empreender com a herospark

Diante de tantas opções de conteúdo, é comum surgir a dúvida: como ganhar inscritos no YouTube? A resposta não é simples.

 

Assim como qualquer outra mídia social, é preciso muito trabalho para conquistar uma grande audiência, tendo em vista a quantidade de estímulos que as pessoas são expostas todos os dias na Internet.

 

No entanto, os resultados adquiridos para a sua marca podem ser incríveis e, até mesmo, se tornar a sua principal fonte de renda. Até porque, de acordo com dados divulgados pela HubSpot, 78% das pessoas assistem a vídeos toda semana, o que aumenta a possibilidade de ter sucesso nesta rede.

 

Neste artigo, vamos apresentar 8 dicas de como ganhar inscritos no YouTube, além de uma dica bônus ao final.

 

 

1. Usar palavras-chave

 

Sabia que as palavras-chave também funcionam no mecanismo de buscas do YouTube e não somente para o Google? Isso mesmo! Além disso, o Google também apresenta resultados do YouTube quando os usuários fazem pesquisas por ele.

 

A possibilidade dos seus vídeos aparecerem nas pesquisas é maior se você consegue usar as técnicas de SEO — o que inclui a palavra-chave — na descrição e título do vídeo.

 

Por exemplo, ao pesquisar no próprio Google “o que é overdelivery“, o primeiro resultado que aparece (até a data em que este artigo foi publicado) é um vídeo do YouTube, justamente por conta da descrição. Para entender, veja a imagem abaixo:

 

 

Como ganhar inscritos no youtube_Overdelivery_HeroSpark

A descrição do vídeo é importante para o SEO do Canal no Youtube. | Imagem: Reprodução

2. Criar miniaturas atraentes

 

O YouTube utiliza a análise de algumas métricas para recomendar o seu vídeo a outras pessoas. Logo, se o algoritmo percebe uma alta taxa de cliques e de retenção dos telespectadores, a tendência é entregar para mais usuários.

 

E o que isso tem a ver com as miniaturas atraentes? Imagine que você está no shopping e se depara com uma vitrine feia e desorganizada. A tendência é nem entrar naquela loja, não é? No entanto, quando a vitrine está atraente, você tende a entrar na loja.

 

Da mesma forma ocorre com a audiência do YouTube. Quanto melhor for a miniatura, maior é a possibilidade das pessoas se interessarem em consumir o conteúdo. Com isso, se o conteúdo for bom, seu canal vai ganhar inscritos.

 

3. Utilizar assuntos que está em alta

 

O seu canal no YouTube não precisa virar um espaço de fofoca ou algo do tipo. Porém, é importante abordar alguns temas que tenham relação com o seu nicho ou, ainda que não tenha a ver, você pode usar a criatividade e fazer alguma relação.

 

Outra dica é fazer vídeos que outros canais também estão fazendo, como os antigos “VEDA” e “Draw My Life”, que atraíam muitos novos inscritos. Isso porque o estilo de vídeo ficou famoso e os telespectadores procuravam diretamente por eles.

 

Assuntos que estão em alta alcançam um pico na procura. Para identificá-los, indicamos o uso do Google Trends. Mas não se prenda a estar sempre em busca de tendências, para que não fique forçado.

 

4. Divulgue para o seu público-alvo

 

Instagram, TikTok, Telegram, Newsletter e Facebook. Esses são apenas alguns dos diferentes canais que as pessoas estão ao mesmo tempo. Por isso, às vezes é difícil acompanhar o perfil de marcas e profissionais que gostam em todas as redes sociais.

 

Então, quando publicar um vídeo no YouTube divulgue também nos outros canais de contato que você tem com o público-alvo. Quanto mais a audiência percebe que você é frequente e traz boas abordagens, mais vai ter interesse em inscrever-se em seu canal.

 

Mas, cuidado, utilize o bom senso. Por exemplo, se há publicações todos os dias, vai ficar cansativo para a audiência ver aquilo todos os dias. Assim, é importante dosar essa divulgação fora do YouTube.

 

 

5. Dê dicas úteis

 

Em 2021, as pessoas estão mais em casa e se aventurando em realizar novas coisas, o que exige, muitas vezes, a pesquisa de “como fazer tal coisa?”. É certo que muitas respostas já estão na internet, mas ainda há muito espaço para quem inova e produz conteúdo. Aliás, o crescimento das redes sociais só está começando.

 

Se, dentro do seu nicho de atuação, você entrega muito conteúdo de qualidade, as pessoas vão inscrever-se no canal para não perder mais nenhuma dica ou esquecer o nome do seu canal quando precisar.

 

Além disso, com a alta taxa de retenção, o YouTube tende a recomendar os seus vídeos para mais usuários que se interessam pelos assuntos abordados. Isso aumenta ainda mais a possibilidade de ser encontrado por novos possíveis inscritos.

 

6. Seja autêntico

 

Como falamos na dica anterior, é provável que muitas respostas já estejam na internet. No entanto, se você for autêntico e trouxer as respostas de uma forma diferente, vai alcançar muitos inscritos fiéis que vão acompanhar o seu canal.

 

Por exemplo, existem Youtubers que fazem vídeos animados ou, até mesmo, desenhos em papéis. Essa maneira diferente de apresentar pode chamar a atenção de usuários que procuram algo diferente do comum.

 

7. Faça collabs

 

Quando algum amigo ou familiar indica algo, a possibilidade de você comprar é maior do que se simplesmente visse um anúncio na internet, não é mesmo? Da mesma forma ocorre com os collabs.

 

Collab é a parceria entre as marcas para atrelar o nome de uma a outra. Com isso, a visibilidade de ambas aumenta e conquista um novo público. Sendo assim, as marcas que fazem vídeos no YouTube em conjunto podem alcançar novos inscritos.

 

Além desses projetos em conjunto, também é possível fazer entrevistas — presenciais ou online — com pessoas que tenham o mesmo público-alvo que você. Provavelmente, a pessoa vai divulgar a entrevista nos próprios canais, o que vai atrair visitantes ao seu perfil.

 

 

8. Reforce a importância das pessoas se inscreverem

 

A Call to Action (CTA) — ou Chamada para Ação — é o que direciona as pessoas que estão te acompanhando. Para alguns, pode ser óbvia a importância de inscrever-se nos canais que têm interesse, mas para outros pode não ser.

 

Então, faça sempre uma CTA no meio e outra no final do vídeo pedindo para elas se inscreverem. Evite fazê-la antes de iniciar o vídeo, pois a audiência sequer sabe se gostou de você e é provável que não siga o que foi solicitado. Pelo contrário, use os primeiros minutos para atrair a atenção do telespectador.

 

Na chamada para ação não é para pedir para os telespectadores curtirem o vídeo, comentar, compartilhar, inscrever-se e outras coisas mais. Foque naquilo que você tem como meta — nesse caso, os inscritos—, pois o excesso de estímulos acaba confundindo e o público pode não fazer nada do que foi pedido. Já quando a CTA é objetiva, a pessoa nem hesita em realizar.

 

 

Dica bônus: Cuidado com os hacks

 

É comum encontrar promessas de crescimento em pouco tempo por meio de atalhos, como ganhar inscritos no YouTube  que são pagos ou negociar perfis que já têm muitos inscritos. Aparentemente é uma ótima ideia, mas além do canal poder ser banido pelo YouTube, ainda vai acabar com toda a sua credibilidade.

 

Faça o seu canal crescer aos poucos, mas por meio de práticas que tragam uma audiência qualificada. Até porque não adianta ter muitos números se são pessoas que não têm interesse em adquirir nada que você venha a oferecer.

 

Além disso, as suas métricas vão cair, pois, provavelmente, a maioria dos inscritos não vão assistir, curtir ou comentar os seus vídeos. Como consequência, seu conteúdo não vai ter uma boa posição no YouTube.

 

Agora que você já sabe como ganhar inscritos no YouTube, coloque as ideias em prática e comece a apreciar os resultados. Vale ressaltar que o crescimento é gradual, mas que pode ser muito grande se existir constância e qualidade. Com isso, o seu trabalho de marketing digital tende a ser um sucesso!

 

Para aprender como gravar bons vídeos, veja o vídeo que preparamos:

 

vender cursos online herospark

1 Comentário

  1. Conteúdo muito útil para a vida de um YouTuber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *