empresa pode ser considerado mais assertivo.

 

Quer saber o que significa cada elemento da Análise SWOT? Então, não perca tempo! Acompanhe o texto a seguir e saiba mais!

 

Forças

 

As forças ou strengths são as características positivas de uma empresa, ou seja, são as suas vantagens competitivas. Elas fazem parte do ambiente interno, por isso são variáveis que podem ser controladas facilmente.

 

Neste caso, podemos citar como exemplo a capacitação das equipes de trabalho, a qualidade no atendimento, os processos produtivos bem estruturados, qualidade dos produtos ou serviços, entre outros.

 

É importante que a empresa fique atenta às suas forças. Dessa forma, é possível maximizá-las para que elas sejam percebidas pelos clientes e pela concorrência. Ademais, elas ajudam a fortalecer a estrutura organizacional e, consequentemente, fica mais fácil conquistar os objetivos estratégicos.

 

Fraquezas

 

Já as fraquezas ou weaknesses, também fazem parte do ambiente interno. Dessa forma, elas podem ser controladas pela empresa. Além disso, as fraquezas representam as variáveis negativas em comparação com a concorrência.

 

Diante disso, podemos destacar como exemplo a falta de capacitação, os problemas no processo de entrega, a falta de funcionários, o excesso de burocracia, entre outros. Vale mencionar que a empresa precisa ficar atenta às essas características, pois elas não podem ser negligenciadas.

 

Se isso acontecer, a organização pode sofrer consequências muito graves, como a perda de clientes, a criação de uma imagem negativa perante o mercado ou, até mesmo, em casos mais extremos pode induzir a empresa à falência.

 

Oportunidades

 

As oportunidades ou opportunities são elementos externos à empresa, ou seja, não podem ser controlados. Nesse caso, temos os acontecimentos que favorecem o desenvolvimento e o crescimento da organização, ou seja, que representam um cenário positivo.

 

Lembre-se de que uma ameaça pode se tornar uma oportunidade, desde que a empresa tenha uma boa visão sistêmica. Por exemplo, a pandemia da COVID-19 que teve início em 2019 foi ruim para muitas empresas.

 

Mas para os negócios digitais, em especial aqueles que produzem e vendem cursos online, esse acontecimento alavancou as suas vendas. Já que as pessoas permaneceram mais tempo em casa e precisavam de alguma coisa para fazer.

 

Então, podemos concluir que essas organizações transformaram uma ameaça do ambiente externo em uma oportunidade lucrativa. Ademais, também existem oportunidades puras que a empresa pode aproveitar, como o surgimento de um mercado novo, o lançamento de uma nova tecnologia, o aumento de incentivos fiscais, entre outros.

 

Ameaças

 

Por fim, temos as ameaças ou threats, que, por sua vez, são variáveis externas à empresa. Diante disso, fica mais difícil controlá-las. Nesse caso, estamos falando de problemas climáticos, crises econômicas, políticas governamentais, pandemias, mudanças no comportamento do consumidor, redução de incentivos fiscais, entre outros.

 

Como essas são situações que fogem ao controle da empresa acabam criando um cenário desfavorável. Diante disso, é necessário que você faça um plano de contingência para conseguir sobreviver a esses acontecimentos. Dessa forma, é possível reduzir os prejuízos e minimizar as consequências ruins.

 

Realizar a análise da concorrência também pode ser útil na construção da análise swot:

 

 

Por que utilizar essa ferramenta no negócio digital?

 

A análise swot ajuda a construir um planejamento estratégico mais assertivo. Isso porque você consegue identificar quais são as forças que precisam ser alavancadas e as fraquezas que devem ser corrigidas.

 

Assim como as oportunidades que precisam ser aproveitadas e as ameaças que devem ser reduzidas ou transformadas em oportunidades. Com essas informações em mãos, você consegue desenvolver um planejamento mais realista.

 

Diante disso, suas decisões serão baseadas em dados reais. Isso facilita muito o processo decisório e, consequentemente, aumenta as chances do seu negócio digital prosperar nesse mercado cada vez mais competitivo.

 

Portanto, a Análise SWOT ajuda você a tomar decisões mais assertivas, a construir um planejamento estratégico eficiente e a garantir a longevidade da sua empresa. Então, essa ferramenta é essencial para a gestão do seu negócio digital.

 

Agora que você já sabe o que é Análise SWOT e por que utilizá-la no seu negócio digital fica mais fácil identificar as forças e as fraquezas do ambiente interno, bem como as ameaças e as oportunidades do ambiente externo.

 

Dessa forma, você consegue fazer um ótimo planejamento estratégico do seu negócio e, consequentemente, aumenta as suas chances de conquistar os resultados esperados. Diante disso, se você está pensando em estruturar a sua empresa, que tal conhecer o SparkStart?

O nosso programa de aceleração gratuito pode te ajudar nesse processo, bem como na construção do seu produto digital para atender as demandas do seu público-alvo. Por isso, não perca tempo! Conheça o nosso produto agora mesmo e aproveite!

vender cursos online herospark

2 Comentários

  1. Cursos Online disse:

    Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    1. Larissa Oliveira disse:

      Oi, Fernanda! Esperamos ter ajudado no seu negócio 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *