O que é coprodução e como ganhar dinheiro com isso

coprodução
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor e um coprodutor se reúnem para vender um infoproduto, além do time de afiliados.

No geral, o produtor se responsabiliza pela criação do produto e o coprodutor pelo gerenciamento do lançamento, pelo tráfego ou pela agência de lançamento. 

Esse sócio, inclusive, pode participar das vendas de forma indefinida ou com prazo para se desvincular, ambos escolhem.

Encare um infoproduto como negócio. Comece a vender mais rápido e fácil agora mesmo! Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comprove na prática.

O que é coprodução?

A coprodução é caracterizada no momento em que é construída uma parceria para o desenvolvimento, divulgação e venda de um produto ou serviço. 

Um exemplo de coprodução é quando um desenvolvedor de software se une a um produtor digital para o lançamento de uma plataforma.

Isso porque, um possui um conhecimento mais técnico da criação do produto e o outro sabe como realizar de maneira mais eficiente a campanha de divulgação e venda. 

Então, podemos dizer que a coprodução, na prática, é um regime de sociedade entre produtores para a criação de um negócio digital.

Como funciona a coprodução?

Há dois cenários comuns para entrar no processo de coprodução de um infoproduto:

  • dois ou mais especialistas em um nicho que criam juntos e vendem o produto digital;
  • empreendedor se junta a uma agência de lançamentos.

O que acontece com frequência é um profissional ser especialista em algum ramo, mas não ter noção nenhuma de marketing digital. 

Assim, o profissional do marketing entra como sócio (ou uma agência completa), assina um contrato e o pagamento passa a ser feito pelos resultados gerados.

Muitos especialistas de diversas áreas ganham, assim, a oportunidade de terem seus projetos disponibilizados para as pessoas que realmente se interessam.

Esse sócio, inclusive, pode participar das vendas de forma indefinida ou com prazo para se desvincular, ambos escolhem.

Uma das principais vantagens de aderir à coprodução é a facilidade com os recebíveis — diferente de fazer transferências bancárias aos parceiros, as comissões são automaticamente repassadas por cada venda na plataforma de pagamento.

Da mesma forma, o coprodutor também é beneficiado, já que pode receber até 70% das vendas e ainda pode ganhar como afiliado, simultaneamente, com o mesmo produto.  

Como funciona a coprodução no dia a dia?

Gerenciamento de lançamento

O coprodutor que gerencia o lançamento fica responsável pela elaboração e desenvolvimento da estratégia digital como um todo. É esperado que esse profissional conheça sobre:

Também é esperado domínio sobre vendas e soft skills como liderança e organização. 

Gestão de tráfego

O profissional de tráfego trabalha com engajamento nas mídias do produto digital, incluindo a administração do orçamento para os gastos com tráfego. O gestor trabalha principalmente com os links patrocinados no Google Ads e Facebook Ads e deverá criar relatórios regularmente para que o produtor acompanhe a evolução das vendas. Dessa forma, a estratégia em si fica a cargo do produtor.

Gestão da agência

Muitas vezes, um 6 em 7 (6 dígitos de faturamento em 7 dias) demanda uma carga de conhecimento e de trabalho absurda.

Como um produtor ou até um produtor e coprodutor, sozinhos, conseguiriam cuidar do conteúdo de valor, automação de e-mail, gerenciamento de anúncios, otimização de landing page, edição de vídeos e análise das métricas?

Esses são alguns dos requisitos mínimos envolvidos com um produto digital, que pode ser posto em ação por uma agência gerenciada pelo coprodutor.

Diferente do primeiro tipo, uma agência de lançamento tende a ter um número maior de especialistas atuando com cada cliente.

Quais são os benefícios da coprodução?

Mais foco no conteúdo do produto

Com as etapas técnicas delegadas, o expert do nicho poderá se concentrar unicamente no conteúdo do produto — naquilo que tem a proposta de transformar vidas. Quando esse objetivo é alcançado, mais vendas acontecem.

Assim, essa economia de tempo e dinheiro com essas atribuições (como automação de e-mail e gerenciamento de redes sociais) vai de encontro à realização plena do projeto com o infoproduto.

Menos riscos no projeto

Se o especialista resolve estudar marketing do zero ele pode até aprender, mas pode errar muito no começo.

É como andar de bicicleta: cai no começo, mas depois pega o jeito. Ter o apoio de um especialista no assunto é como ter as rodinhas de proteção. 

Flexibilidade no trabalho

Uma simples conversa pode definir o melhor caminho para produtor e coprodutor: o pagamento será por vendas ou por serviço? A verba para o tráfego será toda do produtor ou será meio a meio? Não há regras, não há regulamentações. São dois profissionais autônomos escolhendo o que funciona para eles. Inclusive, o próprio encerramento da parceria também é uma escolha viável para discussão. 

copy com chat gpt , herocreator

Dessa forma, a coprodução conquista diariamente a posição de carreira promissora no meio digital. É um excelente meio de trabalho e ainda assume importância evidente ao empreendedor que busca lançar seu produto com sucesso.  

Como começar na coprodução e vender?

Defina que função vai seguir

Agora que você já viu três estilos básicos de trabalho como coprodutor, basta escolher entre gerenciamento de afiliados, gestor de tráfego ou de agência. Cada caminho exige habilidades diferentes, portanto, se preparar é o primeiro passo.

Escolha o nicho a ser explorado

Entre os diversos que funcionam, como finanças, saúde e relacionamento, você deve tentar se destacar em um deles apenas.

Saber um pouco de vários segmentos pode fazer você parecer um profissional com pouca capacidade perante as reuniões, portanto foque e estude um nicho.

Conheça bem seu futuro parceiro

Com o nicho delimitado, se torna mais fácil procurar um empreendedor ou produtor com quem você queira trabalhar. Você precisa conhecê-lo bem para evitar surpresas desagradáveis quando ele virar seu sócio. 

Saiba mais sobre a parceria empresarial.

Demonstre sua competência

Entre em contato com o produtor enfatizando o que ele pode ganhar com a sua parceria.

Se ele topar uma reunião, será o momento de você provar que pode ajudá-lo a vender. Apresente cases de sucesso, seu portfólio e suas certificações. 

Quer ter sucesso na coprodução? Baixe gratuitamente nosso glossário do Marketing Digital.

Conte com boas ferramentas

Na coprodução, você precisa contar com recursos essenciais para se organizar, atrair o seu público, se conectar com ele e vender os seus produtos digitais. 

Por isso, confira as principais ferramentas que vão te auxiliar nessa empreitada:

1. Trello 

Excelente ferramenta para a gestão de projetos, o Trello ajuda a organizar a sua rotina e a acompanhar os prazos das suas tarefas.

O recurso é gratuito e possui uma metodologia de otimização de processos muito utilizada atualmente: o SCRUM. Baseado nesse método, o Trello ajuda a otimizar o seu tempo de produção, além de dar a você um poder de gestão muito maior no seu dia a dia.

Lembre-se: organização e foco são fundamentais para os seus planos darem certo. Por isso, experimente o Trello.

2. Canva 

Na hora de trabalhar suas estratégias digitais, o trabalho de design está presente em quase todas as suas ações. E nós sabemos que os primeiros passos da vida de um empreendedor digital envolve muito trabalho e pouco dinheiro para investir. 

Por isso, saiba que com o Canva você consegue criar todas as peças de comunicação que precisa através de diversos templates disponíveis. Assim, você não tem mais desculpas para não criar artes criativas, que nada deixam a desejar para um trabalho de um designer. 

Vale dizer que existe a versão gratuita da ferramenta, que é muito boa. Mas a paga dá mais possibilidades de criação e recursos.

3. WhatsApp

Na hora de vender, certas ferramentas são fundamentais, não é verdade? E dentre elas podemos destacar o WhatsApp. 

O aplicativo de mensagens se tornou um trunfo quando o assunto é se comunicar com o seu público de forma direta, com rapidez e eficácia. 

Além disso, a versão do WhatsApp para negócios tem diversos recursos que vão ajudar, e muito, o seu dia a dia ser mais produtivo e lucrativo.

4. HeroSpark

Essa é a ferramenta que todo empreendedor digital deveria conhecer. Afinal, com a HeroSpark, você encontra as principais soluções para a divulgação e a comercialização de infoprodutos.

Quer criar sozinho seu negócio online e precisa de uma ferramenta que resolva grande parte das negociações com produtores de infoprodutos? A HeroSpark é a ferramenta certa. Nela, você encontra: 

  • Modelos de páginas de vendas, de agradecimento e e-mails prontos.
  • Checkout próprio para você vender e receber pagamentos com o máximo de segurança. Além disso, você ainda tem as táticas mais atuais de conversão do mercado em apenas 1 clique
  • Área de membros para publicar seu curso online, seu ebook ou sua mentoria de um jeito rápido e 100% seguro. Ela é estável e fácil de usar, e ainda pode subir vídeos, áudios, PDFs e muito mais.

Como a HeroSpark pode ser útil para o coprodutor?

Na HeroSpark, o coprodutor tem tudo em um só lugar. Afinal, além de ter a melhor ferramenta de coprodução, ele também conta com vantagens que melhoram o seu dia a dia e o fazem se preocupar apenas com as vendas. 

Por isso, confira alguns dos benefícios:

  • Ao ter o seu convite de vínculo com o produto aceito, o coprodutor não precisa se preocupar com a prestação de contas. Isso porque, na HeroSpark, tudo é resolvido via plataforma, onde a comissão é definida junto com o produtor. 
  • A validade dos produtos é por tempo indeterminado, o que gera mais possibilidades de lucros ao trabalhar diversos produtos de maneiras simultâneas.
  • Na tela da HeroSpark, você pode ver quais produtos têm ativos e seus respectivos comissionamentos e muito mais!

E então, que tal experimentar a HeroSpark agora mesmo? Se você é especialista em algum assunto, basta apenas dar o primeiro passo para se tornar um coprodutor de sucesso. 

Por isso, faça um teste grátis!

Agora que você já conhece os benefícios da coprodução, que tal dar o próximo passo e lançar o seu produto digital?

Plataforma completa para lançamentos e coprodução

Com a HeroSpark você pode hospedar e vender produtos, além de desenvolver estratégias de e-mail marketing e criação de landing pages.

Comçar grátis agora
Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *