Script de vendas: o que é, como fazer + 9 modelos prontos

script de vendas

Se o seu processo de vendas está bagunçado, com cada vendedor fazendo uma coisa, ou se você simplesmente fica na dúvida do que falar para um potencial cliente, pode ser que esteja faltando um script de vendas no seu negócio.

Isso porque, a partir dele, você poderá mapear o que é preciso falar para o cliente em cada etapa da jornada de compra dele. Dessa forma, ficará mais fácil conciliar a prospecção com os demais trabalhos ou então fornecer uma orientação melhor para os vendedores.

Quer saber como você pode criar seu script e ainda conferir alguns scripts de vendas prontos? Então fique com a gente neste post e saiba tudo sobre esse material!

O que é script de vendas?

O script de vendas é um material que orienta os vendedores a como realizar a abordagem de vendas com cada potencial cliente que vem conversar com eles. Ele pode ser comparado com um roteiro de filme, que mostra o que os atores precisam fazer e falar.

A partir dele, seus vendedores conseguem acessar diversas mensagens prontas para já saber como iniciar e conduzir a conversa com seus clientes. 

Por que fazer script de vendas?

Antes de sair criando o material, é interessante conhecer o que o seu negócio consegue ganhar ao tê-lo. 

Afinal, por mais que o script de vendas seja um material que ajuda muito, ele pode ser um pouco demorado de ser feito. 

Mas garantimos que o tempo dedicado a ele valerá a pena, como você confere a seguir!

Melhora a produtividade da equipe

A primeira grande vantagem de fazer um script de vendas é o fato de que ele ajuda na produtividade da sua equipe.

Sim, ao ter o material, seus vendedores já saberão o que precisa ser dito para cada cliente a fim de que, no final da interação, ele realize uma compra com o seu negócio.

E isso acontece porque, no script, o vendedor já encontra as mensagens que precisa passar para o cliente. Dessa forma, ele pode copiar, colar e alterar apenas algumas informações, de maneira muito rápida, fazendo com que ele ganhe tempo!

Orienta melhor o vendedor nas abordagens

Outra grande vantagem de se criar um script de vendas é que ele ajuda no momento de orientar os vendedores sobre a abordagem a ser feita com cada potencial cliente.

Nesse sentido, como ele ajuda a conduzir uma conversa com o público, também pode ajudar os vendedores a lembrarem de falar algumas características importantes sobre o seu produto ou negócio.

Dessa forma, as vendas podem ser facilitadas e seu público conseguirá ter acesso às principais informações!

Facilita o treinamento de novos colaboradores

Por fim, o script de vendas também é um ótimo material para você treinar seus vendedores novos ou até mesmo os antigos.

Afinal, trabalhar com o script não significa que você terá em mãos um material engessado que nunca muda. Muito pelo contrário.

Os scripts de vendas sempre precisam receber alguma atualização para manter seu pleno funcionamento. E ao ter registrado como os vendedores devem abordar os clientes, fica mais fácil passar esse conhecimento adiante. 

Como fazer um bom script de vendas? 

Até aqui você já deve ter visto que ter um roteiro para o seu time de vendas pode ajudar (e muito!) o seu negócio, não é mesmo?

Mas, antes de conferir os modelos de script de vendas prontos, é interessante saber como esse material é criado.

Para isso, separamos abaixo um passo a passo bem simples para orientar melhor você sobre a criação do script para o seu negócio!

1. Defina as etapas do funil de vendas

O primeiro passo para criar um roteiro de vendas é definir muito bem as etapas do funil de vendas. Geralmente, elas podem variar a depender da empresa. 

Mas, caso você ainda não tenha criado o seu funil, pode começar a produzi-lo usando as etapas abaixo:

  1. Prospeção;
  2. Nutrição;
  3. Qualificação;
  4. Proposta;
  5. Cliente;
  6. Pós-venda.

Assim, ao ter suas etapas, você já pode começar a pensar no comportamento que seu cliente costuma ter em cada uma delas e quais são suas principais necessidades. Essas informações vão ser utilizadas para criar um bom script.

2. Determine os melhores canais

Hoje em dia, existem diversos canais diferentes para você conversar com o seu público. É possível usar o WhatsApp, as redes sociais, o e-mail marketing, o telefone e muitas outras.

Mas, na hora de criar o seu script, é fundamental que você defina os canais para os quais as mensagens vão ser criadas.

Dessa forma, você já consegue adaptar melhor a linguagem, a estrutura e as informações que vão ser passadas por cada canal. Afinal, você não conversa por WhatsApp da mesma forma que fala no e-mail, não é mesmo?

E no momento de definir os canais, é importante pensar no seu cliente e considerar apenas aqueles canais em que ele está mais ativo. Por mais que seja comum pensar que estar em todos os lugares é o melhor, na verdade pode acabar bagunçando seu processo de vendas.

Então, tente focar em até 3 canais principais para seguir criando seu script de vendas.

3. Liste as melhores mensagens enviadas

Se você chegou até aqui neste artigo, as chances são grandes de que você já tenha entrado em contato com diversos clientes antes, não é mesmo?

Por isso, ainda que a conversa não tenha gerado bons resultados, é interessante que você volte nela e analise as mensagens.

Dessa forma, você consegue usar como modelo no script alguma mensagem antiga que fez um cliente comprar e já pode ter uma noção melhor do que não deu certo.

Sendo assim, volte e faça essa análise das conversas antigas para ter uma boa base na hora de criar seu novo script de vendas. 

4. Elabore os modelos de script para cada etapa

Depois de mapear todas as informações dos passos acima, chegou a hora de colocar as mãos na massa e realmente criar os modelos de mensagens do seu script de vendas.

Para isso, é interessante que você liste cada mensagem que precisa ser criada em cada etapa do funil de vendas. Também é importante que você já trabalhe com alguns modelos para enviar como resposta para as principais devolutivas dos clientes.

Além disso, é fundamental conhecer algumas técnicas de copywriting para, assim, elaborar mensagens que realmente convertem!

5. Coloque em prática e otimize o script de vendas

Para falar a verdade, o seu script de vendas já está praticamente pronto seguindo apenas 4 passos. Mas, como falamos lá em cima, o script não é um material que deve ficar engessado.

Sendo assim, após finalizar o modelo, é interessante que você coloque-o em prática e já analise como foram as primeiras conversas com os clientes.

Assim, você pode ver qual mensagem funcionou e qual não deu boa para, então, já adaptar o seu script de vendas.

E ao realizar esse passo com certa frequência, você garante que seu script esteja sempre atualizado e melhore com o passar do tempo, fazendo com que seus vendedores já nem precisem mais ficar horas ou dias conversando para fechar uma venda. 

Script de vendas prontos: 9 modelos para copiar e colar 

E agora chegou o momento tão esperado de conhecer os modelos de script de vendas prontos para você utilizar!

Abaixo separamos 9 modelos que você pode usar no seu script ou, então, se inspirar na hora de criar os seus! Confira!

Prospecção

Modelo 1

Olá [cliente], tudo bem?

Me chamo [seu nome], sou [cargo] da [nome da empresa]!

Recebi seu contato através das redes sociais sobre o [nome do produto].

Posso encaminhar mais informações sobre ele por aqui?

Modelo 2

Olá [cliente], como vai?

Eu sou o [seu nome] e trabalho ajudando pessoas a realizar [propósito do seu produto]!

Encontrei seu contato através do [nome do canal] e vi que você pode se beneficiar com a nossa solução por ela oferecer [benefício].

Se você tem interesse em saber mais é só responder aqui!

Modelo 3

Bom dia [cliente]! Tudo bem?

Meu nome é [seu nome] e estou entrando em contato referente a um orçamento que você realizou pelo site!

Poderíamos agendar uma chamada para entender melhor as suas necessidades e como o [nome do produto] pode ajudar você?

Se sim, é só me enviar o dia e horário que você tem disponível!

Nutrição

Modelo 4

Olá [cliente]! Tudo certo por aí?

Vi que você acessou o nosso material sobre [tema do material rico]!

Ele é uma peça-chave para você [resultado que o lead pode alcançar]!

Mas, para conseguir aproveitar ao máximo esse conhecimento, pode ser interessante que você confira os conteúdos a seguir:

  • Nome e link para conteúdo 1;
  • Nome e link para conteúdo 2;
  • Nome e link para conteúdo 3;

Ao acessá-los, você vai conhecer muito mais sobre [tema do material rico] e ainda vai poder conhecer mais a fundo como chegar no [resultado]!

Espero ter te ajudado!

Abraços,

Assinatura

Modelo 5

E aí [cliente], como vai?

Estou passando aqui porque vi que você se inscreveu na nossa newsletter!

Por isso, vou enviar alguns conteúdos bacanas sobre [tema], que foram os últimos assuntos falados por aqui. Então fica de olho para não começar perdida👀

  • Nome e link para conteúdo 1;
  • Nome e link para conteúdo 2;
  • Nome e link para conteúdo 3;

Te espero na próxima edição!

Assinatura

Modelo 6

Oi [cliente], tudo bem?

Resolvi passar por aqui para indicar alguns conteúdos bacanas sobre [tema], já que você acessou nosso material sobre [material rico]!

Esses conteúdos podem ajudar você a [problema recorrente do público] e assim melhorar [resultado que ele alcança com a sua solução]!

  • Nome e link para conteúdo 1;
  • Nome e link para conteúdo 2;
  • Nome e link para conteúdo 3;

Confira-os e depois me conta o que achou, combinado? 

Até!

Assinatura.

Qualificação

Modelo 7

Olá [cliente], tudo bem?

Você curtiu o material sobre [material que o lead converteu]?

Ele é realmente muito rico e oferece informações essenciais para você conseguir [resultado que ele alcança com a sua solução].

Mas queremos te ajudar a conseguir sempre mais. Por isso, gostaríamos de saber se você teria disponibilidade para conversar com o nosso consultor de vendas.

Assim, ele pode passar informações mais personalizadas para você!

É só responder essa mensagem com o dia e horário que seguimos agendando!

Fico no aguardo;

Assinatura.

Follow-up

Modelo 8

Oi [cliente], como vai?

Semana passada fizemos uma reunião para apresentar a você a proposta sobre [produto].

Estou passando aqui para saber se você analisou a proposta e se possui uma resposta.

Lembrando apenas que a condição exclusiva que ela possui dura até a próxima semana.

Então, se ficou com alguma dúvida, estou à disposição para lhe atender!

Abraços,

Assinatura!

Cliente

Modelo 9

Olá [cliente], tudo bem!

Eu sou [nome] e gostaria de te dar as boas-vindas! 

Ficamos felizes que você tenha adquirido o [produto] e esperamos que ele te atenda!

Qualquer dúvida ou sugestão, pode me chamar que resolvemos juntos!

Um abraço,

Assinatura.

E aí, gostou dos modelos de script de vendas prontos e quer aprender a escrever mensagens assim?

Então conheça a Certificação em Copywriter que a HeroSpark está oferecendo para criar uma mensagem que realmente converte!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *