O que é HTTPS, como funciona e como ter uma página segura?

O que é HTTPS, como funciona e como ter uma página segura?

A segurança com os dados dos usuários deve ser uma prioridade para quem deseja criar uma página. Por isso, é preciso pensar sobre o que é HTTPS e certificado SSL.

Mas você já sabe o que é HTTPS? Conhece os principais protocolos de segurança para construção de páginas na internet? 

Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, este conteúdo é para você.

Neste artigo, vamos explicar o que é HTTPS e detalhar como esse modelo de protocolo funciona. Além disso, vamos mostrar a diferença entre HTTPS e HTTP e ainda dar dicas de como criar uma página realmente segura.

Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura! 

O que é HTTPS?

O Hyper Text Transfer Protocol Secure ou simplesmente HTTPS corresponde a um protocolo destinado a realizar comunicação segura na rede mundial de computadores.

Anteriormente, o protocolo mais utilizado para a transmissão de dados em páginas da internet era o HTTP, mas o HTTPS surgiu para dar ainda mais segurança a esse processo.

Isso porque, ele é um protocolo que utiliza criptografia e, por isso, é muito mais seguro no processamento dos dados.

Agora, quando um site possui esse modelo de protocolo criptografado, ele é considerado como uma página segura e pode ser identificado pelo símbolo de cadeado fechado na barra de endereço. 

Como funciona o HTTPS?

Além de saber o que é HTTPS, é fundamental saber como esse protocolo funciona para entender o nível de segurança que uma página pode oferecer.

Assim, saiba que uma página HTTPS possui um modelo de certificado que protege a conexão e atesta que o site é realmente de uma determinada marca.

Esse tipo de página pode apresentar um dos tipos de certificados citados abaixo, que são:

  • Certificado SSL: abreviação para Secure Sockets Layer, que pode ser traduzido como camada de soquetes segura. É um modelo de certificado que entrega camada extra de segurança para um site e proteção para dados sensíveis entre servidor e usuário. 
  • Certificado TLS: considerado uma nova geração do SSL, o certificado TSL ou Transport Layer Security também funciona com criptografia de ponta a ponta.

Quando se tem uma landing page, seja para captura de leads ou página de vendas, esse tipo de protocolo é fundamental para garantir que os seus clientes se sintam mais seguros na hora de realizar a conversão esperada. 

Isso porque esse modelo de certificação garante que sua página tenha um camada extra de proteção e está menos vulnerável a ataques para roubo de dados. 

Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?

É muito comum que infoprodutores que buscam saber o que é HTTPS se perguntem qual é a diferença entre esse modelo de protocolo e o HTTP. 

Na prática, a comunicação entre servidor e cliente é bem semelhante, mas o fato do HTTPS utilizar uma certificação extra de segurança (SSL ou TLS) evita que ataques mal intencionados consigam acessar dados sensíveis.

Inclusive, se você acessar alguma página que ainda utiliza o protocolo HTTP, vai receber um aviso de site não seguro.

Para identificar a camada extra de segurança oferecida pelo HTTPS e diferenciar os protocolos, verifique a existência de um cadeado fechado na barra de endereço da página. Ele indica o uso desse protocolo criptografado. 

Quais são as vantagens do HTTPS para a sua página?

Sabendo a diferença entre os protocolos e o que é HTTPS, você já deve ter percebido que existem alguns benefícios em utilizar um modelo de página com esse nível de segurança, certo?

acelerador digital

Mas é bem possível que você se surpreenda com outras vantagens que o HTTPS oferece para quem utiliza esse tipo de protocolo. 

Por isso, listamos abaixo os principais benefícios que você pode obter ao criar uma página para o seu negócio utilizando protocolo de criptografia. Confira:

1. Maior segurança para os dados dos usuários 

A privacidade de dados seus e dos seus clientes e leads é a primeira vantagem da utilização do HTTPS. Isso é importante na hora de demonstrar para eles que o seu negócio se preocupa com a forma que as informações coletadas são tratadas.

Além disso, essa questão é importante também porque no Brasil contamos com uma legislação voltada para proteção desses dados, a LGPD.

Assim, ao contar com a certificação oriunda desse modelo de protocolo você sinaliza automaticamente para os usuários que a infraestrutura da sua página está de acordo com as melhores práticas de processamento de dados. 

2. Redução na taxa de rejeição

Um dos principais indicadores utilizados para mensurar o sucesso de uma estratégia de marketing digital é a taxa de rejeição de uma página.

E você já imaginou como deve ser a taxa de rejeição de um site sinalizado como não seguro?

Se você não quiser descobrir na prática, é importante saber o que é HTTPS e utilizá-lo para criar sua página. Assim, você diminui consideravelmente a taxa de rejeição do seu site. 

3. Aumento das conversões

Com uma taxa de rejeição menor se elevam as chances de conversão. Isso porque o lead se sente totalmente seguro da decisão que está prestes a tomar.

Ou seja, utilizando um nível de segurança de uma página HTTPS, você sinaliza que o seu negócio é confiável e que ele está em um ambiente protegido. 

Isso também acontece porque a usabilidade da página proporciona uma melhor experiência para os usuários, o que impulsiona as vendas e demais conversões esperadas. 

4. Otimização no rankeamento 

Indicar segurança dos dados para os usuários também traz um diferencial competitivo quanto ao rankeamento da página no motor de busca.

Isso porque um dos requisitos para o SEO e consequentemente para atração de mais tráfego para página é a segurança que ela apresenta para os visitantes. 

Como criar uma página de internet segura?

Além de saber o que é HTTPS, você também deve estar se perguntando como é possível criar uma página com esse nível de segurança e quanto isso deve custar, não é mesmo?

Pode parecer algo complexo e super caro, mas é possível criar uma página HTTPS na HeroSpark em poucos passos e sem qualquer investimento. Sim, basta utilizar a ferramenta de construção de landing page para garantir páginas com certificação SSL.

Vale dizer que tudo pode ser feito de maneira rápida e intuitiva. Afinal, você tem acesso a templates editáveis e pode colocar sua página no ar em pouco tempo. Assim, ao ficar pronta, ela já conta com a segurança do protocolo HTTPS.  

Com a Hero você também conta com mais segurança para transações de vendas, uma vez que a plataforma conta com um gateway de pagamento integrado à sua página de vendas.  

Agora que você já sabe o que é HTTPS e conhece todos os benefícios de investir em uma maior segurança na criação das suas páginas, que tal colocar isso em prática? 

Crie agora sua landing page na HeroSpark e garanta todas as vantagens de ter uma página segura para o seu negócio.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *