Como ter um Instagram profissional de sucesso em 2024

mulher sentada em uma poltrona de avião usando o celular. imagem com filtro roxo e texto em destaque: Instagram profissional
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você é um empreendedor digital, certamente deve ter na sua lista de resoluções para 2024 o objetivo de ter um Instagram profissional de sucesso, não é verdade?

A boa notícia é que, sabendo disso, criamos um artigo perfeito para essa empreitada. 

Por isso, vem com a gente descobrir os melhores caminhos para ter um excelente Instagram profissional que te traga bons frutos neste ano! Boa leitura!

Por que ter um Instagram profissional?

Já é sabido que o Instagram pode alavancar as vendas de uma empresa e/ou transformar a vida de um empreendedor digital, certo?

No entanto, para que a mágica aconteça, você precisa ter um Instagram profissional. Afinal, trabalhar na plataforma de maneira amadora de nada vai ajudar nos seus negócios. 

Nesse sentido, usar a versão comercial do Instagram pode ajudar muito nas suas estratégias de marketing

Mas antes de falarmos sobre os benefícios dessa modalidade, precisamos entender algumas particularidades dessa rede social para o usuário.

Liberado gratuitamente! O passo a passo para estruturar o seu projeto e começar a vender infoprodutos. Faça sua inscrição sem pagar nada:

Qual é a diferença entre conta profissional do Instagram e pessoal?

É possível utilizar o Instagram para duas principais finalidades: curtir a rede como uma plataforma de relacionamento e diversão (na conta pessoal) ou para fins profissionais (na conta profissional).

 

Conta pessoal

Na conta pessoal, você pode usar todas as funcionalidades básicas do Instagram, como por exemplo: publicações de vídeos ou fotos no feed, stories, reels e IGTV. 

Além disso, você também pode tornar a sua conta privada, na qual apenas pessoas selecionadas tenham acesso aos seus conteúdos. O que não acontece em uma conta profissional.

 

Conta profissional 

Na conta profissional, você conta com diversas ferramentas que possibilitam a criação de publicações, anúncios e, até mesmo, o acompanhamento da sua audiência

Isso porque o Instagram disponibiliza a aba “Insights”, na qual você pode ver o alcance das suas publicações e toda a sua performance na rede social. 

Com essa modalidade de conta, empresas e criadores de conteúdos têm informações privilegiadas que fazem toda a diferença na hora de montar uma estratégia de marketing e vendas. 

 

Glossário do marketing digital

O material perfeito para tornar o seu Instagram profissional um sucesso e fazer você chegar muito mais longe ainda este ano.

Pegar meu glossário grátis

Como ter um Instagram profissional de sucesso? 10 dicas

1. Invista em qualidade

Ao utilizar um Instagram profissional, você deve levar a sério a imagem que deseja construir. Por isso, prestar o máximo de atenção à qualidade dos seus vídeos e posts é essencial. 

Assim, fique atento ao enquadramento das fotos e à harmonia da imagem (luz, disposição de objetos e produtos, caso venda algo). Além disso, seus vídeos precisam ter um áudio legível e uma imagem caprichada. 

Vale dizer que você pode editar seus conteúdos através das ferramentas que a plataforma disponibiliza. Mas lembre-se de criar uma identidade para o seu perfil.

 

2. Estude os horários de publicação

O Instagram, além de ser uma rede social, é uma mídia. Isso quer dizer que ele é um espaço de entretenimento, assim como o rádio e a TV. 

copy com chat gpt , herocreator

Tendo isso em mente, lembre-se de que o seu conteúdo tem horários de pico, ou seja, horários em que a sua audiência é maior. 

Existe um certo padrão de melhor horário para postar no Instagram, mas você também deve consultar as métricas do seu perfil. Os seus seguidores são o melhor termômetro.

 

3. Use hashtags

Embora sejam extremamente eficazes, as hashtags ainda são muito ignoradas por quem trabalha com o Instagram profissional. Muitos usuários não usam as hashtags ou as usam da maneira errada. 

Quando você não pesquisa quais hashtags têm a ver com o seu nicho, negócio e conteúdo, além de perder oportunidades, pode gerar um problema para a sua conta na rede social. Isso porque o Instagram possui uma lista de hashtags banidas que, quando utilizadas, podem ocasionar penalidades da plataforma. 

Por isso, usar as hashtags certas é um trabalho minucioso e que deve ser levado a sério. Com elas, você consegue crescer o seu perfil, conquistando novos públicos e aumentando o alcance da sua marca.

 

4. Se relacione com o seu público

Parece óbvio, mas muita gente esquece do básico. Por isso, vale lembrar que as redes sociais são pautadas no relacionamento. Sendo assim, não adianta perder tempo criando conteúdos incríveis, se você ou a sua marca é antipática na internet. 

Construir um relacionamento próximo com o seu público alvo é o que vai fazer com que ele te dê credibilidade e faça das suas estratégias um sucesso. Por isso, responda comentários, mensagens por direct e reposte stories quando for marcado por alguém. 

5. Esteja no dia a dia das pessoas

Um outro erro muito comum entre empresas e criadores de conteúdo é a ideia de que um cronograma de postagens deve obedecer apenas a uma estratégia fechada. Em outras palavras, é o mesmo que criar um planejamento de três posts por semana e achar que as pessoas vão se relacionar com a sua marca de forma espontânea.

Estar no dia a dia das pessoas implica em criar stories, enquetes e outros tipos de conteúdo que fogem do usual de muitas empresas. 

Aproveite as oportunidades, esteja por dentro dos assuntos do momento e mostre para a sua audiência que você pode ser alguém com quem ela vai adorar se relacionar. Assim, o sucesso do seu negócio será certo!

 

6. Estude as melhores estratégias para o seu negócio

Ter um Instagram profissional implica estar por dentro do universo do marketing digital. Assim, você pode implementar as tendências do momento no seu negócio, sempre com conhecimento de mercado.

Lembre de testar posts com cards únicos e posts carrosséis para entender o que funciona melhor com a sua audiência.

7. Tenha um cronograma de postagens

Sabemos que o Instagram é uma rede social bastante concorrida. Afinal, precisamos competir pela atenção dos usuários a cada post, e um cronograma de publicações auxilia a manter o conteúdo vivo na memória do seu seguidor.

Dessa forma, você mantém a constância das postagens e organiza o seu perfil comercial de acordo com o seu planejamento.

8. Fique de olho na concorrência

A frase “mantenha os amigos perto e os inimigos mais ainda” faz bastante sentido no universo das redes sociais. Acompanhar o que a concorrência está fazendo é uma boa estratégia para buscar inspiração. 

Assim, você consegue entender quais são os diferenciais e lacunas de outras empresas do mesmo segmento e a sua forma de se comunicar no Instagram.

9. Acompanhe as métricas

De nada adianta produzir conteúdos relevantes se você não acompanhar o seu desempenho. Com um perfil profissional no Instagram, você pode monitorar de perto o número de pessoas que foram alcançadas pelo seu conteúdo, total de interações com o seu conteúdo, além de outras métricas importantes.

Com essas informações em mãos, você pode entender o que funciona melhor para o seu público-alvo e melhorar o seu conteúdo, como o melhor formato entre fotos e vídeos, horário de publicação, etc.

10. Aposte em diferentes formatos de conteúdo

O Instagram vem investindo cada vez mais nos recursos de stories e reels dentro da plataforma. Essas diferentes possibilidades são um prato cheio para quem quer diferenciar o seu conteúdo no perfil profissional.

Com as ferramentas, é possível entregar diferentes tipos de comunicação, nos mais variados formatos e com objetivos distintos. Assim, basta deixar a criatividade fluir e apostar nos recursos do Instagram para o seu perfil.

É importante também investir no Instagram Shopping para passar mais profissionalismo para a audiência.

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *