Como finalizar um e-mail: dicas + 30 exemplos prontos para copiar!

Como finalizar um e-mail: 9 dicas + exemplos prontos para copiar!

O envio de e-mails é uma das principais estratégias de atração e nutrição de leads. Por isso, saber como finalizar um e-mail para persuadir o leitor é essencial. 

Pensando nisso, vamos explicar o porquê é importante pensar bem em como finalizar um e-mail e detalhar algumas dicas para você ter sucesso nessa tarefa.

Além disso, separamos alguns exemplos prontos e frases de finalização de e-mail para você copiar e usar na sua estratégia. 

Quer conferir as dicas e os exemplos? Então continue a leitura! 

Por que é importante focar na finalização de um e-mail?

A maneira como uma marca se comunica com os seus clientes e leads é fundamental para sua estratégia de marketing e vendas. Por isso, saber como finalizar um e-mail pode ser decisivo para obter resultados de sucesso.

Nesse sentido, saiba que um dos elementos importantes para se levar em consideração na hora de finalizar um e-mail é o tom e a voz utilizados para se dirigir ao leitor.

Dar atenção a esse detalhe pode auxiliar, por exemplo, que uma ação proposta por você seja realizada pelos seus leads ao final da leitura.

Além disso, assim como em uma conversa presencial, ao encerrar um diálogo por e-mail é necessário seguir alguns passos para fortalecer a relação entre os envolvidos.

Logo, agradecer a atenção do leitor e indicar a intenção de um novo contato são elementos possíveis para quem deseja saber como finalizar um e-mail.

E atenção: independente do grau de formalidade e das características do público que vai receber a mensagem, lembre-se sempre dos seguintes pontos:

  • Objetividade;
  • Profissionalismo;
  • Cordialidade.

Como finalizar um e-mail: 9 dicas 

Como já citamos, a estrutura e as palavras utilizadas na hora de escrever um e-mail para sua base de contatos pode gerar bons resultados para sua estratégia no mercado digital.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas importantes para saber como finalizar um e-mail e obter uma comunicação mais eficiente com os seus clientes e leads. Veja:

1. Tenha um objetivo definido

Na hora de definir como finalizar um e-mail ou até mesmo criar toda sua mensagem, o primeiro passo é ter em mente a necessidade de ter um objetivo.

Isso porque as pessoas têm um cotidiano cada vez mais dinâmico e milhares de mensagens chegam até suas caixa de entrada todos os dias.

Então, na hora de escrever a comunicação a ser disparada por e-mail, tenha um objetivo claro e definido, que deve ser entendido em poucas linhas.

2. Conheça o seu público 

Outro elemento fundamental na hora finalizar um e-mail é ter informações que ajudem a traçar o perfil do seu público-alvo.

Com isso, você saberá exatamente quais palavras deve utilizar durante a redação do e-mail e como direcionar o leitor para a ação que você deseja que ele realize.

Para isso:

  • Utilize o gerador de persona;
  • Utilize o Keyword Tool;
  • Realize pesquisas com seguidores em redes sociais;
  • Utilize uma landing page na sua estratégia.

3. Revise a formatação

Além de conhecer o seu público, também é muito importante estruturar a formatação do seu e-mail, levando em consideração elementos como:

  • Fonte utilizada no corpo do texto;
  • Tamanho das letras;
  • Uso de negrito, sublinhado e itálico.

Com relação à fonte, você pode escolher entre duas estratégias.

A primeira é utilizar uma fonte que dialogue com a sua identidade visual. Por exemplo: se a sua logo tem fonte serifada, você pode optar por utilizar no corpo do e-mail a Times New Roman.

acelerador digital

Já a segunda opção é utilizar uma das fontes consideradas padrão para escrita, como Arial, Calibri ou Tahoma. 

4. Sinalize caso exista um anexo 

Outro detalhe importante na hora de saber como finalizar um e-mail é lembrar de sinalizar caso exista um arquivo anexado à mensagem.

É ideal também que você deixe claro do que se trata o anexo, até porque algumas pessoas podem deixar de abrir pensando ser algum tipo de malware. 

Você pode enviar diversos tipos de anexo por e-mail, incluindo iscas digitais ou ofertas do seu produto, mas lembre sempre que quanto mais objetiva for sua mensagem, melhor.

5. Disponibilize informações de contato 

Não se esqueça também de disponibilizar outras formas de contato para que seus clientes ou leads possam falar com você caso não queiram realizar isso por e-mail.

Outra coisa que pode acontecer é sua mensagem ser disparada por um e-mail genérico e que não recebe mensagens de resposta. Então se assegure de sempre disponibilizar sua conta de e-mail para contato direto. 

6. Acrescente link para a página do seu negócio 

Redirecionamento de tráfego é algo que pode aumentar suas oportunidades de vendas e posicionamento digital na hora de pensar em como finalizar um e-mail.

Para isso, acrescente um link de direcionamento para sua página de vendas e torne ainda maior suas chances de negócios.

Além de uma página de vendas, você também pode utilizar o link para direcionar tráfego para suas redes sociais ou blog.

7. Aponte um próximo passo ao leitor 

É fundamental que você não deixe o seu cliente ou lead sem direcionamento. Por isso, sempre indique qual é a próxima ação que você espera que ele tome.  

Por exemplo: você pode acrescentar no e-mail uma CTA buscando engajamento para uma newsletter, ou até mesmo lembrar o seu lead de uma compra que está no carrinho.

8. Crie uma assinatura 

Como já explicamos, se identificar e deixar seus contatos à disposição no e-mail pode garantir uma maior eficiência de uma campanha de e-mail marketing.

Isso porque uma assinatura confere à sua mensagem um tom mais profissional e permite que o seu cliente se sinta mais seguro ao ter acesso a mais informações sobre você e sua marca.

9. Utilize uma despedida de acordo com o tom e voz do leitor

E claro, não se esqueça de caprichar na despedida. Sabe aquele ditado que a “primeira impressão é a que fica?” Ele pode até não estar errado, mas você pode ter certeza que também pode ser lembrado pela última impressão que causou.

Por isso, na hora de finalizar um e-mail, busque sempre utilizar frases ou palavras que expressam respeito e atenção para com o seu leitor.

Além disso, realizar testes A/B pode lhe ajudar a encontrar o modelo de e-mail que mais agrada ao seu público-alvo. Uma forma de fazer isso é enviando mensagens com o mesmo objetivo, mas com diferentes finalizações. 

30 Exemplos de como finalizar um e-mail

Para ajudar ainda mais na sua jornada, listamos a seguir 30 exemplos de frases e palavras demonstrando como finalizar um e-mail.

São exemplos para diferentes contextos de tom e voz que podem ser adaptados para o seu público. Confira:

  1. Muito obrigado pela atenção. Fico à disposição.
  2. Me coloco à disposição para mais esclarecimentos sobre nossos [produtos/serviços].
  3. Não hesite em entrar em contato para mais informações.
  4. Qualquer dúvida sobre o produto, estou à disposição. 
  5. Aguardo sua resposta.
  6. Agradeço desde já por sua atenção.
  7. Com os melhores cumprimentos.
  8. Desde já agradeço a consideração.
  9. Diga-me como podemos lhe ajudar.
  10. Gostaria de ter notícias suas em breve.
  11. Muito obrigado pela oportunidade.
  12. Tenha uma ótima semana.
  13. Cordialmente.
  14. Aguardo com expectativa por sua resposta.
  15. Fique à vontade para entrar em contato.
  16. Atenciosamente.
  17. Sinceramente.
  18. Com os mais verdadeiros cumprimentos.
  19. Até a próxima.
  20. Agradeço o seu apoio.
  21. Aguardo notícias.
  22. Um grande abraço.
  23. Tenha um bom dia.
  24. Até breve.
  25. Estamos sempre às ordens. 
  26. Foi ótimo falar com você, contacte-me para mais informações.
  27. Estou à disposição para dúvidas e sugestões.
  28. Mantenho-me à disposição para eventual necessidade.
  29. Grato por seu contato.
  30. Tenha um ótimo dia e contacte-me sempre que desejar. 

Agora que você já sabe como finalizar um e-mail e garantiu alguns ótimos exemplos prontos para turbinar sua comunicação, que tal fortalecer sua estratégia com uma ferramenta que vai tornar seus envios mais eficientes?

Para isso, conheça a HeroSpark, a plataforma onde seus disparos de e-mails são ilimitados de verdade.

Além disso, com a HeroSpark você garante outros recursos para potencializar suas campanhas de divulgação e vendas, como, por exemplo:

  • Funil de vendas automatizado;
  • Ferramenta de criação de páginas;
  • Página de vendas com área de pagamento integrada;
  • Suporte na plataforma para você e seus clientes;
  • Área de membros exclusiva.

Então não espere mais! Comece agora a disparar seus e-mails com a HeroSpark e garanta resultados de sucesso.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *