Se você ganha dinheiro na internet, provavelmente já ouviu falar do estrategista digital. Afinal, esse profissional gere todas as estratégias do marketing online, o que vai além das habilidades e funções operacionais comuns desse meio. 

Portanto, ele é uma peça-chave dentro de qualquer projeto de marketing digital. 

Isso significa que contratar um estrategista digital ou se tornar um, podem ser dois possíveis e importantes caminhos para quem quer empreender digitalmente

Sendo assim, preparamos este conteúdo para explicar mais sobre essa estratégica e importante profissão. Leia mais!

 

O que faz um estrategista digital?

O estrategista digital é o responsável por guiar toda produção de conteúdo, desde o planejamento até a gestão. É o profissional que atua para definir quais temas, formatos e direcionamentos devem ser abordados para a alcançar os objetivos do projeto.

Ele é normalmente formado em Marketing, Jornalismo, Relações Públicas ou Comunicação, tem uma visão macro dos negócios e procura antecipar as tendências do mercado para que o empreendedor digital se prepare no melhor timing e se beneficie.

Sua principal atividade é mapear conteúdos a partir de muita pesquisa, para entender as dores da persona e estruturar o que for mais relevante para cada etapa da jornada do cliente. 

Além disso, esse profissional também desempenha as seguintes atividades:

  • Trabalha diretamente com clientes para definir metas de negócios e métricas de sucesso;
  • Mapeia os recursos necessários para a efetivação dos negócios;
  • Domina e define objetivos de gerenciamento, ROI (Retorno sobre Investimento) e outros;
  • Soluciona problemas de forma criativa e formula recomendações para evitá-los; 
  • Compreende o que se deve priorizar no contexto do mercado digital;
  • Investiga as campanhas dos concorrentes e pratica as melhores práticas de benchmarking;
  • Planeja a estratégia de geração de leads e vendas.

Como você pôde ver, todas as atribuições têm esse aspecto estratégico, que é essencial para qualquer negócio que pretende se manter ativo a longo prazo. 

Apesar de alguns estrategistas serem mais focados em pessoas e outros em dados, ambos se orientam com foco no planejamento e aconselhamento de campanhas de marketing.

Além disso, o estrategista também deve dominar algumas práticas de SEO (Search of Engine Optimization), analisando o tráfego e as oportunidades e gerenciando o Inbound Marketing, e de branding, implementando frameworks para agregar valor à marca, por exemplo.

 

Como se tornar um estrategista digital?

Para começar, é importante entender que o trabalho do estrategista digital é, essencialmente, pesquisar. Este profissional precisa estar atento às novidades de diferentes mercados se quiser atuar em variados nichos

Com isso em mente, alguns aspectos importantes para que você consiga dar os primeiros passos como freelancer, como SEO e Inbound marketing, organização e comunicação.

 

SEO e Inbound Marketing

O estrategista digital precisa ter conhecimentos em SEO e Inbound Marketing para mapear informações pertinentes à estratégia, como palavras-chave, variações, intenção de busca e outros aspectos importantes para o ranqueamento. 

Isso é fundamental para que a estratégia faça sentido e gere os resultados esperados pelo cliente.

 

Organização

A organização  é um outro aspecto muito importante para quem deseja se tornar um estrategista digital freelancer. 

Nesse sentido, se você vier a trabalhar em um projeto para uma marca de arquitetura e outra de esportes radicais, por exemplo, a organização será fundamental para que você não se perca entre conteúdos de pesquisa e documentos e nem prejudique o mapeamento de conteúdos para o projeto.

 

Comunicação

Ao mesmo tempo em que a organização é importante, a boa comunicação caminha lado a lado como característica necessária para um estrategista digital. 

Assim, se manter os seus processos e conteúdos em ordem é importante, saber se comunicar com os diferentes públicos, também o é. Isso quer dizer que é preciso “virar a chave” ao conversar com personas de projetos distintos.

Para quem está dando seus primeiros passos, esse é um ponto de atenção para conseguir captar clientes e mostrar profissionalismo, independentemente da sua experiência na área.

 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

Plataformas para freelancers

Já existem plataformas como 99freelas e Workana que ajudam a conectar pessoas que oferecem e buscam os mais variados serviços, inclusive de estrategista digital! 

Portanto, aproveite o momento para se inscrever nelas e, assim, conquistar boas oportunidades profissionais!

 

Quando contratar um estrategista digital?

A rigor, todos que têm um negócio digital precisam de um estrategista. Afinal, gerenciar sua página, loja virtual ou infoproduto sem estratégia é como passear em uma cidade desconhecida sem um mapa, sem um direcionamento. 

Em suma, quando estiver com problemas para se destacar em meio à concorrência, ou compreender e se conectar com seu público-alvo, o apoio de um estrategista digital pode ajudar.

Conheça em detalhes os principais indícios de que você precisa de um estrategista digital!

 

Sua audiência ainda não está bem definida para você

Sabe aquele amigo que ajuda seus colegas mais tímidos a se aproximarem de alguém? É a mesma lógica: o estrategista apresenta o mercado ao empreendedor, como perfis de clientes e de comportamento, concorrentes, objeções, entre outros.

Assim, não é necessário quebrar a cabeça buscando tudo isso, pois o estrategista faz essa pesquisa aprofundada e a apresenta para você.

 

Você tem concorrentes de peso

Se você poupa dinheiro com marketing acreditando que pode ‘se direcionar’ por conta própria, saiba que os seus concorrentes talvez não façam isso. Muito pelo contrário, eles jogam com todas as peças. 

Assim, considerando que deixar essa lacuna vazia é ceder esse espaço para eles se diferenciarem de você, torna-se essencial contratar um estrategista digital que te ajude a se destacar no mercado. 

 

Seu negócio não tem uma proposta de valor

A proposta de valor é o que leva o cliente a ter uma percepção clara e transparente de como um negócio pode ser relevante para ele. 

Normalmente, ela é descrita na seção institucional do site da marca e não é fácil elaborá-la, porque tem de se levar em contas as diferentes personas que as maiorias dos empreendimentos têm. 

Nesse sentido, saiba que esse elemento bastante competitivo também é alvo do estrategista digital, o que pode te ajudar consideravelmente em seu negócio. 

No vídeo abaixo, você consegue entender melhor o que é uma proposta de valor e quais são os passos para criar uma. 

Seus consumidores esperam uma boa experiência de marca

A era digital trouxe uma infinidade de opções aos clientes. Assim, não importa o seu nicho, você sempre terá concorrentes

Com isso, os seus consumidores podem escolher livremente o que querem e um dos fatores que mais os atraem é a experiência, ou seja, a conexão emocional de uma empresa com o consumidor.

Ao contratar um estrategista digital, você terá condições e conhecimento para levar essa tão importante experiência aos seus clientes. 

 

Você não tem um modelo integrado de comunicação 

É bastante relevante ter um modelo de comunicação integrado e coeso no seu negócio. O perfil da sua loja virtual no Instagram, a página no Facebook e o Blog são como peças de um quebra-cabeça que, em uma visão ampla, geram uma imagem da sua marca. Por isso, elas precisam dialogar entre si e serem coerentes. 

Nesse sentido, o estrategista é o profissional apto a trazer essa unificação de mensagem e visão, independente da plataforma ou rede social.

Assim, como pôde ser visto neste conteúdo, o estrategista digital dá o melhor rumo possível para o seu negócio. 

Portanto, para ter sucesso no marketing online, é importante conhecer a fundo seus concorrentes e seu público, e isso acontece de forma mais fácil e apropriada com uma boa e eficaz estratégia digital.

Precisa renovar sua estratégia digital?

A HeroSpark é uma plataforma com ferramentas gratuitas de criação de landing page, automação de e-mail marketing, entre outras funcionalidades para lançar produtos digitais.

Experimente grátis

1 Comentário

  1. Antônio Igor de jesus disse:

    Eu aprendi muito mesmo sobre o estrategista digital, e sobre estratégias básicas. Graças a Deus que eu li todo esse artigo aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.