Aprenda a criar seu próprio roteiro para stories, como Bianca Andrade

roteiro para stories bianca andrade
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Mesmo que pareça autêntico, o conteúdo dos grandes influenciadores digitais segue um roteiro para stories. É uma prática comum do mercado. E, se você produz conteúdo para a internet, também deveria ter um roteiro próprio!

Os stories de Bianca Andrade geraram polêmica porque muitos seguidores não conhecem esse tipo de calendário editorial. Neste texto, você entenderá os detalhes por trás da estratégia e aprenderá a criar o seu próprio roteiro em poucos passos.

Quer aprender o passo a passo pra criar o seu conteúdo de milhões? Cadastre-se gratuitamente no Acelerador Digital, e domine o mercado agora mesmo.

A polêmica dos stories de Bianca Andrade

O assunto se tornou um dos mais comentados do Twitter no início de junho de 2022 por causa de uma publicação da influenciadora. No fundo, é possível ver o roteiro dos stories do dia em uma tela.

Roteiro stories Bianca Andrade
Imagem compartilhada por Bianca com seu roteiro de stories

A imagem mostra um “script básico do dia a dia” com tudo o que a influenciadora deve postar. Muitas pessoas a criticaram, especialmente porque o roteiro inclui partes como “mostrar algo fofo do nenein”.

Bianca se defendeu explicando que não segue o roteiro de stories à risca o tempo todo. Disse ainda que postar stories faz parte do trabalho dela, por isso precisa ser feito com a técnica correta. Não pode sair de qualquer jeito, porque impacta o seu marketing pessoal.

O que é um roteiro de stories?

Basicamente, o roteiro de stories é um lembrete dos conteúdos que devem ser publicados todos os dias. Este roteiro é criado com base nos desejos e necessidades do público-alvo.

Pode-se dizer que essa estratégia faz parte de um calendário editorial para redes sociais. Trata-se de um método de organização de postagens. Os objetivos são garantir a constância e a qualidade do conteúdo.

Com um roteiro de stories, você não fica com aquela sensação de ter que produzir algo às pressas. Ou pior: de chegar na hora de postar e não saber o que produzir.

copy com chat gpt , herocreator

Por isso, as principais marcas e influenciadores criam roteiros antes de produzir conteúdos. Inclusive, vários profissionais de marketing e comunicação defenderam Bianca Andrade na polêmica dos stories.

Há até pessoas dedicadas exclusivamente a criar roteiros de stories, calendários editoriais e outros materiais que ajudam a organizar conteúdo nas redes sociais. Tudo é elaborado com base no que mais engaja o público-alvo, sem perder a espontaneidade.

Mas, não é necessário ser um profissional da área para ter um roteiro de stories. Perfis menores normalmente criam o roteiro e depois produzem, tudo por conta própria.

Como criar um roteiro de stories?

O básico é conhecer seu público-alvo. O roteiro de stories deve ser baseado no que eles gostam de consumir.

Se você já produz conteúdo para o Instagram, tente entender quais stories geram mais resultados. Observe quais têm mais visualizações, curtidas e respostas. Eles serão a base do seu calendário editorial.

No caso dos stories de Bianca Andrade, os conteúdos que geram grande engajamento são as postagens com o bebê e os vídeos de maquiagem. Por isso eles estão destacados no roteiro dela.

Se você ainda não produz conteúdo, o primeiro passo é pensar na sua persona. Ela é uma representação semi-fictícia do seu público-alvo. Imagine qual será o perfil dos seus seguidores e quais tipos de conteúdos eles gostariam de acompanhar nos stories.

Quando tiver estes dados sobre o seu público, você pode seguir este modelo:

  1. Defina quantos stories postar por dia: não tem número certo, faça quantos conseguir.
  2. Pense nos temas que quer abordar: os stories de Bianca Andrade têm um “tema da semana”. Essa é uma boa inspiração. Pense em um tema que está relacionado com as dores da sua persona ou público-alvo.
  3. Transforme as ideias em conteúdo: depois de definir o tema, anote suas ideias de conteúdo sobre: analisar um case do mercado, responder dúvidas dos seguidores, criar um tutorial, gravar uma dancinha, ou o que mais quiser.
  4. Anote tudo: passe todas as suas ideias para o papel, editor de texto ou planilha. Não importa se parece absurdo, anote mesmo assim.
  5. Defina o que postar em cada dia: separe quais ideias serão postadas em cada dia da semana e em qual período – se quiser, se inspire no roteiro de stories de Bianca Andrade, por meio da imagem no início deste post.

Espero que tenha gostado das dicas! Se precisar de inspiração, veja 75 ideias de conteúdo para Instagram que farão seus stories bombar. São indicações dos especialistas em marketing da HeroSpark, que servem para vários nichos de mercado.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *