A volta do Orkut tem gerado muita expectativa em quem viveu na internet nos anos 2000. Desde que o domínio foi reativado, as pessoas querem saber o que vai acontecer com a rede social, extinta em 2014. 

A novidade foi tanta que o assunto foi um dos mais buscados no Google Trends Brasil um dia após o anúncio.

Algumas coisas ainda são um mistério. Entretanto, desde que o Orkut anunciou a volta, os empreendedores já pensam em uma possível nova rede social para explorar seus públicos.

Veja, neste post, o que a volta de uma rede social tão popular tem a ver com empreendedorismo e inovação, e como isso pode ser benéfico para o seu negócio. Boa leitura!

O Orkut voltou?

No dia 27 de abril de 2022, a internet parou com a notícia de que o domínio orkut.com havia sido reativado. Entretanto, quem buscava encontrar uma tela de login para acessar o seu perfil ou criar um novo, encontrou apenas um comunicado do criador da rede social.

Orkut Büyükkökten é um engenheiro de software turco que trabalhou na Google, empresa dona da antiga rede social e que mantém segredo sobre os rumos que o Orkut tomará daqui pra frente. 

Ainda não se sabe o que se espera da novidade, mas é bom estar atento para que novas tendências surjam com ela, assim como Instagram e TikTok.

 

Como funcionava o Orkut?

Se você não sentiu nostalgia quando leu a notícia que o Orkut voltou, então não aproveitou o que a rede social tinha de melhor. 

Diferentemente do que conhecemos atualmente, como as redes sociais focadas em fotos, o Orkut começou com um álbum de apenas 12 imagens. Já imaginou escolher apenas 12 fotos para publicar? 

A rede também contava com outros recursos que conquistaram legiões de usuários, como:

  • Comunidades: era possível encontrar comunidades dos mais variados assuntos, e criar tópicos de conversas sobre determinados temas, aberto para conversa e interação com outros membros da comunidade;
  • Depoimentos: as declarações tinham um espaço especial na rede social e você poderia enviar uma mensagem que seria vista no perfil do usuário;
  • Página de recados: uma espécie de “mural virtual”, na página de recados você poderia deixar uma mensagem para alguém e iniciar uma conversa;
  • Avaliações: quem nunca quis ser 100% sexy no Orkut, que atire a primeira pedra. As avaliações de “confiável”, “sexy” e “legal” eram os indicadores de popularidade dos usuários e era uma das sensações do momento na rede social. 

 

Já posso criar uma conta no Orkut?

Ainda não. Ao acessar a página orkut.com só é possível deixar seu e-mail para receber as novidades sobre essa volta da rede social em primeira mão.

Além disso, a mensagem que encontramos na tela é a seguinte:

tela do orkut voltou

 

Como as empresas usavam o Orkut? 

Engana-se quem pensa que as empresas ficavam de fora do Orkut. Se hoje os usuários podem comentar publicamente sobre um produto em redes sociais, é porque, algum dia, foi possível debater sobre ela em alguma comunidade no Orkut. 

A comunicação entre usuários e empresas que conhecemos hoje começou há alguns anos atrás e de uma maneira bem diferente. Desde aquela época, entendia-se que a comunicação nas redes sociais seguia um formato diferente do tradicional. 

Assim, era comum encontrar discussões em fóruns, o que fazia do Orkut uma espécie de “ouvidoria”. Dessa forma, o que antes era uma comunicação unilateral entre marca e cliente, tornou-se, de fato, uma relação com interação das duas partes.

 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

Qual é a relação entre Orkut, empreendedorismo e inovação?

Desde que o Orkut voltou, muitas pessoas se perguntam qual será o futuro da rede social, e não é por acaso. A novidade movimentou a internet, logo após outro fato bombástico: a compra do Twitter pelo Elon Musk, CEO da Tesla, fabricante de carros elétricos. 

Assim, a sacada do fundador do Orkut pode ser um bom case de sucesso para todo empreendedor, uma vez que a estratégia não foi feita por acaso. A sua movimentação mobilizou pessoas do mundo todo, gerando expectativas sobre o que será daqui pra frente. 

Além disso, o surgimento de uma nova rede social pode trazer com ela novas tendências. Lembra-se como o Instagram revolucionou com as publicações de fotos? Ou o TikTok, inovando no formato de conteúdos em vídeo

As possibilidades são muitas para os empreendedores! Afinal, o empreendedorismo e a inovação caminham lado a lado à volta do Orkut. Por isso, é bom ficar atento às próximas novidades!

 

 

5 dicas para preparar o seu negócio digital para a volta do Orkut 

Mesmo que a volta de uma das maiores redes sociais de todos os tempos ainda não tenha previsão de acontecer, é importante estar preparado para o surgimento de novas tendências. Afinal, desde que o Orkut voltou, não se fala em outro assunto. 

Entretanto, é possível estar um passo à frente para usar os recursos a favor do seu negócio e conseguir aproveitar as oportunidades. Por isso, veja algumas dicas para você preparar-se para as próximas tendências:

 

1. Tenha processos bem definidos

Tudo começa pela organização dos seus processos, que fazem toda diferença para destacar-se entre a concorrência. Afinal, não dá para você perder tempo colocando a casa em ordem enquanto as novidades estão em alta. Assim, o preparo é essencial para aproveitar as oportunidades que surgirem. 

 

2. Tenha uma marca bem estruturada

Seja qual for o seu negócio, ter uma marca estruturada com identidade visual, posicionamento e outros aspectos mais profissionais tornam o seu perfil mais atraente, seja qual rede social for. Por isso, invista um tempo para olhar para essas características com atenção. 

 

3. Conheça bem seu público-alvo

Todo esforço pode ser em vão se você não conhecer bem o seu público. Entender seu comportamento e o que consomem no meio digital é a chave para conseguir conectar-se com eles de forma mais assertiva e, enfim, transformá-los em clientes.

 

4. Observe a concorrência 

Estar de olho na forma que o mercado se movimenta também é importante para diferenciar-se entre os demais, além de contribuir com insights para o seu negócio. É como diz o ditado: um olho no peixe e outro no gato. 

 

5. Faça uma reserva para investimentos 

Não se sabe como o Orkut pretende trazer as novas funcionalidades. Entretanto, uma coisa é certa: algo poderá ser monetizável. Assim como o Facebook Ads, por exemplo, as redes sociais já apostam neste modelo de negócio para ampliar o alcance das empresas. Na via das dúvidas, prepare o seu bolso. 

Enquanto não temos mais informações oficiais sobre o Orkut, que tal criar estratégias para as redes sociais que você já tem? 

Baixe gratuitamente o e-book que a HeroSpark preparou para você e esteja um passo à frente, com estratégias para desenvolver o seu negócio e gerar vendas!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.