Logos-600x100

[WEBINAR] Como criar Autoridade e um Posicionamento forte usando as redes sociais ⚡🏆📱

Tudo que você precisa saber sobre como criar Autoridade e um Posicionamento forte nas redes sociais!

Hospede seu Curso online, crie facilmente Páginas, automatize e-mails e faça vendas em uma única ferramenta

Transcrição Adaptada do Webinar

O desafio é grande para todos. De micro influenciadores a grandes empresas, a construção de autoridade e de um posicionamento forte nas redes sociais requer muita dedicação. Mas vale a pena. 

 

Um estudo da Harvard Business Review, por exemplo, aponta que ter valores em comum é a razão para que 64% dos entrevistados se relacionem com uma marca. Ou seja, a forma como uma empresa se porta frente ao público é importante. 

 

Além do mais, as mídias sociais são, hoje, uma das melhores formas de manter contato com a audiência. No Brasil, segundo o relatório Digital In 2020, pelo menos 66% da população é usuária das redes. O tempo médio de conexão à internet no país é de 4 horas e 41 minutos apenas em dispositivos móveis. 

 

Negar a relevância de uma reputação sólida na web é dar um tiro no próprio pé. Para te ajudar a criar autoridade e um posicionamento forte nas redes sociais, convidamos a Karol Meier para um bate-papo aqui, na HeroSpark. 

 

Veja nas próximas linhas algumas orientações que a influenciadora tem para ajudar a alavancar o seu negócio! 

Mas, antes…

 

Quem é a Karol Meier?

 

Talvez faça mais sentido saber um pouco sobre a Karol Meier antes de avançar para as dicas. Especialista em Marketing Digital, a jornalista é a fundadora do Instituto de Inteligência Digital, que é dedicado a potencializar negócios na internet. 

 

A ideia de apoiar empreendedores surgiu graças aos resultados obtidos com o canal do YouTube. “Por cinco anos, tive meu programa de TV em um canal aberto de Joinville. Fazia três matérias por semana sobre variedades, que iam ao ar todos os domingos. Depois, eu jogava os vídeos no YouTube. Foi aí que alcancei milhões de visualizações e pensei se não havia algo a mais que poderia conseguir”, explica Meier. 

 

A partir de então, a estrategista começou a se aprofundar no assunto e a ensinar às pessoas sobre empreendedorismo e marketing digital. Hoje, a especialista está presente em outras mídias sociais e, no Youtube, já passou das 4 milhões de visualizações. 

Agora, vamos às dicas! 

 

Dicas sobre como criar autoridade e um posicionamento nas redes sociais

 

Você já sentiu dificuldades em gerar resultados na web? Chegou, até mesmo, a duvidar do potencial das redes? Achou que marketing digital é algo que só funciona para grandes empresas? Ou pessoas com talento inato, talvez?

 

Se você respondeu “sim” para ao menos uma das perguntas, este conteúdo é para você. Na conversa da Laura, da HeroSpark, com a Karol Meier, há vários insights básicos muito importantes para você criar autoridade e um posicionamento nas redes sociais. Confira! 

 

Tenha um objetivo claro

 

É algo básico, mas a maior parte das pessoas não tem. Contar com objetivos bem definidos é um dos pilares para gerar resultados sólidos para a marca. 

Segundo a Karol Meier, 90% dos mentorados que já atendeu não tinham um. A maioria entrou nas mídias porque percebeu que os concorrentes estavam lá. Mas ter um propósito claro é fundamental:

 

“A partir do momento que você define o teu objetivo, toda a produção de conteúdo vai ser voltada a esse intuito. Assim, é possível gerar valor para a audiência. Esse é o primeiro passo, a base. É como se fosse a raiz da árvore. Você plantou, vai demorar para aparecer. Mas é uma base sólida, uma raiz forte, para lidar com qualquer vento ou tempestade que venha a passar ali”, explica a estrategista. 

 

Portanto, reflita e identifique qual é o teu norte. É vender? Criar autoridade? Fazer com que mais pessoas visualizem o teu produto ou serviço? Ao ter isso bem definido, você tem mais chances de criar autoridade e um posicionamento forte nas redes sociais.

 

Conheça a Jornada de Compras

 

A Jornada de Compras é um assunto que todo empreendedor deve saber na ponta da língua. 

 

“Em poucas palavras, é saber o caminho que o lead vai percorrer até chegar ao momento da compra”, esclarece Meier. “Você precisa identificar isso para criar uma estratégia e trabalhar com relacionamento, se engajar; além de fazer com que o cliente compre e se sinta bem com a ação.”

 

Ou seja, ter conhecimento sobre a trajetória do potencial comprador é fundamental para o planejamento da estratégia de marketing. Assim, você poderá pensar em ações que direcionem os leads a um determinado propósito.

 

Para ajudar no processo, é importante buscar entender quais são os desafios que o seu público enfrenta. A construção de uma persona costuma facilitar muito o trabalho, pois incentiva o aprofundamento sobre quem são e quais são os hábitos mais relevantes dos seus clientes. 

 

Tenha um calendário editorial e seja consistente

 

No webinar, a Karol Meier conta que chegava a postar conteúdo 5 vezes ao dia no Instagram. Para dar conta do recado, a jornalista revela o segredo: “É tudo questão de planejamento e organização. Gosto muito de usar uma planilha, um calendário editorial”. 

De fato, contar com o apoio de um calendário editorial é uma prática essencial. Assim, é possível garantir que o conteúdo seja liberado conforme a estratégia adotada e de forma consistente. Aliás, sobre o assunto, a estrategista traz uma analogia:

 

“Quando você entra em contato com uma nutricionista, ela te dá uma dieta; um plano alimentar. Você tem que ir uma vez por dia à academia, precisa comer determinados alimentos e seguir o plano por três meses para alcançar o objetivo desejado. Só que, se você for uma vez por semana na academia e só seguir de vez em quando o plano alimentar, enquanto outra pessoa segue o plano certinho, quem vai ter mais resultados? É a mesma coisa nas redes sociais”, exemplifica. 

 

Número de seguidores não é o mais importante

 

O perfil com muitos seguidores, à primeira vista, impressiona. No entanto, o mais importante é o envolvimento do público com o conteúdo. Isso porque as pessoas mais engajadas têm mais chances de converter – ou seja, realizar a ação que você deseja. 

A Karol Meier, por exemplo, tinha 40 mil seguidores no Instagram. Em agosto de 2020, porém, a conta foi hackeada. A estrategista digital perdeu todos os seguidores e, inclusive, alguns parceiros. Mas a situação deixa uma lição clara: 

 

“Hoje em dia, os patrocinadores entendem melhor sobre internet. Veem que não é o número de seguidores que vai fazer um influenciador vender, mas, sim, como que tem conexão, como engaja com a audiência”, explica. 

 

“Por exemplo, eu criei um novo perfil no Instagram. Hoje, tenho cerca de 1700 seguidores. E já vendo muito, consegui clientes. Toda semana vêm pessoas interessadas em algum produto meu, como a mentoria, pessoas querendo acompanhar meu conteúdo. Então, não importa o número de seguidores para você ter resultados na internet usando as redes sociais.”

 

Foque nos seus valores

 

A falta de tempo é uma aflição presente entre muitos empreendedores. É preciso ter disciplina e organização para lidar com uma agenda corrida. Ainda assim, tem vezes que o volume de tarefas é tão grande que 24 horas não parecem ser suficientes para dar conta de tudo. 

 

Mas, na verdade, será que você não está tendo dificuldade em priorizar as tarefas? Por isso, Karol Meier fala sobre a importância de focar em seus valores. 

 

“Faço academia, reuniões e gravo todos os dias. Aí, me perguntam como consigo fazer tudo. Gosto de falar bastante disso, porque faz parte do processo de montar um posicionamento na internet. É uma questão de saber quais são os seus valores, para conseguir colocar dentro da tua agenda aquilo o que você quer, e não deixar as pessoas mandarem na sua rotina”, orienta a empreendedora. 

 

“Muitas vezes você não tem tempo porque deixa que outras pessoas montem a tua agenda. Se você tem a família como um valor, coloque na tua semana os dias que vão passar juntos. Nem que seja uma  vez por semana, mas não mude o horário porque você tem alguma coisa do trabalho para fazer. Dê prioridade ao que você dá valor”. 

 

Selecione bons parceiros

 

Para cada dia de glória, há vários momentos desafiadores na jornada do empreendedor. Inclusive, isso contribui para que muita gente desista. No entanto, contar com bons parceiros pode fazer toda a diferença.

 

“Comecei vários negócios sozinha, e é difícil. A gente não vai estar motivado o tempo todo, vai ter dias que você vai se sentir mais para baixo. É normal. Mas, quando há alguém com você, essa pessoa vai te ‘puxar’, te chamar para fazer uma reunião, e isso pode te ajudar a ficar animado de novo”, orienta Meier.

 

A jornalista também indica que você busque parceiros com aptidões que se complementem com as suas. “Tente pegar parceiros que façam o que você não sabe fazer, com habilidades que você não tem, porque, assim, vão se completar e o negócio tende a crescer mais rápido”, ensina. 

 

Divulgue hábitos de sucesso

 

Você tem algum hábito saudável, como praticar yoga, estudar, fazer voluntariado ou, até mesmo, beber água? Caso sim, saiba que isso pode ser usado a seu favor na construção da imagem da sua marca. 

 

“Hábito de sucesso é quando você mostra para as pessoas que tem bons hábitos, que ajudam tanto o teu negócio quanto a audiência”, ensina Karol Meier.

 

No webinário, a influenciadora comenta que, todos os dias, publica nos Stories fotos na academia, porque conecta a prática de atividades físicas com o aumento da produtividade. Com isso, além de apresentar hacks úteis, gera engajamento e aumenta a conexão com os seguidores.

 

Além do mais, você também pode aproveitar para fazer enquetes e abrir uma caixa de perguntas para entender quais são as principais dúvidas e dores do seu público e, por consequência, pensar em outras estratégias para impactá-lo. 

 

Conte com clientes estratégicos 

 

Já parou para pensar que as pessoas que você atende também podem ser importantes para a sua estratégia? Os clientes podem ajudar – e muito – a criar autoridade e um posicionamento forte nas redes sociais. 

 

Foi assim que nasceu o conceito de “cliente estratégico”. Karol Meier desenvolveu a ideia para auxiliar seus mentorados, que precisavam de provas sociais para promover a imagem de suas marcas. 

 

“Se você precisa criar autoridade, ter o depoimento de pessoas ajuda muito. Caso não tenha, é possível trabalhar para um cliente estratégico que, se te indicar, pode te trazer outros, além de aumentar a autoridade e a visibilidade. Então, converse com ele, entenda quais são as dores que tem e ofereça o seu serviço ou produto, nem que seja de graça. Em troca, a pessoa deve te dar um depoimento”, ensina Meier. 

 

Dessa forma, os dois lados saem em vantagem. O cliente ganha um produto ou serviço com uma boa margem de desconto, enquanto a sua marca ganha novos leads e reconhecimento. 

 

Cuidado com a overdose de informação

 

Hoje em dia, há muito conteúdo bom e gratuito na internet. E, se desejamos ser bons produtores, também precisamos consumir materiais digitais. Assim, aumentamos o nosso leque de conhecimento e, por consequência, a qualidade dos nossos produtos digitais

No entanto, frente a tantos dados disponíveis, podemos cair numa armadilha: o excesso. “Eu fiz isso no início. A gente vai baixando conteúdo, vai participando de várias ações, e aí começamos a passar pelo ciclo da overdose de informação. É muita informação, a gente não dá conta de tanta”, relata Karol Meier.

 

No final, isso mais atrapalha do que ajuda, e até dificulta a execução de estratégias. Para fugir disso, a empreendedora indica que você siga apenas alguns influenciadores dentro de cada nicho que você pretende atuar. Dois ou três para cada área já pode ser o suficiente para você não se sobrecarregar. 

 

Considere o Youtube 

 

Os vídeos, hoje, são ótimas fontes de engajamento e contribuem, até mesmo, para a viralização. Assim, para muitos, um canal no Youtube pode ser um catalisador de oportunidades. É o caso da Karol Meier, que começou a jornada no mundo do marketing digital graças à plataforma. 

 

“A ferramenta é boa, principalmente a longo prazo. Tem vídeos que postei em 2014 e, na época, tinha 200, 300 visualizações. Hoje, tem mais de 120.000 visualizações. Então, poste vídeos hoje, pensando no SEO, em general optimization. Use isso no Youtube, porque vai te ajudar bastante a crescer de forma orgânica”, ensina a estrategista. 

 

Conclusão

 

Fórmulas mágicas não existem. No entanto, há boas práticas muito úteis para o desafio de criar autoridade e um posicionamento forte nas redes sociais. 

 

No webinário da HeroSpark com a Karol Meier, aprendemos que o número de seguidores é mais uma métrica de vaidade do que resultado. Desenvolver um relacionamento com o público é mais importante na hora de gerar resultados. 

 

Por isso, é importante ter uma presença consistente nas mídias. Um calendário editorial é fundamental no trabalho de gerenciar perfis, pois ajuda no processo de organização e planejamento. Na hora de construí-lo, tenha em mente quais são os seus objetivos e quais valores são mais importantes para você (ou sua marca). 

 

Também vimos que, na hora de produzir o conteúdo em si, considere a possibilidade de divulgar hábitos de sucesso, afinal, tendem a gerar engajamento e ajudar o público. E lembre-se de buscar referências, mas tome cuidado com o excesso de informações. 

 

Selecione também clientes estratégicos, que ajudem a validar a qualidade do seu negócio.

Por fim, a escolha de bons parceiros é fundamental. Escolha aqueles que têm habilidades que se complementam ao seu trabalho e te ajudam a manter o ânimo. 

 

O que achou das dicas que a Karol trouxe? Esperamos que sejam úteis na missão de criar autoridade e um posicionamento forte nas redes sociais.  

 

Acompanhe as mídias sociais da HeroSpark para receber mais dicas sobre empreendedorismo, criação de cursos online e Marketing Digital. Ou, caso queira se aprofundar, conheça o SparkStart, nosso programa gratuito e completo de empreendedorismo digital.

Hospede seu Curso online, crie facilmente Páginas, automatize e-mails e faça vendas em uma única ferramenta