Como montar um negócio online: 7 estratégias

Como montar um negócio online
Veja como montar um negócio online

Ter um negócio próprio parece algo distante? Com os avanços da tecnologia, isso está cada vez mais acessível! Neste texto, vamos apresentar o passo a passo de como montar um negócio online.

Trabalhar por conta própria é uma opção atrativa para muitas pessoas, seja pela possibilidade de criar os próprios horários, ter um maior controle sobre ganhos, não ter um chefe ou pela vontade de desenvolver um projeto de interesse.

A boa notícia é que, com planejamento e determinação, é possível conquistar resultados incríveis pela internet, sem precisar sair de casa! Para ajudar você nisso, trouxemos 6 estratégias fundamentais no processo de montar um negócio online. Confira!

Como montar um negócio online?

Infelizmente, não existe uma resposta mágica para essa pergunta. Porém, existem estratégias que podem ser aplicadas a qualquer negócio para obter resultados positivos. São elas:

 

1. Defina qual será a sua área de atuação

Antes de começar o processo de desenvolvimento do seu negócio online, é preciso definir o seu nicho de mercado.

Uma das vantagens de ter o próprio negócio é a possibilidade de trabalhar com algo que você gosta. E fazer o que gostamos é muito mais fácil, motivador e prazeroso, não é mesmo?

Lembre-se de que trabalhar por conta própria não significa que você terá que trabalhar menos. Muito pelo contrário, muitas vezes a demanda de trabalho aumenta.

Por isso, escolher algo que seja do seu interesse é muito importante, para não bater aquela vontade de desistir no meio do caminho.

Se você deseja abrir uma loja online de produtos para a casa, por exemplo, é preciso saber qual será o seu nicho. Sabendo disso, você terá dado o primeiro passo para fazer sucesso.

 

2. Conheça o seu mercado

Depois de definir a área de atuação, é hora de começar a estudar. Suponhamos que você escolha criar e-books sobre marketing.

Além de estudar sobre como planejar, desenvolver, hospedar e vender e-books, você também precisa ter domínio sobre o conteúdo deles, que nesse caso, é o marketing.

Para abrir um negócio online, é imprescindível entender quem é o seu avatar – ou seja, seu público ideal.

Afinal, por mais que você considere sua ideia genial, será impossível obter sucesso se não houver pessoas interessadas em seu produto.

Por isso, antes de começar, pesquise para saber se há mercado para a demanda que você deseja oferecer.

Não há uma fórmula pronta para encontrar informações, mas existem algumas maneiras de pesquisar sem precisar sair de casa, como:

  • Realizar uma coleta de dados primários: você pode conversar diretamente com seu público-alvo em entrevistas ou questionários online (como o Google Forms), por exemplo. Você ainda pode fazer uma análise de dados secundários já existentes, como aqueles disponibilizados pelo IBGE.
  • Utilizar ferramentas gratuitas: a internet é uma grande aliada na sua pesquisa de mercado! Existem ferramentas, como Google Trends e Facebook Insights, com as quais é possível conhecer os interesses dos internautas sobre determinados termos, como “ebook de marketing”.
  • Observar a concorrência: você pode buscar as outras marcas do seu segmento em redes sociais e canais online, ou ainda comprar alguns dos seus produtos para analisar quais são seus pontos fracos e fortes. Esse processo ajuda a encontrar brechas onde você pode atuar, além de servir como um ensinamento para o desenvolvimento do seu próprio produto.

 

3. Defina o seu orçamento

Uma das vantagens de abrir um negócio online é o baixo investimento envolvido, contudo, isso não significa que você não precisará de um orçamento bem definido.

Além de investir seu tempo, você precisará dar conta de alguns custos, que variam conforme o negócio que você irá abrir.

Um deles é a hospedagem do seu negócio. Criar um site próprio, por exemplo, pode demandar um grande investimento.

Porém, existem outras formas de iniciar o seu negócio online. Com a HeroSpark, você não precisa de um milhão de ferramentas. Em um único lugar você hospeda seu produto, cria páginas, recebe pagamentos, libera acesso automático aos alunos e automatiza e-mails.

Com a HeroSpark você pode:

  • Hospedar seu curso, ebook ou mentoria, com aprovação realizada na hora;
  • Criar landing pages, páginas de vendas e de captura;
  • Automatizar e disparar e-mails marketing ilimitados;
  • Lançar seu produto mais rápido com modelos pré-prontos.

E não importa se você ainda está começando, viu? A HeroSpark é para todo mundo!

 

4. Crie estratégias de marketing

Elaborar estratégias de marketing é uma das etapas mais importantes do processo. Afinal, se ninguém conhecer o seu produto, será impossível vendê-lo. Por isso, quando for criar o seu negócio online, empenhe-se em definir as melhores estratégias.

  • Tenha perfis nas redes sociais para o seu negócio e estude estratégias para ter o maior alcance possível. Aqui no blog temos uma série de artigos sobre marketing digital que podem ajudar você nesse processo;
  • Encaminhe e-mails marketing;
  • Invista em tráfego pago.

 

5. Foque no design

O design é algo importante para qualquer negócio, mas na internet ele recebe ainda mais destaque.

Isso porque, ao acessar uma página na web, os usuários não leem tudo o que está escrito. Eles apenas absorvem superficialmente os pontos mais importantes da página, como o layout e os banners de maior destaque.

A verdade é que o hábito de consumidores online não é diferente daqueles que compram em lojas físicas.

Eles apenas entram em uma loja, olham para todos os lados e escolhem focar naquilo que mais os chama atenção positivamente.

Então, não basta saber como montar um negócio online, também é importante dar atenção a esses detalhes.

Deixe o seu layout simples e direto, pois na maioria das vezes os usuários vão direto ao ponto.

Foque naquilo que você quer que eles vejam primeiro. Uma simples troca de cor de um botão pode aumentar uma conversão.

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

6. Mantenha um relacionamento próximo com seus clientes

Philip Kotler, um grande consultor de Marketing, dizia que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

Uma campanha de marketing assertiva deve se concentrar não apenas em atrair novos clientes, mas em fidelização.

Assim como uma empresa física, um negócio digital deve ter uma base sólida para ter sucesso.

Por mais que haja uma maior possibilidade de tentativas e erros, é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas.

Quando alcançar um cliente, foque em mantê-lo, oferecendo um bom produto e um atendimento de qualidade.

Mas manter um relacionamento próximo com os clientes vai além da venda.

Esse é um fator que contribui muito para que você conheça seu público, entenda suas dores e suas necessidades para que, assim, saiba por qual caminho seguir no desenvolvimento dos próximos produtos.

Além disso, o contato com os clientes é um ótimo medidor de desempenho, já que o seu cliente tem a possibilidade de dizer se o seu produto atende às expectativas ou se precisa ser melhorado.

 

7. Aperfeiçoe-se

Entendeu como montar um negócio online, seu primeiro produto foi lançado e fez sucesso?

Lembre-se de que, na internet, tudo acontece muito rápido. Assim como você pode conquistar bons resultados rapidamente, você pode ser esquecido na mesma velocidade.

Por isso, tenha em mente que negócios online também exigem que o proprietário (e a equipe) busque constante capacitação. Isso porque as tecnologias estão em constante atualização. E você não quer que o seu negócio fique para trás, certo?

 

Quais são exemplos de negócios online lucrativos?

1. Lance e-books

Livros eletrônicos ou e-books têm a vantagem de um custo de produção baixo e grande aceitação no mercado. Em alguns casos, o único custo é o tempo de produção!

Neste vídeo, explicamos o passo a passo de como investir neste produto digital para ter sucesso:

 

2. Seja freelancer

O trabalho freelancer tem crescido por ser uma forma de as pessoas terem mais independência e possibilidades de ganho. Investir na prestação de serviços para clientes dentro da sua especialidade pode ser um ótimo negócio na internet.

 

3. Faça um programa de afiliados

programa de afiliados consiste em reunir um grupo de pessoas que vendem o seu produto ou serviço e ganhem uma porcentagem.

Você também pode oferecer treinamentos e vantagens exclusivas para bombar essa estratégia.

 

4. Crie um curso online

Assim como o e-book, um curso online também é uma ideia de negócio escalável. No entanto, ele exige muito esforço e dedicação.

É preciso montar planos de aula, desenvolver roteiros para vídeos e materiais didáticos de apoio.

Neste vídeo, explicamos o passo a passo de como montar um curso online do zero:

 

5. Ofereça mentorias

Você é especialista em algum assunto e possui anos de estrada na sua área de atuação? Se sim, então é uma pessoa apta a oferecer uma mentoria para pessoas que precisam se aperfeiçoar no mesmo assunto que você domina.

Com a internet, grande parte dos profissionais que trabalham com mentoria fazem isso de forma totalmente remota.

O que ajuda ainda mais na lucratividade, na flexibilidade de horários e, com o baixo investimento, em um ótimo custo-benefícios para os seus clientes.

 

6. Crie um canal no YouTube

O YouTube é a segunda maior ferramenta de busca da internet, perdendo apenas para o Google. E sabe o que isso significa? Que você pode criar um canal e ganhar dinheiro produzindo conteúdo!

Criar um canal no YouTube abre inúmeras possibilidades de lucros e de negócios.

Afinal, você pode ganhar dinheiro por meio da visualização de vídeos e de parceria com empresas através de vídeos patrocinados. Invista no conteúdo, tenha periodicidade e foque em tornar o seu canal um sucesso.

Agora que você já conhece o passo a passo para criar um negócio digital e tem algumas ideias para se inspirar, lembre-se de ficar sempre atento às novas ferramentas e plataformas.

Elas podem te ajudar a deixar seu negócio sempre à frente dos seus concorrentes. A HeroSpark é uma dessas plataformas. Confira!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.