empreender com a herospark

Criar um curso online é uma ótima forma de compartilhar seu conhecimento, aumentar sua autoridade e faturamento! Neste artigo, você verá que montar um curso online do zero não é uma tarefa complicada. Mas exige foco e dedicação!

Para criar um curso online, você precisa investir em planejamento, tempo e dedicação. Apesar de tantas exigências, o lado positivo é que você pode contar com a ajuda de plataformas e ferramentas para a criação e divulgação desses cursos. 

O mercado de cursos online cresce diariamente, pois a democratização do acesso à internet e o avanço das novas tecnologias estimulam seu desenvolvimento. Portanto, acompanhe a leitura até o final para aproveitar essa oportunidade e alcançar os melhores resultados possíveis com seu curso online.

 

Quais são os benefícios de investir em cursos online?

As pessoas estão mais conectadas e buscando praticidade. Por isso, a disseminação do ensino a distância tem se popularizado diariamente. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), o setor de cursos online teve um crescimento de 378,9% de 2009 a 2019. Sendo assim, espera-se um crescimento ainda maior, dada a necessidade de especialização acompanhada das exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Outro benefício do ensino remoto é a economia, ao mesmo tempo em que os alunos passam a economizar com transporte, alimentação, entre outros gastos, o professor também economiza com aluguel do espaço, equipamentos, etc. 

Portanto, o empreendedor que investir no ensino remoto têm boas projeções de sucesso. Em vista disso, entender como montar um curso online do zero nunca foi tão importante para o produtor digital. 

 

Passo a passo de como montar um curso online do zero

Montar um curso online exige foco e comprometimento, já que diversas etapas precisam estar em harmonia para o sucesso do curso. Vamos dividir nossa explicação em:

  • Planejamento: os estudos e pesquisas que vão servir de base para a criação do curso.
  • Execução: é usar os dados do planejamento para construir de fato o curso.
  • Divulgação: o momento de usar o marketing para atrair alunos.

Abaixo, explicamos todos os processos de cada uma destas etapas.

 

Planejamento

 

Definir a Persona do seu curso online

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial conhecer o seu público. Saber o que ele consome, qual tipo de conteúdo o atrai, quais são suas dores, suas angústias, suas conquistas, entre outras características. Para isso, entra o conceito de personas no seu planejamento. 

Persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. 

As personas são diferentes do conceito de público-alvo. Público-alvo costuma ser mais abrangente, ao passo que as personas precisam ser específicas e descritivas.

Desenhar uma persona facilita a venda do curso, pois será por intermédio dessa definição que você irá atrair as pessoas certas. 

Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a desenhar suas personas. Por exemplo: pesquisas de mercado, ferramentas de analytics, redes sociais e outras fontes interessantes. 

Aqui na HeroSpark nós temos um gerador de personas incrível e gratuito que pode auxiliá-lo!

 

Objetivos

Pergunte a si mesmo: “Qual será o objetivo do meu curso? Qual transformação eu espero que ele promova nos meus alunos?”. 

Procure documentar essas etapas do planejamento, pois você pode usar sua definição de objetivo na própria descrição do curso na plataforma, se preferir. Existem diversas ferramentas para documentar seu planejamento. 

Para isso, você pode usar o Google Slides, bloco de notas do celular, documento do Word, entre outros. 

 

Conteúdo e carga horária do curso

Tendo a persona e os objetivos bem definidos, você pode dar início ao planejamento do conteúdo. Procure basear-se no desenho final da sua persona. Identifique seus medos ou problemas e crie um curso online que possa auxiliá-la em sua jornada. 

Depois de decidir o tema, comece a pensar nos assuntos que serão abordados nas aulas. Algumas ações que podem te ajudar neste processo são:

  • Pesquisar sobre o assunto, usando o seu conhecimento e outras referências disponíveis;
  • Observar outros cursos sobre o mesmo assunto, para ver como o conteúdo deles se divide;
  • Dividir o conteúdo em grandes temas, e depois ir separando em tópicos mais específicos.

Essas informações ajudarão a definir a carga horária ideal do curso e, futuramente, a planejar as aulas.

 

Formato ideal

Na hora de escolher o formato para o seu curso online, procure levar em consideração as características de sua persona. Há diversos tipos de formato que você pode utilizar. Sendo alguns deles:

  • Videoaulas;
  • Webconferência;
  • Webinars;
  • Podcasts;

Além de disponibilizar os vídeos para os seus alunos, você pode elaborar materiais complementares, como apostilas, criar provas, avaliações e afins. 

 

Estrutura do curso

Com base nas suas primeiras pesquisas sobre o mercado e sobre o tema do curso, monte a estrutura do seu.

Para dar início a essa etapa importante, basta separar todo o conteúdo em tópicos. 

Cada tópico irá corresponder a uma aula. Em seguida, basta separar os tópicos em módulos, se possível iniciando com aulas mais teóricas e finalizando com aulas mais práticas. 

 

Roteiro das aulas

A montagem de um roteiro é uma parte que costuma ser ignorada pelos empreendedores, contudo, é essencial no processo de como montar um curso online do zero

Será por intermédio do roteiro que você irá guiar o conteúdo das suas aulas. Se o seu curso online tiver um roteiro bem escrito, as chances do projeto dar certo são enormes. 

Por isso, antes de dar início a execução, tenha um roteiro bem escrito para cada vídeoaula de modo que os seus alunos se sintam motivados no decorrer dos módulos.

 

Escolha da plataforma

No mercado, encontramos diversas plataformas de cursos online. Por isso, antes de escolher uma, faça uma pesquisa e tente entender em qual delas a sua persona ficará satisfeita. 

Verifique se a plataforma atende às suas necessidades também, dê prioridade àquelas intuitivas, didáticas e com uma interface amigável.  

 

Execução 

Gravação das videoaulas

Agora é o momento de colocar o seu planejamento em ação. Será na etapa da gravação da videoaulas que você começará a ver o seu projeto tomar forma. 

Portanto, organize um checklist, escolha um bom ambiente – sem ruídos e interrupções – e preste atenção na iluminação. 

Por fim, não esqueça de revisar todo o conteúdo e regravar sempre que necessário. 

 

Hospede seu curso

Após finalizar todas as etapas anteriores, hospede seu curso online na plataforma escolhida. Na HeroSpark, você só precisa seguir esses passos:

  • Criar um login;
  • Clicar em Produtos, no menu à esquerda;
  • Selecionar “Criar um produto”;
  • Clique em “Selecionar” no bloco de curso online;
  • Defina título, segmento e escolha uma foto de capa;
  • Insira o preço e a forma de pagamento;
  • Clique em “Salvar”.

Na nossa página de ajuda, você encontra um passo a passo detalhado para estas etapas.

Feito isso, basta compartilhar os links de acesso ao curso com os seus alunos.

 

Divulgação 

Mesmo depois de ter o curso pronto, seu trabalho ainda não terminou!

Uma das etapas mais importantes no processo de como montar um curso online do zero é a divulgação. 

Recomendamos utilizar estratégias de marketing digital para ter melhores resultados. 

 

Funil de vendas

Faça um desenho da jornada da sua persona. Use a estrutura do funil de vendas a fim de ter melhores resultados.

A partir dessa estratégia, você irá atrair o seu lead com um conteúdo de valor a fim de convertê-lo em cliente do seu curso online. 

 

Crie landing pages

Landing pages são páginas que tem o objetivo de converter o visitante em lead ou o lead em cliente

Para criar uma landing page, não é necessário conhecimentos em programação. Você pode criar uma landing page perfeita, de forma simples, na própria plataforma da HeroSpark, por exemplo. 

Agora você possui todo o conhecimento de como montar um curso online do zero, chegou o momento de criar!

Temos certeza que, depois de seguir todos esses passos, seu conteúdo será um sucesso. 

Crie um perfil gratuito na HeroSpark agora mesmo e conte com uma plataforma completa durante a sua jornada para a publicação e divulgação do seu curso!

 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *