Não tem outro jeito, o marketing de conteúdo torna imprescindível a habilidade de ter boas ideias de títulos.

 

A maioria dos visitantes começa a leitura de um conteúdo pelo título, ou seja, quase toda a responsabilidade de uma publicação ser visualizada está sobre a headline.

 

Continue a leitura e confira as melhores ideias de títulos para melhorar seus resultados no marketing digital!

 

Como ter ideias de títulos

A regra geral é que todo redator também precisa ser um ‘consumidor’ de conteúdo. Para que os títulos sejam criativos, o conteudista deve ter uma bagagem diversa e um repertório regularmente atualizado.

 

Além disso, saber a língua portuguesa também é importante. Claro que, hoje, existem ferramentas que ajudam com a ortografia, mas você deve entender o português para conseguir transformar seus pensamentos em mensagens que façam sentido, com as palavras apropriadas e um tom de voz condizente.

 

Por fim, para criar títulos que possam chamar a atenção do leitor, você precisa saber se colocar no lugar dele. A empatia, definitivamente, é um soft skill que também pode ser empregado para essa tarefa. Entenda a intenção do usuário e escolha os termos que pareçam responder as suas perguntas de imediato.

 

Criando seus títulos sozinho

 

Além das boas práticas, como consumir conteúdo, estudar português e se colocar no lugar do usuário, também temos dicas rápidas para aplicar hoje mesmo nos seus conteúdos. Confira!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Modelos de títulos para artigos

Normalmente, um título para artigo, de blog ou de redes como LinkedIn e Medium, deve ter até 60 caracteres. Coloque a palavra-chave mais à esquerda possível da frase (começo do título) e evite passar ideias muito genéricas como ‘tudo o que você precisa saber sobre assunto x’.

 

Dê preferência por especificar o que você vai abordar no assunto, por exemplo: ‘como e o que causa assunto x’.

 

67 headlines para páginas de vendas

Observe esses modelos para você se inspirar:

 

  • Como fazer [assunto x] mesmo se [alguma objeção desse assunto x]
  • Aprenda a fazer [assunto x] como o [autoridade no assunto x]
  • Porque [grupo de pessoas que praticam o assunto x] têm conquistado [alguma vantagem do assunto x]

 

Modelos de títulos para thumbnails no YouTube

Depois do Google, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo. Por isso, não é recomendável você colocar qualquer título para os seus vídeos.

 

O volume de usuários na plataforma é gigante, são inúmeras oportunidades de novos clientes e, provavelmente, o grau de atratividade do seu título determina se você terá, ou não, leads a cada view.

 

Sempre utilize palavras impactantes (incrível, impressionante etc), limite o número de caracteres em 70-100,  tenha cautela com clickbaits e utilize parênteses, quando aplicável, pois o algoritmo entende que é uma prévia do conteúdo.

 

Agora, confira alguns modelos:

 

  • X métodos incríveis de [algum objetivo da sua persona]
  • Cansado de [algum problema da sua persona]? Assista isto!
  • Pare de [algum erro que sua persona normalmente comete] (e faça isto no lugar!)

Modelos de títulos para e-mails

Os títulos para e-mail marketing são os assuntos e eles têm grande peso nas métricas de sucesso das campanhas.

 

Utilize gatilhos de urgência sempre que necessário, passe emoções às palavras, use emojis e evite termos que podem cair no spam, como grátis e webcam. Estes são alguns exemplos de boas headlines:

 

  • 💌 Surpresa! [resuma a novidade que você quer passar à persona]
  • Últimas horas para o [alguma oferta relacionada ao seu negócio]
  • E se você pudesse [algum resultado que sua persona deseja]?

 

Para ter as melhores ideias de títulos, basta estabelecer uma rotina de consumo de conteúdo e estudar as principais práticas dos algoritmos das mídias sociais. Assim, após um tempo, suas técnicas de copy estarão mais afiadas. Até lá, veja também as dicas deste vídeo:

 

 

E, para disparar e-mails , conheça a SparkFunnels. Aproveite, a plataforma tem um plano 100% gratuito para empreendedores!

pesquisa panorama dos negócios digitais