Advertorial: o que é e como criar essa poderosa estratégia de marketing?

Advertorial: o que é e como criar essa poderosa estratégia de marketing?

O marketing digital oferece diversas estratégias para quem deseja escalar seus resultados, e uma delas é o advertorial. 

Mas você sabe como colocar em prática esse modelo de divulgação? Sabe como fazer um advertorial, o que é e o porquê investir?

Neste artigo, vamos detalhar as principais características do advertorial, o que é e como construir esse tipo de estratégia de marketing. Além disso, vamos explicar como investir e obter resultados com ele. 

Quer saber tudo sobre essa estratégia? Então continue a leitura! 

Advertorial: o que é?

O advertorial é um modelo de propaganda publicitária que utiliza um contexto para inserir sua marca dentro de um modelo de artigo jornalístico.

O conteúdo de um advertorial parece uma notícia tradicional, uma pauta orgânica do site ou blog, mas tem elementos direcionados para responder questionamentos sobre o seu produto ou serviço, como:

  • O que é o produto?
  • Quem é responsável pela marca? 
  • Quando surgiu?
  • Como e onde é utilizado?

Tudo isso apresentado de maneira fluída e bem construída com base no público-alvo da marca. 

Por que investir em um advertorial?

Além de saber o que é um advertorial, é válido detalhar a importância de investir nesse tipo de conteúdo e quais as principais vantagens que ele pode oferecer para o seu negócio.

Por isso, enumeramos abaixo alguns dos benefícios que o advertorial pode proporcionar e os resultados diretos para sua marca. Confira:

1. Fortalecimento da marca

Ao atrair a atenção do público-alvo, um advertorial auxilia no fortalecimento da marca e é uma das maneiras mais efetivas para colocar em prática uma estratégia de branding.

Por isso é importante criar um conteúdo de qualidade e que tenha uma narrativa consolidada, mostrando o impacto positivo da utilização de seu produto ou serviço. Sendo assim, é fundamental acrescentar cases de sucesso e relatos de clientes. 

2. Qualificação de leads

A maneira como você prepara seus clientes em potencial para executar uma conversão diz muito sobre o tipo de relação que eles vão construir com a sua marca.

Por isso, a qualificação dos leads por meio de um advertorial é muito importante para proporcionar a escalabilidade das suas vendas. 

3. Autoridade digital

O fortalecimento da marca e uma qualificação consistente dos leads também são fundamentais para a geração de autoridade digital.

Dessa forma, você se torna uma referência dentro do segmento utilizando o advertorial, sendo capaz de ampliar sua esteira de infoprodutos e escalar ainda mais suas vendas.

4. Maiores chances de conversões 

Com uma marca reconhecida e sendo atrelada como destaque no segmento, se torna muito mais fácil realizar as conversões dos leads e até mesmo fidelizar clientes que retornam para executar novas compras.

Isso porque a confiabilidade na sua marca vai sendo consolidada conforme sua autoridade cresce, tornando seu ciclo de vendas muito mais rápido e fortalecendo o papel de parte do seu público como divulgadores do seu produto. 

Quais são as principais características de um advertorial?

Depois de conhecer os benefícios de criar um advertorial, o que é e saber como esse é utilizado, chegou a hora de conferir as principais características desse tipo de conteúdo estratégico. 

Entre os principais elementos que caracterizam um advertorial, como citar:

acelerador digital
  • Cabeçalho;
  • Manchete;
  • Conteúdo em formato de artigo jornalístico;
  • Apresentação de prova social;
  • CTA.

Além disso, é importante a construção de uma narrativa, que torne o texto menos artificial e consiga envolver o leitor. 

Vale destacar que é fundamental que o leitor se interesse em conhecer mais pelo produto ou serviço ao final da leitura e realize a ação desejada. 

Como fazer um advertorial? 

Agora chegou o momento de saber como é possível criar um advertorial de sucesso. Confira abaixo como fazer e alavancar o posicionamento da sua marca no mercado digital!

1. Cabeçalho que inclua sua marca

A sua marca deve estar em destaque em um advertorial. Por isso, é importante que ela apareça já no cabeçalho do conteúdo.

Esse elemento tem como objetivo aumentar a autoridade da sua marca e deixar claro à primeira vista para o leitor sobre o produto ou serviço ao qual o artigo está se referindo. 

2. Utilize um título atrativo em seu advertorial 

Com uma infinidade de artigos sendo publicados todos os dias nos meios digitais, é necessário fazer o seu advertorial se destacar na multidão.

Por isso, aposte em um título atrativo e otimizado para SEO. Assim, aumentam as chances de clique nele.

Mas é importante salientar que fazer um título atrativo nada tem a ver com criar um click bait e gerar uma expectativa falsa para o seu leitor. Esse tipo de artifício acaba gerando frustração e é algo péssimo para sua marca. 

3. Crie um conteúdo informativo

Capriche na qualidade do conteúdo do seu advertorial. Para isso, leve em consideração que ele pode ser o primeiro e o único contato de algum cliente em potencial com sua marca.

Sendo assim, busque ser bastante informativo e crie uma necessidade por seu produto ou serviço aproveitando esse momento de atenção.

4. Inclua um case de sucesso e prova social

Para aumentar a confiabilidade da sua marca, apresente pelo menos um case de sucesso e mostre como seu produto ou serviço atende aos desejos na prática.

Isso ajuda a quebrar a objeção e também tira dúvidas sobre o uso do produto para os clientes em potencial.

5. Faça uma chamada para ação

E não esqueça: ao final da construção da narrativa de seu advertorial, é fundamental realizar uma chamada para ação, a conhecida Call to Action ou CTA. 

É essa chamada que vai redirecionar os leads para uma landing page que detalha mais o seu produto ou, até mesmo, para sua página de vendas. 

Agora que você conhece o advertorial, o que é e sabe quais são as suas principais características, que tal garantir conhecimento sobre as melhores técnicas de escrita para seus conteúdos? Sabe como isso é possível?

Conheça agora a Certificação de Copywriter HeroSpark com Natanael Oliveira, uma verdadeira imersão que vai lhe apresentar as melhores práticas para transformar palavras em vendas.

Com a Certificação, você vai aprender, entre outras práticas, a:

  • Definir seu próprio estilo de escrita persuasiva;
  • Criar uma estratégia de vendas online;
  • Encantar sua audiência com seus conteúdos;
  • Lançar seus produtos de maneira mais assertiva.

E quem lhe guia durante essa jornada é Natanael Oliveira, uma das maiores autoridades em escrita persuasiva do país.

Então não espere mais! Aprimore agora sua jornada de vendas com a Certificação de Copywriter da HeroSpark e escale seus resultados com consistência.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *