herospark comece grátis agora

O avanço tecnológico foi o responsável por alterar os hábitos das pessoas, e já que agora não há serviço ou marca que sobreviva sem uma boa atuação no cenário digital, o melhor a fazer é um investimento preciso. Por isso, podemos dizer que marketing digital e estratégias de venda online estão bem relacionadas.

A combinação entre estratégias de venda online e marketing digital tem impactado diretamente o comportamento do consumidor de todos os padrões. Neste texto, você conhecerá 11 práticas para te ajudar a aumentar as vendas. 

 

Estratégias de venda online: Como vender pela internet?

 

  1. Tenha um ambiente virtual estruturado

São ambientes virtuais os e-mails, as redes sociais, os fóruns de discussão, YouTube, blog, entre outros. Essas plataformas permitem aos usuários divulgar trabalhos e vida social, além de integrar as mídias, aumentar a comunicação e facilitar o acesso à informação. Estes espaços são importantes para potencializar o seu relacionamento com o consumidor, otimizar o seu produto e manter a credibilidade.

 

  1. Invista em bom atendimento

Para oferecer a melhor experiência, não basta ter um preço competitivo e oferecer vantagens diversas, é essencial que sua empresa ou negócio tenha um bom relacionamento com clientes como parte da estratégia de venda online.

Quem busca uma boa comunicação com o cliente também deve estar disposto a investir em sua equipe de colaboradores, pois é ela que deverá ficar responsável por executar esse serviço da melhor forma possível, sendo a ponte entre a expectativa do cliente e a decisão efetiva de compra. 

 

  1. Não ofereça o que você não pode cumprir 

Muitas empresas acreditam que, para aumentar seu número de vendas online, é necessário aplicar um valor milionário em campanhas de marketing digital e, com isso, acabam negligenciando a estrutura base de seus projetos: entregar o que promete.

Realizar manutenções periódicas em suas páginas, principalmente quando perto de temporadas de grandes ofertas de suas páginas online e ao suporte ao cliente são aspectos indispensáveis na hora de visionar grandes números de acesso e compras no seu site. Afinal, ninguém fica satisfeito com uma experiência de compra falha em um site lento ou que fica frequentemente fora do ar.

Outra dica importante ligada a esse assunto e às vendas online é estabelecer metas de prioridade  de suas demandas, adaptando-as à administração e logística e garantindo que o fluxo de saída de seu produto seja compatível com o de entrada. Dessa forma, seus clientes não só terão uma ótima visita ao seu ambiente virtual, como ficarão satisfeitos com o recebimento de seus produtos.

 

  1. Valorize seu produto

O que define o valor de um produto, serviço ou marca não é necessariamente o preço especificado na etiqueta, mas uma soma de ações de valorização do produto que melhoram a percepção do consumidor. É isso que determina se um produto possui valor ou apenas preço alto nas vendas online.

Essas práticas devem levar em consideração o nicho de mercado e concorrência que você deseja se aproximar, abrir concorrência com uma marca de valor inferior, por exemplo, não é uma estratégia válida para quem deseja ser percebido por uma qualidade excepcional. 

Da mesma maneira, não é aconselhável subir (ou abaixar) o preço de seus produtos como uma simples forma de agregar valor, isso pode fazer com que seus consumidores fiéis enxerguem na sua marca um posicionamento que mais se assemelha a um desespero de crescer no mercado.

O valor está na identificação da necessidade de seus consumidores pelo seu produto e no serviço individualizado, assimilando as preferências, o comportamento e atuação de cada tipo de cliente diante da exposição da sua marca. 

 

  1. Up-selling: o que é isso?

O termo upsell é uma estratégia de venda online para aumentar o ticket médio do seu cliente.

É o que chamamos de upgrade de compra: após uma sugestão do vendedor ou algoritmo, o cliente otimiza a sua compra através da aquisição de outro produto, que talvez não tivesse sido considerado por ele espontaneamente.

Esse recurso deve ser utilizado tendo em vista o timing certo, já que o objetivo não é uma venda forçada ou casada, mas uma melhoria de compra rápida – que pode expandir suas vendas online, como consequência direta.

Para isso, é preciso conhecer o perfil daquele comprador para identificar quando e como é possível executar o upselling. Fazer o follow up, ou seja, manter o contato com o cliente após a sua experiência de compra e fazer pesquisas de avaliação de satisfação são algumas práticas que podem facilitar o processo de Upselling do seu serviço de venda online.

 

  1. Invista em Marketing Digital 

O meio digital tem crescido de forma constante nos últimos anos. Hoje em dia, é comum optarmos por procurar qualquer produto ou serviço diretamente na internet através de dispositivos digitais. Isso facilita na hora de comparar preços, buscar informações ou despertar ideias.

Essas ações, que parecem muito sutis, são ações básicas dos usuários da internet e relacionam-se diretamente com o marketing digital. A prática surgiu nos anos 90, e atualmente delineia os passos do mercado. À medida que as pessoas utilizam o ambiente online como principal facilitador de processo de compra, as empresas devem fazer uso dessa tecnologia para promover os seus serviços.

Se você pretende alavancar suas estratégias de venda online, não pode temer esse recurso. O Marketing Digital é a melhor oportunidade de fortalecer sua marca e expandir sua receita por meio das vendas online, isso porque é possível trabalhar com múltiplas frentes de atuação, como e-mail marketing, redes sociais, marketing de conteúdo digital, entre outras.

 

  1. Estude sobre SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um termo que costuma fazer tremer qualquer iniciante de vendas online. Mas, acalme-se, a sigla que parece desafiadora nada mais é do que um conjunto de estratégias de Otimização para Sistemas de Busca de um determinado conteúdo.

O que significa que, se seu site possui SEO bem configurado, tem chances de ser encontrado com mais frequência e por muito mais usuários da internet nos resultados do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores, além das redes sociais.

Por isso, estudar SEO é tão importante para o seu negócio. Embora não seja um aprendizado fácil ou rápido, pode auxiliá-lo a atingir o resultado que tanto espera: mais visitas orgânicas no seu site, visitantes mais interessados no seu produto, mais compradores e maior lucro.

Para isso, estabeleça algumas horas do dia para se dedicar integralmente a esse estudo, produza conteúdos, verifique a visibilidade desses conteúdos e, claro, procure matérias sobre o assunto na internet. Assim, pode ser mais fácil chegar à meta estipulada de vendas online.

 

  1. Use e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma das estratégias infalíveis para vender mais online. 

Como falamos acima, o e-mail marketing também é um artifício de captação de clientes e que pode aumentar as vendas online. Ele é uma ferramenta de publicidade direta através do correio eletrônico, mas com normas pré-definidas, que têm como objetivo manter o respeito aos limites de interação empresa-cliente.

O e-mail marketing ainda oferece à empresa uma análise do retorno através de relatórios e estatísticas, permitindo gerar campanhas cada vez mais aprimoradas daquela publicidade.

 

  1. Use as mídias sociais 

Não há como falar de vendas online e ignorar as redes sociais. Já falamos delas algumas vezes por aqui, mas é sempre bom reforçar, já que esse é um dos segmentos que mais cresce no âmbito digital. 

Se você quer ser um expert em vendas online, precisa começar a se adaptar às redes sociais agora mesmo, não só porque elas são uma tendência, mas porque permitem o desenvolvimento de laços consistentes de relacionamento entre o seu serviço e o possível cliente. 

Estabelecendo e dinamizando esse ponto de contato, a divulgação do seu produto permanecerá moderna e trará conversões reais, produzindo conceitos, filosofias e valores – além de ampliar as vendas online.

 

  1. Grave vídeos

Os vídeos são uma das estratégias de conteúdo que mais gera engajamento e podem atender produtores digitais com objetivos bastante diversos.

O cenário audiovisual não é só versátil, como também permite abordagens distintas e permite impulsionar seu tráfego com a audiência unida às redes sociais, já que as plataformas mais conhecidas suportam a publicação de arquivos de vídeo em suas páginas. Atrair visualizações para seu perfil através de produção e divulgação de vídeos é uma maneira de reter clientes ou converter leads, além de ser uma maneira de expandir as estratégias de venda online.

 

  1. Preocupe-se com o pós-venda

Engana-se quem pensa que o serviço está completo após a conversão. Preocupar-se com o pós-venda é sinônimo de fidelização de clientes, e é isso que busca todas as empresas que querem crescer no mercado e ampliar suas vendas online. 

É após a venda de um determinado produto que a empresa tem a oportunidade de consolidar o seu relacionamento com o consumidor e gerar novas conversões.

Por isso, se você pretende alcançar o sucesso com suas estratégias de venda online, torne a experiência de compra em seu site memorável, conheça melhor as necessidades e preferências dos seus consumidores frequentes, reúna feedbacks e otimize as suas estratégias de marketing digital de vendas online e os produtos da sua marca.

Se o seu principal objetivo é ampliar o seu negócio digital e torná-lo lucrativo, mas não sabe por onde começar, não se desespere. A HeroSpark é a solução mais completa da América Latina nesse segmento, e que tem tudo o que você precisa em um único lugar. Basta acessá-la para começar a empreender ou transformar o seu negócio a partir de estratégias de venda online.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *