Vender planilha no Excel: como fazer + 6 ideias

vender planilha no excel

Você sabia que existe a possibilidade de vender planilha no Excel? É isso mesmo! 

Se você pretende ingressar no empreendedorismo digital, saiba que é possível ganhar dinheiro elaborando documentos que tratam de dados quantitativos. Mas lembre-se de que é necessário encontrar a demanda para o tema que deseja vender.

Pensando nisso, separamos aqui alguns exemplos de planilhas e o passo a passo para você conseguir colocar o seu produto digital no mercado. Boa leitura!

O que é planilha do Excel?

A planilha do Excel é um documento eletrônico fornecido pela Microsoft no qual você pode tratar dados quantitativos por meio de fórmulas e gráficos. Ou seja, é uma ferramenta que ajuda a fazer desde cálculos simples até criar bancos de dados complexos baseados em BI.

Podemos dizer que ela tem muitas funções que podem ser exploradas. Por isso, se você tem conhecimento sobre Excel, tem um grande potencial para transformar uma simples planilha em um sistema de gerenciamento de empresa, por exemplo.

Quais são as 6 ideias de planilhas para vender?

Se você pretende saber como ganhar dinheiro com Excel com a venda de planilhas, precisa conhecer algumas ideias que podem te ajudar a se inspirar para criar o seu produto digital. Veja, a seguir, 6 exemplos de documentos que podem ser produzidos pelo software da Microsoft. Acompanhe!

1. Planilha de controle de tarefas

Por meio desta planilha, é possível preencher as principais tarefas diárias e as datas de início e finalização delas. Por isso, ela é ideal para quem deseja organizar a rotina de maneira prática para manter as atividades pessoais e profissionais em dia.

Na planilha, você pode inserir abas como:

  • Atividades;
  • Descrição das tarefas;
  • Duração de cada atividade;
  • Status (em andamento, aguardando, concluído);
  • Prioridade;
  • Responsável;
  • Prazo;
  • Data de início e término.

2. Planilha de controle de despesas

Este tipo de planilha é ideal para quem quer gerenciar tanto as suas finanças pessoais quanto o fluxo de caixa de uma empresa. Isso porque é possível preenchê-la com os dados relacionados à renda e os gastos mensais, bem como visualizar o acompanhamento por meio de gráficos.

Na planilha, você pode inserir abas como:

  • Entradas (ou seja, os valores recebidos);
  • Despesas (pode ser separado em fixas e variáveis);
  • Data de pagamento;
  • Valores.

3. Planilha de gerenciamento de aulas

Nessa planilha, é possível organizar os horários das aulas, bem como as atividades que devem ser entregues. Isso facilita a vida de estudantes que têm uma rotina corrida. Por isso, ela é ideal para quem deseja ficar em dia com as suas atividades acadêmicas.

Na planilha, você pode inserir abas como:

  • Disciplinas;
  • Atividades;
  • Prazo de entrega;
  • Temas abordados.

4. Planilha de organização de viagem

Essa planilha serve para controlar todas as atividades e despesas de uma viagem, ou seja, é possível cadastrar o cronograma de atividades, desde a preparação até a volta para casa.

Portanto, ela é ideal para quem viaja com frequência, bem como para aqueles que precisam prestar contas das viagens para a empresa.

Na planilha, você pode inserir abas como:

  • Datas e horários do transporte (avião, ônibus etc);
  • Roteiro;
  • Destinos (cidades a serem visitadas, por exemplo);
  • Orçamento;
  • Hospedagem;
  • Horário de check-in e check-out.

5. Planilha de controle de estoque

Nesta planilha, a pessoa consegue controlar a entrada e a saída dos produtos acabados. Nesse caso, deve-se ter campos para cadastrar os itens, o preço unitário e total, bem como data de entrada e saída do estoque. 

Assim, é possível visualizar a quantidade de produtos que estão disponíveis. Isso ajuda a gerenciar a produção e a venda de uma pequena empresa e média empresa.

Na planilha, você pode inserir abas como:

  • Item;
  • Código do item;
  • Procedência;
  • Preço;
  • Descrição do produto;
  • Entradas e saídas;
  • Quantidade disponível;
  • Quantidade do estoque de segurança.

6. Planilha de planejamento de conteúdo

Esta planilha é ideal para quem trabalha com produção de conteúdo para redes sociais e blogs. Dessa forma, é possível controlar os posts que precisam ser produzidos e divulgados, bem como atribuir tarefas para os membros da equipe e controlar as atividades.

Na planilha, você pode inserir abas como:

  • Dia da publicação;
  • Prazo para entrega;
  • Tipo de post (foto, vídeo etc);
  • Responsável pelo conteúdo;
  • Legenda e hashtags (quando for o caso);
  • Persona atingida.

Como vender planilha no Excel?

Agora que você já conhece algumas ideias de planilhas e está em busca de como ganhar dinheiro com Excel, chegou o momento de tirar o projeto do papel.

Ou seja, produzir o documento e vendê-lo para o mercado. Para isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Vamos lá!

Conheça o seu avatar

O primeiro passo para vender planilha no Excel é conhecer o seu avatar, pois é por meio disso que você conseguirá definir qual é o tipo de planilha que pode atendê-lo.

Para isso, faça pesquisas para identificar suas principais características, como dados demográficos, desejos, necessidades e objeções de compra.

Com essas informações, é possível criar uma ou várias planilhas que atendam a demanda do seu cliente ideal.

Defina o tema da planilha

Não basta conhecer tudo sobre Excel, também é necessário levantar alguns dados antes de definir o tema da planilha.

Como mencionamos, após estudar o seu avatar, é possível identificar o tipo de documento que você pode vender.

Porém, também é necessário verificar se existem concorrentes, bem como se há demanda para o tema escolhido.

Crie a sua planilha

Depois de escolher o tema, chegou o momento de produzir a planilha. Nesse caso, você precisa comprar a licença de uso do software da Microsoft para instalar no seu computador ou notebook, bem como ter conhecimento sobre o funcionamento desta ferramenta.

Assim, é possível elaborar planilhas diferenciadas, ou seja, com gráficos, fórmulas e design mais atrativos.

Escolha uma plataforma de hospedagem

Antes de saber como ganhar dinheiro com Excel, também é necessário encontrar uma plataforma de hospedagem para vender e distribuir a sua planilha.

Para isso, você deve levar em consideração o preço, o design, a personalização, o suporte e o sistema de pagamento. Assim, é possível encontrar uma ferramenta completa. 

 Saiba que as suas planilhas podem ser hospedadas na HeroSpark. Para isso, é preciso:

  1. Criar um produto na área de membros.
  2. Criar uma primeira aula e gravar um vídeo ou escrever uma apresentação de boas-vindas para quem comprou a planilha.
  3. Explicar neste texto ou vídeo que disponibilizará o link da planilha na próxima aula.
  4. Criar uma segunda aula e incluir o link da planilha (que pode estar na nuvem, como no Google Drive) para seu cliente baixar.

Divulgue a planilha

Não podemos esquecer que também é necessário divulgar a planilha, caso contrário você não conseguirá vendê-la, não é verdade?

Para isso, deve-se criar uma landing page ou página de vendas para apresentar o seu produto para a audiência. Depois disso, basta criar posts de divulgação nas suas redes sociais, tanto orgânico quanto pago. 

Mas não se esqueça que é essencial que você já tenha um bom relacionamento com a sua audiência, bem como seja considerado uma autoridade no tema da sua planilha.

Assim, fica mais fácil conquistar a confiança das pessoas e, consequentemente, vender o seu produto digital. 

A plataforma ideal para vender planilha

Faça seu cadastro gratuito e veja como vender planilha no Excel em uma plataforma confiável com anos no mercado.

Cadastrar grátis agora

Perguntas frequentes

Quanto cobrar por uma planilha no Excel?

É possível definir o valor de uma planilha no Excel com base no tempo gasto para elaborá-la. Em outras palavras, você pode cobrar R$20/25 por cada hora usada para fazer a planilha desde o momento inicial da pesquisa.

Como vender planilhas no Mercado Livre?

Comece criando uma conta no Mercado Livre pelo site ou aplicativo para celular (disponível para as versões iOS e Android). 

Após preencher seus dados, cadastre seu produto na opção “Vender”, disponível na barra superior da tela inicial. Lá, você pode inserir o título da sua planilha, incluir a descrição do produto, preço, formas de pagamento etc;

Ao criar um anúncio, também é necessário informar qual categoria de Product Ads você deseja usar (grátis, clássico e premium). Escolha entre as opções disponíveis e finalize o cadastro do produto.

Onde posso vender minhas planilhas? 

Se você está procurando um lugar para vender planilha no excel, é importante contar com uma plataforma completa. Na HeroSpark, o usuário pode publicar e vender qualquer produto digital, inclusive planilhas do Excel.

Agora que você já sabe como vender planilha no Excel, que tal conhecer as ferramentas da HeroSpark?

Nós temos uma plataforma completa que pode ajudar você a criar o seu produto digital, bem como a fazer a sua primeira venda. Acesse nosso site e comece gratuitamente!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *