empreender com a herospark

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no Youtube pode ser uma ótima ideia para a sua estratégia de vendas. Além de oferecer autoridade, os vídeos podem render até R$ 20 a cada mil visualizações, fora o pagamento dos anúncios.

 

Inclusive, se você já investe em marketing de conteúdo, você notará que o vídeo marketing também ajuda no rankeamento da página no Google. A dica é: escreva o material normalmente e complemente o tema com a produção audiovisual. O canal receberá backlinks do blog ou vice-versa.

Neste artigo, você vai entender o necessário para criar um canal no Youtube. Leia mais!

 

Como criar canal no Youtube

A rigor, existem três métodos diferentes de criar um canal.

 

No primeiro método, você apenas ativa a sua conta do Google na plataforma de vídeos e então poderá assisti-los, salvá-los e favoritá-los. Mas não poderá fazer comentários e, se deletar a conta, os dados também serão excluídos. Dessa forma, você terá um login, mas não terá um canal oficial. 

Como criar canal no Youtube

Ativação de conta do Google no Youtube. Youtube – Ajuda do Youtube

 

No segundo método, você tentará utilizar algum recurso exclusivo para canais (como o de comentar nos vídeos) e aparecerá o convite para você criar um canal pessoal.

 

use o youtube como

Convite para a criação de um canal pessoal. Youtube – Ajuda do Youtube

 

Por fim, o outro caminho é criar um canal com nome de empresa. Mas, para isso, você precisará de uma conta de marca. Essa conta é diferente da conta pessoal porque várias pessoas podem gerenciá-la (afinal, é de uma empresa) e ela também oferece uma experiência mais adequada para com os clientes e/ou fãs. 

 

Como criar canal no Youtube

Criação de conta de marca.

 

Depois de criar oficialmente o canal, você deverá verificá-lo com um número de telefone. Só após essa etapa você estará apto a fazer alterações importantes como colocar miniaturas personalizadas nos vídeos, fazer transmissões ao vivo e publicar arquivos mais longos (mais de 15 minutos). 

 

Melhores dicas para um canal no Youtube 

Em meio há tantos canais já existentes, de variados nichos, ainda é possível se destacar?

 

Sempre é! Mas você precisa saber o quê e como fazer para que sua identidade e seu conhecimento chegue ao seu público. Por isso:

 

Personalize o canal do jeito certo

Para a capa do seu canal, utilize uma imagem de 2560 x 1440 pixels. Essa arte chama bastante atenção e pode ser essencial quando informa a sua frequência de envios dos vídeos. O tamanho do arquivo deverá ser de até 6MB. Com a capa enviada, informe outras redes sociais suas — elas estarão visíveis no canto inferior direito da arte.

 

Já em relação à foto do perfil do canal, o ideal é que tenha 800 x 800 px de dimensão. Por fim, escreva uma descrição do canal (em até 1000 caracteres). Lembre-se de que esse espaço não existe à toa: ele é indexado nos mecanismos de busca e ainda pode aparecer como categoria no próprio Youtube. Por isso, invista em palavras-chaves e CTA (call to action).

 

Inclua um trailer na seção “Início”

Assim que um visitante chega, na aba “Início”, em hipótese alguma, ele deve deixá-lo sem ter um panorama do que você trata no canal. A sua meta com um trailer como este é dar uma geral sobre o conteúdo abordado e por que alguém desejaria se inscrever e dedicar o próprio tempo aos vídeos.

 

Um detalhe importante é que esse vídeo-trailer só aparece para quem ainda não está inscrito no seu canal. Por isso, não se preocupe se será repetitivo ou óbvio demais. 

 como criar canal no youtube

Com apenas alguns cliques, você consegue criar um canal no Youtube

 

Otimize o canal

Todos os vídeos que você enviar, idealmente, deverão estar otimizados com técnicas de SEO (Search of Engine Optimization). Mas como fazer isso? Olha só:

 

  • Insira palavras-chaves tanto nos títulos quanto nas descrições;
  • Crie legendas e transcrições que tornam os vídeos rastreáveis (além de acessíveis);
  • Capriche nas artes das thumbnails (miniaturas dos vídeos)
  • Coloque tags nos vídeos para que apareçam nas consultas (exemplo: #empreendedorismo).

Assim, criar um canal no Youtube não parece uma missão impossível, não é mesmo? As dificuldades reais existem em mantê-lo a longo prazo, mas lembre-se de que ele pode ser uma renda extra e ainda ajuda suas outras redes a terem uma posição melhor no Google.

 

Quer ser um empreendedor digital presente no Youtube, nos blogs e demais redes? Então confere o que nós temos para você no SparkStart! Confira também o vídeo que preparamos com dicas sobre o assunto: 

 

 

 

vender cursos online herospark

1 Comentário

  1. […] público-alvo, que expliquem ou demonstrem o produto. Outra opção, que exigirá mais esforço, é criar um canal no YouTube, ou em outras plataformas de vídeo, e abastecê-lo frequentemente com […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *