herospark comece grátis agora

Não basta apenas aplicar as ações de marketing digital para vender os seus infoprodutos. Você também precisa mensurar os resultados para identificar quais estão dando certo e quais precisam de ajustes. Nesse sentido, é necessário saber o que é métrica.

 

Ela é a medida que informa para você de maneira quantificável como está o desempenho das suas campanhas de marketing e de vendas. Assim como pode ser utilizada para monitorar todas as demais ações usadas no contexto do seu negócio digital.

 

Se você ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre o que é métrica, continue a leitura deste texto e confira!

 

O que é métrica?

 

A métrica é uma forma de mensurar os resultados de uma ação, uma estratégia, um processo ou uma iniciativa. Ou seja, ela é uma medida quantificável muito importante para você conseguir identificar se o objeto mensurado está apresentando os resultados esperados ou não.

 

Vale destacar que as métricas são diferentes dos KPIs (Indicadores-Chave de Performance). Já que o primeiro pode ser considerado as informações coletadas por meio da ação e o segundo representa o resultado de uma ação.

 

Portanto, os KPIs são criados com base nas métricas. Por exemplo, a quantidade de pessoas que comprou o seu curso online é a métrica. Já a taxa de conversão, é o KPI relacionado a ela.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Quais métricas você precisa acompanhar?

 

É importante lembrar que as métricas ajudam a mensurar todas as estratégias aplicadas no seu negócio digital, mas, hoje, vamos abordar aquelas que você precisa acompanhar nas suas campanhas de marketing digital.

 

Também é essencial mencionar que para medir uma ação por meio da métrica, é necessário que você tenha objetivos bem claros definidos, bem como metas estipuladas. Assim, é possível ter um parâmetro de comparação.

 

Agora vamos conhecer as principais métricas relacionadas ao marketing digital que você precisa acompanhar no dia a dia. Confira!

 

Número de visitantes no site ou no blog

 

É necessário mensurar a quantidade de pessoas que acessaram o seu site ou blog para identificar a audiência. Assim, você consegue saber os meses que aumentaram ou diminuíram as visitas. Diante disso, é possível tomar decisões que possam melhorar o tráfego, como fazer ajustes nas técnicas de SEO empregadas no site ou no blog.

 

Quantidade de leads

 

Você também precisa mensurar a quantidade de visitantes que preenchem um formulário do site ou landing page com os seus dados em troca da assinatura de uma newsletter, do contato da empresa ou de uma isca digital, como o ebook. Dessa forma, é possível identificar quantas pessoas estão interessadas nos seus conteúdos.

 

Quantidade de leads qualificados

 

Os leads qualificados são as pessoas que demonstraram interesse pelos seus produtos ou serviços. Isso acontece porque depois que eles se tornaram leads foram nutridos por conteúdos de fundo de funil por meio de ações de e-mail marketing. Quando você consegue mensurar essa métrica, fica mais fácil saber com quem entrar em contato para tentar efetuar uma conversão em vendas.

 

Número de vendas

 

Essa pode ser considerada a principal métrica de marketing digital, pois ela indica que as estratégias utilizadas estão dando certo. Isso porque, o número de vendas representa a quantidade de leads qualificados que se tornam clientes. Ou seja, são as pessoas que efetivamente compraram o seu curso online.

 

No tráfego pago também existem muitas métricas para analisar. Descubra, no vídeo abaixo, a diferença entre métricas de vaidade e de sucesso:

 

 

Agora que você já sabe o que é métrica, fica mais fácil conseguir mensurar todas as ações importantes tanto do seu negócio digital quanto das campanhas de marketing. Dessa forma, é possível apresentar respostas rápidas diante de problemas que podem prejudicar o desempenho das suas vendas.

 

Gostou deste texto? Então, que tal conferir outros conteúdos sobre empreendedorismo digital? Nos siga no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades sobre este tema.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *