Webinar gratuito: como fazer e 3 melhores plataformas

webinar gratuito
webinar gratuito

Você sabia que é possível fazer um webinar gratuito? É isso mesmo! E esse pode ser um ótimo recurso para quem deseja gerar leads e aumentar as vendas!

Por isso, vamos mostrar algumas dicas para fazer um webinar gratuito, além de citar as melhores plataformas para atrair mais visibilidade para esse evento online. Portanto, continue a leitura para descobrir tudo isso e muito mais!

O que é webinar?

Webinars, ou webinários, são transmissões ao vivo nas quais você consegue, por meio de um vídeo, conversar com a audiência, tirando dúvidas ou até mesmo vendendo. 

Eles podem funcionar em diversos pontos da sua estratégia, desde o engajamento do produto até propriamente a venda dele. 

Além disso, os webinars podem te ajudar como produtor ou como afiliado. É muito comum, por exemplo, que produtores durante o lançamento façam webinars para dar um up nas vendas e convidem outros produtores para entrevistas online.

 

Como fazer um webinar?

Fazer um webinar é mais simples do que você imagina! Afinal, não é preciso uma grande produção. Por isso, se você já tem um planejamento, um computador ou notebook, então já pode começar!

Para te ajudar, vamos te mostrar 5 passos básicos! Confira!

 

1. Escolha uma boa plataforma 

Partindo do pressuposto de que você já decidiu fazer um webinar gratuito, o primeiro passo é escolher a plataforma ideal.

Essa escolha será mais assertiva se você considerar qual o seu tipo de conteúdo, além de analisar qual plataforma funciona melhor para a sua estratégia de marketing.

Por fim, a melhor dica é escolher uma ferramenta que permita uma boa interação com seu público, por meio de chat ou comentários. Pense nisso!

 

2. Faça um roteiro

O roteiro é como um guia do seu webinar. Afinal, nele estão armazenadas todas as suas ideias, o que possibilitará a criação de um conteúdo atraente e interessante!

Além disso, ele permitirá que você esteja preparado e confiante na hora da transmissão ao vivo, pois você saberá a ordem da apresentação.

Vale dizer que é importante constar no roteiro também os recursos visuais a serem utilizados na apresentação. Isso auxilia o seu público a assimilar melhor os conteúdos.

Desse modo, você sente mais segurança na hora de falar e a própria audiência vai ter mais confiança no conteúdo que está sendo ensinado. 

Veja no vídeo abaixo como produzir um bom roteiro:

 

 

3. Faça testes

Antes mesmo de ir ao ar, teste com antecedência, preferencialmente dias antes. Aproveite para validar o seu roteiro, quais os pontos mais importantes, verificar sua conexão com a internet e se é capaz de transmitir o seu webinar com qualidade

Além disso, verifique se a iluminação do cenário está adequada para a transmissão, bem como se os sons externos não interferem na qualidade do áudio. Assim, você garante que ocorra o mínimo de imprevistos possíveis. 

 

4. Conte com a ajuda de uma equipe

Se você está em dúvidas de como fazer webinar, considere contar com uma equipe para te acompanhar e ajudar por trás das câmeras. Saiba que é muito importante contar com alguém para monitorar os comentários em tempo real.

Nesse sentido, ter uma equipe de 2 a 3 pessoas é fundamental para apoiar suas atividades caso haja algum imprevisto. Além disso, a equipe também garante que você estará dentro do horário planejado.

 

5. Divulgue para a audiência

Na hora de fazer a divulgação do seu webinar, é importante apostar na interação com o seu público. Existem diversas formas de gerar engajamento e chamar atenção para o seu evento, como:

  • Criar um evento no Facebook;
  • Fazer uma contagem regressiva no Instagram;
  • Publicar um post de divulgação no feed;
  • Enviar e-mail marketing.

Tudo isso pode auxiliar sua estratégia e são apenas algumas ferramentas que podem ser muito úteis para criar uma identificação e interesse no seu público, mantendo eles atentos à data do evento! 

 

4 Dicas para realizar um webinar sem erros

 

1. Perca o medo de falar em público

Tem medo de falar em público? Não se esconda! As pessoas gostam de olhar para além das informações na tela. Isso independe de sua apresentação ser com slide ou não. 

Caso escolha esse modelo, é importante aparecer pelo menos no início e no final para se apresentar e agradecer a presença da sua audiência, por exemplo.

 

2. Aposte na naturalidade

Seja você mesmo. Pessoas que já te conhecem podem notar a diferença em sua personalidade e você pode perder a credibilidade de como fazer webinar, afastando possíveis clientes da sua solução.

Portanto, não se vista de um personagem que você acha que as pessoas vão aceitar mais. Mostrando a sua personalidade e agindo normalmente, você irá atrair clientes e seguidores que gostam de quem você realmente é.

 

3. Foque em atender as necessidades do seu público

Não é indicado fazer uma apresentação com o objetivo de querer aplausos. Faça uma apresentação para levar uma solução para quem está assistindo. Você não está ali para chamar atenção, e sim pelo interesse do seu público.

Além disso, ao mostrar que o seu foco está em passar conhecimento para a sua audiência, você terá mais autoridade com o seu público e poderá alcançar resultados ainda melhores com o seu webinar gratuito. 

 

4. Cumpra o que prometeu

Por último, mas não menos importante: cumpra o prometido. Se você mandou e-mail marketing para sua lista divulgando determinado produto, garanta que ele tenha os recursos que você divulgou. 

Independente de qual seja seu objetivo em como fazer webinar, seja para ensinar, vender ou apenas divulgar, cumpra o que foi prometido. Isso certamente te dará credibilidade e fará com que você tenha resultados incríveis e duradouros.

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Quais plataformas utilizar para o webinar gratuito? 3 melhores

1. YouTube

 

 

O primeiro passo para fazer um webinar gratuito pelo YouTube é, sem dúvidas, ter uma conta na plataforma. Afinal, só é possível fazer live se o usuário estiver cadastrado e possuir uma conta na rede.

Assim, logo após se cadastrar e criar a sua conta, faça o login. Você terá uma logo no canto superior direito da página. Se ainda não tiver, crie! Isso vai personalizar o seu perfil e chamar mais atenção.

  1. Para iniciar a sua transmissão, clique no ícone “Criar” ;
  2. Logo em seguida, clique em “Transmitir ao vivo”;
  3. Caso você nunca tenha realizado uma transmissão, será necessário ativar a conta; 
  4. Essa ativação para a primeira transmissão ao vivo pode levar em torno de 24 horas.

 

tela de live no youtube

 

Após ter ativado a sua conta, você pode iniciar uma transmissão pelo YouTube Live. Para isso, coloque o título da transmissão. Lembre-se de criar um título que seja chamativo e atrativo para o público.

Nessa parte, você também deverá colocar a data em que seu evento acontecerá. Ao lado, você poderá escolher se deseja que sua transmissão apareça de forma automática ou não.

 

2. Zoom

O Zoom ficou muito popular devido às realizações de reuniões e videoaulas. Mas saiba que ele também pode ser usado para criar um webinar gratuito. Saiba mais!

 Para iniciar a transmissão no Zoom:

  1. Acesse a página inicial do Zoom;
  2. Haverá a opção de você se inscrever gratuitamente ou através de alguns planos pagos;
  3. Clique em “Registre- se grátis”;
  4. Nessa parte você irá cadastrar seu e-mail profissional;
  5. Você confirmará o cadastro e, por fim, finalizará com seus dados pessoais.

 

tela de cadastro do zoom

 

Já dentro do software, é muito prático iniciar uma reunião. Basta clicar em “Realizar uma reunião”, copiar o link e compartilhar com o seu público.

O modelo gratuito já consegue cumprir sua função. No entanto, caso prefira assinar algum plano, pode ser que a sua apresentação seja facilitada e que você alcance um público maior.

Além disso, o Zoom permite o compartilhamento de tela, transmissão em diversos dispositivos e transmissão em diversas plataformas, como o Facebook e YouTube.

 

3. HeroSpark

A maior vantagem de criar um webinar na Hero é a praticidade! Afinal, não é preciso usar várias plataformas na hora de realizar sua estratégia de vendas. 

Na própria plataforma você consegue criar o webinar, incluir no funil de vendas, disparar e-mails e criar landing pages. Tudo isso em um só lugar!

Agora vamos conferir como é possível criar uma transmissão na HeroSpark:

  1. Acesse a plataforma HeroSpark;
  2. No menu lateral à esquerda, clique em “Produtos”;
  3. Clique no botão “Criar novo produto”;

 

 

4. Selecione a opção “Webinar”;

 

 

5. Configure o seu produto. Defina o nome do seu webinar, qual o segmento, e escolha a capa. Feito isso, clique no botão “Salvar e continuar”;

6. Adicione uma descrição para a transmissão e o link. Em seguida, clique no botão “Salvar e continuar”;

 

 

7. Por fim, é só definir o preço (ou deixar gratuito, se for a sua intenção).

 

Quais são os diferenciais da HeroSpark?

  • Gerenciamento do funil de vendas de forma gratuita;
  • Envio de e-mails;
  • Criação de landing pages;
  • Acompanhamento dos resultados em um só lugar.

 

Como fazer a transmissão ao vivo se tenho vergonha?

O termo “transmissão online” pode assustar um pouco, principalmente se você for tímido e não tiver costume de falar em eventos como um webinar gratuito.

No entanto, com preparação e organização, é possível conseguir administrar uma transmissão ao vivo.

Por isso, é importante ser persistente e não desistir de primeira. Continue tentando e, gradualmente, você alcançará seus objetivos.

Pensando nisso, que tal testar a HeroSpark gratuitamente para fazer um webinar? Essa pode ser a hora certa de alçar novos voos e conquistar seus objetivos! Boa sorte! 

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.