Como montar um negócio online: 7 estratégias

Como montar um negócio online
Veja como montar um negócio online
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Ter um negócio próprio parece algo distante? Pois saiba que, com os avanços da tecnologia, isso está cada vez mais acessível. Inclusive, neste texto, vamos apresentar o passo a passo de como montar um negócio online.

Trabalhar por conta própria é uma opção atrativa para muitas pessoas, seja pela possibilidade de criar os próprios horários, ter um maior controle sobre ganhos, não ter um chefe ou pela vontade de desenvolver um projeto de interesse.

A boa notícia é que, com planejamento e determinação, é possível conquistar resultados incríveis pela internet, sem precisar sair de casa! Para ajudar você nisso, trouxemos 7 estratégias fundamentais sobre como montar um negócio online. Confira!

Como montar um negócio online?

Infelizmente, não existe uma resposta mágica para essa pergunta. Afinal, criar um negócio online do zero pode não ser uma tarefa simples. Porém, existem estratégias que podem ser aplicadas a qualquer negócio para obter resultados positivos. São elas:

1. Defina qual será a sua área de atuação

Antes de começar o processo de desenvolvimento do seu negócio online, é fundamental definir o seu nicho de mercado.

Para isso, é importante que você encontre uma área que esteja em alta no mercado e na qual você tenha um bom conhecimento e interesse também. 

Afinal, escolher algo que seja do seu interesse é muito importante para não bater aquela vontade de desistir no meio do caminho.

Assim, se você deseja abrir uma loja online de produtos para casa, por exemplo, é preciso saber qual será o seu nicho. Sabendo disso, você terá dado o primeiro passo para fazer sucesso.

2. Conheça o seu mercado

Depois de definir a área de atuação, é hora de começar a estudar. 

Suponhamos que você escolha criar e-books sobre marketing. Além de estudar sobre como planejar, desenvolver, hospedar e vender e-books, você também precisa ter domínio sobre o conteúdo.

Além disso, para abrir um negócio online, é imprescindível entender quem é o seu avatar, ou seja, seu cliente ideal. Afinal, por mais que você considere sua ideia genial, será impossível obter sucesso se não houver pessoas interessadas em seu produto.

E mais: antes de começar, pesquise bastante para saber se há mercado para a demanda que você deseja oferecer. 

Não há uma fórmula pronta para encontrar informações, mas existem algumas maneiras de pesquisar sem precisar sair de casa, como:

  • Realizar uma coleta de dados primários: você pode conversar diretamente com seu público-alvo em entrevistas ou questionários online, como o Google Forms. Também pode fazer uma análise de dados secundários já existentes, como aqueles disponibilizados pelo IBGE.
  • Utilizar ferramentas gratuitas: a internet é uma grande aliada na sua pesquisa de mercado. Existem ferramentas, como Google Trends e Facebook Insights, com as quais é possível conhecer os interesses dos internautas sobre determinados termos, como “ebook de marketing”.
  • Observar a concorrência: você pode buscar as outras marcas do seu segmento em redes sociais e canais online, ou ainda comprar alguns dos seus produtos para analisar quais são seus pontos fracos e fortes. Esse processo ajuda a encontrar brechas onde você pode atuar, além de servir como um ensinamento para o desenvolvimento do seu próprio produto.

3. Defina o seu orçamento

Uma das vantagens de abrir um negócio online é o baixo investimento envolvido. Contudo, isso não significa que você não precisará de um orçamento bem definido.

Nesse sentido, saiba que, além de investir seu tempo, você precisará dar conta de alguns custos, que variam conforme o negócio que você irá abrir. 

A boa notícia é que com a HeroSpark você não precisa de um milhão de ferramentas. Em um único lugar você hospeda seu produto, cria páginas, recebe pagamentos, libera acesso automático aos alunos e automatiza e-mails.

Com a Hero você pode:

  • Hospedar seu curso, e-book ou mentoria, com aprovação realizada na hora;
  • Criar landing pages, páginas de vendas e de captura;
  • Automatizar e disparar e-mails marketing ilimitados;
  • Lançar seu produto mais rápido com modelos pré-prontos.

E não importa se você ainda está começando, viu? A HeroSpark é para todo mundo!

4. Crie estratégias de marketing

Elaborar estratégias de marketing é uma das etapas mais importantes do processo. Afinal, se ninguém conhecer o seu produto, será impossível vendê-lo. 

Por isso, quando for criar o seu negócio online, empenhe-se em definir as melhores estratégias. Para isso:

  • Tenha perfis nas redes sociais para o seu negócio;
  • Encaminhe e-mails marketing;
  • Invista em tráfego pago;
  • Estude estratégias para ter o maior alcance possível. Inclusive, aqui no blog temos uma série de artigos sobre marketing digital que podem ajudar você nesse processo. 

5. Foque no design

O design é algo importante para qualquer negócio, mas na internet ele recebe ainda mais destaque. 

Isso porque, ao acessar uma página na web, os usuários não leem tudo o que está escrito. Eles apenas absorvem superficialmente os pontos mais importantes da página, como o layout e os banners de maior destaque.

Então, não basta saber como montar um negócio online, também é importante dar atenção a esses detalhes.

Para isso:

  • Deixe o seu layout simples e direto;
  • Foque naquilo que você quer que o público veja primeiro;
  • Saiba que uma simples troca de cor de um botão pode aumentar uma conversão.

6. Mantenha um relacionamento próximo com seus clientes

Philip Kotler, um grande consultor de Marketing, dizia que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

copy com chat gpt , herocreator

Por isso, uma campanha de marketing assertiva deve se concentrar não apenas em atrair novos clientes, mas em fidelizar os antigos. 

Assim, quando alcançar um cliente, foque em mantê-lo, oferecendo um bom produto e um atendimento de qualidade.

Além disso, nessa estratégia de fidelização, também é importante:

  • Conhecer melhor seu público;
  • Descobrir dores e necessidades para desenvolver os próximos produtos;
  • Medir o desempenho para saber se o produto atende às expectativas do público ou precisa ser melhorado. 

7. Aperfeiçoe-se

Depois de ter aprendido como montar um negócio online e de ter lançado o seu produto, é importante se aperfeiçoar. 

Lembre-se de que na internet tudo acontece muito rápido. Assim como você pode conquistar bons resultados rapidamente, você pode ser esquecido na mesma velocidade.

Por isso, tenha em mente que negócios online também exigem que o proprietário e a equipe busquem constante capacitação. Isso porque as tecnologias estão em constante atualização. E você não quer que o seu negócio fique para trás, certo?

Que tipo de negócio abrir online?

1. Lance e-books

Livros eletrônicos ou e-books têm a vantagem de um custo de produção baixo e grande aceitação no mercado. Em alguns casos, o único custo é o tempo de produção!

Inclusive, no vídeo abaixo, explicamos o passo a passo de como investir nesse produto digital para ter sucesso:

2. Seja freelancer

O trabalho freelancer tem crescido por ser uma forma de as pessoas terem mais independência e possibilidades de ganho.

Portanto, investir na prestação de serviços para clientes dentro da sua especialidade pode ser um ótimo negócio na internet.

3. Faça um programa de afiliados

O programa de afiliados consiste em reunir um grupo de pessoas que vendem o seu produto ou serviço e ganham uma porcentagem para isso.

Vale dizer que você pode oferecer treinamentos e vantagens exclusivas para bombar essa sua estratégia.

4. Crie um curso online

Assim como o e-book, um curso online também é uma ideia de negócio escalável. No entanto, ele exige muito esforço e dedicação, pois é preciso:

  • Montar planos de aula;
  • Desenvolver roteiros para vídeos;
  • Elaborar materiais didáticos de apoio.

Neste vídeo, explicamos o passo a passo de como montar um curso online do zero:

5. Ofereça mentorias

Você é especialista em algum assunto e possui anos de estrada na sua área de atuação? Se sim, então é uma pessoa apta a oferecer uma mentoria para pessoas que precisam se aperfeiçoar no mesmo assunto que você domina.

Com a internet, grande parte dos profissionais que trabalham com mentoria fazem isso de forma totalmente remota. O que ajuda ainda mais na lucratividade, na flexibilidade de horários e, com o baixo investimento, em um ótimo custo-benefício para os seus clientes.

6. Crie um canal no YouTube

O YouTube é a segunda maior ferramenta de busca da internet, perdendo apenas para o Google. E sabe o que isso significa? Que você pode criar um canal e ganhar dinheiro produzindo conteúdo!

E saiba que criar um canal no YouTube abre inúmeras possibilidades de lucros e de negócios. Afinal, você pode ganhar dinheiro por meio da visualização de vídeos e de parceria com empresas através de vídeos patrocinados. 

Para isso, invista no conteúdo, tenha periodicidade e foque em tornar o seu canal um sucesso.

Perguntas frequentes sobre como montar um negócio online

Qual o negócio que dá mais dinheiro hoje em dia?

Entre os negócios online mais lucrativos estão a consultoria online, mercado de afiliados, dropshipping e e-commerce. Lembre-se que, independente da área escolhida, o esforço e dedicação do empreendedor contam muito para ter um negócio de sucesso.

Quais os produtos que mais vendem na internet?

Além dos eletrônicos, como notebooks, smartphones e acessórios, os produtos online estão aumentando muito sua taxa de vendas, como podcasts, clubes de assinatura, e-books e cursos online. 

A HeroSpark, por exemplo, obteve um aumento de 60% na venda de cursos online em 2021, em comparação ao mesmo período em 2020.

Agora que você já sabe como criar um negócio digital e tem algumas ideias para se inspirar, lembre-se de ficar sempre atento às novas ferramentas e plataformas. Elas podem te ajudar a deixar seu negócio sempre à frente dos seus concorrentes. 

A HeroSpark é uma dessas plataformas, pois, além do software gratuito de criação de páginas de venda e envio de e-mail marketing, há toda a produção de conteúdo e suporte especializado para tirar suas dúvidas e atualizar os membros sobre as pautas mais quentes do digital.

Por isso, utilizar a HeroSpark para abrir seu negócio digital é o primeiro passo que você precisa na busca do sucesso tão desejado. Comece sua jornada clicando aqui.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *