xAI e Grok: descubra tudo sobre a inteligência artificial de Elon Musk

xAI
Banner inteligência artificial

Quando o assunto é a inteligência artificial, todos os dias saem novidades no mercado, não é mesmo? E a última delas é a empresa xAI e o seu chatbot Grok.

O que não é novidade é que trata-se de mais uma IA do Elon Musk, bilionário que há muito tempo investe fortemente no segmento.

Mas você sabe como funciona o Grok e quais são os objetivos da xAI? Continue a leitura deste conteúdo para descobrir!

O que é o xAI?

A xAI é uma startup de inteligência artificial fundada em julho de 2023 por Elon Musk e um grupo de cientistas. O seu objetivo, de acordo com a empresa, é desenvolver tecnologias de IA focadas na resolução de dilemas reais do mundo, como a pobreza e a mudança climática.

Recentemente, foi anunciada a fusão entre a xAI e a X, antigo Twitter. A finalidade dessa fusão, segundo comunicado, é acelerar a implementação de tecnologias de IA nessa rede social, algo que já havia sido prometido por Musk quando trocou o nome do Twitter.

O que é o Grok?

Lançado em 04 de novembro de 2023, o Grok é um chatbot idealizado pela xAI. Ou seja, ele chega para concorrer com outras ferramentas de IA similares, como o Bard (do Google) e o ChatGPT (da OpenAI).

No entanto, segundo nota oficial da xAI, o Grok responderá às perguntas feitas pelo usuário de uma forma mais “rebelde” e debochada, algo que o diferenciará das demais – uma vez que essas são mais objetivas e formais. 

Além disso, a ideia é que esse chatbot ofereça sugestões de perguntas para os usuários que possuam alguma dificuldade para iniciar suas conversas.

copy com chat gpt , herocreator

Como funciona o Grok?

O protótipo do Grok ainda está restrito para uso de um grupo seleto de pessoas nos Estados Unidos, então não é possível saber exatamente todos os detalhes do seu funcionamento e comandos.

Porém, apesar da acidez e sarcasmo nas respostas, acredita-se que sua operação será similar a das outras IAs.

Para quem tiver interesse, é possível se cadastrar em um programa de acesso com o e-mail utilizado na rede X para ter a possibilidade de acessar o chatbot quando este for liberado para mais pessoas.

Vale dizer que, um outro ponto que já se sabe, é que o Grok será disponibilizado para os assinantes do X Premium, um plano de assinatura do antigo Twitter.

Sobre Elon Musk e a inteligência artificial

Para quem não sabe, Elon Musk foi um dos fundadores da OpenAI, a dona do famoso ChatGPT e do DALL-E. Apesar de ter se desligado da empresa em 2018, pode-se dizer que ele contribuiu enormemente para o processo do desenvolvimento dessas ferramentas.

Entretanto, sua relação com a tecnologia ainda vai muito além. O empresário é também dono da Tesla, montadora de carros elétricos; da NeuraLink, empresa que desenvolve implantes cerebrais; e da SpaceX, empresa no segmento de tecnologia aeroespacial.  

Portanto, apesar de polêmico, Musk é um dos grandes impulsionadores da IA no mundo.

E por falar em inteligência artificial, você sabia que é possível utilizar uma ferramenta gratuita para criar o seu produto digital do zero? Sim, é o HeroCreator!

Com essa IA da HeroSpark você pode ter, em menos de 3 minutos, todo o planejamento do seu próximo infoproduto. Acesse agora mesmo o HeroCreator e veja como é simples e fácil de usar! 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *