Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como escolher a plataforma webinar ideal para você?

plataforma webinar

O mundo digital traz muitas oportunidades para palestrantes e pessoas que vem conhecimento. Muitos especialistas de vários nichos palestram treinamentos por meio da internet. E essas pessoas, quando precisam fazer isso, ficam em dúvida sobre qual é a plataforma webinar é a ideal para ministrar esses treinamentos e workshops ao vivo.

 

Muitos produtores quando começam a fazer treinamentos e ministrar palestras online se deparam com esse tipo de dificuldade, além disso, muitos estão acostumados a fazer esse tipo de coisa apenas no mundo offline.

 

No mundo offline nós não temos essa preocupação sobre qual a melhor plataforma webinar, basta apenas uma sala e o seu conhecimento. Também não precisamos de toda uma preocupação no que se refere a compartilhamento das pessoas sobre o seu evento online. Afinal, num evento online, quanto mais pessoas te assistem, mais resultados você irá alcançar.

 

Quando se quer fazer um evento online é preciso, não somente ter um conhecimento, mas se preparar para apresentar ele. Escolher cuidadosamente qual plataforma utilizar é umas das preocupações do palestrante, assim como a preocupação em não haver cópia do seu conteúdo.

 

As pessoas querem ver algo novo e que vai solucionar o problema delas. É por isso que escolher qual a melhor plataforma webinar para passar o conhecimento necessário para as pessoas resolverem os seus problemas é tão importante.

 

Muitas coisas devem ser levadas em consideração ao fazer a escolha e existem várias opções de plataforma digitais, que vão lhe oferecer ferramentas especificas que lhe ajudarão a realizar um evento online.

 

Exemplos de plataforma webinar

 

Algumas plataformas permitem que o público interaja com você por áudio, outras permitem apenas que o público interaja com você por texto.

 

A partir daí você já pode eliminar algumas opções a depender da sua preferência de comunicação com o público.

E isso inclui preferências por:

  1. Áudio;
  2. Áudio e vídeo;
  3. Apenas texto.

Plataforma webinar 1 – Zoom

 

Se você tem um grupo fechado e quer uma interação bastante forte com ele, você pode utilizar plataformas que te permitem fazer isso como, por exemplo, o Zoom.

 

Essa plataforma webinar permite que você realize reuniões e eventos online para um grande número de pessoas.

 

O Zoom tem a capacidade de permitir uma interação forte com um grande público, por isso ele é uma ótima opção de plataforma webinar.

 

Isso se dá porque cada participante entra na sala de reunião, com a câmera do seu próprio aparelho ligada permitindo que você o veja e ele pode falar por áudio.

 

Existem também alguns treinamentos que são com grupos menores, como grupos de mentoria. Nesses grupos é possível utilizar essa plataforma webinar  com muita efetividade.

 

O Zoom apenas requer que o usuário instale um programa bem simples de ser baixado, a partir do momento que você passa o link para ele.

 

Por outro lado, um ponto desvantajoso do Zoom é que ele não impede que as pessoas para quem você compartilhou o link, compartilhem aquele mesmo link com outras pessoas.

 

Por isso, esteja atento caso precise contornar uma situação desconfortável, na qual pessoas não autorizadas e que não fazem parte do seu grupo ou da sua equipe, estejam assistindo o seu evento online sem a sua permissão.

 

Salvo situações em que seu evento seja aberto ao público.

 

Você pode não se preocupar com isso por disponibilizar o link apenas na hora do evento, e então, se uma pessoa ou outra acabou compartilhando com alguém, não irá se tornar um grande problema.

 

Plataforma webinar 2 – WebinarJam

 

Outra opção de plataforma é o WebinarJam.

 

O WebinarJam é uma estrutura que o seu funcionamento tem como base o Hangouts e isso quer dizer que a sua transmissão de vídeo é feito pelo Google Meet, mas dentro de uma outra plataforma que vai disponibilizar outras funcionalidades.

 

Então ele traz algumas opções muito interessantes como, por exemplo:

 

  1. Você pode usar o chat;
  2. Poder tirar alguém da sala;
  3. Fazer pesquisas;
  4. Formular descrições.

Enfim, ele permite que o produtor possa criar um evento online com um alcance ilimitado de pessoas e disponibiliza alguns recursos extras na plataforma.

 

É uma ferramenta bastante utilizada por vários produtores que desejam alavancar o seu negócio.

 

Não importando se o produto seja online ou físico, de qualquer modo você também pode utilizar.

 

Essa plataforma disponibiliza um modo de monetização ou de cobrança, que é opcional.

 

Então ele pode ser utilizado, tanto para treinamento gratuitos, quanto para treinamentos pagos.

 

Dentre as mais diversas ferramentas para se fazer um evento online, a WebinarJam é uma das mais completas da área, onde você pode até mesmo, se quiser, personalizar as páginas de acesso com a identidade visual da sua empresa. Isso, com toda certeza, vai tornar o seu evento muito mais atrativo e interessante.

 

Assim como no Zoom, no WebinarJam você pode inserir uma apresentação de multimidia, caso prefira mostrar e não somente falar. Isso fará com que seu evento fique cada vez mais dinâmico.

 

Qual a plataforma webinar ideal?

 

Como pôde perceber, a escolha do webinar vai depender de qual é o seu propósito ao fazer um webinar.

 

Então antes de escolher qualquer plataforma, em primeiro lugar saiba qual é a sua finalidade com o evento online.

 

Após saber isso é que você vai conseguir uma plataforma webinar ideal, para atingir os objetivos do seu negócio.

 

Você pode analisar quais as funcionalidade que a plataforma webinar vai te proporcionar, como por exemplo:

  1. A segurança dos seus dados;
  2. Segurança dos dados dos usuários que participarão do seu evento;
  3. A capacidade de permitir o seu engajamento na realização do evento;
  4. E até mesmo a interface.

É fácil de usar? Seus usuários terão dificuldade em acessar? Não deixe de pensar nos prós e contras da sua escolha.

 

Se você deseja gravar o evento ao vivo e disponibilizá-lo posteriormente, você também precisa verificar se a plataforma que você escolheu te permite fazer isso.

 

É necessário que antes de você escolher uma plataforma webinar, domine as técnicas de se criar uma palestra online. É importante que você saiba como fazer um roteiro e, principalmente, como divulgar o seu webinar.

 

E você pode se fazer perguntas, como por exemplo: Qual será o meu tema? Já está finalizado? Já foi roteirizado?

 

Raciocinar com base nessas perguntas vai deixar o processo mais fácil, por conta da organização.

 

Conclusão

 

Em conclusão, fazer um webinar gratuito ou pago não é apenas escolher qualquer plataforma, criar um evento, compartilhar para as pessoas e sair falando qualquer coisa.

 

A depender do que você for abordar, ela precisa ser ideal para você, para o seu propósito e negócio.

 

Se você ainda está em dúvida de qual plataforma webinar utilizar, siga as nossas dicas e se prepare.

 

É importante ter bem em mente antes, o que você quer passar para o seu público, qual a sua finalidade e que resultados você deseja alcançar com o evento online.

 

Sabendo disso, com certeza você conseguirá escolher fácil a plataforma webinar ideal para você que irá permitir que alcance não somente o resultados desejados, mas também novos resultados. Sem esquecer da grande possibilidade de alavancar o seu negócio digital, independente de qual seja o produto.

 

Qualquer dúvida sobre plataforma webinar ou sobre o que foi abordado hoje, nos deixe um comentário aqui embaixo ou nos procure em nosso Instagram!

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …