Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é mailing e como usar em 2021

O que é mailing

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Quem investe em e-mail marketing provavelmente já sabe o que é mailing. Ao pé da letra, mailing era apenas o serviço de correio, envio de cartas ou mensagens. 

 

Mas, na era digital, foi ressignificado para o processo de ter e atualizar uma base de contatos por e-mail. A sua utilidade principal é possibilitar uma entrega eficaz e garantida de conteúdos a clientes e leads.

 

Em 2021, a missão da maioria dos empreendedores ainda será a de recuperar e reconstruir os seus negócios. Por isso, o e-mail marketing é tão funcional neste momento: trata-se de um meio de comunicação direto, assertivo e objetivo. 

 

Neste artigo, você vai entender o que é mailing, como montar um e como usá-lo em 2021. Acompanhe!

 

O que é mailing?

 

É uma base de dados com e-mails segmentáveis, ou seja, informações de contato de pessoas que podem ser agrupadas em categorias, como sexo, localização e idade. 

 

Além do e-mail marketing, a mala direta e o telemarketing (outbound marketing) também fazem uso dessa base dos mailings. 

 

Podem ser abordados nessas abordagens com o mailing:

 

  • promoções;
  • avisos;
  • mensagens para aniversariantes.

 

Caso você opte pelo formato de e-mail, em vez das ligações, por exemplo, é recomendável utilizar um disparador. É um software simples, mas com muitas opções de personalização.

 

Lembrando que, enquanto existirem opções para cadastro com a utilização do e-mail, como em redes sociais e grandes lojas virtuais, o e-mail marketing não está ameaçado. 

 

Se uma pessoa usa a internet regularmente, é praticamente uma certeza que tenha e-mail. Mesmo que não o acesse, você pode incentivá-la por meio das redes sociais ou do próprio telemarketing.

 

O que devo fazer para ter um bom mailing?

 

Primeiro, o que caracteriza um bom mailing?

 

É aquele que ajuda você a levar a mensagem diretamente para o melhor cliente, lead ou prospect no melhor momento.

 

Para isso, deve ser realmente completo, com dados básicos de contato, além de informações como:

 

  • Profissão;
  • Local de trabalho;
  • Histórico e os hábitos de compra;
  • Interesses. 

 

A seguir, entenda as etapas mais básicas que você deve seguir para ter um bom mailing.

 

Escolha uma ferramenta de automação

 

Mesmo no caso de você ter um negócio digital de pequena escala, não é nada bom perder tempo digitando e-mails em uma planilha. 

 

A partir do momento em que você opta por um software, você ainda recebe as funcionalidades de:

 

  • customizar mensagens;
  • programar campanhas;
  • nutrir o relacionamento com o seu público-alvo;
  • receber análises completas das métricas geradas.

 

Para saber mais sobre o assunto, confira este vídeo:

 

 

Produza um conteúdo encantador

 

Para obter um dado pessoal de alguém, como e-mail ou telefone, o mínimo que você deve fazer é ser interessante, não é mesmo? Essa regra não muda no marketing digital

 

Ao se esforçar em entregar um material que realmente seja importante, o seu lead, provavelmente desejará ter mais daquilo e não perderá o próximo conteúdo. Assim, é mais provável que a pessoa opte por entrar em seu mailing.

 

Além dos contatos orgânicos, você pode intercalar com esta estratégia a obtenção de e-mails por meio de anúncios, amostras grátis (caso você comercialize produtos) e períodos gratuitos de teste (se você trabalha com serviços).

 

Faça a manutenção e atualização da lista

 

Para que os contatos recebam mensagens que façam sentido para eles, a base de endereços deverá estar atualizada. 

 

Um mailing atualizado uma vez ao ano pode ter uma qualidade bastante inferior ao de uma lista atualizada a cada três meses. Pessoas trocam de e-mails, cancelam inscrições e até mudam de interesses. 

 

Além disso, ao rodar campanhas de e-mail ou mesmo fazer ligações, utilizando um mailing com endereços antigos e com falhas, é total desperdício de dinheiro. 

 

Fuja da compra de mailing

 

Comprar listas prontas de usuários que nunca interagiram com o seu negócio não funciona – e isso já é exaustivamente falado no marketing. No entanto, principalmente entre empresas que fazem vendas B2B, a prática ainda é realizada.

 

Em questão de tempo, vão se arrepender, porque esse público é muito frio, não conhece nada do seu negócio e acaba não desenvolvendo interesse em comprar.

 

Como usar esta estratégia em 2021?

 

Afinal, o que é previsto mudar, quando se trata de mailing, neste ano?

 

Setores não-afetados x afetados

 

De acordo com o expert Chad White, autor de “Email Marketing Rules”, setores não-afetados pela pandemia, como o do e-commerce, tendem a se beneficiar melhor dessa comunicação mais 1 para 1, como o e-mail marketing, proporcionado por um bom mailing. 

 

O próprio mercado do e-mail marketing deverá trazer análises mais apuradas, inteligência artificial otimizada e melhorias no tempo de envio das mensagens. 

 

Já se você faz parte do grupo de empreendedores impactados negativamente, como os do varejo tradicional, é hora de garantir eficiência, otimizar apenas o essencial, fazer testes A/B etc.

 

E-mail como ponto de partida

 

Pesquisas revelam que 68% dos clientes declaram que as suas expectativas com experiência do cliente aumentaram. 

 

Como o e-mail é um canal de push, em que o seu objetivo é oferecer o seu produto ou serviço para um usuário que você não tem certeza de que está buscando aquilo, é considerado o início da jornada do cliente. E a jornada tem total relevância para a experiência do cliente como um todo.

 

Impacto da LGPD

 

A Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada em 2018, mas, a cada ano, vai se tornando mais urgente a sua aplicação e, assim, as suas consequências. Dois tópicos importantes para estratégias quem envolvem o uso de mailings são:

 

 

  • Consentimento do usuário

O mailing facilita muito o envio de e-mails aos leads. Contudo, a LGPD propõe mais rigor  em relação ao consentimento do usuário. Você deve solicitar a permissão para enviar mensagens de forma clara e direta.

 

Um checkbox, com uma frase como “Eu autorizo o envio de conteúdos promocionais“, logo abaixo do formulário de inscrição de uma landin page, é um exemplo. Também é possível enviar um e-mail para a sua base, pedindo para que confirmem ter interesse em receber o seu conteúdo. 

 

Caso do pedido seja feito por uma criança ou adolescente, o seu responsável maior de 18 anos deverá responder a requisição. 

 

 

  • Possibilidade de multas e sanções

Se antes você não se preocupava com a Lei, saiba que a partir de 2021 as multas e as sanções poderão ser aplicadas no caso de descumprimento. A multa, para ilustrar, é de 2% do faturamento ou R$ 50 milhões por violação de norma.

 

Portanto, é fundamental adaptar sua empresa à LGPD. A boa notícia é a adesão e o cumprimento das normas tendem mais a ajudar do que atrapalhar. Prova disso é a GDPR, a lei europeia equivalente à brasileira. Após a implementação, gerou: 

 

  • diminuição em 41% nos índices de opt out;
  • aumento na taxa de abertura em 76% dos casos;
  • menos reclamações quanto ao spam, para 55% mercadólogos;
  • aumento no CTR (taxa de cliques), segundo 75% das análises.

 

Dessa forma, o mailing é um meio pelo qual o seu negócio pode se elevar, em termos de experiência do cliente e até recuperação no pós-COVID-19. 

 

E você, que aprendeu o que é mailing está preparado agora para fazer uma campanha de e-mail que vende de verdade neste 2021?

 

Experimente gratuitamente o SparkFunnels e gerencie seu mailing!  

Mais artigos para você

Plano de mídia: como criar para seu negócio

  Para conquistar o público, as empresas devem estar presentes com qualidade e destacando-se dos concorrentes. Essa situação é diferente …

Como fazer um vídeo tutorial

  Todo bom vídeo tutorial nasce a partir de um planejamento bem feito. Mesmo que se trate de um tutorial …

7 ideias de biografia para Instagram prontas

  Nem toda biografia para Instagram traz bons resultados. É o caso das bios pouco claras e que não dialogam …

Objeções de vendas: passo a passo para contorná-las

  Realizar vendas no mundo digital pode se tornar um desafio maior do que presencialmente. Os clientes têm inúmeras dúvidas …

Modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação)

  Organizar processos é útil para quase tudo e, quando se fala em conversão, não é diferente: temos à disposição …

Prova Social: como usar a seu favor

Quantas vezes você pesquisou reviews sobre um produto antes de comprá-lo? E quantas vezes você adquiriu um produto de negócios …