Como montar um curso online do zero: 12 passos essenciais

Criar um curso online é uma ótima forma de compartilhar seu conhecimento, aumentar sua autoridade e faturamento! Neste artigo, você verá que montar um curso online do zero não é uma tarefa complicada. Mas exige foco e dedicação!

Além disso, não importa seu nicho de atuação. Independente de você produzir produtos digitais ou ser um professor de modo presencial, você pode ganhar dinheiro na internet compartilhando seu conhecimento através de cursos online. 

No entanto, para criar  um curso online, você precisa se atentar em alguns pontos. E é sobre eles que vamos tratar neste artigo. Boa leitura!

Quais são os benefícios de investir em cursos online?

Crescimento do mercado de cursos online

As pessoas estão mais conectadas e buscando praticidade. Por isso, a disseminação do ensino a distância tem se popularizado diariamente. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), o setor de cursos online teve um crescimento de 378,9% em uma década.

E espera-se um crescimento ainda maior, dada a necessidade de especialização acompanhada das exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Economia para professores e alunos

Outro benefício do ensino remoto é a economia, Ao mesmo tempo em que os alunos passam a economizar com transporte, alimentação, entre outros gastos, o professor também economiza com aluguel do espaço, equipamentos, etc. 

Portanto, o empreendedor que investir no ensino remoto tem boas projeções de sucesso. Em vista disso, entender como montar um curso online do zero nunca foi tão importante para o produtor digital.

Transformar suas habilidades e paixão em produto digital

Já imaginou transformar anos de experiência em sua área de atuação em um produto digital rentável? Ou poder falar para outras pessoas sobre um tema que você gosta e domina? Saber como criar um curso online do zero é o caminho.

Por exemplo, se você é um designer gráfico pode criar um curso de introdução a ferramentas de criação para mídias sociais para infoprodutores.

Você não precisa ter experiencia prévia com sala de aula, basta ter o proposito de ensinar outras pessoas aquilo que você sabe muito bem.

Escalabilidade da sala de aula sem fronteiras

Trabalhar no mercado digital é uma oportunidade sem precedentes. Isso porque além de poder empreender com um proposito, você não está limitado a um número de consumidores locais.

Sendo assim, podemos dizer que criar um curso online é ter a oportunidade de ter uma sala de aula sem fronteiras, onde você pode se conectar com alunos de regiões diferentes e até mesmo, de outros países. 

Tudo isso vai depender do assunto, linguagem e conteúdo que você desenvolver. Mas de fato, um curso online é um negócio altamente escalável. 

Mas, não basta saber porque, mas também como criar um curso online do zero. Por isso, agora vamos à prática!

Glossário de marketing digital GRÁTIS

Todos os conceitos que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet em 2022. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora

Quanto custa criar um curso online?

O valor do investimento pode variar bastante dependendo dos recursos que você pretende adotar. Confira alguns pontos importantes para constituir os seus custos.

A primeira coisa que você precisa saber para calcular o valor do investimento é listar itens que precisa para o funcionamento do curso online, como:

  • Materiais de infraestrutura: câmera, microfone, computador;
  • Criação e edição de material de apoio: e-book, planilhas, infográficos;
  • Plataforma: para hospedar suas aulas e todo material de apoio.

Materiais de gravação podem variar bastante de preço, dependendo das marcas e configurações escolhidas. Mas nada impede que você comece a gravar suas aulas utilizando uma boa câmera de celular ou a webcam do seu notebook.

Se você tem tempo e alguma habilidade com ferramentas de design, é possível fazer uma grande economia produzindo você mesmo todo material de apoio para as aulas. No Canva, por exemplo, você encontra templates prontos e editáveis para criar e-books e infográficos. 

Além disso, você também pode economizar hospedando seu curso online em uma plataforma gratuita, como a HeroSpark.

12 passos para montar um curso online do zero

Montar um curso online exige foco e comprometimento, já que diversas etapas precisam estar em harmonia para o sucesso do curso. Vamos dividir nossa explicação de como criar um curso online do zero em:

  • Planejamento: os estudos e pesquisas que vão servir de base para a criação do curso.
  • Execução: é usar os dados do planejamento para construir de fato o curso.
  • Divulgação: o momento de usar o marketing para atrair alunos.

Abaixo, explicamos todos os processos!

Planejamento

1. Definir a persona do seu curso online

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial conhecer o seu público. Saber o que ele consome, qual tipo de conteúdo o atrai, quais são suas dores, suas conquistas, entre outras características. Para isso, entra o conceito de personas no seu planejamento. 

Persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. 

Vale dizer que as personas são diferentes do conceito de público-alvo. Esse costuma ser mais abrangente, ao passo que as personas precisam ser específicas e descritivas.

Assim, desenhar uma persona facilita a venda do curso, pois será por intermédio dessa definição que você atrairá as pessoas certas. 

Para isso, existem várias ferramentas que podem ajudá-lo. Por exemplo: pesquisas de mercado, ferramentas de analytics, redes sociais e outras fontes interessantes. 

Aqui, na HeroSpark, nós temos um gerador de personas. Ele é incrível, gratuito e pode auxiliá-lo bastante!

2. Objetivos

Pergunte a si mesmo: “Qual será o objetivo do meu curso? Qual transformação eu espero que ele promova nos meus alunos?”. 

Procure documentar essas etapas do planejamento, pois você pode usar sua definição de objetivo na própria descrição do curso na plataforma, se preferir. 

Existem diversas ferramentas para documentar seu planejamento. Para isso, você pode usar o Google Slides, bloco de notas do celular, documento do Word, entre outros.

3. Conteúdo e carga horária do curso

Tendo a persona e os objetivos bem definidos, você pode dar início ao planejamento do conteúdo. Procure basear-se no desenho final da sua persona. Identifique seus medos ou problemas e crie um curso online que possa auxiliá-la em sua jornada. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Depois de decidir o tema, comece a pensar nos assuntos que serão abordados nas aulas. Algumas ações que podem te ajudar nesse processo são:

  • Pesquisar sobre o assunto, usando o seu conhecimento e outras referências disponíveis;
  • Observar outros cursos sobre o mesmo assunto, para ver como o conteúdo deles se divide;
  • Dividir o conteúdo em grandes temas, e depois ir separando em tópicos mais específicos.

Essas informações ajudarão a definir a carga horária ideal do curso e, futuramente, a planejar as aulas.

4. Formato ideal

Na hora de escolher o formato para o seu curso online, procure levar em consideração as características de sua persona. Há diversos tipos de formato que você pode utilizar. Sendo alguns deles:

  • Videoaulas;
  • Webconferência;
  • Webinars;
  • Podcasts;

Além de disponibilizar os vídeos para os seus alunos, você pode elaborar materiais complementares, como apostilas, criar provas, avaliações e afins.

5. Estrutura do curso

Com base nas suas primeiras pesquisas sobre o mercado e sobre o tema do curso, monte a estrutura do seu. 

Para dar início a essa etapa importante, basta separar todo o conteúdo em tópicos. Cada tópico corresponderá a uma aula. 

Em seguida, basta separar os tópicos em módulos, se possível iniciando com aulas mais teóricas e finalizando com aulas mais práticas.

6. Roteiro das aulas

A montagem de um roteiro é uma parte que costuma ser ignorada pelos empreendedores. Contudo, é essencial no processo de como montar um curso online do zero

Afinal, será por intermédio do roteiro que você guiará o conteúdo das suas aulas. Se o seu curso online tiver um roteiro bem escrito, as chances do projeto dar certo são enormes. 

Por isso, antes de dar início a execução, tenha um roteiro bem escrito para cada vídeoaula de modo que os seus alunos se sintam motivados no decorrer dos módulos.

7. Escolha da plataforma

No mercado, encontramos diversas plataformas de cursos online. Por isso, antes de escolher uma, faça uma pesquisa e tente entender em qual delas a sua persona ficará satisfeita. 

Verifique se a plataforma atende às suas necessidades também, dê prioridade àquelas intuitivas, didáticas e com uma interface amigável.

Execução 

8. Liste os equipamentos e a ajuda que precisará

Você já decidiu como fará a gravação das suas videoaulas? Utilizará uma câmera ou um smartphone? Fará tudo sozinho, pedirá ajuda a um amigo ou contratará um profissional? Qual tipo de microfone será usado?

Independentemente da sua escolha, é importante deixar tudo isso anotado e analisar qual é a melhor opção para você. 

Vale lembrar que não é preciso comprar todo o material. Você pode alugar equipamentos ou contratar um profissional videomaker para fazer as gravações. Ele provavelmente já vai ter um bom microfone e uma boa câmera, o que proporciona o pacote completo.

Além disso, hoje em dia existem diversos smartphones com câmeras de alta qualidade. Aplicativos que simulam câmeras profissionais, com ajustes avançados de imagem e vídeo, também podem ajudar você nesse processo.

Lembre-se que, de modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com uma imagem ruim do que com um áudio ruim. Então, não deixe de pensar nisso também. 

Algumas opções de baixo custo são:

  • Lapela: microfones pequenos e discretos que podem ser acoplados em sua roupa.
  • Smartphone: você pode utilizar o microfone do seu próprio smartphone, mas nem sempre o resultado será o melhor. Por isso, faça testes e utilize redutores de ruído para “limpar” o áudio posteriormente.
  • Direcionais: são os ideais para gravar videoaulas e podem ser integrados a uma câmera DSLR.

Não basta saber como criar um curso online do zero, é necessário investir ao menos o mínimo em equipamentos também.

9. Gravação das videoaulas

Agora é o momento de colocar o seu planejamento em ação. Será na etapa da gravação das videoaulas que você começará a ver o seu projeto tomar forma. 

Portanto, organize um checklist, escolha um bom ambiente, sem ruídos e interrupções, e preste atenção na iluminação. 

Por fim, não se esqueça de revisar todo o conteúdo e regravar sempre que necessário.

10. Hospede seu curso

Após finalizar todas as etapas anteriores, hospede seu curso online na plataforma escolhida. Na HeroSpark, você só precisa seguir esses passos:

  • Crie um login;
  • Clique em “Produtos”, no menu à esquerda;
  • Selecione “Criar um produto”;
  • Clique em “Selecionar” no bloco de curso online;
  • Defina título, segmento e escolha uma foto de capa;
  • Insira o preço e a forma de pagamento;
  • Clique em “Salvar”.

Na nossa página de ajuda, você encontra um passo a passo detalhado de todas essas etapas.

Feito isso, basta compartilhar os links de acesso ao curso com os seus alunos.

Divulgação 

Mesmo depois de ter o curso pronto, seu trabalho ainda não terminou! Uma das etapas mais importantes no processo de como montar um curso online do zero é a divulgação. 

Recomendamos utilizar estratégias de marketing digital para ter melhores resultados.

11. Funil de vendas

Faça um desenho da jornada da sua persona. Use a estrutura do funil de vendas a fim de ter melhores resultados.

A partir dessa estratégia, você atrairá o seu lead com um conteúdo de valor a fim de convertê-lo em cliente do seu curso online.

12. Crie landing pages

Landing pages são páginas que têm o objetivo de converter o visitante em lead ou o lead em cliente. 

Para criar uma landing page, não é necessário conhecimentos em programação. Você pode criar uma landing page perfeita, de forma simples, na própria plataforma da HeroSpark, por exemplo. 

Agora que você possui todo o conhecimento de como montar um curso online do zero, chegou o momento de criar! Temos certeza que, depois de seguir todos esses passos, seu conteúdo será um sucesso. 

Por isso, crie um perfil gratuito na HeroSpark agora mesmo e conte com uma plataforma completa durante a sua jornada para a publicação e divulgação do seu curso!

Banner escola de psicanálise
2 comments
  1. Texto claro, preciso objetivo e motivante. Parabéns !

    Vocês têm algum material acessível relativo a como montar um curso on line na área jurídica ?

    Grato, desde já, pela atenção !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.