herospark comece grátis agora

A demanda por cursos online de qualidade só cresce, principalmente, principalmente porque eles são práticos, apresentam flexibilidade de horários e enriquecimento de currículo. Do mesmo modo, a necessidade de aprender como vender cursos online também aumentou entre empreendedores que querem explorar este mercado. 

Assim, as vendas de cursos subiram bastante. Ainda mais em um período em que o mundo todo praticamente está trancado em casa, tendo que realizar tarefas no ambiente doméstico. No outro lado da moeda, há muita gente querendo se tornar um vendedor de aulas online.

E por isso que a gente trouxe aqui algumas dicas de como vender seus cursos online com maior qualidade e eficiência!

 

Quais são as vantagens de vender cursos online? 

A venda de cursos online teve um boom na pandemia da COVID-19 que começou em 2019.  Com isso, as pessoas precisaram se reinventar, driblar as dificuldades e tentar diversificar o currículo para manter seus empregos ou procurar por novas oportunidades de trabalho.

A vantagem principal está em ser algo que está em alta, que está tendo grande demanda e pode te garantir uma boa renda no fim do mês.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Outro grande benefício é a possibilidade de escalar os negócios, já que não há limite no número de pessoas que pode ser impactada com o seu conteúdo. Afinal, você não está preso à estrutura de uma

Pela mesma razão, você não precisa ter dedicação exclusiva aos alunos, já que eles podem assistir às aulas independente da sua presença.

 

 

Como vender cursos online?

Tudo se complementa nessa parte: propaganda, marketing e qualidade. Com esses três pilares dialogando constantemente a venda acontece.

Se você estruturar a sua divulgação de maneira eficiente, é bem provável que consiga criar diversas formas para chegar nos alunos em potencial e eles, por sua vez, encontrem o seu curso online e se matriculem.

A melhor forma de se fazer isso é se trabalhando de forma integrada. Isso quer dizer que você tem que trabalhar com todas essas ferramentas uma complementando a outra. Eles são essenciais para chegar no seu objetivo, que é vender o seu curso online na prática. Sem falar que vão te ajudar a conseguir mais clientes.

Veja a seguir algumas plataformas que podem ser usadas para venda dos seus cursos online.

 

Youtube

Elabore vídeos promocionais, lives e aulas grátis para gerar curiosidade nos alunos em potencial. Vídeos costumam viralizar bem rápido pelas redes. Aproveite!

 

Links patrocinados

Você pode utilizar Google e Facebook Ads para potencializar os seus resultados em um curto período. Estas são estratégias de tráfego pago – ou seja, requerem algum investimento, mas apresentam bons resultados no curto prazo. São ideais para ajudar interessados no seu segmento de mercado a encontrarem o seu curso, e não o do concorrente.

 

Instagram

Com o  Instagram, você pode criar conteúdos para os seus alunos e compartilhar informações de relevância sobre o seu curso. Mostre porque esse curso será relevante em sua vida profissional e/ou pessoal. Apresente casos de ex-alunos que hoje estão em um ótimo emprego ou que conseguiram algum outro reconhecimento protagonizado pelo curso que fizeram.

Com as novas ferramentas dessa rede social, ficou ainda mais fácil a produção de conteúdos de alta qualidade e divertidos. Você pode produzir reels, aqueles vídeos curtos mas informativos que dão aquele gostinho de quero mais; tem o IGTV, onde você pode postar vídeos mais longos; post para divulgação de seu curso e story para a interação diária com seus seguidores.

Busque organizar destaques com algumas dúvidas, conteúdos, bastidores, professores do curso que pretende vender.

 

 

Whatsapp Business

A nova atualização do Whatsapp facilita sua comunicação com cada aluno. É possível fazer mensagens programadas, respondendo dúvidas e conversando com os estudantes. Além disso, você pode criar grupos para tirar dúvidas ou oferecer conteúdo exclusivo. 

 

E-mail marketing

Com estratégias de envio de e-mail marketing, você pode utilizar mensagens segmentadas para manter a relação com seus alunos aquecida. Essa estratégia vai conquistar o seu público-alvo e fazer com que o interesse pelo seu curso seja despertado.

 

Twitter

Essa rede social, mesmo que tenha menos caracteres disponíveis em um único post que outras redes digitais, pode auxiliar na hora de vender seu produto. Cria-se um vínculo com possíveis alunos, e gera curiosidade de saber mais sobre o curso.

 

Site próprio

Um dos diferenciais que dão uma boa aparência à marca, é a criação de um site próprio. Lá, você pode reunir as principais dúvidas de alunos e responder, pode divulgar as próprias redes sociais do seu curso, explicar valores, e, com um design bem feito, pode conquistar seu público.

 

 

É preciso ser bastante crítico e buscar entender a fundo quais são os problemas e anseios do seu público em potencial. Para isso, construa uma persona, pesquise sobre seu público e sobre quais soluções você pode entregar.

Aqui é importante e essencial que você se coloque no lugar do seu aluno e se questione a respeito do que você espera com o seu produto, o que gostaria de ver, o que você não gostaria de obter, entre outras informações relevantes.

 

Estratégias de vendas online

 

Site de vendas

A primeira estratégia é ter um bom site de vendas, afinal, é por meio dele que seus clientes irão realizar a compra. Assim, invista na segurança do site para que nenhum dado de seus clientes fique comprometido e para que você não sofra ataques online de hackers. 

