empreender com a herospark

Se você ganha dinheiro na internet, provavelmente já ouviu falar do estrategista digital. Esse profissional gere todas as estratégias do marketing online, o que vai além das habilidades e funções operacionais comuns desse meio. 

 

O estrategista, normalmente formado em Marketing, Jornalismo, Relações Públicas ou Comunicação, tem uma visão macro dos negócios e procura antecipar as tendências do mercado para que o empreendedor digital se prepare no melhor timing e se beneficie.

 

Entre suas outras funções também estão: liderar a carga de solução de problemas, ajudar a conectar necessidades, desejos dos clientes, objetivos de negócios etc. 

 

Afinal, é necessário contar com um estrategista digital? Leia mais!

O que um estrategista digital normalmente sabe fazer?

 

  • Trabalha diretamente com clientes para definir metas de negócios e métricas de sucesso.
  • Mapeia os recursos necessários para a efetivação dos negócios.
  • Domina e define objetivos de gerenciamento, ROI (Retorno sobre Investimento) e outros.
  • Soluciona problemas de forma criativa e formula recomendações para evitá-los. 
  • Compreende o que se deve priorizar no contexto do mercado digital.
  • Investiga as campanhas dos concorrentes e pratica as melhores práticas de benchmarking. 
  • Planeja a estratégia de geração de leads e vendas.

 

Assim, todas as atribuições têm esse aspecto estratégico — essencial para qualquer negócio que pretende se manter ativo a longo prazo. Apesar de alguns estrategistas serem mais focados em pessoas e outros, em dados, ambos se orientam com foco no planejamento e aconselhamento de campanhas de marketing.

 

Além disso, o estrategista também deve dominar algumas práticas de SEO (Search of Engine Optimization), analisando o tráfego e as oportunidades e gerenciando o inbound marketing, e branding — implementando frameworks para agregar valor à marca, por exemplo. 

Quando procurar um estrategista digital?

A rigor, todos que têm um negócio digital precisam de um estrategista. Gerenciar sua página, loja virtual ou infoproduto sem estratégia é como passear em uma cidade desconhecida sem um mapa, sem um direcionamento. Confira também outras razões envolvidas:

Sua audiência ainda não está bem definida para você

Sabe aquele amigo que ajuda seus colegas mais tímidos a se aproximarem de alguém? É a mesma lógica: o estrategista apresenta o mercado ao empreendedor. Perfis de clientes e de comportamento, concorrentes, objeções… não é necessário quebrar a cabeça buscando tudo isso, o estrategista faz essa pesquisa aprofundada e a apresenta para você.

Você tem concorrentes de peso

Se você poupa com marketing acreditando que você pode ‘se direcionar’ por conta própria, saiba que seus concorrentes talvez não façam isso. Pelo contrário, jogarão com todas as peças. Deixar essa lacuna vazia é ceder esse espaço para eles se diferenciem de você.

Seu negócio não tem uma Proposta de Valor

A Proposta de Valor é o que leva o cliente a ter uma percepção clara e transparente de como um negócio pode ser relevante para ele. Normalmente, é descrito na seção institucional do site da marca e não é fácil elaborá-la porque tem de se levar em contas as diferentes personas que as maiorias dos empreendimentos têm. Este elemento bastante competitivo também é alvo do estrategista digital.

Seus consumidores esperam uma boa experiência de marca

A era digital trouxe uma infinidade de opções aos clientes. Não importa o seu nicho, você tem concorrentes. Seus consumidores podem escolher livremente o que querem e um dos fatores que mais os atraem é a experiência, ou seja, a conexão emocional de uma empresa com o consumidor. O maior exemplo disso é a relação do Nubank com seus clientes.  

Você não tem um modelo integrado de comunicação 

É bastante relevante ter um modelo de comunicação integrado e coeso no seu negócio. O perfil da sua loja virtual no Instagram, a página no Facebook e o Blog são como peças de um quebra-cabeça que, em uma visão ampla, geram uma imagem da sua marca. Por isso, elas precisam dialogar entre si e serem coerentes. O estrategista é apto a trazer essa unificação de mensagem e visão, independente da plataforma ou rede social.

 

Dessa forma, o estrategista digital dá o melhor rumo possível para o seu negócio. Para ter sucesso no marketing online, é importante conhecer a fundo seus concorrentes e seu público, e isso acontece de forma mais fácil e apropriada com uma estratégia digital.

 

E aí, curtiu a dica? Comente logo abaixo se ficou com alguma dúvida!

 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *