empreender com a herospark

O mercado de cursos online cresceu exponencialmente nos últimos meses. Essa crescente já acontecia há alguns anos mas a pandemia causada pelo novo coronavírus catapultou esse mercado. Diante disso, fica a pergunta: como criar um curso online do zero?

Não importa seu nicho de atuação, independente de você produzir produtos digitais ou ser um professor de modo presencial, você pode ganhar dinheiro na internet compartilhando seu conhecimento através de cursos online. 

Para criar, de fato, um curso online, você precisa se atentar em alguns pontos. E é sobre eles que vamos tratar neste artigo.

 

Como criar um curso online do zero: passo a passo

Criar um produto digital demanda esforço e dedicação, e quando estamos falando em cursos online, é preciso estar ainda mais preparado. Mas quando se tem um bom planejamento, tudo fica mais simples.

Por isso, criamos um passo a passo que vai fazer toda a diferença em seu processo. Confira:

 

1. Defina qual é a dor da sua audiência

Além de identificar qual é o seu público-alvo, com aspectos gerais, como idade, sexo, classe social e ocupação profissional, você deve ir um pouco mais longe para entender quais são as necessidades específicas dessas pessoas. 

Entender o que seu público precisa está intrinsecamente ligado ao que você pode e vai oferecer. Afinal, não faz sentido você fazer um curso sobre algo que as pessoas já sabem, não é mesmo?

Dentro do seu segmento, investigue quais são as dores dos seus alunos e como as suas aulas podem solucioná-las (ou ensiná-los a fazer isso por conta própria).

 

2. Pense na Big Idea

Big Idea é a essência do negócio, ou seja, é aquilo que em poucas palavras transmite a proposta do empreendimento (neste caso, do seu curso).

A Big Ideia vincula todos os passos do marketing a um único conceito e é fundamental para o marketing digital de qualquer negócio, pois é o responsável por inspirar e nortear a criação de estratégias de vendas.

Uma Big Idea bem sucedida deve transmitir a originalidade do seu curso online em uma mensagem forte e simples.

Objetivo é que ela consiga atrair a atenção do público e permanecer na cabeça das pessoas por um longo período. 

Não é um título, uma promessa, nem um slogan. A Big Idea é o que está por trás disso. Geralmente ela tem um cunho emocional, com aspectos que despertam emoções e que fazem a diferença na vida das pessoas.

  • Exemplo do que não é uma Big Idea: Aprenda como lidar com o fracasso em 5 aulas.
  • Exemplo do que é uma Big Idea: Não saber como lidar com o fracasso não é normal.

Um negócio online bem sucedido deve ter uma Big Idea tão forte quanto. Para saber mais sobre como criar a sua Big Idea, assista ao vídeo:

 

3. Crie a estrutura do curso

Depois de decidir o tema sobre o qual irá falar em seu curso, quem é o público-alvo e qual é a dor da sua audiência, fica muito mais fácil colocar o seu curso online em prática.

Assim, chegamos à etapa de produzir o roteiro. Engana-se quem pensa que um roteiro pode deixar o conteúdo artificial ou menos espontâneo!

Esse documento é fundamental para organizar o conteúdo e direcioná-lo ao seu objetivo, que é solucionar essa dor.

Por meio do roteiro você conseguirá estabelecer uma hierarquia da informação para não esquecer de abordar nenhum tópico importante, o que pode prejudicar o aprendizado dos alunos e fazer com que o seu curso não fique tão profissional quanto você deseja.

Para criar um roteiro de um curso memorável, é preciso conhecer algumas técnicas de storytelling.

Trata-se de uma forma de produzir um conteúdo por meio de uma narrativa com começo, meio e fim, e com elementos específicos, como personagem, ambiente, conflito e mensagem.

Outro ponto importante é a necessidade de fragmentar a sua aula. Dividindo-a em partes, fica muito mais fácil e claro de entender o conteúdo.

Essa divisão pode ser feita da seguinte maneira:

 

Problematização

Esse é o momento em que você apresenta o assunto e explica o que o aluno irá aprender ao final da aula. Lembre-se que você deve chamar a atenção nos primeiros segundos, então dedique-se bastante a eles.

 

Conteúdo

Como o próprio nome já diz, esse é o momento em que você ensina, de fato, o conteúdo da aula. Comece do ponto mais básico e vá ao mais complexo, afunilando o conteúdo para chegar ao objetivo da aula.

 

Prática

Essa parte não é obrigatória, mas pode ser interessante. É o momento em que seus alunos devem treinar o que foi passado a eles durante a aula. 

É quase como acontecia na escola, mas é claro que a forma como a prática será desenvolvida pode ser muito diferente das tradicionais provas. Use a criatividade para não deixar o seu curso sem graça.

Se você não quiser aplicar nenhum tipo de prática, você também pode utilizar essa etapa para apresentar exemplos de sucesso relacionados ao seu conteúdo.

Por exemplo: se o seu curso for sobre como fazer um roteiro de vídeo, você pode apresentar exemplos de vídeos interessantes com roteiros feitos por você ou outros profissionais.

 

Desfecho

Depois da aula, convide seu aluno para executar alguma ação, mantendo-o engajado com o seu conteúdo.

Essa ação pode ser participar de um grupo no Telegram, Facebook, fazer uma postagem nas redes sociais, deixar um comentário, enfim, são muitas possibilidades!

Nós temos um artigo específico sobre como fazer um roteiro encantador para o seu curso online, que pode ajudar você nesse processo.

 

4. Liste os equipamentos e a ajuda que irá precisar

Você já decidiu como fará a gravação das suas videoaulas?

Irá utilizar uma câmera ou um smartphone? Fará tudo sozinho, pedirá ajuda a um amigo ou contratará um profissional? Qual tipo de microfone irá utilizar?

Independentemente da sua escolha, é importante deixar tudo isso anotado e analisar qual é a melhor opção para você.

Vale lembrar que não é preciso comprar todo o material. Você também pode alugar equipamentos ou contratar um profissional videomaker para fazer as gravações.

Ele provavelmente já vai ter um bom microfone e uma boa câmera, o que proporciona o pacote completo.

Além disso, hoje em dia existem diversos smartphones com câmeras de alta qualidade. Aplicativos que simulam câmeras profissionais, com ajustes avançados de imagem e vídeo, também podem ajudar você nesse processo.

Lembre-se que, de modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com uma imagem ruim do que com um áudio ruim.

Então, não deixe de pensar nisso também. Algumas opções de baixo custo são:

  • Lapela: microfones pequenos e discretos que podem ser acoplados em sua roupa.
  • Smartphone: você pode utilizar o microfone do seu próprio smartphone, mas nem sempre o resultado será o melhor. Por isso, faça testes e utilize redutores de ruído para “limpar” o áudio posteriormente.
  • Direcionais: são os ideais para gravar videoaula e podem ser integrados a uma câmera DSRL. 

Se você estiver em dúvidas sobre quais equipamentos precisa comprar, veja este vídeo:

 

5. Defina o cronograma

Depois de realizar todos esses passos, é hora de definir quando e como você vai realizar as gravações.

Defina dias, horários, locais e deixe algumas “brechas” para caso haja imprevistos.

Anote uma data para início, meio e fim e faça o possível para cumprir tudo conforme o planejado. 

 

6. Hospede em alguma plataforma

O curso está pronto? Agora você deve escolher uma plataforma para hospedá-lo!

A HeroSpark é uma plataforma gratuita, na qual você pode hospedar seu curso com alguns cliques e aprovação na hora.

A plataforma tem interface intuitiva, layout customizável e opções pré-prontas para agilizar o seu lançamento.

Além disso, na HeroSpark você pode criar landing pages para vender seu curso (página de vendas) ou mesmo para captar leads; produzir e disparar emails marketing, entre outras funcionalidades.

 

7. Pense na distribuição e divulgação do conteúdo

Depois de hospedado em alguma plataforma, você deve iniciar o processo de lançamento do seu produto.

Sabemos que essa pode ser uma etapa difícil para empreendedores iniciantes, é por isso que criamos um artigo gratuito aqui em nosso blog com um guia definitivo para fazer o seu lançamento de produto digital

Agora que você já sabe como criar um curso online do zero, aproveite para conhecer mais sobre a HeroSpark para hospedar e vender suas aulas! É possível começar gratuitamente. 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *