A internet tem gerado grandes oportunidades para os profissionais de educação. Afinal, com o crescimento da busca por cursos online, oferecer aulas em ambiente digital tornou-se um ótimo complemento de renda ou, até mesmo, a possibilidade de uma transição de carreira. 

Mas ser professor online requer muito planejamento. E é pensando nisso que reunimos, neste artigo, todos os passos que você precisa seguir para começar a dar aulas online e garantir seu espaço nesse mercado de sucesso. 

Por isso, continue a leitura e aprenda como ser professor online e obter muito sucesso nessa jornada!

Como ser professor online? 4 passos 

Assim como as aulas presenciais, dar aulas também requer planejamento e objetivos claros. Mas não há nenhum mistério nesse processo de organização. Basta conferir o nosso passo a passo de como ser professor online:

 

1. Determine sua área de atuação

A sua especialidade é um dos diferenciais do seu negócio. Então, definir uma área de atuação e a temática a ser abordada em suas aulas é o primeiro passo para estruturar sua jornada como professor online.

Para isso, estude o mercado, conheça o público e busque aliar as demandas da área com o assunto que você mais domina. Isso vai lhe dar um panorama sobre o tamanho da sua provável audiência.

Além disso, apostar em uma temática que você domina vai lhe dar segurança e pode lhe transformar, de forma orgânica, em uma autoridade digital sobre o assunto. 

Uma outra dica importante: durante o seu estudo sobre o mercado e a área de atuação, determine o perfil do seu aluno ideal. Isso facilitará sua estratégia de comunicação e marketing com o seu público-alvo

Se você tem experiência com liderança, por exemplo, pode dar aulas sobre gestão de equipe ou, até mesmo, criar um programa de mentoria online. 

 

2. Prepare o material e as aulas

Depois do planejamento inicial, é hora de começar a construir o conteúdo das suas aulas e o material de apoio.

Uma estratégia interessante é a criação de trilhas de aprendizado para os seus alunos. Isso ajuda a norteá-los e estrutura as aulas sob uma perspectiva de construção, indicando os objetivos de cada conteúdo.

Além disso, é importante que você defina os formatos dos materiais a serem adotados em suas aulas. Se você quer disponibilizar um e-book aos alunos, por exemplo, precisa incluir todas as etapas da sua produção em seu planejamento.

Saiba que são muitos os conteúdos que você pode utilizar para turbinar suas aulas, como, por exemplo:

  • Slides;
  • Apostilas;
  • Infográficos;
  • Audiobooks;
  • Newsletter semanal com resumo do conteúdo.

Use todos os recursos possíveis a favor da qualidade das suas aulas e para uma melhor compreensão dos seus alunos. O dinamismo e diversidade de formatos de conteúdo são diferenciais importantes para engajar os alunos.

 

3. Pense no formato

O formato em que você pretende ofertar suas aulas também deve ser muito bem pensado no passo a passo de como ser professor online. Isso porque ele está ligado diretamente à maneira que você irá trabalhar e distribuir seu conteúdo.

O principal formato de aulas online são as videoaulas. Esse modelo é o pioneiro e o mais encontrado no mercado digital. 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

A ideia central de uma videoaula é bem simples: reproduzir no digital o ambiente de uma sala de aula tradicional. Para isso, se planeja um cenário e o material de gravação. Posteriormente, as  aulas podem ser discutidas em fóruns.

Mas se engana quem pensa que a única forma de dar aulas online é por meio de videoaulas. Outros recursos também podem ser adotados mantendo a qualidade do conteúdo.

Entre as alternativas de formatos para aulas online estão:

  • Podcast;
  • Materiais em PDF;
  • Screencast;
  • Slides.

 

4. Hospede o conteúdo

Com o material didático pronto e o formato das aulas escolhido, o próximo passo para iniciar sua jornada como professor online é escolher uma plataforma para hospedar seus conteúdos.

Essa escolha é fundamental, uma vez que a plataforma pode te ajudar a definir sua estratégia de distribuição das aulas. Por isso, vale conferir o que as diversas plataformas disponíveis podem oferecer de diferencial para o seu negócio.

O ideal é que você adote uma plataforma que, além de hospedar o seu infoproduto, também ofereça recursos para sua estratégia de marketing e vendas.

Sendo assim, dê preferência a uma plataforma tudo em um, que concentre em um único lugar ferramentas de captação de clientes em potencial, hospedagem de conteúdo e página de vendas com checkout integrado.

 

 

Quais são as vantagens e desvantagens de ser um professor online?

Trabalhar na internet pode proporcionar muitas vantagens, mas também pode ter alguns desafios. E uma das desvantagens é justamente a adaptação às ferramentas digitais. 

Se você não tiver muita intimidade com recursos tecnológicos, pode levar um tempo até que se acostume com aplicativos e aparelhos que viabilizem sua vida como professor online.  

Assim, para quem já está acostumado com o mercado offline, se adaptar à dinâmica do mundo digital pode parecer uma desvantagem inicial. No entanto, com o tempo, algumas vantagens se sobrepõem.

Nesse sentido, algumas dessas vantagens são:

  • Flexibilidade de horários: trabalhando no mercado digital, você pode determinar seus objetivos e ter um melhor planejamento do tempo que vai dispor para alcançá-los. Assim, ao invés dos horários fixos de aulas, você pode ter horários flexíveis e contar com uma melhor qualidade de vida.
  • Autonomia para produção do seu conteúdo: você tem a possibilidade de pensar um conteúdo sob medida para seus alunos e também de forma que ele seja ainda mais confortável para você ministrar suas aulas.
  • Negócio escalável: o mercado de aulas online vem crescendo a cada dia, o que torna o seu negócio altamente escalável. Até porque, a internet é a maior sala de aula do mundo. Logo, seu número de possíveis alunos também crescem diariamente. 

E para garantir uma experiência de alta qualidade para os seus alunos e ter êxito nesse importante passo a passo de como ser professor online, é fundamental que você hospede suas aulas em uma plataforma intuitiva e segura

Assim, saiba que na HeroSpark você hospeda seu curso online com toda segurança para seus conteúdos e seus alunos acessam tudo por uma área de membros exclusiva.

Além disso, a Hero garante as melhores ferramentas de marketing digital para você não ter gastos extras com divulgação das suas aulas. 

Portanto, conheça a HeroSpark e inicie sua jornada como professor online na plataforma sob medida para o seu sucesso.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.