Tênis Balenciaga: o que todo empreendedor deveria aprender com o lançamento

Tênis Balenciaga como uma estratégia de diferenciação. Fundo roxo e legenda: "Tênis Balenciaga"

A cada novo lançamento da grife de luxo Balenciaga, a internet é tomada. Sua estratégia de diferenciação tem pautado as redes sociais e até mesmo o noticiário. E com o lançamento do tênis Balenciaga não foi diferente.

A estratégia de diferenciação da marca e seu “tênis destruído” abre mais uma vez um debate muito importante que merece a atenção dos empreendedores digitais: afinal, o único objetivo de um negócio é vender?

Neste artigo, vamos explicar os detalhes da estratégia de lançamento do tênis Balenciaga e como ela impacta o posicionamento digital da marca. Além disso, descubra como é possível aplicar o marketing de diferenciação no lançamento do seu infoproduto. Confira!

Tênis Balenciaga: entenda o último lançamento da grife 

A imagem de um tênis Balenciaga sujo e destruído inundou recentemente as redes e pautou até os noticiários sobre o lançamento de mais uma campanha da grife dirigida pelo estilista Demna Gvasalia.

A estratégia de marketing da marca dividiu opiniões e levantou o debate sobre o poder do marketing de diferenciação. Isso tudo porque boa parte das pessoas que se chocaram com a imagem não conheciam o histórico e a identidade da Balenciaga. 

Isso sem falar do mito que permeou as redes sociais sobre quem, de fato, compraria um tênis completamente destruído.

Com o impacto e a viralização da campanha, muitas pessoas questionaram se a marca não estava querendo lançar uma nova tendência. Mas o que havia por trás era uma estratégia muito maior e surtiu, com certeza, o efeito desejado.

Afinal, na realidade, o verdadeiro tênis Balenciaga lançado nada tinha a ver com um novo encorajamento fashion para a aquisição e o uso de um tênis destruído. 

Inclusive, a linha Paris Sneakers lançada lembra o tradicional design da Converse e já está com fila de espera para compras. 

Mas qual a estratégia de marketing por trás desse lançamento? Por que ela obteve tanto sucesso? Vamos entender.

foto dos tenis balenciaga

O que é a estratégia de diferenciação no marketing?

O marketing de diferenciação é a ferramenta utilizada para o sucesso da campanha de lançamento do novo tênis Balenciaga.

Na verdade, esse recurso é um conjunto de estratégias que recorre a ações para posicionar a marca como única

Isso é possível por meio de campanhas que reforcem as particularidades e ressaltem todos os elementos que a tornam diferente da concorrência. 

Entre as principais características da estratégia de diferenciação estão:

  • Inovação;
  • Segmentação do público;
  • Posicionamento definido;
  • Criação de uma identidade única.

 

 

Afinal, o que a Balenciaga alcançou com o lançamento de tênis “destruídos”? 

Um dos elementos importantes na campanha do tênis Balenciaga é a percepção da atenção do público como mercadoria, a chamada Economia da Atenção. 

Nela, a prioridade não é apenas a venda do produto em si, mas a captação dos olhares e dos cliques. Basta perceber o quanto a marca movimenta as redes a cada nova ação de marketing. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Além disso, a marca também conquistou outros pontos importantes com a sua estratégia de diferenciação, como:

  • Resgata sua posição como marca de vanguarda;
  • Mantém seu destaque em um mercado competitivo;
  • Conquista a atenção de novos públicos;
  • Marca sua identidade;
  • Cria uma experiência de unicidade entre seus clientes.

Segundo a Lyst Insights, plataforma responsável por realizar estudos sobre o comportamento dos consumidores da moda e analisar o posicionamento das marcas, a Balenciaga se posiciona pelo terceiro ano consecutivo como uma das 20 empresas mais aquecidas do bilionário mercado fashion.  

O diretor criativo da grife, Demna Gvasalia, já é conhecido no mercado da moda por apostar em criações surpreendentes. Confira abaixo outras estratégias de diferenciação que ele lançou antes do novo tênis Balenciaga.

 

Outras estratégias de diferenciação envolvendo a Balenciaga 

A grife fundada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, e que hoje pertence ao conglomerado de marcas do Grupo Gucci, tem a inovação no seu DNA.

Ainda nos começo do Século 20, Balenciaga impactou o mercado da moda com o uso de novos tecidos e modelagens de vanguarda que serviram como referência para estilistas de outras gerações, como:

  • Christian Dior;
  • Hubert Givenchy;
  • Emanuel Ungaro;
  • Oscar de La Renta;
  • Roy Halston. 

Após sua morte, em 1972, a grife passou despercebida até a contratação do estilista Nicolas Ghesquière, no final dos anos 90. Guesquière iniciou o processo de resgate da marca adquirida em 2001 pelo Grupo Gucci.

Hoje a direção criativa da casa de moda fundada por Cristóbal Balenciaga está sob a guarda do estilista georgiano Demna Gvasalia. 

Ele tem sido responsável pelo reposicionamento da grife como marca de vanguarda, Inclusive, o lançamento do tênis Balenciaga não foi sua primeira campanha utilizando a estratégia de diferenciação. 

Confira outras ações de marketing da marca que também deram o que falar:

 

1. Kim Kardashian com o look da grife que tapava o rosto no Met Gala

Kim Kardashian, uma das principais embaixadoras da marca, usou uma criação da Balenciaga que cobria todo seu corpo durante o evento anual do Met Gala, em 2021. 

 

2. Mini episódio dos Simpsons com personagens vestindo a marca

A cultura pop também é utilizada nas ações da marca. Em 2021, durante a apresentação da coleção Primavera-Verão 2022, um mini episódio exclusivo dos Simpsons foi lançado com os personagens utilizando roupas da marca.

 

3. Criação de um game para apresentar sua coleção

Em 2020, com a suspensão das principais semanas de moda por conta da pandemia da Covid-19, Demna Gvasalia apresentou a coleção da Balenciaga de maneira inovadora. Ele utilizou uma estrutura de jogo para criar um desfile virtual.

 

Como o empreendedor digital pode se inspirar nessas estratégias? 

O sucesso da estratégia da Balenciaga está na essência do marketing de diferenciação. Mas como ele pode ser utilizado por empreendedores digitais que desejam escalar seus resultados? 

Confira abaixo quatro dicas fundamentais para aplicar a estratégia de diferenciação no mercado de infoprodutos:

  • Pesquisar o mercado;
  • Aguçar a criatividade;
  • Acompanhar as tendências;
  • Oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Além disso, o empreendedor deve pensar fora da caixa para se diferenciar no mercado, assim como a Balenciaga. E uma das formas de iniciar esse processo é analisando a concorrência. 

Pensando nisso, criamos uma ferramenta completa para Análise de Concorrência. Baixe agora gratuitamente e encontre o verdadeiro diferencial da sua marca para conquistar o seu lugar no mercado. 

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.