Calendário editorial: como criar o seu fácil [2024]

Calendário Editorial
Calendário Editorial
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

É comum que as pessoas acreditem que, para criar e manter um blog ou uma página profissional nas redes sociais, basta realizar algumas publicações. No entanto, é preciso ter qualidade, constância e conexão entre os conteúdos para gerar resultados eficazes.

O calendário editorial é uma ferramenta que vai auxiliar nessa jornada. É essencial para quem deseja melhorar as métricas e o tráfego da marca, por meio da produção de conteúdo. Isso porque permite a organização e a clareza da estratégia de publicações.

Então, se você deseja aprender a criar o calendário editorial do seu negócio e alavancar os resultados no marketing digital, confira este artigo. Boa leitura!

O que é calendário editorial?

Calendário editorial é uma programação utilizada para organizar o conteúdo da estratégia de publicações de uma marca ou pessoa.

O blog ou as redes sociais que têm essa organização nunca terão períodos de oscilação nas postagens. 

No marketing de conteúdo, o calendário editorial não pode ser negligenciado de forma alguma.

Sem ele, por mais que a equipe tenha ótimas ideias, as informações não terão conexão entre si e o usuário não vai se conectar com seu canal.

Por que ter um calendário editorial?

O calendário editorial contribui para a qualidade dos conteúdos publicados. Isso porque nada é feito de última hora ou sem uma estratégia bem pensada.

No caso de blog posts, por exemplo, esse planejamento permite escolher as melhores palavras-chave, boas referências e adequação às etapas do funil de vendas.

Assim, o responsável pelas postagens vai conseguir fazer publicações que conversam entre si e atraiam o leitor a visitar aquele canal com frequência.

Sem dúvidas, ter uma frequência de publicações é importante para engajar a audiência e criar uma rotina no relacionamento. 

Aliás, se tiver interesse em saber mais sobre como gerar tráfego orgânico, para seu site, página de vendas ou curso online, confira o vídeo: 

Como montar um calendário editorial?

Escolha a ferramenta

Escolher a ferramenta ideal é um passo muito importante, pois é o que vai fazer o calendário editorial ser colocado em prática. Por isso, tanto se você trabalha sozinho ou se tem uma equipe, veja qual é a maneira mais intuitiva e prática, para que a programação tenha constância e traga bons resultados.

A seguir, vamos sugerir algumas opções. Veja e defina a sua.

Agenda de papel

Estamos em um mundo informatizado e as plataformas online facilitam bastante os processos, principalmente quando falamos de trabalho em equipe.

No entanto, ainda existem pessoas que não conseguem se adaptar a planejamentos feitos no computador.

Então, não há problema em utilizar a agenda, desde que seja bem organizada e as informações não fiquem confusas.

Uma desvantagem da ferramenta é a possibilidade de ocorrer algum acidente e perder todo o conteúdo que foi colocado na agenda.

Planilhas

As planilhas são versáteis e permitem que o usuário faça as adaptações que preferir.

É uma ótima opção, tendo em vista que dá para criar uma estrutura na planilha, na qual é possível adicionar as datas e outros campos que vão facilitar a visualização.

Se a planilha estiver na nuvem e todos puderem visualizar as alterações em tempo real, é ainda mais prático.

Recomendamos a utilização do Google Drive, uma vez que é fácil de usar, se adapta a todos os dispositivos e a equipe inteira consegue contribuir.

Asana

Outra sugestão é fazer o uso de softwares como o Asana. Pode ser acessado tanto pelo PC quanto pelo celular e você pode incluir toda a equipe para acompanhar a programação. No Asana é possível:

  • Definir prazos e responsáveis;
  • Acrescentar campos personalizados;
  • Acompanhar o andamento dos processos;
  • Receber notificações.

Faça um planejamento

Frequência e locais de publicação

Chegou o momento de definir como vão ser as suas postagens. Então, escolha onde serão feitas as publicações:

  • Blog;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Facebook;
  • E-mail;
  • Entre outros.

Você pode escolher quantos canais quiser para publicar. Mas, depois, defina quantas vezes por mês cada mídia vai receber conteúdo.

Seja realista e pense realmente na sua capacidade produtiva. Isso vai ser essencial nos próximos passos.

Aqui na Hero, nós utilizamos diferentes formatos de conteúdo (como texto e vídeo) e várias plataformas para gerenciar (como Instagram, YouTube, blog e e-mail). Então precisamos de um bom calendário editorial, para que nada seja esquecido.

Categorias de conteúdo

Definir algumas categorias de conteúdo vai ajudar demais no momento de planejar os conteúdos a serem produzidos. Por isso, liste entre 3 e 4 temas que tenham a ver com o seu nicho e a sua persona.

Por exemplo, no caso de um infoprodutor que atua ajudando outros profissionais a utilizarem as redes sociais para vender, as categorias podem ser:

copy com chat gpt , herocreator

Desenvolva a estratégia

Chegou o momento de criar a estratégia de conteúdo da sua marca, com base em tudo o que foi pensado nos tópicos anteriores.

Portanto, pegue a ferramenta escolhida e inclua os seguintes pontos no seu calendário:

  • Data de entrega;
  • Data de publicação;
  • Local de publicação;
  • Responsável;
  • Etapa;
  • Pilar/editoria do conteúdo;
  • Pauta.

O ideal é preencher as informações quinzenal ou mensalmente.

Assim, a equipe consegue trabalhar com antecedência e os imprevistos não vão atrapalhar o fluxo de publicações da marca.

Acompanhe as métricas

Quando a estratégia for colocada em prática, as dúvidas vão começar a surgir e é justamente esse o momento de otimizar tudo o que foi criado. Alguns fatores a serem analisados são:

  • Usabilidade do calendário;
  • Necessidade de novas informações;
  • Se a linguagem é adequada à persona;
  • Taxas de conversão;
  • Aceitação e engajamento do público.

Com isso, vai ser possível rever a estratégia e melhorar os pontos fracos.

Não tenha medo de mudar, pois são as pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença nos resultados do seu conteúdo.

Modelo de calendário editorial

Se após ler este artigo você ainda ficou com dúvida sobre como criar o seu calendário editorial, fique tranquilo: nós criamos um exemplo para você. 

Na planilha abaixo, veja um modelo bem básico para você se guiar. Por ser apenas um exemplo, inserimos somente uma postagem por dia. Porém, o ideal é que sejam publicados mais posts diariamente nas redes sociais. 

Adapte o calendário de acordo com a sua disponibilidade de produzir.

Por exemplo: no nosso exemplo, tem dois dias para stories, mas o ideal é postar todos os dias.

Exemplo de calendário editorial feito no Excel
Também inserimos nomes de exemplo (Luisa e Fernando), representando uma dupla de criação que ajudaria você no processo de produção de conteúdo.

Mas é claro que você pode criar as postagens sozinho. Inclusive, existem ferramentas gratuitas que tornam esse processo mais prático, como o Canva.

O exemplo foi direcionado para um infoprodutor que está prestes a lançar um novo curso, mas você deve adaptar conforme o seu negócio.

A planilha foi criada no Excel, mas você também pode reproduzir no formato que preferir, usando as ferramentas que mencionamos acima.

Como criar um calendário editorial para o Instagram?

Se você deseja criar um calendário editorial nas redes sociais que traga bons resultados, o Instagram não pode ser deixado de fora.

Isso porque ele está entre as mídias mais usadas no Brasil, inclusive por quem busca por produtos e serviços. Mas antes, é preciso realizar uma boa pesquisa para conhecer o seu público.

Você já parou para pensar se o conteúdo que você deseja oferecer em seu Instagram realmente faz sentido para os seus seguidores? 

Se eles não tiverem interesse, não adianta dedicar horas e horas do seu dia para produzir conteúdo. É preciso descobrir o que essas pessoas estão buscando e, assim, oferecer isso a elas.

Dessa forma, você precisa entender o seu público-alvo, fazendo um estudo de persona. Esse estudo é fundamental em qualquer negócio.

Com ele, você consegue entender quem são as pessoas impactadas pelo seu conteúdo e ter informações importantes para usar na hora de criar o seu calendário editorial.

Isso também vale para as outras redes sociais, e não somente para o Instagram.

Você também pode realizar enquetes nos Stories perguntando que tipo de conteúdo seus seguidores gostariam que você produzisse; criar formulários, etc.

Depois disso tudo, é hora de criar o calendário editorial do seu Instagram, que também deve ser dividido em:

  • Data da publicação;
  • Data da entrega;
  • Responsável;
  • Local de publicação (Feed, Reels, IG Tv, Stories, Guias);
  • Editoria;
  • Pauta.

Inicie o seu calendário editorial e veja a diferença que vai fazer na performance do seu conteúdo. Lembre-se que você pode começar com uma menor frequência, mas sempre seguindo uma linha de raciocínio que engaje o usuário. 

As redes sociais funcionam a partir de frequência, persistência e relevância. Vale mais a pena fazer menos posts por semana do que querer postar 5 vezes por dia e não conseguir dar conta.

Eduque seus seguidores sobre sua frequência. Depois de um tempo, eles vão entender, por exemplo, que todos os dias pela manhã você posta uma nova publicação.

E pode ter certeza de que, se o seu conteúdo entregar algum valor, eles vão esperar por ele.

Porém, da mesma forma, se você ficar por muito tempo sem postar, o público perceberá que a rede social está “abandonada”, o que pode fazer com que o seu negócio perca a relevância e a sua conta perca seguidores.

Agora que você já sabe tudo sobre como criar um calendário editorial para o seu negócio, elabore seu funil de vendas e produza os conteúdos certos para converter visitantes em clientes!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *