5 programas para gravar videoaulas

programas para gravar videoaula

Se você deseja começar a produzir o seu curso online, é preciso conhecer bons programas para gravar videoaulas. Afinal, eles são importantes para transformar seu conhecimento em um conteúdo que realmente engaja. 

Além de entender a importância das videoaulas, hoje você vai conhecer 5 excelentes programas para gravar videoaula e transmitir conhecimento aos alunos. Vamos nessa?

Escale seu negócio digital com tudo o que você precisa de forma fácil em um só lugar. Publique seu conteúdo tranquilamente e conecte-se diretamente com seus clientes. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

Porque é importante gravar videoaulas

A pandemia de Covid-19, iniciada ao final de 2019, antecipou o crescimento do segmento de educação a distância (ou e-learning). No início da pandemia houve uma mudança brusca das salas de aula para o ambiente virtual, as colocando em evidência e impactando a forma como profissionais e alunos aprendem.

Inclusive, a partir dessas mudanças, diversos profissionais que já desejavam compartilhar conhecimento perceberam uma ótima oportunidade de fazer isso de um jeito relativamente simples, efetivo e rentável.

Contudo, algumas pessoas ainda sentem dificuldade quando o assunto é gravar videoaulas. Fazer as gravações parece um verdadeiro bicho de sete cabeças, algo que somente profissionais de vídeo podem fazer. 

Mas esse processo não precisa ser visto dessa maneira. Felizmente, existem muitos aplicativos disponíveis para você criar conteúdos diferentes e dinâmicos. Alguns deles, inclusive, são gratuitos.

5 programas para gravar videoaulas

OBS Studio

O OBS Studio é uma excelente opção para professores e produtores de conteúdo. O programa captura áudio e vídeo e os envia para várias plataformas, como Facebook e Youtube. Para fazer isso, basta usar a tecla liga/desliga da plataforma e seguir o passo a passo indicado.

Alguns recursos de vídeo utilizados na plataforma também podem ser transmitidos ao vivo, caso faça sentido no seu plano de conteúdo. Clique aqui e veja um guia de como usar o OBS.

Camtasia Studio

O Camtasia é uma uma das opções mais populares de programas para gravar videoaulas. No início, pode parecer um pouco confuso para usuários iniciantes, mas em poucos minutos é possível perceber que ele é bem fácil de usar, pois oferece muito auxílio ao usuário.

copy com chat gpt , herocreator

Algumas funcionalidades:

  • permite que você insira trilhas sonoras e narração nos vídeos;
  • oferece plug-in para ser instalado dentro do PowerPoint, o que possibilita transformar apresentações diretamente em vídeos;
  • permite gravar somente o áudio;
  • oferece a possibilidade de exibir o material produzido de forma ao vivo ou gravá-lo.

Screenflow

Este é um programa para gravar videoaulas para quem usa Mac. Com o Screenflow é possível gravar e editar os vídeos. Além disso, ele permite que você faça gravações de tela, o que é ótimo para quando você precisa transmitir algum material gráfico durante a aula. 

Um exemplo é quando você tem alguns slides que vão te auxiliar durante a apresentação do conteúdo. Com o Screenflow você pode mesclar os slides com o áudio da sua voz. Assim, é possível resolver as duas demandas de uma só vez.

Screen Recorder

O Screen Recorder é mais uma opção de software de tela fácil de usar e gratuito. Com ele, é possível gravar qualquer área da tela ou salvá-la como captura de tela. Ele oferece a possibilidade de selecionar uma área específica ou gravar tudo o que é exibido, inclusive a imagem da webcam.

Com o software também é possível usar ferramentas de anotação e desenho, inserção de logomarca, zoom in e upload de gravações no YouTube, Dropbox e Google Drive. Além disso, ele também consegue cortar trechos do vídeo, alterar a qualidade de áudio e imagem e exportar o material em diversos formatos.

Cyberlink Power Director

Esse é um software um pouco mais robusto, que é muito popular entre os profissionais da área. Diferentemente dos outros programas apresentados nesta lista, o Cyberlink é uma opção com comandos um pouco mais complexos, ideal para quem já possui algum conhecimento sobre programas de gravação e edição.

Um dos pontos positivos do software é a sua rapidez de processamento. Ele é leve e pode ser usado inclusive para a função MultiCam, na qual são usadas várias câmeras ao mesmo tempo.

O Cyberlink possui funcionalidades muito completas que podem oferecer diversas possibilidades para a produção da sua videoaula. Experimente, faça testes e se surpreenda!

Programas para edição de vídeo

Alguns dos softwares listados anteriormente já realizam a edição dos vídeos. Porém, se você busca apenas um app para editar os seus vídeos, também existem diversas opções, como:

  • Adobe Premiere: o mais conhecido de todos e excelente para edição de vídeos. Suas ferramentas são muito completas e, por isso, ele é um dos “queridinhos” dos profissionais da área. Um exemplo, é que o premiere torna os frames do filme visíveis no tamanho que quisermos, o que facilita a seleção e o corte.
  • Sony Vegas: trata-se de uma ferramenta de edição de vídeo voltada para o público profissional. Com uma vasta cartela de comandos, permite fazer ajustes detalhados no vídeo e no áudio produzidos para a videoaula, bem como realizar o complemento do material bruto com uma série de efeitos e transições (são mais de 300 opções).

Além destes, temos um post totalmente focado nos programas de edição para te ajudar a escolher o seu! Também temos materiais para te auxiliar na edição da videoaula:

Então, gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão de programa para gravar e editar videoaulas? Conte nos comentários!

Lance seu curso online sem esforço

Já gravou e editou suas aulas? Agora conheça uma plataforma gratuita para captar leads, hospedar e vender produtos digitais com com poucos cliques.

Conheça a HeroSpark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *