Você sabe como viralizar no TikTok? Essa com certeza é uma pergunta de milhões. Afinal, qual usuário da rede social não deseja saber como alcançar o sucesso por lá? Contudo, se engana quem pensa que a plataforma é apenas de dancinhas.

A rede social oferece uma infinidade de possibilidades para que os seus usuários contribuam com conteúdos autênticos, divertidos e instrutivos. Mas será que existe uma fórmula para viralizar por lá?

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender por qual motivo investir, como funciona o algoritmo e 5 dicas fáceis de como viralizar no TikTok. Vem conferir!

Por que o seu negócio deve investir no TikTok?

O TikTok conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Isso mostra que ter uma conta do seu negócio na plataforma pode ser uma ótima estratégia.

Dessa forma, tudo o que você precisa é criar um conteúdo informativo e divertido, de até 1 minuto, e começar a divulgar a sua marca aos poucos.

De acordo com Alexandre Giraldi, consultor de negócios do Sebrae, é importante investir em redes sociais relativamente iniciantes. Isso porque o número de produtores de conteúdo é um pouco menor que o de consumidores, o que possibilita seu conteúdo ter mais chances de destaque.

Outro benefício de investir no TikTok é que a plataforma é composta por um público relativamente jovem, nascido na era digital, com idades que variam de 15 a 25 anos. Ou seja, logo mais eles estarão prontos para comprar.

Mas não é só isso! Confira outros bons motivos para o seu negócio estar no TikTok:

  • Baixo investimento: no TikTok você não precisa fazer altos investimentos para alcançar um determinado público. É preciso apenas uma estratégia de marketing adequada para que o seu conteúdo alcance uma grande audiência;
  • Poder de viralização: se você aposta em um bom marketing digital para o seu negócio, existe uma grande possibilidade de os seus conteúdos viralizarem na plataforma, principalmente pela rede ter uma alta taxa de engajamento
  • Público segmentado: o público do TikTok é bastante jovem. Contudo, existe uma grande porcentagem de pessoas de outras idades na plataforma, o que possibilita um maior alcance do seu negócio por lá.

Perceba que motivos não faltam para estabelecer a presença digital do seu negócio nessa rede social. Agora vamos descobrir como viralizar no TikTok!

 

Como funciona o algoritmo do TikTok? 

Quem quer viralizar no TikTok, precisa saber um pouco sobre o algoritmo desta rede social, pois é ele quem determina o que aparecerá no feed de cada pessoa.

O método mais adotado na rede é o da “tentativa e erro”. Isso porque não se sabe muito bem de que forma o algoritmo do TikTok funciona. Contudo, quem cria conteúdo para lá consegue ter uma noção a respeito do que pode ou não funcionar.

Mas ficam aquelas dúvidas: como viralizar no TikTok? Existe uma maneira de agradar o algoritmo? Preciso ter muitas visualizações para viralizar? 

Para responder tais perguntas, o usuário precisa saber algumas coisas, como:

  1. O sistema do TikTok funciona através das recomendações de conteúdo. Quanto mais pessoas interagirem, mais a rede entenderá que o conteúdo é relevante. Assim, vai recomendar para outros usuários.
  2. Se o usuário curte um estilo específico de conteúdo, o TikTok passa a recomendar para ele conteúdos de contas parecidas.
  3. Quando uma pessoa segue uma conta, a rede passa a compreender que contas daquele estilo são as que mais interessam ao usuário.
  4. O fato de incluir informações mais detalhadas a respeito do vídeo, como hashtags e legendas, pode otimizar a entrega do conteúdo na rede.

O algoritmo do TikTok funciona em torno de alguns fatores de entrada que monitoram a entrega e o engajamento do conteúdo. Ou seja, tudo depende da forma que as pessoas interagem no aplicativo. Consequentemente, isso afeta na entrega do seu conteúdo.

 

 

Como viralizar no TikTok seguindo 5 dicas simples? 

Agora que você já sabe como funciona o algoritmo, chegou a hora de saber algumas dicas de como viralizar no TikTok.

Mas, antes, é importante lembrar que não existe uma receita pronta. Todas as dicas precisam ser testadas. Assim, é possível identificar o que funciona para o seu público ou não.

Por isso, confira agora 5 dicas simples para ajudar seu negócio a viralizar no TikTok!

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

1. Seja autêntico

É comum as pessoas pensarem que é preciso investir muito dinheiro para fazer anúncios ou publicações nas redes sociais. Contudo, no TikTok, a proposta é diferente.

Na plataforma, o usuário precisa ser autêntico e postar conteúdo que seja genuíno. Não adianta investir muito como se fosse uma propaganda de televisão, pois, provavelmente, o conteúdo não vai ter espaço e nem vai viralizar na rede.

O diferencial do TikTok é que ele possibilita qualquer pessoa alcançar a visibilidade, desde que seu conteúdo seja interessante e divertido para o usuário. 

 

2. Interaja com os seus seguidores

Interagir com os seguidores é a porta de entrada para o seu negócio viralizar no TikTok. Isso porque não adianta nada você conseguir as visualizações, mas não manter o público engajado, não é mesmo?

O usuário que quer viralizar no TikTok precisa entender que na rede existe uma comunidade de pessoas que vão se engajar e acompanhar seus posts. 

Então, a cada comentário que você responder nos seus vídeos, o TikTok vai notificar os usuários, e isso gera uma melhor relação com o público, pois você o deu atenção.

Além disso, a rede social disponibiliza enquetes parecidas com as dos stories do Instagram, para que você interaja com o seu público. E você também pode responder os comentários através de vídeos, o que gera mais interação nas publicações.

 

3. Produza conteúdos de qualidade

Além de postar com frequência, é importante que o seu negócio ofereça conteúdos de qualidade. Afinal, muito provavelmente, se um usuário gostar de um vídeo, ele visitará o seu perfil para conferir outros materiais que você já postou e até mesmo te seguir.

Mas é como citamos: a frequência precisa estar atrelada a qualidade. Portanto, vídeos com uma boa iluminação, boa resolução, bom áudio e com um conteúdo interessante e divertido pode fazer uma grande diferença na hora do seu vídeo viralizar no TikTok.

 

4. Use legendas nos vídeos

Acessibilidade digital é importante em qualquer rede social. Por isso, é indicado que qualquer empresa ou negócio que deseje alcançar mais pessoas no TikTok comece a inserir legendas em seus vídeos.

Na plataforma, existe a opção de legendas automáticas. Então, quando carregar seu vídeo, ative a opção das legendas e faça as alterações caso exista algum erro gramatical ou de compreensão.

Também existe a opção de você utilizar o item “Texto” no TikTok. Isso possibilita deixar o vídeo mais divertido e personalizado.

 

5. Acompanhe as tendências

Qualquer usuário que deseja saber como viralizar no TikTok deve estar de olho nas tendências da plataforma e observar tudo que está dando certo por lá. Acompanhar as hashtags também é uma forma de saber o que está viralizando na rede. 

Na parte “Discover”, é possível observar quais os vídeos estão em tendência, quais assuntos estão em alta e captar as ideias para produzir seus conteúdos.

Uma boa dica é ativar a localização para saber o que é popular na sua região. Assim, você consegue fazer uma análise melhor do que está funcionando ou não. 

Além disso, não deixe de acompanhar as tendências musicais, pois elas são importantíssimas no quesito dos algoritmos do TikTok. É possível saber quais são populares na plataforma e usar isso ao seu favor.

E aí, agora que você já sabe como viralizar no TikTok, que tal viralizar em outras redes sociais também?

Disponibilizamos gratuitamente o nosso e-book “Como criar as suas redes sociais”. Baixe-o e descubra como fazer sucesso nas outras redes!

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.