Webinar gratuito: como fazer e 3 melhores plataformas

webinar gratuito
webinar gratuito
Extensão plano basic

Você sabia que é possível fazer um webinar gratuito? É isso mesmo! E esse pode ser um ótimo recurso para quem deseja gerar leads e aumentar as vendas!

Isso porque o webinar é um evento transmitido em tempo real, em formato de videoconferência, com temática pré-definida e que costuma atrair leads qualificados. 

Por isso, vamos mostrar algumas dicas para fazer um webinar gratuito, além de citar as melhores plataformas para atrair mais visibilidade para esse evento online. Portanto, continue a leitura para descobrir tudo isso e muito mais!

O que é um webinar gratuito?

Webinars ou webinários são transmissões ao vivo nas quais você consegue, por meio de um vídeo, conversar com a audiência, tirando dúvidas ou até mesmo vendendo. 

Eles podem funcionar em diversos pontos da sua estratégia, desde o engajamento do seu público-alvo até a venda do produto.  Além disso, os webinars gratuitos podem te ajudar como produtor ou como afiliado

É muito comum, por exemplo, que produtores durante um lançamento façam webinars gratuitos para dar um up nas vendas e convidem outros produtores para entrevistas online.

Como fazer um webinar gratuito?

Fazer um webinar gratuito é mais simples do que você imagina! Afinal, não é preciso uma grande produção para realizar essas transmissões em tempo real. 

Se você já tem um planejamento e um computador ou notebook, então já pode começar!

Para te ajudar, vamos mostrar o passo a passo básico de como fazer webinar para encantar seu público-alvo! Confira!

1. Escolha uma boa plataforma 

Partindo do pressuposto de que você já decidiu fazer um webinar gratuito, o primeiro passo é escolher a plataforma ideal.

Essa escolha será mais assertiva se você considerar qual o seu tipo de conteúdo, além de analisar qual plataforma funciona melhor para a sua estratégia de marketing.

Por fim, a melhor dica é escolher uma ferramenta que permita uma boa interação com seu público, por meio de chat ou comentários. Pense nisso quando planejar em como fazer webinar!

2. Faça testes

Antes mesmo de ir ao ar, teste com antecedência todos os recursos do seu webinar, preferencialmente dias antes do evento.

Aproveite para validar o seu roteiro e os pontos mais importantes dele e verificar sua conexão com a internet, isto é, se ela é capaz de transmitir o seu webinar com qualidade. 

Além disso, verifique se a iluminação do cenário está adequada para a transmissão, bem como se os sons externos não interferem na qualidade do áudio. 

Assim, você garante que ocorra o mínimo de imprevistos possíveis e ganha mais segurança de como fazer webinar. 

3. Conte com a ajuda de uma equipe

Se você está em dúvidas de como fazer webinar, considere contar com uma equipe para te acompanhar e ajudar por trás das câmeras. Saiba que é muito importante contar com alguém para monitorar os comentários em tempo real.

Nesse sentido, ter uma equipe de 2 a 3 pessoas é fundamental para apoiar suas atividades caso haja algum imprevisto. Além disso, a equipe também garante que você estará dentro do horário planejado.

4. Divulgue para a audiência

Na hora de fazer a divulgação do seu webinar, é importante apostar na interação com o seu público-alvo

Nesse sentido, saiba que existem diversas formas de gerar engajamento nas redes sociais e chamar atenção para o seu evento, como:

  • Criar um evento no Facebook;
  • Construir uma estratégia de marketing digital;
  • Fazer uma contagem regressiva no Instagram;
  • Publicar um post de divulgação no feed;
  • Enviar e-mail marketing.

Tudo isso pode auxiliar na sua estratégia de criar uma identificação e interesse no seu público, mantendo-o atento à data do evento! 

Como montar um roteiro de webinar? 

O roteiro é como um guia do seu webinar. Afinal, nele estão armazenadas todas as suas ideias, o que possibilitará a criação de um conteúdo atraente e interessante!

Além disso, ele permitirá que você esteja preparado e confiante na hora da transmissão ao vivo, pois você saberá a ordem da apresentação.

Assim, alguns pontos que você precisa levar em consideração na hora de criar um roteiro para um webinar são:

  • Tema que será tratado no evento online;
  • O formato da apresentação;
  • Quanto tempo o webinar vai durar;
  • Título do webinar, que também será utilizado para divulgação;
  • Detalhes como data e hora da transmissão ao vivo;
  • Informação dos convidados, caso tenha esses participantes. 

Vale dizer que é importante constar no roteiro também os recursos visuais a serem utilizados na apresentação. Isso auxilia o seu público a assimilar melhor os conteúdos.

Desse modo, você sente mais segurança na hora de falar e a própria audiência vai ter mais confiança no conteúdo que está sendo ensinado. 

Veja no vídeo abaixo mais dicas de como produzir um bom roteiro:

4 Dicas para realizar um webinar sem erros

1. Perca o medo de falar em público

Tem medo de falar em público? Não se esconda! As pessoas gostam de olhar para além das informações na tela. Isso independe de sua apresentação ser com slide ou não. 

Caso escolha esse modelo, é importante aparecer pelo menos no início e no final para se apresentar e agradecer a presença da sua audiência, por exemplo.

copy com chat gpt , herocreator

2. Aposte na naturalidade

Seja você mesmo. Pessoas que já te conhecem podem notar a diferença em sua personalidade e você pode perder a credibilidade de como fazer webinar, afastando possíveis clientes da sua solução.

Portanto, não se vista de um personagem que você acha que as pessoas vão aceitar mais. Mostrando a sua personalidade e agindo normalmente, você irá atrair clientes e seguidores que gostam de quem você realmente é.

3. Foque em atender as necessidades do seu público

Não é indicado fazer uma apresentação com o objetivo de querer aplausos. Faça uma apresentação para levar uma solução para quem está assistindo. Você não está ali para chamar atenção, e sim pelo interesse do seu público.

Além disso, ao mostrar que o seu foco está em passar conhecimento para a sua audiência, você terá mais autoridade com o seu público e poderá alcançar resultados ainda melhores com o seu webinar gratuito. 

4. Cumpra o que prometeu

Por último, mas não menos importante: cumpra o prometido. Se você mandou e-mail marketing para sua lista divulgando determinado produto, garanta que ele tenha os recursos que você divulgou. 

Independente de qual seja seu objetivo em como fazer webinar, seja para ensinar, vender ou apenas divulgar, cumpra o que foi prometido. Isso certamente te dará credibilidade e fará com que você tenha resultados incríveis e duradouros.

Estratégias de marketing digital para webinars

Utilizar estratégias de marketing para webinars é fundamental para alcançar sucesso e garantir a atração de um número significativo de participantes. 

Portanto, confira abaixo algumas dicas que vão lhe ajudar a promover seu próximo webinar de maneira eficaz:

  • Defina seu público-alvo: antes de promover seu webinar, é importante saber para quem ele é destinado. Isso permitirá que você crie uma estratégia de marketing personalizada e que seja relevante para o seu público.
  • Utilize as mídias sociais: as redes sociais são uma ótima maneira de divulgar seu webinar e atrair participantes. Por isso, crie posts no Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros, e compartilhe informações sobre o tema, data e horário do seu webinar.
  • Crie uma estratégia de  e-mail marketing: enviar e-mails para sua lista de contatos é outra maneira eficaz de promover seu webinar. Certifique-se de incluir informações detalhadas sobre o tema, data e horário, bem como um link para se inscrever.
  • Ofereça incentivos: utilizar como isca descontos em infoprodutos ou serviços futuros pode ser uma ótima maneira de motivar as pessoas a participarem do seu webinar.
  • Aposte no marketing de influência: se você tem parceiros relevantes no no seu nicho, considere trabalhar com eles para promover seu webinar. Eles podem ajudá-lo a chegar a um público ainda mais amplo e aumentar a visibilidade do seu evento.
  • Utilize anúncios pagos:  considere utilizar anúncios pagos em plataformas como o Google AdWords ou o Facebook Ads para promover seu webinar.

Além disso, é importante lembrar que o sucesso de um webinar depende de uma combinação de boa estratégia de marketing e conteúdo de alta qualidade. 

Portanto, dedique tempo e recursos para promover seu evento online e para a preparação do seu conteúdo.

Quais plataformas utilizar para o webinar gratuito? 3 melhores

1. YouTube

O primeiro passo para fazer um webinar gratuito pelo YouTube é, sem dúvidas, ter uma conta na plataforma. Afinal, só é possível fazer live se o usuário estiver cadastrado e possuir uma conta na rede.

Assim, logo após se cadastrar e criar a sua conta, faça o login. Você terá uma logo no canto superior direito da página. Se ainda não tiver, crie! Isso vai personalizar o seu perfil e chamar mais atenção.

  1. Para iniciar a sua transmissão, clique no ícone “Criar” ;
  2. Logo em seguida, clique em “Transmitir ao vivo”;
  3. Caso você nunca tenha realizado uma transmissão, será necessário ativar a conta; 
  4. Essa ativação para a primeira transmissão ao vivo pode levar em torno de 24 horas.
tela de live no youtube

Após ter ativado a sua conta, você pode iniciar uma transmissão pelo YouTube Live. Para isso, coloque o título da transmissão. Lembre-se de criar um título que seja chamativo e atrativo para o público.

Nessa parte, você também deverá colocar a data em que seu evento acontecerá. Ao lado, você poderá escolher se deseja que sua transmissão apareça de forma automática ou não.

2. Zoom

O Zoom ficou muito popular devido às realizações de reuniões e videoaulas. Mas saiba que ele também pode ser usado para criar um webinar gratuito. Saiba mais!

 Para iniciar a transmissão no Zoom:

  1. Acesse a página inicial do Zoom;
  2. Haverá a opção para você se inscrever gratuitamente ou por meio de alguns planos pagos;
  3. Clique em “Registre- se grátis”;
  4. Nessa parte você irá cadastrar seu e-mail profissional;
  5. Você confirmará o cadastro e, por fim, finalizará com seus dados pessoais.
tela de cadastro do zoom

Já dentro do software, é muito prático iniciar uma reunião. Basta clicar em “Realizar uma reunião”, copiar o link e compartilhar com o seu público.

O modelo gratuito já consegue cumprir sua função. No entanto, caso prefira assinar algum plano, pode ser que a sua apresentação seja facilitada e que você alcance um público maior.

Além disso, o Zoom permite o compartilhamento de tela e transmissão em diversos dispositivos e plataformas, como o Facebook e YouTube.

3. HeroSpark

A maior vantagem de criar um webinar na Hero é a praticidade! Afinal, não é preciso usar várias plataformas na hora de realizar sua estratégia de vendas e marketing digital. 

Na própria plataforma da HeroSpark você consegue criar o webinar, incluí-lo no funil de vendas, disparar e-mails e criar landing pages. Tudo isso em um só lugar!

Agora vamos conferir como é possível criar uma transmissão na HeroSpark:

  1. Acesse a plataforma HeroSpark;
  2. No menu lateral à esquerda, clique em “Produtos”;
  3. Clique no botão “Criar novo produto”;

4. Selecione a opção “Webinar”;

5. Configure o seu produto. Defina o nome do seu webinar, qual o segmento e escolha a capa. Feito isso, clique no botão “Salvar e continuar”;

6. Adicione uma descrição para a transmissão e o link. Em seguida, clique no botão “Salvar e continuar”;

7. Por fim, é só definir o preço (ou deixar gratuito, se for a sua intenção).

 

Quais são os diferenciais da HeroSpark?

  • Gerenciamento do funil de vendas de forma gratuita;
  • Envio de e-mails;
  • Criação de landing pages;
  • Acompanhamento dos resultados em um só lugar.

Como fazer a transmissão ao vivo se tenho vergonha?

O termo “transmissão online” pode assustar um pouco, principalmente se você for tímido e não tiver costume de falar em eventos como um webinar gratuito.

No entanto, com preparação e organização, é possível conseguir administrar uma transmissão ao vivo.

Por isso, é importante ser persistente e não desistir de primeira. Continue tentando e, gradualmente, você alcançará seus objetivos.

Pensando nisso, que tal testar a HeroSpark gratuitamente para fazer um webinar? Essa pode ser a hora certa de alçar novos voos e conquistar seus objetivos! Boa sorte! 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *