O YouTube é uma das redes sociais mais acessadas no mundo. São mais de 1 bilhão de usuários e, a cada minuto, são carregadas 300 horas de vídeo. Outros números impressionantes como esses podem ser conferidos no YouTube Estatísticas

Embora seja possível crescer no digital através dessa rede, produzir um conteúdo relevante e interessante é extremamente necessário, e isso demanda dedicação e criatividade. 

Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a ter ideias para produzir conteúdo para YouTube. Acompanhe a leitura!

1. Curiosidades no conteúdo para YouTube

Um conteúdo para YouTube que costuma atrair muitas visualizações são os vídeos sobre curiosidades. Afinal, as pessoas são curiosas por natureza. Por isso, produzir um vídeo respondendo a curiosidades da sua audiência pode reter seus usuários. 

Nesse sentido, criar um roteiro interessante e com uma narrativa atraente contribui para impulsionar uma das métricas mais relevantes na rede social, que é a de visualizações

 

2. Reacts

Os reacts ou reações são vídeos nos quais o produtor reage a determinado conteúdo no seu próprio vídeo. Vale dizer que esse tipo de vídeo é consumido de forma intensa no YouTube, uma vez que transmite uma relação de proximidade com os inscritos

As possibilidades de reacts são diversas, mas é interessante alinhar o tema do vídeo com o seu nicho e público-alvo. Assim, conhecendo bem sua audiência, você poderá reagir aos conteúdos certos, que podem ser:

  • Vídeos;
  • Programas de tvs;
  • Filmes ou séries;
  • Imagens;
  • Memes;
  • E muito mais…

 

3. Reviews de produtos ou serviços

Não é novidade para ninguém que as pessoas procuram dicas nos motores de busca antes de comprar algo, certo? Nesse sentido, o YouTube é uma ótima rede para realizar reviews de produtos, uma vez que também é considerado um mecanismo de busca. 

Esse formato de vídeo cria uma relação de proximidade com o telespectador. Além disso, ele é vantajoso tanto para os produtores quanto para os afiliados

Para produzir um vídeo de review de qualidade, certifique-se de seguir alguns passos:

  • Conheça bem o produto ou serviço;
  • Procure referências;
  • Analise avaliações na internet;
  • Anote suas considerações;
  • Escreva um roteiro detalhado de tudo o que será abordado no vídeo..

 

4. Dicas

Outro ideia de criação de conteúdo para YouTube são as dicas. Por ser um tipo de conteúdo prático e rápido, elas atraem o público, além de mantê-los por mais tempo no seu vídeo. 

Vale dizer que o ideal é que os vídeos sobre dicas não sejam muito longos. Portanto, procure não se aprofundar tanto nos tópicos. 

Mas, caso você queira abordar alguma das dicas de forma mais densa, o interessante é produzir um novo vídeo apenas para essa dica específica. 

Além disso, também é preciso alinhar esse tipo de conteúdo com a temática do seu canal para não fugir de temas que são relevantes para a sua audiência.

 

 

5. Listas no seu conteúdo para YouTube

As  listas também são uma boa ideia de conteúdo para YouTube e são muito utilizadas pelos youtubers. Esse tipo de conteúdo é muito parecido com as dicas, embora tenham suas diferenças. Isso porque as listas não precisam necessariamente dar uma indicação. 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

Assim, você pode focar em produzir listas sobre:

  • Notícias;
  • Fatos históricos;
  • Compras;
  • Curiosidades;
  • E qualquer outro conteúdo que tenha relação com o seu canal. 

Contudo, é importante ressaltar que, oferecer uma explicação breve sobre cada item da lista torna o vídeo muito mais rico e atraente para o público. 

 

6.Vlog

Um vlog é um formato de vídeo que dialoga com o público como se fosse um blog. Ou seja, o youtuber compartilha opiniões e informações como faria em um blog, mas, no caso do vlog, essa troca acontece no vídeo. 

Muitos youtubers produzem vlogs quando visitam algum evento ou querem compartilhar uma experiência do dia a dia. 

Algumas sugestões de vlog que você pode produzir são: 

  • Rotina de determinada viagem;
  • Compras de um produto;
  • Cobertura de um evento;
  • Entre outras…

 

7. Entrevistas

As entrevistas também são muito populares entre o público do YouTube. Logo, você pode convidar algum especialista alinhado com o tema central do seu canal e propor uma entrevista. 

Assim como as outras ideias de criação de conteúdo para YouTube, essa sugestão também precisa de um roteiro definido para seguir. Portanto, procure separar as perguntas previamente e sempre separe seu roteiro com início, meio e fim. 

 

8. Time Lapse

Time Lapse consiste em gravar um determinado processo ou conteúdo de forma acelerada. Ele é bem consumido pelo público, uma vez que os vídeos são breves e a maioria deles costuma ser bem autoexplicativo. 

Esse tipo de vídeo é comum em canais artísticos, mas também funciona muito com tutoriais e receitas. Para gerar engajamento do público, seja bem detalhista durante a gravação. 

 

9. Gameplay

Se você é fã de videogames, vai amar essa ideia de conteúdo para YouTube. Os streamers são conhecidos pela disseminação do gameplay, que consiste em um tipo de conteúdo no qual o produtor interage com a audiência durante uma partida de jogo. 

O Gameplay pode ser transmitido ao vivo ou pode ser gravado. Por isso, pode ser uma opção viável para produzir conteúdo, uma vez que a demanda por games não para de crescer. Só em 2021, o consumo de games gerou um crescimento de 14% no mercado

 

10. Q&A – Questions and Answers – Perguntas e respostas

Propor um vídeo respondendo às perguntas da sua audiência também é uma das ótimas ideias de conteúdo para YouTube. Se você já está há um bom tempo na rede social, sabe que o público cria vínculos com o youtuber e com o conteúdo do canal.

Sendo assim, ao realizar um especial de perguntas e respostas, seu engajamento aumenta e você também recebe o apoio do seu público mais fiel. 

Esse tipo de vídeo também pode ser realizado por canais iniciantes, uma vez que o youtuber pode responder às principais perguntas do seu público-alvo acerca do assunto que o canal aborda.

Além dessas ideias que vimos aqui, saiba que existem milhares de outras possibilidades para gerar conteúdo de qualidade no YouTube. 

Contudo, se você quiser ter vídeos que geram impacto, precisa investir em um estúdio de gravação. Mas, fique tranquilo, pois não é preciso muito dinheiro para esse investimento! Basta criar o que está ao seu alcance. 

Por isso, baixe gratuitamente o nosso kit “Como montar um estúdio de gravação com seu orçamento? agora mesmo! Com ele, você vai aprender a produzir um bom estúdio com os recursos que já tem em casa. Boa sorte e sucesso!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.