Era Digital: entenda o impacto nos negócios

Era Digital
Era Digital
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Uma pesquisa feita em 2018 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) e divulgada pelo G1 revelou que, naquele ano, 70% dos brasileiros tiveram acesso à internet. Esse é apenas o início da Era Digital.

 

A Era Digital é o período que inicia após a Revolução Industrial, no qual há uma transformação no acesso à informação, no modo como nos comunicamos e consumimos. Por isso, as empresas também precisam se adaptar, pois as pessoas exigem novos diferenciais.

 

Para entender o impacto da Era Digital nos negócios, continue a leitura.

 

Vantagens da Era Digital

Participação ativa das pessoas

A democratização da informação trazida pela conexão à internet faz com que as pessoas tenham uma participação ativa com as marcas. Por exemplo, há um tempo, o contato das pessoas com determinadas empresas era, no máximo, pelo SAC, para resolver algum problema.

 

Atualmente, já é possível dialogar com as marcas até pelas redes sociais. Essa interação permite que a marca consiga engajar e fidelizar mais os seus clientes, além de entender melhor as necessidades do usuário e criar experiências personalizadas.

 

Aumento da produtividade

A tecnologia e as ferramentas de automação auxiliam o trabalho dos colaboradores das empresas, pois realizam boa parte das atividades operacionais. Com isso,  conseguem focar na estratégia e em tarefas mais pontuais.

 

Essa mudança resulta em uma equipe mais motivada, uma vez que não está realizando funções tão repetitivas e desgastantes. Consequentemente, a produtividade também vai aumentar e os resultados serão otimizados. 

 

Acompanhamento de métricas

Uma mesa repleta de papéis, uma calculadora e um caderno de anotações ainda fazem parte da realidade de muitos empresários brasileiros, que são mais conservadores. Porém, a tendência é que os softwares tomem o lugar desse trabalho manual e forneçam métricas sobre os leads de forma mais rápida e confiáveis.

 

Dessa forma, é possível que os gestores consigam tomar decisões mais precisas, tendo em vista que são baseadas em cálculos confiáveis e completos. Certamente, a análise de dados obtidos por softwares é um dos maiores — e melhores — impactos da Era Digital.

 

copy com chat gpt , herocreator

Desafios da Era Digital

 

Adaptação constante

Com a quantidade de inovações que esta nova era traz a todo momento, é comum que os produtos e serviços tornem-se obsoletos muito rápido. O grande desafio é que as empresas consigam estar sempre inovando e surpreendendo os seus potenciais clientes.

 

Por mais que o cliente esteja fidelizado, se a marca não consegue atender às suas expectativas, é fácil encontrar outra empresa que tenha aquilo que o consumidor deseja. Dessa forma, quem não consegue adaptar-se rapidamente, acaba perdendo os seus compradores. 

 

Há uma série de técnicas que podem ajudar no processo. Growth Hacking e Neuromarketing são exemplos.

 

Investimento

Não é segredo que a tecnologia diminui os custos e otimiza os processos. No entanto, para que isso ocorra, é preciso que haja um investimento inicial por parte da empresa. E sabemos que, em alguns casos, o empreendedor não tem um bom capital de giro para isso.

 

Então, esse pode ser um desafio, principalmente, para quem está iniciando. Se esse é o seu caso, confira aqui 5 dicas para começar a empreender. Porém, a depender do que seja, é possível encontrar opções com um menor custo, ainda que sejam mais limitadas.

Presença digital

Não há como falar em um negócio bem-sucedido na Era Digital sem falar em presença digital. As empresas precisam fazer parte do cotidiano das pessoas, que passam boa parte do dia nas redes sociais.

 

Então, a marca precisa se atualizar e acompanhar o seu público. Para isso, é importante fazer um bom plano de marketing, no qual esteja toda a estratégia e as ações a serem adotadas.

 

A Era Digital tem um impacto positivo nos negócios, desde que os empreendedores se atualizem e adotem novas estratégias. Assim, a marca conseguirá atender às expectativas do cliente e se destacar no mercado.

 

O que acha de ter uma empresa digital? Confira aqui 7 ideias de negócios para trabalhar na internet. Ou, confira este vídeo que fala sobre como montar um curso online: 

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *