Como criar canal no Youtube? [ATUALIZADO – 2023]

Como criar canal no YouTube
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o YouTube é uma ótima plataforma para expandir sua marca, aumentar o alcance do seu negócio e ainda ganhar uma renda extra. Mas você sabe como criar canal no YouTube?

Apesar de parecer intimidante no começo, com algumas dicas e diretrizes básicas qualquer pessoa pode criar um canal de sucesso. 

Confira o passo a passo a seguir que vai te ajudar a obter sucesso em sua jornada de criação de conteúdo para o seu canal do YouTube. Vamos lá?

1. Crie uma conta no YouTube

Para saber como criar canal no YouTube, você precisará ter uma conta do Google

Se você já possui, basta acessar o site do YouTube e fazer login. Caso não tenha, é possível criar uma conta gratuitamente.

criar canal no youtube

2. Clique no ícone do seu perfil e selecione “Criar canal”

Após fazer login, clique no ícone do seu perfil, no canto superior direito da tela, e selecione a opção “Criar canal”. 

Nessa etapa, você pode escolher entre criar um canal usando seu nome ou uma conta do Google existente. 

Defina também um ícone, nome e localizador (o seu @) para o seu canal do YouTube.

canal no youtube

3. Personalize seu canal

Ao criar seu canal, é importante personalizá-lo para que ele fique com a sua cara e atraia mais inscritos. Para isso, usamos o YouTube Studio

Nessa página, é preciso colocar todas as informações para que o seu canal do YouTube fique o mais completo possível. 

Por isso, adicione uma descrição sobre o seu canal e lembre-se de usar palavras-chave para o seu nicho. Coloque também o endereço de e-mail e um banner para ser a sua porta de entrada do canal.

Falando em porta de entrada, é possível fazer um trailer do canal para não inscritos, isto é, o vídeo que aparece primeiro para quem entra no seu canal do YouTube mas ainda não é inscrito. Nesse trailer, você pode mostrar ao usuário o que ele verá por ali caso se inscreva. 

Da mesma forma, também é possível criar um vídeo que fique em destaque para quem já é inscrito.

criar canal no youtube - passo a passo

4. Crie seus vídeos e faça o upload no canal

Agora que o seu canal está criado e personalizado, é hora de começar a produzir e publicar seus vídeos. Para isso, basta clicar no botão em formato de câmera com um “+” dentro, que fica na parte superior direita, e fazer o upload do seu conteúdo.

copy com chat gpt , herocreator

Após o upload, escreva um título atrativo e uma descrição detalhada. Adicione também uma thumbnail – uma capa para o vídeo. Ela precisa ser atraente para os usuários clicarem quando o vídeo aparecer para eles. 

Na parte de “Elementos do vídeo”, é possível inserir legendas e cards interativos.

5. Promova seu canal

Agora que você já sabe como criar canal no YouTube e postar seus vídeos, também é importante promover o seu canal para que ele seja descoberto pelo público. 

Para isso, você pode compartilhar seus vídeos em suas redes sociais, como no Instagram e TikTok, além de interagir com outros criadores de conteúdo e participar de comunidades relacionadas ao seu nicho.

Aproveite para usar palavras-chave nas descrições, títulos, tags e legendas dos seus vídeos para conseguir ser encontrado. Existem sites específicos para encontrar quais são as palavras-chave do seu nicho, como o Google Keyword Planner e Keyword Tool.

6. Mantenha-se consistente

Por fim, é importante manter uma consistência na produção de conteúdo para o seu canal. Isso ajuda a manter a audiência engajada e aumentar o número de inscritos. 

Então, crie um cronograma de postagens e siga-o para manter um fluxo constante de vídeos para o seu canal.

Não se esqueça de avisar sua audiência qual é o dia que sai vídeo novo no seu canal do YouTube para que todos estejam sempre esperando!

Perguntas Frequentes

Qual o custo para criar um canal no YouTube?

Criar um canal no YouTube é gratuito. Qualquer pessoa pode criar uma conta na plataforma e começar a postar vídeos sem nenhum custo. 

No entanto, se você deseja produzir conteúdo de alta qualidade e profissional, pode ser necessário investir em equipamentos, como uma boa câmera, microfone e iluminação, além de softwares de edição de vídeo. 

Também é importante lembrar que, para obter sucesso no YouTube, é necessário investir tempo e esforço na produção e promoção de seus vídeos, e isso pode exigir um investimento em marketing e publicidade em algum momento.

Quantas visualizações no YouTube tem que ter para ganhar dinheiro?

Não há um número exato de visualizações no YouTube que garanta a monetização de um canal. O que acontece é que o YouTube possui um programa de parceria que permite aos criadores de conteúdo rentabilizar seus vídeos por meio de anúncios veiculados antes, durante ou depois do vídeo. 

Para participar do programa, é necessário cumprir com alguns requisitos que você pode consultar aqui.

Nesse sentido, para conseguir rentabilizar o seu canal, é importante prezar pela qualidade dos vídeos e torná-los cada vez mais atraentes para o seu público. Inclusive, investir em um estúdio de gravação é essencial para começar.

Pensando nos pequenos produtores, a HeroSpark preparou um kit de E-book + Masterclass sobre como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento. Baixe o seu material gratuitamente agora mesmo e comece o quanto antes.

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *