WhatsApp Business: como funciona essa conta comercial

WhatsApp Business: como funciona
Conheça o WhatsApp Business e como ele pode melhorar a vida da sua empresa
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Muita gente que trabalha online ou pretende abrir um negócio tem dúvida sobre Whatsapp Business como funciona. Você já ouviu falar nessa função do famoso app de mensagens virtuais ou conhece apenas a versão tradicional? Essa é uma ótima alternativa de canal de comunicação e pode ser o ponto-chave que está faltando para você aumentar as vendas.

Se em algum momento você já pensou em formas de separar sua vida pessoal da profissional no âmbito digital, ter um perfil comercial pode te ajudar. Essa separação pode ser mais simples quando falamos de um empreendedorismo no âmbito presencial, mas quando falamos sobre o digital as coisas ficam mais complicadas e podem se confundir.

Neste post, mostraremos como funciona o WhatsApp Business, conta comercial do whatsapp para empresas e, por fim, dicas sobre como usar o WhatsApp Business. Essa ferramenta conta com serviços que otimizam a vida de quem empreende no digital. Então, vamos lá!

Whatsapp Business: como funciona?

O Whatsapp Business é um aplicativo de mensagens que funciona da mesma maneira que a versão convencional, mas com ferramentas para uma conta comercial do Whatsapp. Funciona como um contato direto com a empresa, muito mais prático e rápido.

Logo que a opção de perfil comercial surgiu, muitas empresas aumentaram as vendas, aceleraram o atendimento ao cliente e otimizaram o trabalho do dia a dia.

Segundo pesquisa do Sebrae (2019), 87% das pequenas e médias empresas acreditam que aplicativo auxilia na comunicação com clientes; 75% das empresas que usam o aplicativo afirmam que ele viabiliza vendas em outras cidades, Estados e países; 61% aumentou o número de funcionários devido ao crescimento do negócio desde que começaram a usar a plataforma; e 81% afirma que o WhatsApp contribuiu para o crescimento da empresa.

Todo esse crescimento acontece devido a era digital que vivemos atualmente. A ferramenta facilita muitas atividades diárias e otimiza o tempo de atendimento ao cliente. Durante a pandemia, em que as pessoas começaram a resolver seus problemas de forma 100% online, esse quadro apenas se intensificou com mais rapidez.

Acesse o Gerador de Link WhatsApp da HeroSpark

Aumente suas conexões com clientes em um piscar de olhos!

Clique aqui

Por que ter uma conta comercial do WhatsApp?

Quando falamos de redes sociais, um dos principais questionamentos dos empreendedores é: “devo misturar ou não as redes sociais com os canais de comunicação e marketing do negócio?”.

Alguns argumentos podem surgir como resposta, como, por exemplo: “Se eu criar uma conta nova, ninguém vai me seguir” ou “Vou manter esse perfil porque as pessoas já me conhecem”.

E é exatamente neste raciocínio que, infelizmente, as informações se misturam. E o grande problema nem é apenas misturar essas duas áreas da vida, pessoal e profissional, mas trazer perdas para sua empresa por causa disso. A falta de foco nos canais de comunicação da empresa atrapalha o cliente a encontrar com facilidade o produto ou serviço oferecido.

Afinal, os algoritmos das plataformas têm a informação apenas de que seu perfil fala sobre vários temas diversificados. Mas se você tem uma conta, que mesmo com poucos contatos ou alcances tem se dedicado a crescer em apenas um enfoque, provavelmente o objetivo será alcançado de forma muito mais rápida.

Por exemplo, suponhamos que você tem um negócio digital e precisa estar em contato com seus clientes. Você trabalha no horário comercial todos os dias, mas frequentemente deixa de responder a mensagem de algum cliente porque se distraiu com outras informações de sua conta ou número pessoal.

Ou então, deixou de ver uma mensagem urgente para a empresa porque ela ficou perdida no meio de tanto recado diferente acumulado em um só lugar. Situação nada boa para a empresa, não é mesmo? Sua empresa pode perder vendas e clientes por causa disso. Estabelecer e estreitar relações entre empresa e cliente é um pilar imprescindível do empreendedorismo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como usar a conta comercial do WhatsApp. Veja, a seguir!

Como usar o WhatsApp Business

A ferramenta do WhatsApp Business permite que você coloque informações gerais sobre seu negócio, como endereço, horários de funcionamento, contatos e demais informações gerais. Além disso, na aba do perfil comercial é possível colocar a imagem ou logomarca da empresa. Isso é um bom atrativo para seus clientes.

Outra opção é colocar os serviços que a marca oferece. Esse é um bom resumo para o cliente se deparar com as principais descrições.

Uma dica preciosa para utilizar o WhatsApp Business é adquirir um aparelho celular próprio para a empresa ou pelo menos um número de chip exclusivo. Este tipo de investimento será muito útil.

copy com chat gpt , herocreator

Agora, que tal partimos para as dicas de como usar o WhatsApp Business? As ferramentas mais utilizadas (e mais importantes!) pelos empreendedores são as que apresentaremos a seguir.

Informações comerciais

Esse tópico corresponde às informações gerais que já vimos acima, como o endereço, horários de funcionamento, contato de e-mail ou telefone fixo e o site da sua empresa, caso você tenha. Além disso, aproveite o espaço para fazer uma breve descrição do que a sua empresa se trata e do que ela oferece.

Catálogo

O catálogo funciona como uma vitrine de seus produtos ou serviços. Você pode adicionar uma foto com descrição do que está vendendo e o preço, se quiser. Essa ferramenta chama a atenção do cliente para além do motivo de contato que ele tinha, mas para ver seus demais produtos e possivelmente se interessar.

É bem similar a um cardápio de restaurante, com as opções disponíveis, descrição de cada item e preço.

Mensagem de ausência

Supondo que um cliente envie uma mensagem à empresa em um momento que ela não está funcionando. Ao invés de perder esse contato, você pode programar uma mensagem de ausência automática para informar ao cliente que retornará o mais breve possível.

Aqui, é possível programar o horário que essa mensagem será enviada, como fora do horário de atendimento ou reuniões que você não conseguirá atender as pessoas.

Mensagem de saudação

O nome da ferramenta diz tudo, não é mesmo? Funciona como uma mensagem de boas-vindas para que seus clientes sejam recebidos da melhor forma quando entrarem em contato com sua empresa.

Respostas automáticas e rápidas

Se você conhece bem seus clientes, vale a pena utilizar essa ferramenta. De acordo com as perguntas feitas com mais frequência, você pode programar respostas automáticas. Isso tira a dúvida do cliente de forma rápida e prática e economiza tempo do empresário.

Na prática, você configura uma palavra-chave que reconhecerá a pergunta e também configura um atalho para apenas clicar nele e a resposta automática ser enviada.

Etiquetas

Apesar de não ser muito utilizada, a etiqueta é uma opção para organizar os clientes e as conversas de acordo com classificações e categorias de sua preferência.

Link curto

O link curto direciona a pessoa diretamente para a sua conta comercial do WhatsApp Business. Pode ser inserida nas redes sociais ou no site, por exemplo. Assim, quem clicar no link, conseguirá entrar em comunicação direta com seu perfil comercial.

Além disso, é possível programar uma mensagem para todas as pessoas que entrarem em contato via link.

Essa é uma boa ferramenta para saber quantos clientes têm usado este recurso para chegar até você.

Canal de comunicação eficiente e de alto impacto

Achou interessante e vai utilizar o WhatsApp Business para melhorar a eficiência do seu negócio no marketing digital? Então, conheça o programa de aceleração da HeroSpark, o SparkStart, que oferece tudo o que é necessário para a criação de um produto digital lucrativo.

Agora que você já sabe como funciona o WhatsApp Business, que tal darmos o próximo passo juntos? Cadastre-se gratuitamente no SparkStart.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente, veja o vídeo abaixo:

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *