O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às outras, seja no marketing digital ou tradicional.
Por isso, é preciso pensar no conteúdo que será feito, nas imagens inseridas e na psicologia das cores. Muitos podem não perceber, mas o uso dos tons certos é muito importante para chamar a atenção do público e transmitir a mensagem correta.
Neste artigo, vamos apresentar a importância da psicologia das cores na estratégia de posicionamento das marcas e descobrir como é possível aplicá-la no lançamento de infoprodutos. Boa leitura!
Comece agora mesmo a criar seu perfil comercial, traçar seus objetivos e aproveitar os resultados! Inscreva-se gratuitamente!
O que as cores significam na psicologia?
A psicologia das cores estuda a forma como nosso cérebro comporta-se diante de informações que recebemos visualmente.
Sendo assim, essa área analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos e na criação de desejos.
Sabemos que, no design, o uso das cores é levado muito a sério, pois elas podem mudar nossos sentimentos e experiências em relação a produtos e até experiências.
Isso acontece porque, antes de processar o conteúdo de certa estratégia de marketing e o seu significado, nosso cérebro processa as informações visuais.
Portanto, o foco da psicologia das cores é transformar cores em sensações. Sendo assim, ela dedica-se não só em entender o significado de cada uma, mas também em estudar as mudanças e comportamentos que elas podem trazer ao nosso cérebro.
A partir desse estudo, as cores podem ser usadas de diferentes formas e em diferentes situações, como em decorações, publicidade, moda e marketing.
Como a psicologia das cores surgiu?
O estudo das cores começou com Isaac Newton, em 1666, quando o cientista descobriu que, quando a luz branca passa por um prisma, separa-se em diversas cores, conhecidas como primárias. E que essas cores, quando misturadas, criam as cores secundárias.
Johann Wolfgang Von Goethe, um cientista alemão, escreveu o livro “Teoria da Cor”, em 1810. Nessa obra, ele mostra que a visualização da cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção individual que cada um tem.
Essa pesquisa influenciou diversos artistas da época e tornou-se popular no mundo da arte. É por conta dela que, até hoje, as cores e suas aplicações são estudadas e podemos usá-las de diversas formas.
Qual é o significado de cada cor?
Amarelo
O amarelo é uma cor primária muito utilizada para o estímulo ao apetite, já que está ligada à fome. Sendo assim, é muito usada na construção da identidade visual de restaurantes.
Alguns exemplos de redes alimentícias que utilizam o amarelo são Burger King e McDonald‘s.
Essa cor, que faz parte do grupo das cores quentes, também é usada para chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas foquem em algo imediatamente.
Além disso, transmite ideia de acolhimento, otimismo e esperança.
Azul
Há diversos tons de azul. O mais escuro relaciona-se com confiança, poder e autonomia, sendo mais frequente em marcas corporativas, principalmente porque a cor pode reforçar a confiança dos clientes em relação a uma marca.
Já o azul claro oferece uma ideia de sucesso e de produtividade. Por ser a representação da cor da água, também transmite frescor, sendo parte do grupo de cores frias.
Branco
O branco é uma cor neutra que, normalmente, está associada à sensação de harmonia, paz e tranquilidade.
Ela sozinha não tem tanto efeito na psicologia das cores no marketing. Mas, quando combinada com alguns outros tons, oferece um contraste interessante.
Geralmente, é usada em fundo de blogs e e-mails com uma outra cor de mais destaque.
Cinza
O cinza também pode ser considerado uma cor neutra. Dessa forma, na maioria das vezes, é usado junto com outras cores mais chamativas.
Empresas de tecnologia costumam utilizá-lo muito, pois ele ajuda a transmitir uma imagem de modernidade e inovação.
Além disso, seu significado, de acordo com a psicologia das cores, vai ao encontro de profissionalismo e responsabilidade.
Alaranjado
O alaranjado é formado por duas cores consideradas fortes: o vermelho e o amarelo.
Geralmente, está associado às boas energias e à alegria. Por esse motivo, o laranja é muito usado em materiais que buscam transmitir energia e entusiasmo.
Além disso, inspira dinamismo e movimento e é bastante usado no esporte: elementos como bolas, quadras e pistas normalmente são nesse tom.
Outra informação importante é que essa cor auxilia a cativar clientes, especialmente pela confiança e energia que transmite.
Marrom
O marrom é utilizado por pessoas que buscam elegância e está relacionado a um conceito de rusticidade. Ele consegue transmitir um sentimento de organização e engajamento.
Muitas empresas de decoração, por exemplo, o utilizam para transmitir esse conceito elegante e, ao mesmo tempo, moderno.
Preto
O preto também é uma cor neutra e está relacionado à força e à elegância. Normalmente, empresas ou pessoas que estão buscando empoderamento, utilizam-no em suas identidades visuais.
Sua neutralidade faz com que a combinação com outras cores seja mais fácil em diversas ocasiões, principalmente com o branco, formando o clássico branco e preto.
Rosa
O rosa traz delicadeza e inocência no seu tom mais claro, que é usado em marcas que definem a criança como perfil do cliente ideal.
O rosa escuro pode estar relacionado a traços mais novos, aspectos mais modernos. Segundo a psicologia das cores, essa cor desperta o desejo por consumir inovações em produtos e serviços.
Roxo
O roxo transmite uma sensação de nobreza e sabedoria. A sua aplicação é comum em clínicas de saúde, por exemplo.
Ultimamente, também é uma cor que está relacionada à tecnologia e inovação.
Verde
A relação do verde com a natureza é inevitável e imediata. Ele também nos remete à saúde, à harmonia e ao frescor, justamente por estar ligado ao meio ambiente.
Não é à toa que algumas marcas exploram isso em seus produtos de higiene.
Ele também pode ser usado para transmitir coerência e equilíbrio em suas ações.
Vermelho
É uma cor que desperta urgência e nunca passa despercebida. Por isso, é muito usada em promoções.
Pode ser considerada o oposto do azul, e transmite vigor, velocidade, urgência e cenários de guerra.
Na psicologia das cores no marketing, a cor vermelha é normalmente utilizada em restaurantes, pois representa fome e rapidez.
Para além das cores, aprenda como engajar mais no Instagram:
Como aplicar a psicologia das cores no meu negócio?
As características do seu negócio precisam estar claras por meio dos tons escolhidos, já que eles podem ajudar os seus clientes a identificar:
- O propósito do negócio;
- O modelo em que ele se encaixa;
- Seu avatar;
- Os possíveis preços;
- As temáticas a serem abordadas.
Ao criar o marketing da sua empresa, é preciso não ter medo de mexer com as emoções dos seus clientes.
Por isso, abra a paleta de cores e aplique-a corretamente em materiais publicitários, apresentações, campanhas e até mesmo no site.
Na hora de desenvolver sua marca, é muito importante lembrar que as cores influenciam na forma como os clientes enxergam a personalidade da marca em questão.
Então, pense não só na criação das campanhas de marketing digital, mas também na parte estética de suas plataformas.
Por que aplicar a psicologia das cores?
O uso da psicologia das cores no marketing está sendo levado cada vez mais a sério devido às diferentes sensações e sentimentos que as cores podem transmitir.
Muitas vezes, só o uso das cores já é suficiente para transmitir um tipo de mensagem, uma vez que é essa a informação que os olhos humanos processam em primeiro lugar.
A QuickSprout desenvolveu uma pesquisa que mostra que as cores influenciam na percepção de preço que os consumidores têm. Além disso, cerca de 80% dos consumidores, somente pela cor, já conseguem reconhecer marcas.
Também de acordo com o mesmo estudo, a efetividade do anúncio colorido é 26% maior em comparação com versões preto, branco e/ou cinza.
Quais cores usar?
É fundamental analisar todos os significados das cores e combiná-las coerentemente. Veja abaixo alguns exemplos de utilização das cores de acordo com os significados:
- Infoprodutos relacionados a finanças podem utilizar cores ligadas a sensações de segurança e confiabilidade, como o azul e o verde;
- Um programa de mentoria para formação de lideranças que busca um grupo seleto pode investir no preto para sua campanha;
- Se o produto digital é voltado para alimentação, amarelo é uma boa pedida.
Caso você opte por uma combinação de cores diferentes, pense bem no que cada uma delas significa e no que será passado para seus consumidores, a fim de evidenciar as características da sua empresa.
As cores podem atrair tipos específicos de público?
Cada cliente reage de uma forma diferente. Por isso, é necessário que a sua escolha seja feita de acordo com o público que você deseja atingir.
- Consumidores tradicionais são mais afetados quando são usadas cores como o pink e azul-claro.
- Se o seu negócio oferece soluções rápidas e busca por consumidores impulsivos, sugerimos que aposte nas cores vermelho, laranja, preto e azul-royal.
- Ao buscar atingir consumidores com orçamento controlado, verde-água e azul-marinho são as cores que mais chamam a atenção do público que procura por preços baixos. Por isso, são muito usadas por bancos e lojas de departamento.
A psicologia das cores pode mudar a forma em que os consumidores interpretam a sua marca. Além disso, interfere nas mensagens relacionadas às estratégias de marketing definidas.
Defina a sua persona
Se você quer atrair tipos específicos de consumidores precisa saber para quem quer vender. Crie uma persona, aplique a psicologia das cores e fique à frente dos concorrentes!
Criar grátis agora
1 comment
Bom dia , muito bom essa matéria, parabéns