Como escrever um e-book e conquistar leads?

e-book aberto em um tablet, com uma caneta ao lado. os objetos estão sobre um fundo repleto de palavras organizadas em formato de espiral. Imagem com filtro roxo e texto em destaque: como escrever um e-book

Se você já tem um empreendimento digital ou deseja começar o seu, sabe que atrair pessoas é fundamental para a sua estratégia de marketing. Seja por meio das redes sociais ou de conteúdos para o blog, é importante criar um relacionamento duradouro e fidelizar a sua audiência. 

E com a internet, as possibilidades e recursos se ampliaram. Hoje, é possível criar conteúdos direcionados para o seu futuro cliente e conquistá-lo demonstrando a sua autoridade no assunto. 

É aí que entram os e-books e todo seu potencial para ajudá-lo a transformar o seu conhecimento em renda extra! Por isso, neste guia, você vai aprender como escrever um e-book e atrair leads para o seu produto digital. Vamos lá?

Como escrever um e–book? Passo a passo

Se você chegou até aqui, já sabe que o e-book é uma ferramenta poderosa para atrair leads e pode ajudá-lo a aumentar sua base de contatos, certo?

Mas, além da sua importância para a estratégia como um todo, o livro eletrônico é um recurso de baixo custo e pode ser facilmente escalável. 

Por isso, aprenda agora como escrever um e-book em apenas 8 passos e a escalar o seu negócio digital com muito sucesso!

 

1. Defina seu nicho

O primeiro e mais importante passo na hora de escrever um e-book é definir qual será o seu nicho.

Para isso, é importante analisar o mercado no qual o seu produto digital ou ideia está inserido e avaliar de que forma você pode impactar sua persona

O diferencial nesse ponto está em criar um conteúdo que alcança as pessoas certas e soluciona suas dores.

Por isso, definir um subnicho também pode ser interessante para auxiliar no processo de segmentação do seu público, deixando-o mais refinado. 

Se você não sabe qual é o seu nicho ou como encontrá-lo, recomendamos a leitura do artigo “Nicho e subnicho: entenda o que é e como encontrar o seu”.

E para criar a sua persona, recomendamos que assista ao vídeo abaixo:

 

 

2. Defina o objetivo do seu e-book

Mais importante do que saber como escrever um e-book, é saber qual é o seu objetivo com ele. Isso porque o objetivo é essencial para entender de que forma o e-book vai ajudá-lo a alcançar suas metas.

Nesse sentido, o e-book pode ter como finalidade:

  • Atrair leads para sua base de contatos;
  • Vender o seu produto;
  • Recompensar seu usuário por alguma ação feita na sua página ou blog. 
  • Entre outros.

A depender do objetivo, você terá que adequar o tema do livro de acordo com a sua proposta. Um e-book com o objetivo de vendas, por exemplo, pode abordar um conteúdo mais específico sobre o seu produto e as formas de usá-lo para solucionar a dor da persona.

 

3. Escolha o tema

Agora que você já sabe para quem e porque escrever, é hora de definir o tema. Aqui, observamos que a persona é a figura central para definir o conteúdo e todo seu desdobramento. 

Já existem ferramentas que ajudam a definir o tema e podem trazer insights valiosos para o seu e-book.

É o caso do Google Trends, serviço gratuito da Google que ajuda a identificar termos recorrentes e populares nas buscas do site, além de comparar palavras e o interesse ao longo do tempo.

 

print de tela do google trends mostrando gráfico de intenção de buscas

 

Se quiser conhecer mais sobre a plataforma e aprender como usá-la para escrever o seu e-book, confira o artigo “Google Trends Brasil: o que é e como usar”.

Além disso, você pode utilizar outros recursos de pesquisa, como o benchmarking, que pode ajudá-lo a identificar quais temas estão em alta e, até mesmo, de que forma você pode abordá-lo diferente da concorrência. 

 

4. Elabore um briefing 

Com o tema definido, falta pouco para colocar a mão na massa! Antes disso, fazer um briefing é fundamental para não tirá-lo do foco do conteúdo e validar, posteriormente, se todas as informações ali foram abordadas. 

Assim, com o briefing, é possível identificar facilmente informações como:

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
  • Nicho ou subnicho do conteúdo;
  • Persona e suas dores;
  • Análise da concorrência e pesquisa de mercado;
  • Termos recorrentes a serem abordados; 
  • Informações importantes sobre o e-book, como objetivos etc;
  • Orçamento disponível para o seu desenvolvimento;
  • Etapas do processo;
  • Entre outras questões que forem pertinentes para orientar a escrita do seu e-book. 

Além de ajudar na organização do seu processo, o briefing também evita retrabalho com informações perdidas ou que não estão de acordo com o que você definiu no documento.

 

5. Escreva o e-book

Agora todas as informações buscadas no processo vão se materializar no seu e-book.

É essencial que ele esteja de acordo com o seu público-alvo e utilize técnicas de escrita com gatilhos mentais para persuadir o seu futuro lead. 

Nesse ponto, um bom título baseado nas técnicas de copywriting é necessário para levar o usuário ao conteúdo e, finalmente, baixá-lo para leitura.

Se você ainda não conhece essa técnica de escrita persuasiva, recomendamos o webinar abaixo produzido pela HeroSpark:

 

 

6. Faça a revisão do conteúdo

Após finalizar a escrita do material, é o momento de fazer a revisão de todo o conteúdo, que pode ser feita por você mesmo.

Mas, caso você tenha recursos disponíveis para isso, pode contratar um profissional para revisar o seu e-book. 

Vale dizer que a revisão é uma das etapas mais importantes do processo e deve ser feita com muita atenção.

Afinal, palavras repetidas ou erros de ortografia podem prejudicar a credibilidade do seu livro e colocar em cheque todo o esforço dedicado. 

Além disso, esteja atento também para a estrutura textual, de forma que não prejudique a experiência do leitor e deixe a leitura mais fluida.

 

7. Formate o e-book

Diferente do livro físico, o e-book permite mais liberdade na hora de formatar o seu material.

Você pode aproveitar recursos como hyperlinks para levar o leitor para links fora do e-book, direcionando para um produto ou serviço oferecido por você, por exemplo. 

Ao lado da revisão, a formatação também é responsável por dar credibilidade ao seu conteúdo. Por isso, é importante dedicar algum tempo para deixá-lo mais profissional. 

Se você não possui habilidades de edição e possui recursos, então é possível contratar um profissional exclusivamente para isso.

 

8. Hospede seu e-book

Agora que você já sabe todas as etapas de como escrever um e-book, é hora de escolher a plataforma que irá hospedá-lo e disponibilizá-lo para venda ou download. 

Nesse ponto, é importante ter em mente que o processo ainda não chegou ao fim. Com a escolha da plataforma, também é necessário definir:

  • Como o material será disponibilizado após a compra;
  • Como o material será divulgado; 
  • Quais as formas de pagamento disponíveis.

Todos esses pontos são relevantes na sua escolha. 

Para um empreendedor digital, o importante é ter ferramentas que contem com recursos que ajudem desde a hospedagem até a divulgação e gerenciamento de leads que virão pelo e-book.

 

Perguntas frequentes

Quantas páginas tem que ter um e-book?

O e-book pode conter de 20 a 200 páginas. Tudo dependerá do seu conteúdo e de sua profundidade.

 

O que mais preciso saber sobre como fazer um e-book?

É importante saber usar algumas ferramentas para a diagramação e entender como fazer uma estratégia de vendas para atrair os leads que você deseja

Nesse sentido, existem plataformas gratuitas como o Canva que podem ajudá-lo a diagramar o seu material e criar uma capa que chame a atenção do lead

E se você ainda não tem uma estratégia de vendas definida, sugerimos a leitura do artigo “Como vender e-book em 2022?” para aprender mais sobre as formas de atrair leitores e futuros clientes para o seu conteúdo. 

Como vimos, saber como escrever um e-book pode parecer complexo. Mas com as ferramentas certas e o serviço de hospedagem ideal você consegue alavancar sua estratégia de vendas facilmente. 

Por isso, conheça agora mesmo os recursos disponíveis na HeroSpark para hospedar, divulgar e vender o seu e-book de maneira gratuita! Boa sorte!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.