herospark comece grátis agora

Você sabe o que é nicho e subnicho de mercado? Esses são pontos essenciais a serem definidos antes de iniciar qualquer negócio.

O nicho está dentro de algo ainda maior: o mercado de atuação. Ele pode ser: moda, decoração, esportes, educação, entre muitos outros. Observe que é uma descrição ampla, já que, dentro desses mercados, é possível trabalhar com uma infinidade de coisas.

Neste artigo, vamos discutir sobre nicho, subnicho e micro nicho, que são especificações dentro dos mercados de atuação para segmentar o seu público. Continue acompanhando para saber o que é e como encontrar o seu.

 

O que é nicho e subnicho?

O nicho é uma parte de um determinado mercado, e o subnicho é uma parte ainda menor desse nicho.

Por exemplo: um nicho pode ser negócios e, dentro dele, uma empresa pode trabalhar com marketing, recursos humanos, gestão, entre outros.

Dentro de marketing, ainda existem diversos subnichos, que podem ser: marketing digital, inbound marketing, marketing offline, etc.

O subnicho é uma segmentação ainda mais refinada e definida sobre o que focar em seu negócio.

Você segue alguém que produz conteúdo sobre Instagram Marketing, Consultoria de Moda ou Odontologia? Então, esses são exemplos de subnichos. 

Observe este exemplo:

  • Mercado de Atuação: Negócios 
  • Nicho: Marketing
  • Subnicho: Instagram Marketing

Agora ficou mais fácil de entender, certo?

 

Por que definir nicho e subnicho é importante?

Somente com a definição do mercado de atuação, fica impossível atingir de verdade algum público.

Por exemplo, vamos supor que você tenha escolhido o mercado de atuação negócios”. Não faz sentido que em um dia você poste conteúdos para profissionais de recursos humanos, no outro sobre marketing digital, e no outro sobre a alta do dólar.

Agir dessa forma provavelmente não trará bons resultados, já que, tentando atingir todos os públicos, provavelmente não atingirá nenhum deles.

O maior benefício de definir o subnicho é a segmentação do público. O público do seu negócio deixa de ser geral e passa a ser uma fatia bem definida. Isso faz com que você tenha muito mais facilidade de alcançá-lo, além de aumentar significativamente a probabilidade de que você estará conversando com ele de forma assertiva.

As pessoas são diferentes, cada uma tem uma necessidade e objetivos. Se você tem um público mais segmentado, consegue entender mais as suas dores para, assim, oferecer as soluções certas.

Independentemente do nicho e subnicho que você escolher, é importante ter em mente que as pessoas buscam especialistas para resolver os seus problemas. Por isso, após definir o seu nicho e subnicho, você precisa estudar o seu público-alvo, para entender as suas dores e, assim, entregar conteúdos e soluções que entregam valor.

 

E os micro nichos?

Além dos nichos e subnichos, ainda existem os micro nichos. De modo geral, eles representam uma pequena parcela de consumidores e clientes de um subnicho.

Por exemplo: se o seu nicho é Marketing e o seu subnicho é Instagram Marketing, um micro nicho poderia ser: Instagram marketing para profissionais da educação; Instagram marketing para profissionais da saúde; Instagram marketing para afiliados, etc.

Os micro nichos descrevem bem o tipo de produto ofertado. Profissionais da saúde que desejam obter sucesso no Instagram provavelmente vão se identificar com o seu negócio. Eles vão entender, logo no primeiro momento, que o que você tem a oferecer é destinado a eles. 

Pessoas que buscam por conteúdos para profissionais da saúde não terão dúvida de que estão no lugar certo ao entrar em contato com o seu negócio.

Porém, é importante ter em mente que trabalhar com micro nichos pode trazer pontos positivos e pontos negativos. 

Os micro nichos costumam gerar menos visitas em uma página, já que eles são procurados por pessoas que buscam por coisas específicas. Quando seu produto é menos generalista, ele é voltado para uma parcela específica da população.

Porém, isso não precisa necessariamente ser algo ruim, afinal, é mais provável que o público tenha mais interesse em comprar seus produtos ou serviços.

 

Vantagens de investir em micro nichos

Existem diversas vantagens de investir em micro nichos. Uma delas é a maior facilidade de produzir conteúdo. Quando você produz conteúdo para uma área abrangente, tudo fica mais complicado, já que você terá que ter em mãos informações diversas, que demandam muito trabalho.

Investir em produção de conteúdo para um micro nicho contribui para que você consiga se dedicar totalmente a um assunto específico. Dessa forma, além de poupar tempo e trabalho, você consegue oferecer um conteúdo com muito mais qualidade.

Além disso, quando você oferece um conteúdo mais específico, há uma tendência maior de que você realmente consiga solucionar o problema do seu público-alvo. Assim, você foge dos conteúdos genéricos e deixa de oferecer “mais do mesmo”.

 

Como identificar nichos, subnichos e micro nichos?

Com a internet, encontrar seus nichos, subnichos e micro nichos ficou ainda mais fácil. Por meio de palavras-chave, é possível desenvolver um produto ou serviço baseado nas áreas que são mais procuradas. Essa pesquisa pode ser realizada por meio de diversas ferramentas, como o Google TrendsNeste artigo você pode conferir 5 planejadores de palavras-chave que podem ajudar você nesse processo.

Além dessas ferramentas, você pode descobrir o que as pessoas estão pesquisando/falando sobre por meio das redes sociais. O Twitter, por exemplo, conta com os Trending Topics, que oferecem um campo vasto de ideias, basta ter um olhar estratégico para aproveitar as oportunidades.

Outra forma de encontrar sua área de atuação é observar a sua concorrência. Com um olhar apurado, você consegue aprender com ela, observar seus pontos fortes e fracos e, além disso, descobrir quais são os “furos” deixados por ela. 

Esses pontos fracos podem ser uma oportunidade de você oferecer algo melhor para o seu público-alvo, solucionando as suas dores.

Para ajudar você nisso, disponibilizamos um e-book gratuito sobre como fazer uma análise de concorrência. Com ele, você vai aprender a encontrar o seu verdadeiro diferencial e descobrir como se destacar no mercado. Baixe agora mesmo e inicie o desenvolvimento do seu negócio!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *