O que é CRO (Otimização de Conversão)

o que é CRO
o que é CRO
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

É possível que você esteja conseguindo algumas visitas em seu site, mas pouca — ou nenhuma — conversão. Não sabe qual é o motivo disso? Existem muitos fatores que podem influenciar. Por isso, saber o que é CRO e como utilizá-lo é primordial em negócios digitais.

 

CRO, do inglês, significa “Otimização da Taxa de Conversão”. A estratégia consiste em observar o tráfego das páginas e entender os motivos pelos quais os usuários não seguem os CTA’s indicados, como assinar a newsletter.

 

Entendeu a importância desta estratégia? Então, aprenda mais sobre o assunto a seguir.

 

O que é CRO?

 

CRO é a sigla para “Conversion Rate Optimization”, que, em português, quer dizer “Otimização da Taxa de Conversão”. Assim, a intenção da estratégia é realizar testes para identificar maneiras eficazes de alcançar as melhores taxas de conversão.

 

Vale ressaltar que o CRO não necessariamente quer atrair ainda mais visitantes. O objetivo é apenas atrair visitas e leads qualificados. Para isso, conta com práticas e ferramentas que podem ser infalíveis, se utilizadas corretamente pelo gestor do negócio digital.

 

A conversão não quer dizer “finalizar uma venda”; engloba muitas outras ações, como:

 

  • Deixar o contato;
  • Iniciar o teste de um serviço;
  • Seguir nas redes sociais;
  • Clicar em um botão de CTA.

Isso tudo vai trazer inúmeros benefícios, uma vez que o empreendedor vai conhecer a sua audiência. Então, vai haver a redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes), a otimização das páginas e a análise da jornada de compra.

 

Melhores práticas de CRO

 

Remarketing

O remarketing tem como objetivo manter a marca presente para que o visitante da página. Assim, o usuário não esquece daquela empresa e passa a prestar mais atenção nos benefícios oferecidos. Com isso, sente que realmente necessita daquela solução.

 

A estratégia consiste em lançar anúncios segmentados para os leads, de acordo com os diferentes estágios da jornada de compra. Isso aumenta as possibilidades de conversão, pois a empresa consegue investir em um público segmentado e que já está interessado, de alguma forma, em finalizar a compra. 

 

Otimização de conteúdo

Uma pesquisa divulgada pela Rock Content, no ano de 2019, revelou que negócios que utilizam o marketing de conteúdo tem até 1,3 vez mais visitas e 1,4 vez mais leads. Então, é certo que a produção de conteúdo é importante para aumentar o tráfego do site.

 

No entanto, para aumentar as conversões, é preciso realizar a otimização do conteúdo. Isso porque existem conteúdos que são mais acessados e que podem ser melhorados com, por exemplo, uma CTA adequada.

 

Testes A/B

Os testes A/B visam comparar diferentes estratégias para entender qual gera a maior conversão ou, até mesmo, outras métricas importantes para o empreendimento. Esses testes modificam apenas uma variável, para que não haja dúvidas de qual foi o motivo do resultado.

Alguns fatores que podem ser modificados em uma landing page são:

 

  • Cor do botão de CTA;
  • Localização do botão de CTA;
  • URL;
  • Elementos visuais.

Mas, lembre-se: não modifique tudo de uma vez só. Assim, vai ser mais fácil definir o que converte melhor para as próximas landing pages.

copy com chat gpt , herocreator

 

Melhorar a experiência do usuário

A experiência do usuário, nesse caso, diz respeito às percepções obtidas pelo visitante de um site. Um estudo com 1500 usuários revelou que 88% dos consumidores online têm menos probabilidade de retornar a um site depois de ter uma experiência ruim.

 

Por outro lado, se o site consegue oferecer uma boa usabilidade, a tendência é que o indivíduo continue navegando. Uma forma de oferecer esse diferencial são os chatbots. Esses atendentes virtuais tiram dúvidas do usuário rapidamente, o que faz toda a diferença na decisão final do potencial cliente.

 

Ferramentas de CRO

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta básica e que deve estar presente em qualquer estratégia de CRO. Ele monitora o tráfego do site e permite entender qual é o comportamento dos visitantes, por exemplo:

 

  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de permanência do usuário no site;
  • Número médio de páginas visitadas;
  • Dispositivos que são mais usados.

 

Google PageSpeed Insights

A velocidade da página é um fator ignorado por muitas pessoas quando falamos sobre o que é CRO. Mas esse é, inclusive, um fator analisado pelo Google para ranquear as páginas no SERP.

 

E o Google PageSpeed avalia justamente a velocidade do site e o que pode estar afetando o seu desempenho. Então, mostra:

 

  • O tempo médio de carregamento da página;
  • A pontuação de desempenho em mobile e em desktop;
  • Sugestões de melhorias;
  • Pontos positivos que existem.

 

Kissmetrics

O Kissmetrics permite saber o que mais interessa aos usuários do seu site. A ferramenta faz uma análise comportamental, por meio da qual é possível otimizar os pontos de interesse do público. As principais funcionalidades do programa são:

 

  • Relatórios de testes A/B;
  • Segmentação de dados;
  • Disparo de e-mails com base no interesse;
  • Análise de tráfego.

 

Unbounce

O Unbounce é voltado para testes A/B em landing pages. Vale ressaltar que essa plataforma não é indicada para testes multivariáveis. A ferramenta tem uma boa usabilidade e é bastante eficaz para as estratégias de CRO.

Entre as suas funcionalidades estão:

 

  • Criação de landing pages;
  • Testes que ajudam a melhorar a conversão;
  • Estatísticas dos visitantes.

Hello Bar

A Hello Bar é uma ótima plataforma de geração de leads. É grátis e fácil de usar. Permite criar diferentes pop-ups, os quais tanto podem ficar fixos na página como surgirem de acordo com alguma ação do visitante.

 

Certamente, é possível melhorar o CRO, pois o pop-up pode, por exemplo, solicitar o e-mail do visitante. Se preencher, significa que é um lead qualificado e que tem interesse em receber mais conteúdos da marca.

 

Saber o que é CRO e colocá-lo em prática é sinônimo de otimizar as páginas de conversão. Consequentemente, a empresa vai obter melhores resultados e aumentar o número de vendas proveniente das CTA’s.

 

Para iniciar a montar a sua estratégia de marketing, confira o SparkFunnels. A ferramenta é primordial para criar funis de vendas com alta conversão. E confira também este vídeo sobre geração de leads: 

 

 

Banner_blog_herospark
2 comments
    1. Que ótimo, é gratificante lermos comentários como o seu! ❤
      Sempre que você precisar de dicas sobre marketing digital, empreendedorismo e infoprodutos, sinta-se bem-vinda aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *