Modelo de assinatura de e-mail: 8 ideias para se inspirar!

Modelo de assinatura de e-mail: 8 ideias para se inspirar!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Se você realiza diversos disparos de mensagens, mas ainda não tem um modelo de assinatura de e-mail pronto, pode estar cometendo um grande erro.

Sim, apesar de parecer um simples elemento ao final das suas comunicações, a assinatura pode ajudar você a criar mais interação com o seu público, além de permitir que o contato comece a criar uma consciência de marca maior sobre o seu negócio.

Por isso, no artigo a seguir, você aprende a criar seu modelo de assinatura de e-mail e ainda confere diversos exemplos para se inspirar!

Boa leitura!

A HeroSpark oferece uma ferramenta de paginas de vendas com emails prontos! Tudo de graça. Crie sua conta agora.

O que é uma assinatura de e-mail?

Uma assinatura é o último elemento que você adiciona em um e-mail, seja ele um e-mail marketing ou uma simples comunicação direta entre você e o seu contato.

A partir desse elemento, o seu destinatário consegue encontrar informações importantes sobre você, como:

  • Seu nome;
  • Endereço;
  • Função principal no negócio;
  • Site e telefone;
  • Entre outros dados.

Além dessas informações, existem empresas que também usam o espaço para adicionar uma foto do colaborador ou colocar elementos da marca, como cor, tipografia e a própria logo para, assim, criar uma consciência maior de marca.

Como fazer uma assinatura personalizada para e-mail?

Muita gente negligencia a assinatura de e-mail e segue finalizando a comunicação com um simples “Abraços”, “Até breve” ou “Atenciosamente”, seguido do seu nome. 

Mas esse pequeno espaço que você tem no final do e-mail deve ser usado de forma estratégica, porque ele pode servir como um cartão de visitas para seu contato ou lead se comunicar ainda mais com você.

Por isso, abaixo mostramos algumas práticas para você seguir e outras que definitivamente não devem ser feitas na hora de criar o seu modelo de assinatura de e-mail!

O que fazer?

Um modelo de assinatura de e-mail precisa ser sucinto, mas, ao mesmo tempo, ele tem que trazer a identidade visual da empresa e mostrar que o seu contato está conversando com uma pessoa real.

Veja abaixo como você consegue adicionar essas características à sua assinatura:

Adicione o básico que funciona

Uma assinatura de e-mail não precisa de muita coisa para ser considerada boa. Para isso, é melhor que você aposte no básico que funciona e adicione apenas os seguintes elementos:

  • Nome completo;
  • Cargo na empresa;
  • Link do site da empresa;
  • De 3 a 5 redes sociais;
  • Imagem do remetente ou da marca.

Sendo assim, se estiver na dúvida de qual informação adicionar, você sempre pode usar a listinha acima como guia e evitar o acúmulo de informações no final do e-mail.

Não se esqueça dos links

Uma boa assinatura de e-mail sempre vai ter um link para redirecionar o destinatário para uma página estratégica do seu negócio ou um ambiente em que ele possa conhecer mais sobre ele. 

Para isso, sempre adicione o link do seu site e das redes sociais. Eles são os mais importantes a se ter.

Além deles, você também pode adicionar um CTA na sua assinatura, desde que ela não chame mais atenção do que a CTA do próprio e-mail, é claro. 

Sempre coloque uma imagem

O seu destinatário fica feliz quando sabe que está conversando com uma pessoa real. E isso também faz com que ele confie mais no seu negócio.

Pensando nisso, é sempre interessante adicionar ao final dos e-mails uma foto sua, destas bem profissionais que se colocam no perfil do LinkedIn, por exemplo.

Assim, você vai deixar seu destinatário mais confiante em continuar a conversa com você.

O que não fazer?

Adicionar imagens enormes, muito conteúdo gráfico e até dados incompletos são alguns dos erros mais cometidos nas assinaturas de e-mail.

Por isso, conheça abaixo alguns deles para, assim, evitar adicioná-los no seu modelo de assinatura de e-mail.

Incluir informações desnecessárias

Lembra do básico que funciona? Então, é com ele que você deve seguir na hora de criar o seu modelo de assinatura de e-mail.

Aqui, NÃO adicione:

  • Imagens chamativas;
  • Mídias demais;
  • Citações de grandes pessoas;
  • E diversos ícones para as redes sociais.

O seu modelo de assinatura de e-mail precisa ser claro e breve. Ou seja, o destinatário precisa olhar para ela e encontrar as principais informações de que procura sem maiores problemas.

Criar uma assinatura que não é responsiva

Outro ponto super importante para se atentar na hora de criar a sua assinatura é verificar como ele aparece em diferentes dispositivos, como celulares, tablets e computadores.

Ao fazer isso, você consegue verificar se alguma informação fica quebrada em um dispositivo ou se a imagem ocupa um espaço muito grande em outro.

Apesar disso parecer um simples detalhe, eles devem ser sempre considerados, já que afetam a experiência que o usuário tem quando recebe seus e-mails.

copy com chat gpt , herocreator

Deixar informações incompletas

Adicionar informações demais é ruim, mas deixar os dados incompletos pode ser ainda pior.

Por isso, após criar o seu modelo de assinatura de e-mail, sempre revise as informações passadas e verifique se todas elas estão corretas para que o seu destinatário não enfrente problemas ao tentar entrar em contato com você por outros canais.

4 Ferramentas para criar um modelo de assinatura de e-mail

Agora que você já sabe as principais práticas para seguir na hora de criar a sua assinatura de e-mail, está na hora de conhecer as principais ferramentas para desenvolvê-la de fato!

Abaixo, você conhece 4 delas:

1. Gmail

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha conta no Gmail, não é mesmo? Afinal de contas, ele é mais do que um e-mail, é a porta de entrada para diversos produtos do Google, como o YouTube, Ads, Drive e muito mais.

Mas, além disso, ele ainda permite que você crie a sua própria assinatura e a adicione em todos os envios que fizer na plataforma!

Para fazer isso, você só precisa:

  1. Acessar o seu e-mail do Gmail;
  2. Clicar na engrenagem de configurações;
  3. Em seguida, clicar em “Ver todas as configurações”;
  4. Na aba “Geral”, ir até o final da página onde tem a “Assinatura”;
  5. Criar seu modelo adicionando texto, links, imagens, cor e diversos outros elementos;
  6. Com tudo pronto, clicar em “Salvar alterações”. 

A parte mais interessante de criar as assinaturas no Gmail é que ele permite que você crie diversas assinaturas e as deixe salvas para usar nos seus envios. 

2. WiseStamp

Agora, se você deseja criar o seu modelo de assinatura de e-mail em uma plataforma mais intuitiva, pode contar com a plataforma da WiseStamp.

Com ela, você acessa diversos recursos para criar a sua assinatura e, no final, pode salvá-la em seu computador para usar quando quiser!

3. htmlsig

Para quem gostaria de criar uma assinatura bem objetiva, usando apenas o básico que funciona, essa ferramenta pode cair como uma luva. 

A partir dela, você pode adicionar seus dados mais importantes e personalizados para deixar a assinatura a sua cara e criar um modelo bem assertivo!

4. Gerador da Rock Content

Por fim, você também pode contar com o gerador de assinaturas que a Rock Content oferece, sendo ele uma ótima opção para quem quer uma ferramenta em português.

Com ela, você só precisa adicionar seus dados pessoais, das redes sociais, a imagem e o estilo pré-pronto que deseja usar. Assim, ela vai gerar a assinatura em questão de minutos para você utilizar. 

8 Modelos de assinatura de e-mail prontos 

Você já conhece as boas práticas e agora as ferramentas. Mas na hora de criar o seu modelo de assinatura de e-mail, pode rolar aquele branco na mente e você ficar sem ideias de como seguir com o seu, não é mesmo?

Porém, você não precisa se preocupar com isso, porque é super normal!

Assim, uma boa forma de acabar com esse branco é conferindo alguns modelos de assinatura para se inspirar, que separamos logo abaixo!

1. Boticário

O primeiro exemplo de modelo de assinatura de e-mail é o do Boticário, que consegue trazer os elementos essenciais e ainda ajuda o contato a lembrar da marca, além de humanizar mais a comunicação com a foto da colaboradora.

print de tela com assinatura de e-mail

2. Newsletter

Apesar do seu tom comercial, usar assinaturas de e-mail em newsletter ajuda a melhorar o engajamento da mesma. Neste e-mail, encontramos um modelo bem simples, que oferece link para apenas uma rede social.

print de tela com assinatura de e-mail

Nesse caso, como era uma newsletter com atualizações do blog, faz sentido adicionar menos informações da empresa, já que o contato tem diversas oportunidades no decorrer do e-mail de acessar o site da empresa.

3. Feito a mão

Já esse modelo, apesar de não ter a imagem de uma pessoa, ainda assim ajuda a humanizar a marca ao utilizar uma assinatura digital, oferecendo mais personalidade para o modelo.

print de tela com assinatura de e-mail

4. Imobiliária

Esse modelo da imobiliária é bem interessante por ser sucinto, mas apresentar as principais informações. Além disso, a assinatura possui uma CTA bem interessante, que chama a atenção na medida certa.

print de tela com assinatura de e-mail

5. Designer

Já esse modelo de assinatura de e-mail é bem criativo e usa diversas cores. Mas, apesar disso, não tira o foco das informações mais importantes que a assinatura deve ter.

print de tela com assinatura de e-mail

6. Advogado

Esse modelo, usado em escritórios de advocacia, ajuda a fazer com que a marca do negócio se mantenha na mente do destinatário ao adicionar a logo do escritório.

print de tela com assinatura de e-mail

7. Engenheiro

Esse modelo de assinatura de e-mail é bem interessante, pois consegue mostrar de forma sucinta ao fundo uma visualização melhor da profissão do remetente.

print de tela com assinatura de e-mail

8. Arquiteta

Por fim, temos essa assinatura que possui diversos elementos interessantes e ainda permite que o destinatário consiga ver com clareza as principais informações de contato.

print de tela com assinatura de e-mail

E se você gostou de conhecer esses modelos de assinatura, precisa conhecer também a ferramenta da HeroSpark para disparar os seus e-mails!

Com ela você consegue realizar os disparos de acordo com o seu funil de vendas e aproveitar para adicionar o seu novo modelo de assinatura de e-mail nos disparos!

Venha conhecer mais sobre a ferramenta e descubra como ela consegue te ajudar a se comunicar efetivamente com seu público no dia a dia!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *