Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como vender cursos online na prática?

como vender cursos online

Você, provavelmente, já deve ter lido diversas matérias falando sobre como criar e vender cursos online. Mas a grande questão é: como vender cursos online na prática?

 

Mas a teoria é bem diferente da prática, é por isso que fizemos esse artigo inteiramente voltado para como vender cursos online na prática. Uma das maiores dificuldades que as pessoas que tentam fazer sucesso com negócios no nicho EAD enfrentam é conseguir vender na prática os cursos online.

 

Se não trabalhar de uma forma estratégica, as empresas que oferecem os cursos EAD podem encontrar objeções para vender os seus cursos online, sem falar do impedimento de crescer nesse ramo.

 

Para que isso não aconteça com você, esteja sempre atento aos processos de vendas e tente se tornar eficiente ao máximo, para conseguir mais clientes, melhorando os seus resultados.

 

Dicas de como vender cursos online

 

Para conseguir fazer um bom funil de vendas para cursos online é preciso saber trabalhar alguns pontos muito importantes. Veja abaixo como você pode vender seu curso online e conquistar resultados extraordinários.

 

Divulgação

 

É muito comum as pessoas dizerem que “a propaganda é a alma do negócio”, mas eu digo para você que a propaganda é uma parte muito importante, mas não deve ser considerada como a principal parte do seu negócio.

 

Se você estruturar a sua divulgação de maneira eficiente, é bem provável que consiga criar diversas formas para chegar nos alunos em potencial e eles, por sua vez, encontrem o seu curso online e se matriculem.

 

Para conseguir conquistar esse feito, você pode criar uma rede de divulgação ampla utilizando alguns canais como, por exemplo:

 

  1. YouTube: trabalhando com vídeos promocionais e aulas grátis para gerar curiosidade dos alunos em potencial.
  2. Links patrocinados: você pode utilizar o Google AdWords e o Facebook ADS, para potencializar os seus resultados em um curto período.
  3. Blog: com o blog você pode criar conteúdos para os seus alunos em potencial e informações de relevância sobre o seu curso.
  4. Redes sociais: divulgue em todas as redes sociais que puder, crie contas nas principais e trabalhe de forma integrada.
  5. E-mail marketing: com e-mail marketing você pode utilizar mensagens segmentadas ,que vão conquistando o seu público-alvo e fazer com que interesse pelo seu curso seja despertado.

A melhor forma de se fazer isso é se trabalhando de forma integrada, isso quer dizer que você tem que trabalhar com todas essas ferramentas uma complementando a outra. Eles são essenciais para chegar no seu objetivo, que é vender o seu curso online na prática. Sem falar que vão te ajudar a conseguir mais clientes.

 

Como vender cursos online – Escolha de plataforma

 

Outra parte importante ao se planejar para vender curso online é escolher muito bem a plataforma que vai disponibilizá-lo. Aqui na HeroSpark você vai encontrar diversas funcionalidade para melhor alocar seu curso, além de encontrar ferramentas tanto para você quanto para quem escolher filiar-se ao seu curso.

 

 

Personalização

 

Por mais que muitos ignorem essa etapa do processo, personalizar o design do seu curso é tão importante quanto a divulgação do mesmo. O interessante é que esse design faça com que o aluno se identifique com o seu curso e dentre muitas outras opções no mercado ele escolha o seu.

 

Guia do planejamento do curso online

O mais notado em um curso pelos usuários é se o conteúdo é relevante, completo e atrativo, então não deixe que essas partes passem despercebidas.

 

Como vender cursos online – Interação

 

Assim como todos os outros serviços, a comunicação gera confiança e ao vender um curso online não poderia ser diferente. É muito importante que o aluno em potencial tenha algum tipo de contato com você, esse contato pode ser para sanar dúvidas, dar esclarecimentos ou algo que o aluno queira saber.

 

Por isso ter uma linha direta de comunicação com o aluno é essencial, desde que seja pertinente ao curso. Buscar interação com eles vai fazê-los sentir como se não estivessem sozinhos e ainda vai auxiliar no processo de indicação para alunos novos.

 

Você pode utilizar os mais diversos canais de comunicação para ter esse contato, desde que seja adequado ao seu tipo de negócio. Você pode utilizar, por exemplo:

 

  1. Email;
  2. Telefone;
  3. Mídias sociais;
  4. Ou presencialmente a depender das circunstâncias.

Seja autoridade

 

Vender cursos online vai muito além de oferecer cursos para os clientes em potencial. Faz parte do processo também fornecer informações de maneira gratuita. Fazendo isso você vai construindo pouco a pouco a sua imagem de autoridade no assunto.

 

Você pode criar um blog para te auxiliar nesse processo. Nesse blog você pode deixar informações sobre as dúvidas mais frequentes dos seus alunos. E com o tempo, pode ir desenvolvendo outros formatos, como por exemplo: Ebooks, infográficos, aulas gratuitas e muitos mais.

 

Tudo isso como uma maneira de criar uma relação mais achegada com o aluno e firmar sua imagem como autoridade no seu nicho de atuação. Para deixar seus conteúdos bem posicionados no Google com o objetivo de seus alunos acharem mais facilmente, utilize os recursos SEO. 

 

Essa é mais um recurso que você pode utilizar como ajuda para se tornar cada vez mais referência em seu segmento de atuação.

 

Como vender cursos online – Tenha um diferencial

 

Ter algo que te diferencie dos demais é um dos princípios básicos do marketing. De nada adianta ter um curso bom, bem preparado e produzido se ele não se destaca entre os demais. Para vender os seus cursos online, sempre esteja em busca do novo. Tente sempre pensar fora da caixinha e não nade conforme a correnteza.

 

Se conseguir trazer um curso com um bom conteúdo, bem produzido e com diferencial tenha certeza que vai obter resultados excelentes. Tenha atenção nesse aspecto para não acabar se frustrando, caso o resultado dos seus esforços não sejam como esperado.

 

Conclusão

 

Esperamos ter te ajudado a trilhar nesse caminho de forma sábia, para que você consiga alcançar os seus objetivos. Lembrando que não existe uma fórmula secreta, para obter bons resultados é necessário esforço de sua parte. 

 

Siga nossas dicas e veja que pode conseguir resultados excelentes ao vender cursos online.

 

Caso venha surgir dúvidas ou tenha algum comentário para agregar, compartilhe aqui com a gente nos comentários. Vamos ficar felizes em poder falar com você. Até a próxima!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …