Campanha de marketing: o que é e 4 que deram errado

Campanha de marketing: o que é
Veja o que é campanha de marketing e ideias para não seguir

Mesmo sem saber o que é uma campanha de marketing, provavelmente você já se deparou com várias e até interagiu com elas.

Afinal, campanhas de marketing são as ações em que as marcas são divulgadas em diferentes canais: Internet, televisão, rádio etc. Essa estratégia tem suas premissas e, quando há falha em algumas delas, pode dar tudo errado.

Por isso, confira neste artigo, o que é campanha de marketing, 4 casos que não deram muito certo e aprenda como fazer uma de sucesso. Vamos lá!

Campanha de marketing digital: o que é?

Campanha de marketing é a soma de ações e estratégias sincronizadas com o objetivo de reforçar determinadas informações de um negócio. Normalmente, as campanhas são feitas em diferentes plataformas, sobretudo nas redes sociais.

Esse conjunto de operações é desenhado em torno de um ou mais objetivos, como, por exemplo, conseguir consciência de marca ou captar feedbacks dos clientes.

Assim, um anúncio isolado daquele mentor que tem propaganda em quase todas as redes sociais pode causar um determinado impacto. 

O que é diferente do impacto gerado quando aparece uma postagem dele na sua linha do tempo do Facebook logo depois um e-mail tratando do mesmo tema e um anúncio no YouTube.

Esse empreendedor pode lançar essa campanha ao anunciar um preço menor do seu serviço durante a Black Friday, por exemplo.

No geral, uma campanha publicitária tem:

  • Valor específico de investimento;
  • Prazo para encerramento;
  • Limitação de público;
  • Objetivo;
  • Recursos (canais, equipes e ferramentas para a produção das peças).

Ela começa com um planejamento, no qual se faz um levantamento do que é necessário para o desenvolvimento da campanha. Em seguida, vai para a execução, quando a campanha está no ar. E termina na análise dos resultados.

Quais os tipos de campanhas de marketing?

Muitas pessoas, ao criarem um negócio digital, não sabem a melhor forma de distribuir esse conteúdo. Alguns dizem que é melhor fazer isso através de anúncios, outros acreditam mais no poder do marketing de conteúdo. Entre as opções, temos campanhas:

  • Online: ou seja, aquelas desempenhadas em canais digitais, como anúncios pagos em redes sociais (Google e Facebook, por exemplo), marketing de conteúdo e Inbound Marketing;
  • Offline: são aquelas desenvolvidas em ambientes não digitais, tais como outdoors, rádios, televisão, jornal etc;
  • 360º: campanhas que envolvem os dois tipos de mídia (online e offline) e podem ter um resultado mais efetivo a depender do público-alvo.

Mas, afinal, qual é a melhor opção? 

Assim como tudo na vida, depende! Se você busca no seu negócio resultados rápidos, nos quais você consegue perceber leads chegando em um curto espaço de tempo, o mais indicado seria você trabalhar com o tipo de campanha de mídia paga.

No entanto, a médio prazo, isso acaba se tornando insustentável, porque você sempre dependerá do investimento em mídias para conquistar novos clientes.

Esse mix entre os universos é o ideal em uma estratégia de marketing eficiente. Isso porque, a partir de um determinado momento, você perceberá que demandará cada vez menos investimentos em mídia paga, porque o marketing orgânico consegue suprir boa parte da demanda.

Quais são os principais elementos de uma campanha de marketing?

As estratégias de marketing investem pesado nos canais digitais. Portanto, algumas ferramentas são indispensáveis para uma campanha completa, como:

Técnicas de copywriting

Atrair a atenção da sua audiência é o primeiro passo para começar a jornada e estabelecer uma relação com o lead. Por isso, é essencial contar com uma escrita persuasiva para despertar o interesse do seu futuro cliente e convencê-lo de que o seu produto é o ideal para ele.

Persona

Entender quem é o seu público-alvo é fundamental para saber como se comunicar com ele da melhor forma. Sem o perfil ideal de cliente, você poderá impactar diversas pessoas que não estão interessadas na sua solução e comprometer seus resultados.

Benchmarking

Conhecer o que já foi feito pela concorrência é uma forma de entregar um diferencial. Sim, analisar outras marcas do mesmo segmento – e de outros também – pode gerar insights valiosos para a sua campanha e trazer novas ideias para impactar os leads.

Objetivos claros e mensuráveis

Por fim, mas não menos importante, ter clareza do que se busca é fundamental para qualquer campanha de marketing. Mas não apenas isso. 

Também é importante definir indicadores e métricas para entender o sucesso (ou não) da campanha e, assim, ajustar as estratégias a tempo de não impactar de forma tão negativa os resultados.

Como planejar uma campanha de marketing?

Para fazer uma campanha de marketing de sucesso, é importante dividi-la em 3 etapas:

1. Planejamento

Comece entendendo os pontos abaixo para começar:

  • Objetivo da campanha;
  • Duração;
  • Orçamento disponível;
  • Público-alvo que você deseja impactar. 

A partir dessas informações, você pode começar a planejar a sua campanha. 

Para isso, saiba onde encontrar os leads certos, isto é, em quais canais digitais eles estão presentes, e qual o resultado esperado, o que nos leva para a próxima etapa.

2. Execução

Chegou o momento de colocar seus criativos no ar, ou seja, todo o material produzido nos seus devidos canais. Essa é a etapa em que o planejamento é colocado em prática e executamos as estratégias definidas na primeira etapa.

Neste ponto, é importante seguir à risca o que foi definido no planejamento. Afinal, para alcançar os resultados esperados, é necessário acompanhar o que foi estabelecido anteriormente.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

3. Acompanhamento

De maneira quase simultânea à execução, acompanhar os links patrocinados, mídia orgânica e seus resultados é essencial para avaliar qual é a resposta do público e se está cumprindo com o seu objetivo.

Nesta última etapa, é essencial monitorar de perto os comentários para entender o que as pessoas estão falando (e evitar tornar-se uma das propagandas que deram errado). 

Ter indicadores nesta etapa também é fundamental para verificar o sucesso, tais como:

  • Custo por lead (CPL);
  • Leads por canal;
  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio;
  • Retorno sobre investimento da campanha (ROI).

Como não fazer campanha de marketing: 4 casos que deram errado

Não é difícil encontrar campanhas de marketing memoráveis, como as da Apple, Netflix e outras marcas que se destacam nessa interação com os consumidores. 

Mas é possível aprender também com as propagandas que deram errado e falharam em fazer suas campanhas.

A maioria dos erros destas campanhas, como você notará, têm a ver com posicionamento e senso crítico quanto à própria sociedade brasileira.

Apesar de quase não existirem falhas técnicas, você observará que todo cuidado é pouco quando se entra na seara da identidade, das minorias e dos problemas sociais. Entenda melhor:

1. C&A

A marca de roupas C&A tentou criar uma campanha que valorizasse a diversidade e a inclusão na beleza com uma modelo plus size. 

O problema é que as medidas da modelo não eram as de uma mulher obesa. Ela continuava representando o padrão, vestindo tamanho 44 ou 46.

A história não teve um desfecho exato (além de tornar-se uma das propagandas que deram errado), já que a marca não deixou nenhum pedido de desculpas nem nada. 

O pronunciamento da modelo continua publicado, desde 2016, em seu perfil pessoal e portfólio de trabalho.

Campanha de marketing CeA
Instagram – mlamendes (Reprodução)

2. Empiricus

A Empiricus é especializada em publicação de conteúdo financeiro e lançou um anúncio com a influencer e copywriter Bettina Rudolph. 

Ela declarava no vídeo que, com 22 anos, já tinha um milhão de patrimônio acumulado, obtido em apenas 3 anos, dando a entender que esse resultado foi devido às recomendações da Empiricus.

A campanha não só gerou deboche pelo público, mas uma multa de R$58,2 mil por propaganda enganosa.

Anos depois do acontecimento, que tornou-se uma das propagandas que deram errado mais comentadas na internet, a influencer tocou no assunto. 

Ela confirmou que foi um erro e que a copy foi criada por ela em uma fase de muitos ganhos nos investimentos, em que o ego falou mais alto.

Além disso, como tentativa de redenção, Bettina passou a oferecer um curso online com valor bastante acessível: a partir de 12 parcelas de R$5. 

3. Bombril

A Bombril também já errou e reconheceu sua campanha de marketing equivocada. 

A empresa de limpeza doméstica havia lançado a campanha “Mulheres que brilham” com a representação de uma mulher com cabelo crespo, o que sugeriu a associação desse tipo de cabelo com a palha de aço.

Campanha bombril
Campanha Bombril – versão 1

Devido à reação do público, a Bombril pediu desculpas e modificou a arte da peça publicitária.

Mulheres que brilham
Campanha Bombril – versão 2

4. Reserva

A Reserva é uma marca de roupas bem inovadora, mas que pecou em uma campanha no marketing digital para o Dia dos Namorados.

Além de vídeos e stories no Instagram, a marca publicou um conteúdo que dizia: “Vamos mandar a real? O que a gente quer mesmo no Dia dos Namorados é…” e o usuário interagia ativando o som do post, que era um gemido, vindo de um vídeo adulto.

Certamente, a audiência achou o conteúdo machista e desnecessário. 

De início, a Reserva defendia o seu ponto, de que a intenção era promover o amor. Mas, pouco tempo depois, decidiu pedir desculpa, apagar a publicação e interromper a campanha.

campanha de marketing Reserva
Publicação da campanha de marketing – Reserva

A campanha de marketing deve ser uma estratégia inteligente e com grande potencial para alavancar um negócio. 

No entanto, na ocorrência de erros, a melhor saída é o reconhecimento da culpa, o ajuste e a busca pela reconquista da confiança do público, mesmo que seja com um curso online de ticket baixo.

Por isso, é importante estar por dentro dos termos usados no marketing digital para melhor aproveitar todos os recursos que a sua campanha pode oferecer. Sendo assim, confira o Glossário do Marketing Digital da HeroSpark para apoiar suas campanhas, desde as métricas até as estratégias de vendas.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.