Depois de se certificar sobre a segurança do site, invista em seu design. Faça com o que o design seja intuitivo e as cores e logos estejam de acordo com sua marca. Atente-se também à hierarquia das informações, utilize imagens de qualidade e tenha bons mecanismos de busca. 

 

Tenha um design responsivo

Como grande parte das pessoas acessa a internet por smartphone, tablet ou outros dispositivos móveis, certifique-se de que seu site tenha uma versão mobile apropriada e de fácil manuseio.

Afinal, não adianta nada você ter um cliente interessado em seu produto e serviço e, na hora de realizar a compra, ele desistir porque não consegue fazê-la por meio do celular, certo? 

 

Construa uma FAQ

Outro ponto interessante, que é uma ótima estratégia de venda online, é colocar uma FAQ em seu site. A FAQ é um mecanismo de autoatendimento que responde às possíveis dúvidas que seu cliente possa ter.

Desse modo, para construí-la, apure quais são as dúvidas que seus clientes mais têm, ou seja, saiba quais são as perguntas frequentes feitas para o seu negócio. 

Coloque respostas para informações como: preço; formas de pagamento; o que seu produto ou serviço oferece; quais necessidades do cliente serão satisfeitas; se há garantia e, se tem, quanto tempo a garantia cobre; e demais informações que serão úteis para seu negócio. 

No entanto, não adianta nada ter uma FAQ e a dúvida de seu cliente ser muito específica, ou não ser respondida pelas perguntas frequentes. É preciso ter também um atendimento humanizado para as demandas que a FAQ não consegue atender. 

Dessa forma, coloque um espaço para que seu cliente te escreva dúvidas e informe um prazo para que elas sejam respondidas, não passando de 24 horas. Faça o possível para responder antes do prazo terminar!

 

SEO

Além de todas essas estratégias que já dissemos, não se esqueça de investir em SEO (Search Engine Optimization). Esse é um conjunto de técnicas que alavanca a sua página nos resultados de busca.

Sabe quando você faz uma pesquisa e aparecem várias páginas como resultado? Então, o SEO te ajuda a estar na primeira página e, se possível, entre os cinco primeiros resultados. 

Entre essas técnicas, estão o uso de palavras-chave, títulos e subtítulos atrativos e textos sucintos em vez de longos blocos de texto. Assim, o mecanismo de busca reconhece que seu site tem qualidade e o coloca em destaque.

Desse modo, ficará mais fácil para seu público-alvo encontrá-lo e conhecer aquilo que você está oferecendo. 

 

Pós-venda

Outra estratégia é estar atento ao seu pós-venda. Saiba que a jornada de compra do seu cliente não termina no momento em que ele fecha a compra no carrinho, há mais etapas além desta, como o pós-venda. 

Assim, peça um feedback de seu cliente – seja por e-mail, landing page, formulário ou como preferir – e mostre-se preocupado em ter atendido todas as expectativas do mesmo.

Caso venha alguma reclamação junto com o feedback, atenda-a com calma e respeito, buscando entender o porquê da insatisfação do cliente perante seu produto ou serviço. 

Outra estratégia do pós-venda é que, se possível, sejam oferecidos produtos ou serviços semelhantes com aquele que o consumidor adquiriu, para assim complementar a compra dele e deixá-lo ainda mais satisfeito.

Além disso, essa estratégia ajuda o cliente a conhecer os outros produtos ou serviços que sua marca oferece. Quem sabe ele não se interessa e acaba levando mais coisas, né?

 

Destaque feedbacks positivos

Agora, você já tem os feedbacks de seus clientes e é muito interessante mostrá-los para os possíveis consumidores da sua marca. Selecione aqueles que são mais positivos ou que mais condizem com o produto ou serviço que você oferece e coloque-os em seu site. 

Tenha uma parte de seu site apenas para mostrar as avaliações positivas de clientes que já compraram seu produto ou serviço, pois isso ajuda muito os possíveis consumidores a tomarem a decisão de compra com mais segurança.

 

Como vender cursos online de forma prática 

 

Se você produzir um curso com bom design, conteúdo e divulgação na internet, certamente terá um diferencial em relação à concorrência e será capaz de obter bons resultados.

Uma etapa importante no seu processo de criação e venda de cursos online é a escolha de uma boa plataforma, que seja estável para seus alunos e ofereça ferramentas que permitam gerenciar o curso de forma prática.

É o caso da HeroSpark, plataforma completa para infoprodutores gerenciarem seus cursos online, com ferramentas de criação de landing pages e automação de e-mail marketing de forma completamente gratuita. 

4 Comentários

  1. MARCELO disse:

    Olá,
    Por favor, informe os custos envolvidos para esta plataforma.
    Spark funnels faz parte do pacote para lançamento de curso on-line? Se a resposta for negativa, por favor envie os custos individualizados.

    Agradecemos antecipadamente e aguardamos orientações.

    Marcelo Cavalcanti

    1. Christian Aguilera disse:

      Olá, Marcelo. O SparkFunnels é totalmente gratuito e você pode se cadastrar através deste link > https://funnels.herospark.com/

  2. top.. nossa gostei muito do seu artigo, vou acompanhar
    seu blog seu conteúdo vem me ajudando
    bastante, muito obrigado.

    1. Elivelton Pontes disse:

      Olá , que bom que o artigo gerou valor. Continue acompanhando o blog da HeroSpark, ainda vai ter muito mais conteúdo do mesmo nível. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *