Como fazer um mapa mental – Ferramentas gratuitas

como fazer um mapa mental
como fazer um mapa mental
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Não é todo empreendedor digital que sabe como fazer um mapa mental e planejar melhor as suas atividades. 

Você já quis criar um mapa mental, mas não soube como? Essa dificuldade é muito comum para quem nunca criou um, pois o processo envolve o uso de símbolos intuitivos, cores com significados e frases de efeito que cumprem papéis individuais no documento. 

Neste artigo, você vai aprender de uma vez por todas a criar o seu mapa mental. Vem conferir!  

Se você precisa de ajuda para organizar seu negócio digital, como e-mails, landing pages e transmissões ao vivo, crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark! 

Primeiro, o que é mapa mental?

Um mapa mental é a representação de um fluxo de pensamentos que vão se ramificando em torno de uma ideia central.

Elementos como desenhos, imagens, curvas e cores são opcionais, embora ajudem a ter um mapa mental que realmente faça a diferença. 

Apesar do conceito ter sido popularizado na década de 1970, acredita-se que o primeiro uso do mapa mental se deu no Império Romano, quando o filósofo Porfírio criou um mapa dos conceitos complexos de Aristóteles. 

A inclusão dos desenhos e rabiscos começou quando a técnica foi utilizada por Leonardo da Vinci, Michelangelo, entre outras personalidades históricas. 

Quais os benefícios desses mapas, afinal?

De acordo com algumas pesquisas, desde 2005, foi concluído que o uso do mapa mental auxilia na retenção de ideias e aprendizado em geral.

Em consequência disso, tem-se um aumento da produtividade, da absorção de novas ideias e da eficácia no preparo de várias tarefas, tais como:

 

4 passos para organizar o seu negócio com um mapa mental

Defina a sua ideia central

O que você quer aprender ou organizar? Resuma em uma palavra ou ideia. Caso faça usando papel, vire na horizontal e escreva esse conceito no centro da folha.

Por exemplo: vamos supor que você precisa organizar as finanças da sua empresa. Organização financeira será o seu conceito principal.

Distribua as ideias relacionadas

Agora você vai pensar em tópicos relacionados à ideia central e distribuí-los ao redor dela.

Por isso, deixe-os bem espaçados e preencha-os com outras ideias mais específicas. 

Elabore seus tópicos como ramificações do seu mapa mental. Veja como eles poderiam ser no nosso exemplo de finanças de uma empresa:

  • controle de caixa;
  • controle de contas a pagar e a receber;
  • planejamento financeiro;
  • contabilidade;
  • planejamento tributário;
  • investimentos. 

No caso de controle de caixa, mais ramificações podem ser feitas em relação às receitas e despesas, quais atividades geram mais lucro etc.

Já no planejamento financeiro, crie subtópicos quanto à situação atual, objetivos, planejamentos e assim por diante. 

Explore tudo o que você precisa em cada um dos subtópicos. Isso garante que você não vai deixar nada de fora e ‘libera espaço’ no seu cérebro, delegando essa tarefa de organização ao mapa mental, não à sua memória, neste primeiro momento.

Utilize figuras e/ou desenhos

Para deixar seu mapa mais atrativo, trabalhe figuras ou desenhos além de textos.

Para isso, acrescente símbolos de subtração nos elementos de ‘contas a pagar’ e insira as fórmulas para os cálculos dos indicadores das demonstrações financeiras, por exemplo. 

Conecte os conceitos

Com linhas ou curvas, conecte as ideias relacionadas para que o fluxo siga uma lógica.

Se conseguir conectar apenas os tópicos à ideia central, não tem problema. Mas tente conectar os elementos ao máximo.

Assim, você consulta o mapa depois e entende a mensagem geral registrada.

Com o seu mapa finalizado, você pode aproveitá-lo para apresentar para a sua equipe durante reuniões.

Ou então, no nosso exemplo de finanças empresariais, utilizá-lo para guiar a elaboração das planilhas financeiras do seu negócio digital

Mapa mental no Word ou nos apps: principais diferenças

Não existe regra quanto ao recurso que você vai escolher para criar o seu mapa mental.

copy com chat gpt , herocreator

Enquanto muitos o elaboram em uma folha de papel normal, outros preferem testar softwares e apps. Vamos ver algumas diferenças:

 

Word

Mapa mental no Word

O programa oferece recursos suficientes para a criação do mapa mental. Inclusive com armazenamento em nuvem, graças ao Google Docs e ao Office online. 

Na barra de ferramentas superior, você encontra vários ícones e formas. No entanto, devido aos parágrafos do documento, é possível haver dificuldades para distribuir as ramificações ao longo da folha.

 

MindMeister

Mapa mental no MindMeister

 

É uma das maiores referências do mercado de apps de mapas mentais. Para utilizá-lo gratuitamente, basta se cadastrar com um e-mail ou com redes sociais e ir inserindo os tópicos. 

O MindMeister também está disponível para o celular e a versão paga dá desconto para quem é estudante. 

 

Mind Manager

modelo de mapa mental na plataforma mind manager

O Mind Manager tem grande valor devido à possibilidade de desenhar conexões, conectando diversas ideias e ainda inserindo links e arquivo que se relacionam com o tema.

Dentro da ferramenta, você consegue ver vários dos tópicos que definir, como por exemplo: 

  • entregas;
  • datas de entrega;
  • prioridades;
  • metas;
  • recursos;
  • sequência de passos.

Embora a ferramenta seja paga, você pode fazer uma avaliação gratuita por 30 dias para testar todas as suas funcionalidades.

XMind

modelo de mapa mental criado no x mind

O XMind é uma ferramenta criada para gerar ideias e desenvolver a criatividade, disponível tanto para computador quanto para celular.

Desse jeito, ela permite que você crie seus mapas mentais diretamente no aplicativo.

O maior objetivo da XMind é o de proporcionar uma navegação bem mais simples e intuitiva, permitindo que você crie mapas mentais cada vez melhores, com foco na sua produtividade.

Você também pode usar estruturas diferentes na construção do mapa mental.

Além de mapas mentais, a ferramenta suporta diagramas espinha de peixe, diagramas de árvore, organogramas, planilha e muito mais! E ela pode ser encontrada em três versões: XMind Pro, XMind – Zen e XMind para IOS.

Canva

Mapa Mental no Canva

 

O site e app querido entre os produtores de conteúdo também é útil para a elaboração dos mapas mentais. Diferente do Word, a folha do Canva é completamente livre para a inserção dos textos e imagens — os quais são facilmente acessíveis no seu banco de arquivos. 

 

Endeavor

Mapa mental da Endeavor para empreendedores

Para quem se identificou com a ideia de mapa mental para setores empresariais, a Endeavor também conta com uma ferramenta própria para quem tem o seu próprio empreendimento. Ele segue a estrutura de tópico central com ramificações conectadas.

Lucidspark

Lucidspark é uma ferramenta online de quadro branco perfeita para fazer brainstorming, criar mapas mentais e mapas conceituais, entre outras formas de organizar suas ideias.

O destaque do Lucidspark está no trabalho em equipe. Seu mapa mental pode ser acessado e editado por sua equipe inteira em tempo real. Você pode usar notas adesivas, desenho à mão livre e formas geométricas.

A ferramenta ainda conta com um bate-papo integrado, funções de comentários, temporizador e votação, tornando-a muito mais versátil que um simples criador de mapas mentais.

A facilidade de uso junto com uma tela de desenho infinita garantem que você nunca ficará sem espaço para anotar suas ideias.

Agora que você já sabe como criar um mapa mental para se organizar, é só colocar os elementos necessários para um negócio no papel (ou em um app) para aumentar sua produtividade e planejamento no trabalho. Não deixe para depois! 

Se você precisa de ajuda para organizar boa parte do seu negócio digital, como e-mails, landing pages e transmissões ao vivo, experimente gratuitamente a HeroSpark

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *