Venda casada: o que é e por que você não deve praticá-la?

venda casada

Existem práticas de vendas que, de tão populares, já fazem parte da cultura de muitos empreendedores, e uma delas é a venda casada. Mas você sabia que essa prática, embora comum, não é legalizada? 

Neste artigo, vamos explicar melhor o que de fato é uma venda casada e ainda detalhar o porquê essa prática deve ser evitada. 

Além disso, vamos listar ótimas estratégias de vendas que podem impulsionar seus resultados. Quer descobrir? Então continue a leitura!

O que é venda casada?

Uma venda casada tem como principal característica o condicionamento de uma compra na qual produtos ou serviços devem ser adquiridos em conjunto. Pode até parecer interessante, mas não é.

Isso porque, essa compra condicionada oferece produtos que muitas vezes não são do interesse do consumidor, que acaba comprando apenas para ter uma das mercadorias.

Normalmente, a venda casada ocorre de duas maneiras, que são:

  • Venda casada aberta: quando o cliente está ciente dos itens da oferta;
  • Venda casada velada: quando na oferta não fica claro a condição da compra ou do que está sendo adquirido.

Esse tipo de prática pode gerar dois problemas. O primeiro é a insatisfação do consumidor e a perda da credibilidade da marca, o que inclusive pode criar uma péssima comunicação contrária nas redes sociais.

O segundo problema é de ordem jurídica, já que no Brasil a legislação proíbe a prática da venda casada por ferir o direito do consumidor. 

É permitida a venda casada no Brasil? 

Como ressaltamos no tópico anterior, a venda casada é uma prática proibida por lei em nosso país, proibição essa estabelecida pela Lei Nº 8.078 do Código de Defesa do Consumidor, de 1998. 

Segundo a lei, quem trabalha com vendas está proibido de realizar algumas práticas consideradas abusivas, como, por exemplo, a venda casada.

Para sermos mais exatos, está expresso no Código de Defesa do Consumidor que é vedado:

Condicionar o fornecimento de produto ou serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos. 

Mas sabemos que, infelizmente, essa prática ainda é difundida. No entanto, quem a utiliza em sua estratégia de vendas corre o risco de:

  • Ter prejuízo financeiro, já que o cliente poderá pedir o pagamento de volta;
  • Se representado judicialmente, ter que pagar multa;
  • Correr o risco de receber a pena de prisão de 2 a 5 anos.

O órgão responsável por realizar a fiscalização das práticas de vendas abusivas é o Procon. Além de receber as denúncias, cabe ao órgão também dar início aos inquéritos. 

Para conhecer alguns exemplos de venda casada e evitar dores de cabeça nas suas vendas, continue a leitura. 

Quais são os principais tipos de venda casada?

Como já destacamos, muitas vezes a venda casada parece uma oferta com grande chance de sucesso para o empreendedor, mas, na verdade, pode gerar muitos problemas de curto, médio e longo prazo.

E para não promover esse tipo de prática e comprometer toda sua estratégia de vendas, é importante identificar qual tipo de oferta é considerada como venda casada. 

Para lhe auxiliar, listamos abaixo alguns dos principais tipos de venda casada, veja:

  • Contratação de seguro na compra de um produto;
  • Combo obrigatório de internet e telefone;
  • Título de capitalização embutido na contratação de cartão de crédito;
  • Consumação mínima em estabelecimentos;
  • Proibição de comida que não sejam da lanchonete do cinema.

Além desses exemplos, outra prática que também pode ser considerada como venda casada é oferecer produtos para o público infantil em conjunto com brinquedos, como no caso dos lanches de fast food. 

Como evitar a venda casada?

Mas existem soluções eficientes para quem quer turbinar suas ações de vendas de maneira estratégica e, é claro, legalizada.

Por isso, separamos algumas das principais estratégias de vendas com resultados comprovados para você escolher a que melhor se encaixa com o seu negócio. Confira! 

Cross sell

O Cross sell, ou em portugês venda cruzada, é uma técnica de vendas voltada para estimular a sensação de necessidade dos clientes e realizar uma nova venda.

Diferentemente da prática de venda casada, o cross sell oferece vantagens e as mercadorias ofertadas costumam ser complementares. 

No mercado digital, essa oferta pode aparecer em formato de banner na página de vendas com a apresentação de complementaridade dos produtos. 

Upsell 

Constantemente confundida com o cross sell, a técnica de upsell consiste em oferecer um produto ou serviço que pode completar uma oferta e que, juntos, os produtos são mais baratos.

Esse tipo de venda tem um grande potencial de aumento de ticket-médio, pois, ao oferecer uma venda mais vantajosa, você tem mais chance de escalar suas vendas.

Venda consignada

Conhecida também como consignação, a venda consignada é uma prática de vendas na qual você pode disponibilizar o seu produto para outra pessoa ou empresa que vai ficar responsável pela venda e posterior apresentação dos resultados e repasse do lucro. 

Esse modelo de venda é mais comum em transações de produtos físicos e pode ser realizada na operação de venda de mercadorias como:

  • Bebidas;
  • Peças de vestuário;
  • Artigos de decoração, etc. 

Uma ótima maneira de escalar seus resultados sem precisar praticar a venda casada é investir nas vendas online. Afinal, o mercado digital é uma ótima oportunidade para alcançar mais visibilidade e realizar a captação de leads. 

Mas, para fazer isso de maneira eficaz, é necessário contar com uma ferramenta completa e que agregue todos os recursos em um só lugar. Sabe do que você realmente precisa para ter sucesso nas vendas?

Da HeroSpark, a plataforma tudo em um que vai revolucionar o seu negócio e alavancar seus resultados em precisar de venda casada. Sabe por quê?

Com a HeroSpark, você encontra diversos recursos em uma única ferramenta, como:

  • Funil de vendas automatizado;
  • Envio ilimitado de e-mail marketing para sua base de contatos;
  • Ferramenta de criação de landing page gratuita com template pré-pronto de alta conversão;
  • Área exclusiva para membros;
  • Suporte direto na plataforma;
  • Página de vendas com hospedagem gratuita e gateway de pagamento integrado.

Além disso, você tem as melhores taxas transacionais do mercado e todos os recebimentos e saques protegidos por certificação.

Então não espere mais, venha agora para HeroSpark e comece a sua jornada de vendas no mercado digital.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *